Em pauta!

quarta-feira, julho 03, 2013

Volta ao Passado - Temporada outubro'2007

Imagem do anime ef~a tale of memories.

A seção Volta ao Passado está realmente trazendo frutos acolhedores para este humilde blog. Com responsabilidade e muita vontade, se faz chegar ao terceiro post da mesma e, com tal texto, possivelmente mais de três séries haverão de serem citadas, pois a temporada em questão foi deveras majestosa para este blogueiro.

Isto porque o foco estará a cerca da temporada de outubro'2007. Incrível pensar que dois dos gêneros preferidos de minha pessoa (que são o slice-of-life e o drama) seriam tão trabalhados como se pode fazer prever. É certo também afirmar que tal época apresentou muitos dos animes que minha pessoa mais tem guardado em mente, por mais que no referido ano mal se fazia ideia sobre os conceitos de temporada de animes no geral.

O ponto do qual você terá uma ideia, sobre o que esperar do post que se seguirá, poderá ser aqui visto, amigo visitante. À partir deste momento, você é convidado à fazer parte de uma pequena e carismática viagem no tempo, diretamente para o último trimestre de quase seis anos atrás. Tenha uma boa leitura.

Algumas lembranças...

Imagem do anime Bamboo Blade.

A temporada de outubro'2007, hoje, pode ser definida como uma das melhores safras de animes na qual este blogueiro teve a oportunidade de assistir. Dentre os mais variados gêneros, passando por histórias que iam da simplicidade  até a chamativa mais dramática, os títulos de tal período foram imensamente representativos e carregados por grandes emoções.

Foi na época em questão que Shakugan no Shana Second se fez estrear, mas este blogueiro não se viu muito contente com a primeira metade dos episódios deste anime, que preferiram ser 'alegres" demais (o que caracterizou um tipo de "fuga" daquele universo caótico, repleto de Tomogaras sedentos pelo poder de existência dos humanos). Em outro espectro de atuação, Moyashimon (visto recentemente apenas) acabou tirando sorrisos do rosto de minha pessoa, com um enredo balanceado e interessante, pois não é exatamente todo dia que se faz possível ver os vírus a olho nu.

A primeira temporada de Minami-ke estreou no último trimestre de 2007, sendo um slice-of-life muito digno de se acompanhar, com a participação de personagens bem carismáticas e alicerces fortificados no escopo da alegria de um cotidiano de três garotas que, ao menos aparentemente, eram bem normais. Sketchbook Full Colors é outro slice-of-life que se fez presente no referido período e que, de uma forma muito intuitiva, mostrou para este blogueiro que um anime pode ser chamativo e interessante de se ver sem precisar, necessariamente, "apelar" para certas características mais modernas (entenda-se como recursos técnicos).

Por sinal, Bamboo Blade (que foi visto em agosto de 2008 por este blogueiro) acabou sendo uma grata surpresa para este blogueiro, contendo uma história que mesclava com autoridade muitos elementos da indústria animística com uma sincronia quase perfeita. Não se pode deixar de lado a pragmática obra de nome Kaiji, que foi analisada aqui no NETOIN! na Corrente de Reviews'2012, cuja história carrega alguns dos escopos mais sombrios e doentios da sociedade humana moderna. Podem ainda ser citadas as obras Potemayo e Da Capo II, que também tiveram uma boa representatividade para este humilde blogueiro.

A chamada fiel...

Imagem do anime Myself;Yourself.

Um dos animes mais pragmáticos e intensos da temporada em pauta (neste post) foi, sem a menor sombra de dúvidas, Myself;Yourself. Sendo pertencente ao gênero drama, esta obra buscou trazer à tona uma história envolta por eventos de um passado que ousaram não cicatrizar nos corações de seus personagens o que, obviamente, fez o título ter a sua representatividade.

Entretanto, o anime não foi perfeito. Durante o seu prosseguimento houveram certos "solavancos" na passagem de alguns eventos e, no que tange aos últimos dois episódios, a situação infelizmente piorou. A sensação de que tudo correu depressa demais acabou sendo determinante para muitas pessoas na época, inclusive para este blogueiro. Ainda assim, o anime teve pontos preciosos ao seu favor, em razão de seus personagens possuírem um elevado carisma e, principalmente, pelo agrado da obra em si.

Review de Myself;Yourself: aqui

Imagem do anime Clannad.

Simplesmente tragado pela magia ofertada com luxúria pelas obras da Key Visual Arts, um certo anime foi responsável por muitas das memórias mais presentes que este blogueiro tem, não apenas da época tratada como de todos os animes já vistos até hoje. Obviamente aqui se faz tratar de Clannad, cuja primeira temporada teve início no final de 2007 e que, até os tempos mais atuais, se faz presente em um fervoroso e sincero top'10 pessoal da animação japonesa.

A história de Clannad está intimamente ligada com o poder da palavra família. Ela regeu, na primeira temporada do anime, o conhecimento básico e necessário para os eventos que se fariam presentes em sua sequência, um ano depois. Além de ter sido o primeiro anime que este blogueiro acompanhou semanalmente, a história que continha Tomoya, Nagisa e companhia guarda as suas emoções até hoje, tanto na mente quanto no coração de minha pessoa.

Review de Clannad: aqui

Imagem do anime ef~a tale of memories.

Uma obra que teria passado totalmente desapercebida por este blogueiro, se não fosse por um post presente no já finado blog parceiro Subete Animes. Trata-se de Ef - A Tale of Memories, anime este que em seu alicerce apresentou três histórias de amor bem distintas entre si, mas que de uma interessante forma conseguiam convergir para um mesmo ponto em comum. Mesmo com uma animação quase inexistente, a beleza de seus cenários e traços dos personagens, interligados com um fundo musical digno de se aplaudir de pé, fizeram deste anime um dos maiores ícones do gênero drama.

Fique à par de que, ao longo de sua jornada, este anime não se limitou (essencialmente) em mostrar tais histórias de amor. No contexto geral, a obra apresentou todos os medos e vontades de cada um de seus seis protagonistas, que acabaram mostrando significados diretos e poderosos para palavras como amizade, confiança e amor. Realmente, um anime digno de recomendação.

Review de Ef - A Tale of Memories: aqui

Com isto, a terceira edição da seção Volta ao Passado chegou ao seu fim. Graças a uma recepção das mais calorosas que a mesma tem recebido de você, nobre visitante, este blogueiro se sente cada vez mais inspirado em continuar a fazer posts para a mesma. Obviamente, quaisquer sugestão é bem-vinda, seja de alguma temática em específico que se encaixe na temática proposta, como também para projeções futuras de melhorias para esta seção. Por isso, se você se sentir à vontade para fazê-lo, comente à vontade.

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Os 3 animes vi em epocas distintas, e nem sabia que eram de uma mesma temporada. Myself, Yourself achei mediano, mas Ef- A Tales of Memories é muito bom e como você citou Clannad é excepcional. Essa temporada vi em maratona, mas a segunda, After Story acompanhei semanalmente. Fora que Da Capo, Minami-Ke e Shakugan no Shana também foram bons animes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      De todos os animes que citei, provavelmente Shakugan no Shana Second foi o alvo de meu desespero, pois esta foi a pior temporada (ao meu ver) das aventuras da Flame Haze Shana e companhia...

      No mais, Clannad e Ef A Tale of Memories são animes que recomendo com força, para todos...^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!