Em pauta!

domingo, junho 16, 2013

Volta ao Passado - Temporada abril'2009

Uma das grandes obras de 2009: Higashi no Eden.

Às vezes um breve retorno ao passado pode ser necessário. Por sorte, este blogueiro consegue se recordar bem de várias obras que chamaram a atenção por alguma razão em específico, que variava dos personagens até o tema proposto em seus enredos.

Com isso, o NETOIN! fará um post teste para uma nova futura seção do blog. Neste espaço estarão concentradas algumas palavras sobre os animes mais destacados, por este humilde blogueiro, em temporadas passadas específicas. Para tanto, o nome desta seção virá a ser Volta ao Passado. Soa como um belo clichê, mas poderá ser muito eficiente ao final.

E nesta edição-piloto para tal seção, o NETOIN! trará para você aquilo que se tem como obras destacadas na temporada de abril'2009. Foi uma safra muito boa de animes, onde títulos como Full Metal Alchemist Brotherhood, Sengoku Basara, Hayate no Gotoku!!, Natsu no Arashi e Asura Cryin' despontaram para todos, com propriedade. Entretanto, três animes em especial foram os mais bem conceituados por minha pessoa e, neste momento, tal opinião será compartilhada com você, amigo visitante.

K-ON!

Hirasawa Yui: "eu prometo!".

Em seus primeiros momentos (entenda-se por episódios), K-ON! conseguiu realmente chamar a atenção de uma forma quase única. Era esta a obra da Kyoto Animation que estava sucedendo a Clannad After Story, que havia se encerrado em março'2009. Nos fóruns que este blogueiro frequentava na época, era muito comum o uso de expressões como "chutador de bundas" para definir o quanto este anime havia sido de grande apreço.

Personagens como a Hirasawa Yui apareceram para realmente dar um ânimo diferenciado, episódio pós episódio. O fato de ela ser desastrada em demasiado combinou perfeitamente com a áurea da obra que, para este humilde blogueiro, contou com a Akiyama Mio para servir de "cabeça pensante" do quarteto de amigas que tentavam levar adiante o clube de música leve da escola (ou clube de chá, dependendo do ponto de vista).

Genuinamente, K-ON! é um anime do gênero slice-of-life, mas que é também classificado como musical por muitas pessoas ao redor do globo. Mesmo com um leve declínio na qualidade da diversão em seus episódios (à partir do quinto capítulo animado), a obra conseguiu manter um padrão sendo que, até hoje, move muitos fãs em toda a Terra. Por muito tempo a OST do anime ficou em evidência nos rankings japoneses. Mesmo não sendo o melhor anime da Kyoto Animation, K-ON! ganhou um espaço especial na mente deste humilde blogueiro.

Review de K-ON!: aqui

Saki

Hora de mahjong!

À primeira vista, Saki não estava nos planos de ser assistido por este blogueiro. Mas a curiosidade acabou sendo mais forte e persistente e, com isso, o primeiro episódio do anime foi assistido e, ao seu final, se fez resolver seguir adiante com a obra. Em si, não se tratava unicamente da prática do mahjong, pois Saki parecia querer se tratar de algo à mais.

E realmente o anime tinha outros trunfos em suas mangas. E a maior parte deles convergiam para um mesmo ponto, o fator shoujo-ai (uma amizade mais forte entre garotas, chegando ao relacionamento em algumas oportunidades). Com tal característica sendo somada às partidas de mahonjg, o anime facilmente subiu no conceito de minha pessoa. Não apenas isso, como principalmente fez despertar o interesse na prática de tal jogo.

Em sua história central, a jovem Saki havia passado a odiar o mahjong em razão de um evento familiar. Após ter sido "covardemente persuadida" por um amigo, ela acabou visitando o clube de mahjong de sua escola. E lá conheceu a Nodoka, uma verdadeira expert em tal jogo. Com a descrença desta garota sobre jogadas e dons especiais, a Saki passou a enfrentar alguns problemas. Porém, uma grande amizade nasceu de tal situação. Com a presença de várias outras personagens com similar impacto, Saki passou a ser um anime muito recomendável por este blogueiro, e um prato cheio para os fãs de shoujo-ai e de yuri. Uma das obras mais lembradas de 2009.

Review de Saki: aqui

Higashi no Eden

Todos os NEETs em um mesmo lugar...

Na visão deste humilde blogueiro, Higashi no Eden não apenas foi o melhor anime da temporada em questão, como também de todo o ano de 2009. A obra trazia em seu enredo vários elementos que se encaixavam perfeitamente durante a execução de seus episódios. Muitos conceitos acabaram sendo trabalhados no anime, todos eles variando desde a simples lição de amizade até chegar à plenitude da confiança entre as pessoas.

Entretanto, pode-se dizer que Higashi no Eden pecou apenas em seu final, que apresentou uma bela "ponta solta" (resolvida mais tarde com os dois filmes da série). Mesmo com tal ponto negativo, este anime conseguiu apresentar episódios intensos e repletos de dramas pessoais vividos por seu elenco, em especial no que tangia à dupla de protagonistas Akira e Saki.

No plot central, uma misteriosa pessoa selecionou "a dedo" alguns cidadãos japoneses para participarem de um jogo. Uma grande quantia em dinheiro foi à eles atribuída onde, com algumas regras estabelecidas, eles tinham de tentar ser os salvadores da sociedade japonesa (um tipo de messias local). Com isto em foco, além dos problemas decorrentes da sociedade moderna e afins, Higashi no Eden acabou reunindo os elementos precisos para se converter na grande obra que acabou sendo. Um anime que vale cada minuto em ser assistido.

Review de Higashi no Eden: aqui

Momentos objetivos...


K-ON! #1 - As meninas reunidas, em prol da mais pura e simples descontração. Enfaticamente, mais do que isso era desnecessário. E a Hirasawa Yui sabia ser avoada...


Saki #1 - Miyanaga Saki e Haramura Nodoka, sob uma tempestade das mais fortes, logo no início do anime. A verdade é que a Nodoka não queria acreditar nos "dons especiais" da Saki. Mais para frente, a amizade delas muito significou...


Higashi no Eden #1 - Em solo norte-americano, justamente em uma das mais influentes cidades de toda a Terra, lá estavam os protagonistas prontos para se conhecer, mas da forma mais inesperada possível. O rapaz chamava-se Akira. A garota, bem assustada, Saki.


K-ON! #2 - Seria este o momento propício para algo se tramar? Na visão deste quarteto poderia ser. Mas a Akiyama Mio já demonstrava toda a sua personalidade inconfundível. Basta unicamente notar a expressão facial dela...


Saki #2 - Cena muito comum no anime. Após grandes jogadas durante as partidas de mahjong, era muito comum que certos efeitos visuais se fizessem presentes. Alguns eram bem exagerados, mas no todo serviram e muito bem para o real propósito deles...


Higashi no Eden #2 - No retorno para Tóquio, Akira e Saki acabaram se conhecendo ainda mais. O rapaz, com uma "missaõ" das mais estranhas, nada podia contar. Ao menos, não a princípio. Por outro lado, a Saki tinha os seus próprios problemas, que não eram poucos...


K-ON! #3 - A chegada da pequena Azusa ao grupo animou um pouco mais as coisas no clube de música leve. Seguramente, esta personagem passou a ser um tipo de responsável por algumas das cenas mais dóceis da obra, como a que pode ser visualizada mais acima...


Saki #3 - A amizade entre a Nodoka e a Saki ajudou a fortalecer o aspecto shoujo-ai (e uma projeção para o fator yuri) dentro do anime. Aliás, você poderá estar enganado se pensar que este tenha sido, enfaticamente, o único casal de garotas do título a ter vestígios de um relacionamento em potencial...


Higashi no Eden #3 - A obra mesclou muitos elementos realmente interessantes, capazes de lhe deixar pasmo e ofegante à frente do monitor. Se a busca era por um messias para os japoneses, não era difícil de se imaginar que existiria algum tipo de desavença entre os mesmos, na medida que iam se conhecendo...

Não esqueça de expressar a sua opinião sobre este post-piloto.
Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Opa ,me lembrou que tenho que ver Higashi no Eden logo. :)
    Ótimo post. \õ

    ResponderExcluir
  2. Sávio Carvalho Siqueira24 agosto, 2014 13:04

    Olá, havia muito que Higashi no Eden estava na minha lista. Só fui assistir recentemente e gostei bastante. Como vc disse, a ponta solta do final n responde a algumas perguntas, mas agora vou assistir aos dois filmes e darei minha opinião final :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Vi em seu comentário anterior que apreciaste io final da obra em seus filmes...
      É uma boa colocação esta.É um anime notável, sem dúvidas.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!