Em pauta!

domingo, julho 28, 2013

To Aru Kagaku no Railgun S - Episódio #16

A marca do medo...

O final do episódio anterior deixou o anime em uma vertente chamativa. De um lado havia o Accelerator, conjurando um grande poder para aniquilar por completo os seus oponentes naquele instante. Na outra extremidade (e caído no chão) estava o Touma, aparentemente sem nenhuma força disponível sequer para ficar de pé. No centro de tudo estava a Misaka junto de sua Sister da ocasião, prestes à morrer antes do estudante nível zero ter aparecido no lugar.

Em uma comparação direta com To Aru Majutsu no Index, este capítulo de To Aru Kagaku no Railgun S mostrou que velhas e conhecidas fórmulas podem ser mudadas em prol da consistência e da compreensão absoluta da história de uma obra. Na presente oportunidade, toda a conversação conhecida do anime de anos atrás transformou-se em algo mais direto, de momento, com excelência na direção e firmeza completa na compreensão.

Se o Accelerator havia mostrado uma faceta até então desconhecida (no que tangia a espalhar o temor pela Terra), a Misaka Mikoto despontava com uma sensibilidade bem difícil de crer que fosse da personagem. Após toda a conversa com o Touma na ponte metálica, a Railgun finalmente notou que a própria destruição não era o caminho para a resolução definitiva sobre o Projeto Sisters. O início do episódio em análise deixou tal afirmativa em xeque, com propriedade.

O prosseguimento teve duas metades bem distintas. Em uma delas, o final da luta entre o Accelerator e o Touma era a temática a ser tratada. Na outra, a Misaka Mikoto descobriu um pouco mais sobre si mesma, muito embora ainda se culpasse imensamente pela perda das mais de dez mil Sisters, pelas mãos impetuosas daquele que buscava o poder absoluto. Necessário aqui ressaltar que, em nenhum momento, se fez perder a consistência do enredo em seu desenrolar, provando que o anime possui uma condução exemplar.

A marca do pensamento...

Entre os extremos acima citados houve um espaço para a descontração, estando o mesmo presente na segunda metade do episódio, quando a Misaka Mikoto e uma das Sisters passaram a conversar não apenas de forma harmoniosa e despreocupada, como também o humor leve tomou conta e fez toda a graça daquele momento. As humanas no parque apareceram em boa hora, o mesmo valendo para a rápida aparição de uma certa personagem.

Nobre visitante, a Index se fez presente em To Aru Kagaku no Railgun S, mesmo que por poucos segundos, enquanto corria no hospital na direção do quarto onde estava o Touma. A Misaka Mikoto estava totalmente indiferente a este fato pois, seguindo a cronologia da série e o espaço temporal onde se localiza o anime em questão, a Railgun ainda não conhece a jovem que contém uma verdadeira biblioteca religiosa (de grande poder) em sua mente.

Incrível o trabalho técnico por detrás de To Aru Kagaku no Railgun S até o momento. Foram raros os momentos nos quais se fez perceber algum tipo de inconsistência na animação, isto em se tratando dos dezesseis episódios exibidos até aqui. As músicas continuam propícias e certeiras, sem nada que desabone a característica acústica do anime como um todo.

Oficialmente, o arco das Sisters chegou ao seu final no anime. Daqui por diante, pode-se dizer que tudo é uma incógnita, onde os fillers deverão tomar conta. Mas a certeza de que certas personagens reaparecerão ainda deixa tudo com um bom ponto de interesse. O Kamijou Touma fez o seu papel e, à partir daqui, pode esperar por mais momentos nos quais a Shirai Kuroko ditará as normativas de espionagem sobre a sua amada onee-chan. Por hora, To Aru Kagaku no Railgun S consolida-se como um dos grandes nomes da animação japonesa de 2013. E na próxima semana, provavelmente a palavra "descontração" tudo deverá determinar.

Momentos de ouro...


Complacência - O momento no qual a Misaka Mikoto escuta as palavras pouco dóceis do Accelerator é doloroso. Mas após isso ela diz o que pensa, e o porque de ali estar, para a surpresa da Sister e do próprio oponente...


Inabalável - Aparentemente, o jovem Kamijou Touma acabou se levantando sem nem ao menos perceber. Seu estado de saúde não é nada bom e, até aquele instante, a batalha tinha sido muito intensa para ele. Mas o estudante nível zero estava com muita vontade de fazer certas teorias não terem mais nenhuma razão...


Controle - O último toque, e a manifestação máxima do poder do Touma pôde atingir o Accelerator. O poderoso oponente ficou sem nada entender, como quem aguardava o momento no qual o golpe derradeiro seria desferido contra ele...


Pensamentos - O Accelerator possuía os seus próprios temores. Ele tinha a consciência plena de que, atingindo o poder máximo, todo o planeta o veria como uma ameaça em potencial. As clones que ele havia matado eram um fragmento da prova de seus poderes. De frente para ele, um jovem estava ousando buscar um algo à mais...


Final - O momento derradeiro da contenda. Kamijou Touma desferiu o último golpe no Accelerator, usando de sua mão direita para sacramentar os momentos finais da sangrenta luta. A Misaka Mikoto, atônita ao que via, só pôde presenciar a hora na qual o vitorioso foi declarado...


Cuidados - No hospital, o Touma já havia recebido a visita da Sister que havia salvado no dia anterior. A Misaka apareceu logo depois, levando para o rapaz alguns doces como lembrança. Na breve conversa, o estudante nível zero mostrou possuir uma sensibilidade muito grande sobre o que havia acontecido e, à sua forma, acalmou a mente (e o coração) da Railgun...


Reencontro - Dias após, Touma e Misaka se encontraram na rua. Ela queria entregar uma lembrança especial para o rapaz no hospital, mas ele tinha outras preocupações em mente para dali ter saído. Evidentemente, esta dupla não sabe ser honesta com o que sente...


Despedida - Uma breve conversa com o Touma havia se passado. Depois de ouvir seu nome ser entoado pela boca do rapaz, durante a despedida, a Misaka ficou sem ação e muito pensativa. Naquele momento, a Railgun não conseguia mais ser ela mesma. Analisando friamente, nem precisava...

Fim do arco das Sisters

Extras especiais...


Diversão - A Misaka Mikoto tentava ser uma boa irmã mais velha, responsável em suas palavras e justa no que dizia para uma das Sisters. Aparentemente a clone não estava muito incomodada com isso, ao ponto de se satisfazer brincando no balanço com as duas crianças. Embora a descontração fosse notória, este momento do episódio reservou detalhes preciosos de um bom relacionamento entre irmãos...


Espanto - Tentar adivinhar o porque da espanto da Shirai Kuroko não é uma tarefa das mais complicadas, uma vez que ela estava muito preocupada com a sua amada onee-chan. Mas a ação evasiva da Railgun deixou claro apenas uma coisa, estando esta se tratando dos domínios do coração da estudante nível cinco da Cidade-Escola...


Retorno - Alguém estará aparecendo novamente na próxima semana. Uma personagem que já havia dado muito trabalho para a Misaka Mikoto antes das lutas contra o Accelerator. E isto pode até significar alguma encrenca à vista, mesmo em se tratando de um regresso bem-vindo...

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

6 comentários:

  1. Sem palavras, Carlírio. Você disse tudo! Não poderia haver melhor registro na internet sobre Railgun S #16, foi sensacional e um belo final ao arco das SisterS.

    E gostaria de saber, quais suas expectativas para os próximos episódios? O tom dramático da série deve ir embora com o arco das SisterS e fillers vêm por aí, o que esperar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Agradeço muito pelas suas palavras, nobre Nayara. E sim, o arco das Sisters em Railgun S foi muito mais do que digno, faltando pouco para cravar na dita "perfeição".

      Quanto aos meus prognósticos, acredito muito que os fillers se assemelharão aquilo que foi mostrado nos três primeiros episódios de Railgun S, com certa propriedade. Espero também por situações cômicas e um pouco mais da Kuroko indo atrás da Misaka.

      Em resumo: que sejam fillers apreciáveis, nobre Nayara.


      Até mais!

      Excluir
  2. No episódio quatro, Mikoto e as outras disseram que vão para um passeio de verão na cidade das artes (Liberal Arts City) na califórnia.

    Isto é uma referência muito grande pra Light Novel Side Story "Railgun SS", onde elas vão pra Liberal Arts City por causa de um intercâmbio da Cidade Acadêmica, por isso se for realmente animado, então a segunda parte não seria toda filler né (embora essa Side Story tenha muito fanservice XD )

    Bom, provavelmente saberemos se essa light novel irá pro anime na segunda abertura de Railgun S, que deve sair semana que vem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Levando em consideração o que comentaste, Bulba Saur, pode ter certeza plena de que estarei ainda mais na espera dos episódios que virão.

      Railgun S mostrou ter qualidade de sobra para isso, e espero que assim se mantenha.


      Até mais!

      Excluir
    2. De qualquer forma, se alguém quiser saber a continuação direta, eu recomendo muito o mangá de Railgun, pois o arco seguinte é muito bom mesmo, tendo foco em vários espers diferentes e tal.

      O capítulo onde o arco das sisters acaba é o 39, então pode-se começar o arco novo no 40.

      As únicas diferenças do anime para o mangá é que no mangá a Kongou Mitsuko é transferida depois do arco sisters, enquanto no anime ela está na Tokiwadai desde sempre. E a cena da quinta Level 5 (Shokuhou Misaki) foi um pouco adiantada no anime.

      Fora isso, creio que o arco das sisters foi muito bem animado no anime, creio que tenha sido o arco que foi melhor animado em todo Index/Railgun (pra mim, pelo menos) xD

      Excluir
    3. Saudações


      É uma dica valorosa a que acabaste de repassar aqui, Bulba Saur.

      Conhecer o escopo da história, em toda a sua plenitude, é algo realmente chamativo e de imenso valor. Railgun sabe trabalhar muito bem isto, fazendo valer de diálogos e situações (no anime) que são realmente grandiosos.

      Como tenho o costume de não ler mangás online, provavelmente a sua dica demorará para ser por minha pessoa efetivada. Mas ainda assim aprecio muito vossa ideia, ao ponto de eu não me aguentar aqui por aguardar tanto.

      Grato por seu comentário.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!