Em pauta!

segunda-feira, junho 24, 2013

O arco das Sisters, de Index para Railgun S...

To Aru Majutsu no Index.

Definitivamente, To Aru Kagaku no Railgun S tem se tornado verdadeiramente um dos grandes ícones da atual temporada de animes. Tal afirmativa não é mostrada para você, visitante, como um mero elogio vazio ou fora de contexto, mas sim como uma série de palavras verdadeiras que trazem à tona, com alegria, toda a qualidade que a obra tem mostrado ao longo de seus onze episódios iniciais.

É bem verdade que, por não se tratar de uma sequência direta da série original (To Aru Majutsu no Index),o anime que está sendo comentado semanalmente aqui no NETOIN! não necessita, obrigatoriamente, de um conhecimento prévio obtido na série Index para ser compreendido na totalidade. Contudo, Railgun S está caminhando para a sua parte mais delicada de todo o enredo, na qual boa parte dela está situada em quatro episódios da linhagem inicial desta série, na qual o ponto de vista sobre o Projeto Sisters era totalmente diferenciado.

Na primeira temporada de Index, o jovem Kamijyou Touma teve uma difícil provação ao longo de quatro episódios. Ele acabou achando que a Misaka Mikoto havia morrido de forma extremamente violenta, isto após ter visto um corpo muito similar ao da Railgun estirado no chão, ensanguentado e sem nenhum traço de vida. Para ele esta foi uma visão nada elegante.

Contudo, a mente do rapaz ficou muito mais confusa após o aparecimento de uma outra pessoa muito similar à Railgun. Ela falava como um verdadeiro robô, não expressava emoções e havia se apresentado como Misaka. Esta era uma das dez mil Sisters que ainda restavam vivas na Cidade-Escola. Tudo em prol de um experimento altamente reprovado pelo Touma, que acabou fazendo o rapaz adentrar em mais uma briga que não era sua (originalmente).

O sangue de uma das dez mil irmãs no chão...

Atualmente, To Aru Kagaku no Railgun S se encontra exatamente nesta linha temporal de To Aru Majutsu no Index. A Misaka Mikoto está se sentindo totalmente culpada pelo destino de suas dez mil irmãs que ainda restaram vivas, e também das outras dez mil que já haviam sido mortas pelas mãos daquele que aspira ser um esper de nível seis na Cidade-Escola. Entretanto, o Touma ainda não tinha um amplo conhecimento disto em Index e, em razão disto, acabou indo investigar por conta própria.

Uma conversa com a Shirai Kuroko acabou sendo produtiva para os propósitos do rapaz, um azarado nível zero da Cidade-Escola. O Touma estava frente à frente com aquela que, em seus desejos mais íntimos, queria apenas dele se livrar antes que se tornasse um obstáculo no caminho entre ela, a Kuroko, e o grande amor de sua vida, a Misaka.

O diálogo entre os dois, regado a algumas verdades e muitos pontos cômicos, teve até uma exposição inesperada dos poderes do Touma ante a Kuroko. Mas o rapaz se viu obrigado à esconder-se embaixo de uma das camas, para que maiores suspeitas não fossem levantadas naquele momento. E justamente ao se esconder em tal lugar, ele achou uma pista que tanto precisava para localizar a Misaka Mikoto.

Antes de procurar pela Railgun em seus aposentos, o Touma havia conversado durante um tempo com uma das sisters, a que ele havia conhecido minutos após tão grave incidente. E com tal troca de ideias o rapaz começou a muito ponderar, sobre o que ele podia esperar dos pensamentos e ações futuras da Misaka. Após ter encontrado uma importante anotação no quarto da própria Railgun, o rapaz não teve outra ação que não fosse correr atrás dela.

Um encontro elétrico entre o Touma e a Misaka...

Pode-se aqui dizer que um dos pontos altos, de toda a série To Aru Majutsu no Index, ocorreu justamente neste encontro entre a Misaka Mikoto e o Touma. O rapaz estava determinado a mostrar para a Railgun que a apoiaria em sua causa, tão óbvia e clara como a água, mas que também não tinha o pretexto ou a intenção de fazer qualquer coisa de forma deliberada e inconsequente.

Para a Railgun, ela era a pior pessoa de toda a Terra naquele momento. Agir contra os laboratórios acabou resultando em um tipo de trabalho perdido, tendo em vista que as pesquisas continuaram com todo o fulgor. Entre tantas definições e explicações, a Misaka Mikoto tinha apenas um desejo em mente, estando este na ideia de acabar com a própria vida, em benefício direto de suas dez mil irmãs restantes poderem sobreviver em paz (ao menos assim ela pensava sobre os fatos).

Desnecessário enfatizar o quanto que o Touma odiou cada palavra entoada pela Misaka, chegando ao ponto de ficar de frente para ela, no intuito de impedi-la de seguir adiante para um confronto fatal ante o Accelerator. O que se seguiu, à partir de tal cena, foi um tipo de batalha unilateral, na qual a Misaka atacava o Touma com todo o seu poder e este, por sua vez, nem se quer esquivava de tais investidas. O intuito do rapaz podia estar claro para quem estivesse assistindo o anime naquele momento, mas a Railgun não enxergava o motivo de ele estar fazendo isto.

Deve-se ficar claro aqui, de qualquer forma, que o Touma queria provar o valor de uma ideia para a Misaka, que a vida dela era tão importante quanto a de suas dez mil irmãs. Ao todo, eram dez mil garotas que compartilhavam entre si um destino cruel, sendo este o de servir como cobaias para o fortalecimento do Accelerator. Devidamente eletrocutado, o estudante nível zero da Cidade-Escola conseguiu mostrar estes valores para a Railgun, mesmo que isto estivesse custando toda a vida dele naquele momento. E a Misaka Mikoto havia enxergado a necessidade de uma boa ajuda.

Accelerator versus Touma...

O Touma chegou ao campo de batalha em um propício momento, pois mais uma sister estava prestes a perder a sua vida ante o Accelerator. O poder de combate deste esper nível cinco não era simplesmente assustador, mas também avassalador e surreal. Ele podia controlar muitos dos elementos naturais ao seu redor como bem quisesse fazê-lo. E a ambição em se tornar um esper nível seis era ainda maior. Aparentemente, o jovem azarado não estava se incomodando muito com isso (o que poderia ser um grande erro dele).

A luta entre o Touma e o Accelerator teve muitos momentos de alto impacto e de grande atenção. Indeferidamente, um estudante nível zero se ver à frente de um esper nível cinco, para uma contenda, era o pior dos cenários possíveis. Mas esta podia ser a prova real para o Touma, no que tange a eficácia de seu estranho e desprestigiado poder (proveniente de sua mão direita). E durante a luta, foi possível notar que a insanidade era, de fato, o maior fortificante que o rapaz tinha para enfrentar alguém como o Accelerator.

Desnecessário aqui enfatizar que os golpes da mão direita do Touma surtiram efeito no seu pretensioso oponente. Mas não exatamente na totalidade, pois o Accelerator esboçou realizar algumas investidas realmente mais perigosas. O final da luta, infelizmente, pode ter jogado um "banho de água fria" em quem esperava algo mais chamativo, mas houve serventia e um processo lúcido de aceitação para tal embate.

Na linha temporal de To Aru Majutsu no Index, o Touma enfrentou o Accelerator e o enfraqueceu com o seu golpe de direita, até que o oponente não mais esboçasse alguma reação no confronto. E agora, To Aru Kagaku no Railgun S se faz concentrar exatamente nesta mesma linha temporal, correndo de forma paralela sobre ela e procurando mostrar um ponto de vista diferente sobre tais eventos.

Index e Touma, no hospital...

Algumas questões se fazem presentes sobre o modo com o qual o anime em questão, To Aru Kagaku no Railgun S, abordará tais eventos. Na primeira linha está o ponto de vista da Misaka Mikoto, não apenas sobre o modo como ela se martiriza sobre as dez mil irmãs como também no que tange às ações (para ela inexplicáveis) do Kamijyou Touma. Na sequência está quilo que o anime realmente deverá mostrar, pois é quase certo que a luta entre o Touma e o Accelerator não terá ênfase em Railgun S, mas sim as ações da Misaka enquanto os citados personagens estarão se defrontando.

Além disto tudo, há também um enquadramento a ser obedecido em Railgun S, pois nesta série a Misaka é a personagem principal e o Touma é o coadjuvante. Será muito interessante, e talvez até divertido, observar as ações da Railgun ante toda a espirituosidade do azarado rapaz. Como de praxe, a Index não deverá aparecer, e isto fica muito óbvio mesmo em To Aru Majutsu no Index, pois ela está em outro canto da Cidade-Escola, ao mesmo tempo em que o Touma enfrentara a Misaka e o Accelerator.

Obviamente, o final de todo este arco tem muitos ingredientes para causar um belo impacto em To Aru Kagaku no Railgun S. O Touma aparecerá mais na série daqui por diante, mas uma vez que o ponto de vista tratado será o da Misaka Mikoto (e não o dele), a chance de cenas inéditas e eventos chamativos ficarem amostra de todos poderá se tornar algo deveras brilhante para o anime em si.

Este post teve apenas o ideal de conceituar o atual momento de To Aru Kagaku no Railgun S, que se faz desenvolver de forma paralela ao arco das Sisters em To Aru Majutsu no Index. Preparar-se é preciso, e o anseio por tais episódios é total.

Momentos para se recordar...



Amedrontado - O Touma não parecia ser mais o mesmo, não depois de ter visto (supostamente) a Misaka Mikoto morta na Cidade-Escola. Não era ela exatamente, mas o assunto chamaria a atenção do rapaz...


Descontração - Após ter visto uma cena tão forte, o Touma teve um momento de descontração com uma das sisters, podendo conhecer melhor a identidade dela e, assim, ficando cada vez mais curioso com o que estava acontecendo...


Kuroko - A conversa entre o Touma e a Kuroko teve muito mais de hilário do que de seriedade. Mas foi a tal evento que o rapaz pôde conseguir uma valiosa pista sobre o paradeiro e as ideias por detrás da Misaka Mikoto...


Railgun - A Misaka Mikoto estava totalmente crebte de que ela era, na totalidade, o pior humano da Terra e que não mais merecia viver. Notar o Touma tendo uma opinião totalmente contrária a dela acabou deixando-a extremamente tensa e nervosa...


Index - A visitante européia, dona de um amplo conhecimento religioso (oculto em sua mente) estava se banhando e comendo bem, ao mesmo passo no qual o Touma estava vivenciando uma "grande aventura". mas a Index participara de uma instigante conversa também...


Incompreensão - Mesmo após sua vitória, a Misaka Mikoto queria entender o porque do Touma agir daquele jeito, tão irresponsável e com alto nível de periculosidade. Para o rapaz, agir de tais formas passou a ser algo comum na vida dele...


Sister - Uma das dez mil irmãs estava sendo devidamente surrada pelo Accelerator, que nunca foi de demonstrar muita compaixão ou pena perante os seus oponentes. Pensando bem, nem havia o porque de tal rapaz pensar diferente...


Toque - Um simples toque de mão fez o poder do Touma entrar em ação, durante a sua batalha contra o Accelerator. Embora não representasse nada ao primeiro impacto, o mesmo foi o suficiente para desencadear uma fúria maior por parte do obstinado esper nível cinco...


Poder - O Accelerator não era apenas poderoso em sua força, pois possuía um invejável intelecto de pensamento intuitivo rápido e eficaz. Seus cálculos era sempre perfeitos. Porém, mesmo tais cálculos não se mostraram páreos para uma certa ação em conjunto...


Touma - O estudante nível zero sempre contou com os golpes de sua mão direita, para tudo resolver em suas contendas. Não foi muito diferente contra o Accelerator, muito embora o rapaz tenha precisado de muita sorte neste embate...


Hospital - A Misaka sabia ser grata, ao modo dela. O Touma, uma vez mais, estava visitando o quarto de um hospital. Entre os dosi havia apenas uma certeza em comum, sendo esta sobre uma possível reaparição do Accelerator algum dia...


Fim - O arco das Sisters teve um fim extremamente fofo em To Aru Majutsu no Index. Uma das dez mil irmãs podia, enfim, esboçar um semblante mais humano em sua face...

Até a próxima, visitante.

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

13 comentários:

  1. Ótimo post Carlirio, como esperado! Só quero deixar alguns adendos. O Touma conseguiu deter o Accelerator por três grandes fatores:

    *O Accelerator perdeu o controle sobre seus atos e apenas o atacava;

    *O poder da mão direita de Touma que praticamente o faz para mim um lvl 6;

    *O fato do Accelerator devido a seu esper ter o corpo bem frágil fez o soco do Touma ser tão efetivo. Essa questão de sua fraqueza até será refletido em arcos mais a frente em Index.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Possivelmente o Touma seja muito descrente nele mesmo, por julgar o poder de sua mão direita como um tipo de "maldição".

      Todavia, também há a questão do rapaz "não ser ele mesmo", ainda, pois os eventos se passam episódios após ele ter salvo a Index onde, como consequência, ele perdeu a memória ()vide que ele não se recordava quem era a Index, e nem mais tarde da Misaka Mikoto).


      Até mais!

      Excluir
  2. Como não havia visto Index I(apenas o II) não sabia de todo este aparato envolvendo o inicio da "amizade" entre o Touma e a Mikoto, mas como sempre seu otimo texto me trás esclarecimentos que me fez entender melhor o enredo de Railgun S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Railgun S segue paralelamente aos eventos da primeira temporada de Index, o que é representativo por se tratar de um "novo" ponto de vista.

      Mas certamente ainda haverão truques na manga...

      Grato pelas palavras.

      Até mais!

      Excluir
  3. Foi realmente um post para compreender melhor tudo a cerca do que está se passando agora em Railgun S. Eu acredito que para enter por completo este arco da SisterS é interessante ver estes episódios de Index, é uma visão que deve ser considerada e é incrível que tenham feito algo tão feito nesta extensão do arco. SENSACIONAL! Parabéns, Carlírio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Os episódios de Index auxiliam a dar uma grande incrementada na compreensão dos eventos em Railgun S, Nayara. Sem dúvidas.

      E não se esqueça de que foi uma imagem que tu postaste, no Twitter, que me deu tal ideia...^^

      Até mais!

      Excluir
  4. Sinceramente, se tivesse continuação do index(index III) o pessoal ia ver como é foda o mundo de index, se o pessoal achou o railgun foda por essa parte das Sisters, não acreditariam que na série original, tem muita coisa foda, eu acredito que Index tinha como ser uma das melhores séries caso tivesse pego um estúdio melhor na época.(por que o estúdio que faz index e railgun parece que apenas quis mostrar calcinhas em index I e II e não deixou partes importantes da história de lado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Na verdade, as pessoas gostam de Railgun (desde a temporada anterior) pelas lutas mais condensadas e a ação quase desenfreada, que são diferentes do que pode ser visto em duas temporadas de Index (muito embora eu prefira Index à Railgun).

      O arco atual, que começa a mostrar o ponto de vista da Misakla Mikoto, é essencial para a compreensão de toda a obra, correndo paralelamente ao ponto de vista do Touma na primeira temporada de Index.

      Contudo, discordo de ti quanto às ações do estúdio em Index I e II. Na verdade, acredito que eles podiam adapatar somente até certo ponto da novel, caso contrário não haveriam os spin-offs chamados de Railgun e Railgun S. Além disto, creio fielmente na vinda de um To Aru Majutsu no Index III...


      Até mais!

      Excluir
  5. Como um leitor dos livros de Index fico muito triste q a adaptação em anime de Index sofra tanto por ter um diretor incompetente, o arco das sisters no livro é bem mais violento e melhor em todos os sentidos, a cena do Accelerator mastigando dedos pertence a Index e não a Railgun originalmente, mas o diretor de Railgun tem mais culhões e nisso tenho q admitir, minha única critica sobre Railgun S é q em nenhum momento é revelado a verdade sobre esse projeto, q nunca foi transformar o Accelerator em um nivel 6 e toda essa matança era uma artimanha para enganar as organizações magicas, mas bem, railgun foca no ponto de vista da Mikoto, logo não tem pq ela saber isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Discordo quanto ao diretor do anime ser incompetente...
      Certamente, deve ter recebido orientações quanto à adaptação dos livros, e as tais devem ter abrangido todas as áreas, que podem ter ido desde quais capítulos seriam adaptados até o estigma da violência em si.

      Obedecer ordens pode ser complicado nestas horas. Ou não. Depende do ponto de vista...

      E acredito que, se tal segredo que citastes for assim impactante, certamente o mesmo será revelado "apenas" em Index pois, como bem citastes, Railgun cuida de outra ramificação da série To Aru, que é justamente o ponto de vista da Misaka Mikoto.


      Até mais!

      Excluir
    2. Se o problema fosse apenas a violência seria uma maravilha, mas há tantas partes importantes que foram descaradamente cortadas que ajudam a entender o mundo, a motivação dos personagens, a história deles, o nível de poder, etc, o próprio Touma é uma personagem que sofre devido a essa incompetência do diretor que tira características dele que ajudariam os fãs a entende-lo melhor.

      Acredite amigo, não estou apenas de mimimi porque uma cena adark foi tirada, e sim porque toda a história estava sendo comprometida, mudanças que não afetam a história são uma coisa, descaracterização de personagens e falta de desenvolvimento e cortes importantes são outra coisa, claro, não quero entrar em conflito, apenas que Index pode parecer mais um serie de super poderes, mas quanto mais a história se desenvolve mais você ver como ela é especial, tanto que eu que sou de uma geração mais antiga, digo que Index é a minha obra preferida atualmente, e por isso fico muito incomodado quando vejo o anime sofrer tanto, na minha opinião.

      Excluir

    3. obs 1: todo o meu poste se referi apenas ao diretor de Index, a informação que disse logo acima sobre a verdade do projeto deveria ter sido revelada no ultimo episódio da primeira temporada, há mais coisas, mas ninguém pediu spoiler.

      obs 2: eu entendo que adaptar um livro é algo muito mais difícil que adaptar um mangá, mas acho que isso não justifica certas coisas.

      obs 3:acho que o diretor de Railgun está fazendo um belo trabalho, claramente pode-se ver que ele melhorou muito desde a primeira temporada.

      não sei se é proibido, se for peço desculpas, mas caso alguém queira conhecer os livros de to aru majutsu no Index, pode-se encontrar todos traduzidos nesse site: http://www.baka-tsuki.org/project/index.php?title=Toaru_Majutsu_no_Index

      infelizmente estão todos em inglês.

      Excluir
    4. Saudações


      Compreendo bem vosso ponto de vista, Juan. Em nenhum momento serás mal vindo com suas opiniões aqui, fique tranquilo sobre isto...

      O porque de achares Index mal adaptado em anime está em seu conhecimento sobre os livros da obra. Não vejo demérito nisto. Entretanto, ainda acredito pessoalmente que deve sim ter havido alguma razão para que, nas duas temporadas existentes de Index, nem tudo foi trazido à tona como poderia.

      Incrivelmente, ainda assim prefiro Index à Railgun...

      Quanto à Railgun S, até aqui o trabalho está realmente soberbo, ao ponto de eu esperar com vontade por cada novo episódio, semanalmente, com certa alegria...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!