Em pauta!

quarta-feira, julho 10, 2013

Free! - Episódio #2

Da conversa vem a esperança...

Eis que o segundo episódio de Free! acabou sobrepujando o primeiro na qualidade de seu roteiro. Se levar em consideração que o início da obra já havia mostrado que a história não seria, unicamente, da forma como a maior parte do fandom imaginava, pode-se aqui afirmar que o mais atual capítulo do anime de natação soube criar alguma expectativa para a sua sequência, com relativa maestria.

Um flashback necessário se fez aparecer. Um duelo na água, iniciado ao final do episódio passado, deixou a vista clara que o ambiente entre o Rin e o Haruka está longe de ser dos melhores. À rigor, o rapaz recém chegado de um bom período na Austrália ainda guarda uma grande mágoa consigo. Tal sentimento está ligado ao seu maior rival, que por sua vez não tem nada disto em mente, o que dá lugar para um sentimento de culpa.

Em outro escopo mais diferenciado, o comportamento do Nagisa o credencia a ser o personagem mais extrovertido do anime. A provocação do mesmo com a Kou, irmã do Rin, deixou a vista clara que ele sabe brincar sem ser alguém irritante. A moça, por sua vez, aparenta ter um comportamento muito mais humano (e talvez até adulto) do que seu irmão. Ela demonstrou preocupar-se muito com a forma que o Rin tem se comportado, tanto quanto os seus três amigos de infância. mas o convívio dela é diferenciado, o que a credencia a ter um pensamento ainda mais além sobre o rapaz em questão.

O episódio mostrou que uma certa professora saberá chamar a atenção. O papel da Ama-sensei está bem explícito no anime. Sua "missão" está em provir alguma maturidade para o trio de garotos que reabrirão o clube de natação. Entretanto, a maturidade não é o forte da professora, seja por suas palavras ou pelo seu comportamento. Isto porque ela é calma e divertida. Tudo nela lembra uma certa personagem de K-ON!, o que não representa um demérito.

... para reunir dois antigos amigos novamente.

Trazer o clube de natação às atividades teve um suado custo para o trio de amigos. Fazer a piscina da escola poder receber algum tipo de atividade, novamente, rendeu muito trabalho para os protagonistas do anime. O Makoto, em meio a tudo isto, mostrou ter muita serenidade em suas palavras e comportamento. Por sua vez, a Ama-sensei mostrou que ela tem outras razões bem escondidas para ser a conselheira de tal clube.

Uma personagem despontou apropriadamente neste episódio, sendo ela a Kou. A garota pode estar bem preocupada com o seu irmão, o que é bem natural, mas ela tem outras ideias em mente. Ver rapazes sem camisa, exibindo os seus corpos (e de preferência molhados) acaba fazendo com que ela suspire muito. Além disto, a Kou demonstra ser muito sincera com seus anseios, e seu sorriso tem personalidade. desta forma, Free! mostra que os mais céticos, de momento, estavam um tanto quanto equivocados sobre o anime.

Houveram momentos de humor neste capítulo, em especial com o Nagisa tentando recrutar novos membros para o clube de natação. Mas a seriedade se fez presente, justamente com o resultado do duelo na água e as evidências que o resultado do mesmo deixou no ar. Além disto, Rin e Haruka tiveram algo assim no passado, antes do rapaz de cabelos vermelhos embarcar para a Austrália. O enredo do anime ganha aqui a sua propriedade.

Tecnicamente, Free! não decepciona e mostra ter qualidade. Não é a excelência da Kyoto Animation em ação, mas é uma obra agradável de se ver. Em sua parte acústica, o anime mostra ter muita categoria, pois os efeitos sonoros são bem propícios e dignos de nota. Entre os flashs do passado e as ações do presente, Free! vai mostrando que tem uma história para contar e personagens para apresentar. Aliás, a próxima semana já reserva a chegada de alguém no anime. Aguardar é preciso.

Momentos...


Provocação - O Nagisa leva, por hora, o prêmio de personagem mais extrovertido de Free!. Mesmo ao provocar alguém ele não perde a sua "serenidade". A Kou é "vítima" constante dele, mas parece que nisto está tudo certo entre ambos...


Preferência - A Kou simplesmente adora ver os rapazes exibindo os seus corpos. Aparentemente, os nadadores lhe atraem muito. O Haruka nem percebeu que estava fazendo a jovem imaginar muitas coisas, ao se secar na frente dela...


Comédia - Se ao acaso você achar que Free! está livre dos momentos cômicos típicos da Kyoto Animation, é melhor que repense um pouco. Esta obra deverá apresentar muitos momentos assim, o que a valorizará ainda mais. E na ocasião, o Haruka foi o alvo das atenções...


Clube - A Kou foi atrás de seu irmão na escola onde ele estuda. O que ela lá encontrou foi algo que a fez ter muitas visões daquilo que mais gosta nos rapazes. Parece que a irmã do Rin começa a mostrar um pouco de suas garras...


Trabalhar - Reabrir o clube de natação significava o cumprimento de algumas condições. Entre elas estava trazer a piscina da escola "de volta ao reino dos vivos". Força de vontade significou tudo e nada ao mesmo tempo, muito embora algumas das melhores tomadas do episódio tenham sido aqui realizadas...


Recordação - O Rin não se cansava de visitar a antiga construção, onde praticava natação com os seus amigos de infância. Entretanto, olhar para as fotos significa algo muito representativo para ele. Mistérios à parte, sua personalidade forte acaba não permitindo que tal memória venha à tona para todos...


Passado - O vencedor do duelo no passado sacramentou a mudança comportamental atual de quem havia perdido. Para aquele que deveria estar contente, ficou na mente o sentimento de culpa. Ao jovem que havia sido derrotado, sobrou a ira...


Ambiente - Para o Haruka, nadar é tudo que ele precisa e tudo que ele quer. Ficar na água, e nela poder nadar, é tudo que o deixa contente. Seus amigos sabem bem disto. E o anime, aparentemente, usará de tal escopo como um de seus alicerces na sequência de seus episódios...

Até a próxima, visitante.

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Eae o/

    Esse segundo EP foi fantástico, duvido que alguém vem e fale esse anime é Gay , o fan service foi quase inexistente , Free! esta mostrando que não é só caras de sunga .... foi superior ao primeiro ep .

    A comedia do anime foi bem leve e agradável, dei algumas boas risadas. Nagasi é um ótimo personagem em ação ... a Ama-sensei tbm é muito divertida .

    A Kou ... pera .... não Gou é muito fofa, espero um momento com ela de biquíni, é bem humana a maioria das garotas , que não seja homossexual , adora ver cara sarados em sungas .

    O Rin é um tsundere ,não sei se peguei bem o sentido dessa palavra, fala e age de uma forma mas no fundo que fazer outra coisa, a frase dele " eu ja ia entra no clube de natação mesmo, nem é por que quero competir com vcs " tipica fala de crianças birrentas ou de garotas tsundere ...

    Bom poste ate a próxima ... o/

    Ass: Geovane;link

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Acredito que o escopo esteja um pouco distante do julgamento de Free!, sobre o anime "ser gay ou não". Na verdade, o melhor julgamento está em saber se o anime buscará trazer algo mais consistente em seu enredo do que, propriamente, focar no slice-of-life de seus personagens.

      Contudo, o anime está muito agradável de se assistir, e isto tem que ser dito com honestidade.

      Grato por seu comentário.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!