Em pauta!

sábado, outubro 19, 2013

Outubro'2013: analisando o ranking do MyAnimeList...

Kill la Kill, o anime de grande destaque por boa parte do fandom, 
mas não lidera o ranking do MyAnimeList.

Como já foi ressaltado em anterior oportunidade, o site MyAnimeList tem uma série de funcionalidades. Muito embora o mesmo não seja perfeito em suas diretrizes, é inegável a importância do portal ao permitir que certas pesquisas possam ser nele feitas, em especial no que tange às notas atribuídas por seus usuários para cada anime ali cadastrado e prontamente visto.

Não obstante à isto, as notas não possuem um valor quebrado no momento de serem aplicadas em tal site, mas a média final que se tem como resultado pode revelar muita surpresa, que variará da conformidade até a indignação, dependendo do quanto você seja fã de certo anime ou não goste de tal obra. Neste caso, opinião e gosto pessoal se enfrentam diretamente com aquilo que muitas pessoas (ao redor do mundo) entendem ou, simplesmente, acham dos animes que já assistiram.

Para dar continuidade a empreitada da última segunda-feira (14 de outubro), minha pessoa apresenta para você uma atualização no ranking do MyAnimeList, com os principais nomes da temporada de outubro'2013, classificados de acordo com a média final obtida pelos mesmos.

O ranking atualizado
Segundo dados levantados no MyAnimeList, em 19 de outubro de 2013, às 21:30hs.

Imagem de Tesagure! Bukatsumono, o anime que teve a maior subida em sua média, segundo o ranking.

As convenções são simples de serem compreendidas. Os nomes de animes (e suas colocações) com a cor azul são aqueles que estão sendo acompanhados pelo NETOIN!. Entre parênteses estão as médias ganhas ou perdidas com relação aos últimos dados levantados em 14 de outubro último (cujo post pode ser aqui visto). Tais valores em azul representam as maiores ascensões, ao passo que os números que estiverem em vermelho representam as maiores quedas na média.

Analise ao seu próprio critério, nobre visitante.

Kuroko no Basket 2, com 8,79 ( -0,03 )
Monogatari Series Second Season, com 8,58 ( +0,01 )
Hajime no Ippo! Rising, com 8,55 ( = )
Magi: The Kingdom of Magic, com 8,36 ( +0,02 )
Little Busters! Refrain, com 8,28 ( -0,01 )
Kill la Kill, com 8,06 ( -0,01 )
Kakumei Valvrave Second Season, com 7,81 ( -0,03 )
White Album 2, com 7,80 ( = )
Outbreak Company, com 7,80 ( -0,02 )
Kyousogiga, com 7,78 ( +0,03 )
10º Yowamushi Pedal, com 7,74 ( +0,12 )
11º Strike the Blood, com 7,72 ( +0,01 )
11º Kyoukai no Kanata, com 7,72 ( -0,03 )
12º Golden Time, com 7,71 ( +0,02 )
13º Tokyo Ravens, com 7,68 ( +0,06 )
13º Log Horizon, com 7,68 ( +0,02 )
14º Nagi no Asukara, com 7,63 ( +0,02 )
15º Ore no Nounai, com 7,57 ( -0,03 )
16º Daiya no A, com 7,52 ( +0,02 )
17º Infinite Stratos 2, com 7,48 ( -0,04 )
18º Non Non Byori, com 7,41 ( +0,02 )
19º Gundam Build Fighters, com 7,38 ( -0,01 )
20º Yozakura Quartet: Hana no Uta, com 7,37 ( = )
20º Galilei Donna, com 7,37 ( -0,09 )
21º Samurai Flamenco, com 7,35 ( +0,05 )
22º Coppelion, com 7,18 ( -0,06 )
23º BlazzBlue Alter Memory, com 7,07 ( -0,05 )
24º Gingitsune, com 7,09 ( -0,01 )
25º Aoki Hagane no Arpeggio, com 6,99 ( -0,01 )
26º Teekyu 3, com 6,94 ( +0,03 )
27º Super Seisyun Brothers, com 6,76 ( -0,02 )
28º Walkure Romanze, com 6,61 ( -0,03 )
29º Miss Monochrome, com 6,44 ( +0,03 )
30º Diabolik Lovers, com 6,24 ( -0,10 )
31º Tesagure! Bukatsumono, com 6,00 ( +0,26 )
31º Sekai de Ichiban Tsuyoku Naritai, com 6,00 ( = )
32º Meganebu!, com 5,89 ( -0,10 )
* Pupa, ainda sem nota atribuída.

Considerações

O anime Yowamushi Pedal foi o que mais subiu posições no ranking.

Para a minha pessoa, o ranking tal como foi apresentado mudaria muito em algumas das colocações apresentadas, partindo-se unicamente do gosto pessoal. Provavelmente você pode estar tendo um sentimento similar à este, nobre visitante. À rigor tal afirmativa é tão simplória de ser compreendida que, dado o tema proposto, nem é necessário mais enfatizá-la. Mas a questão objetiva deve sim entrar em pauta.

Como se pode notar, é incrível que um anime tão hypado quanto Kill la Kill (dito isto por boa parte do fandom) não esteja, ainda, no top'3 da temporada (o que poderá demorar para ocorrer). Em outra vertente, Monogatari Series Second Season vem mantendo uma saudável linha de consistência em sua média, desde o início da exibição da obra (em julho'2013). É muito sensato considerar as posições atuais de obras como Valvrave Second Season, White Album 2 e Little Busters! Refrain, que servem de exemplo sobre como os animes podem agradar dentro de suas vertentes e respectivos públicos-alvo.

A grande menção aqui vai para dois animes em específico. O primeiro deles é Tesagure! Bukatsumono, obra esta que apresentou a maior subida em sua média (aumento de 0,26 pontos decimais na mesma) que, muito embora seja pouco para tirar o título da posições mais baixas do ranking, serve para mostrar que a história simplória e direta do mesmo tem começado a agradar o público. Por outro lado, Yowamushi Pedal foi o anime que mais ganhou posições no ranking, subindo da décima quinta colocação para se fixar no top'10 atual do mesmo.

Entretanto, as baixas devem também ser consideradas. Meganebu! e Diabolik Lovers apresentaram os valores de maior declínio em suas médias, e o alerta fica ainda mais vermelho para o primeiro anime citado, pois os rapazes do clube escolar de óculos parecem não estar agradando como se poderia presumir. Deve-se aqui mencionar também Galilei Donna e Coppelion, que são duas obras que minha pessoa realmente está gostando (mesmo com os pontos questionáveis do segundo nome em citação), mas que o grande público parece não concordar muito com isso.

O NETOIN! mostrará uma nova atualização deste ranking após o dia quinze de novembro (feriado de Proclamação da República do Brasil). Por hora, pode-se dizer que os dados acima apresentados podem auxiliar a deduzir muito mais sobre o modo como a temporada tem se feito apreciar do que, à princípio, vem a aparentar.

Aproveite para opinar e dizer o que pensa sobre este ranking, o que você mudaria entre outras vertentes possíveis. A área de comentários fica, desde agora, no aguardo de suas palavras.

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

9 comentários:

  1. Bacana essa análise semanal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Fazer semanal seria deveras trabalhoso, nobre amigo Bebop...
      Mas posso sim pensar na possibilidade.

      Grato.^^


      Até mais!

      Excluir
  2. Mais um belo trabalho de pesquisa do MyAnimeList. Eu não estou acompanhando dois dos top3 e os que podem ser considerados mesmo desta temporada, já que Monogatari começou na outra temporada.

    Eles devem ter suas qualidades, mas como não sou muito fã de anime de esportes não cheguei nem perto. Os outros 7 vi todos os epsódios disponíveis até agora, alem de mais 23 séries já que tem 30 nomes na minha lista ainda não dropados já que estou de férias, mas terei que optar por no máximo 10 a partir do final do ano.

    Magi 2 não mostrou ainda a que veio, mas suas qualidades da primeira temporada nota-se nesta segunda também e acho merecido estar ali onde esta.

    Little Busters acho que esta temporada vem um pouco melhor que a primeira não só pela animação em si, e uma história melhor difundida.

    Kill la Kill foi uma boa surpresa para mim que não o conhecia, mesmo com a gritaria de sempre esta mantendo um nível aceitável pelas brigas e a sequencia com alguns segredos a serem revelados.

    Valvrave não me surpreende sua posição por ter gostado da primeira temporada, e a segunda já trouxe batalhas desde o inicio. Mesmo que tenha seus problemas e eu não goste de animes de mecha, este esta me satisfazendo e sim pode estar no Top 10

    White Album também não estou vendo, mas pelos comentarios que ouvi deve me agradar e ainda buscarei informações sobre ele.

    Outbreak Company é o tipico anime sem compromisso e que tem suas garotinhas moe e é de nicho, mas satisfaz como diversão, mas pra mim não estaria nesta posição nunca, a frente de outros melhores como Kyoukai no Kanata, Nagi no Asukara ou no mesmo estilo de diversão apenas e cliche Golden Time.

    Kyousogiga estou achando meio enrolado, mesmo que mostre sua ligação entre as história tem um ponto diferente em sua narrativa que não esta me agradando completamente mas ainda darei algumas chances.

    E o Pedal que me surpreendeu mesmo com a história não sendo com uma tematica empolgante esta rendendo bons frutos pelo timing certeiro entre suas qualidades como humor, a "ação" e um certo suspense sobre os acontecimentos engatilhados para uma próxima deixa.

    Strike The Blood e Tokyo Ravens também estão me agradando, mas não mexeria em suas posições por também acha-los medianos. E Galilei Donna, Coppelion e Samurai Flamenco estão na posição que devem estar pelas qualidades das obras e se não houver uma melhoras será as primeiras séries das 30 que estou vendo a serem dropadas quando voltar a trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é ao final do mês e não do ano, breve erro.

      Excluir
    2. Saudações


      Ainda bem o ranking do MAL tem o parâmetro mais "estético" (por assim dizer), pois quem se deixa levar por ele está correndo um grave erro (em meu ponto de vista, claro).

      Mas é sempre bom este trabalho, nobre.


      Até mais!

      Excluir
  3. 1º Kuroko no Basket 2, com 8,79 ( -0,03 )
    Shounen pra ambos os sexos, sucesso na JUMP, visual agradável, hypado ao extremo no gênero esporte, enfim, natural, esperava.

    2º Monogatari Series Second Season, com 8,58 ( +0,01 )
    Sucesso já, diria até que é um Blockbuster da animação -n mas enquanto as séries monogatari existirem, com toda certeza estarão no top 5 do ranking do mal.

    3º Hajime no Ippo! Rising, com 8,55 ( = )
    Uma nota que não esperava, 8,55 pra uma terceira temporada que veio depois de algum tempo, eu nunca gostei de Hajime no Ippo, mas o sucesso no ocidente e oriente justifica tudo.

    4º Magi: The Kingdom of Magic, com 8,36 ( +0,02 )
    Não consigo gostar de Magi, mas por ser outro shounen animado e bem animado (raridade hoje em dia) acho que esses resultados são justificáveis, mas não vejo Magi se tornando um shounen a massa como OP, Bleach, etc.

    5º Little Busters! Refrain, com 8,28 ( -0,01 )
    Melhor anime do ano e de todos os tempos, logo digo <3

    6º Kill la Kill, com 8,06 ( -0,01 )
    Grata surpresa, pensei que iria odiar, mas estou gostando, e nem preciso falar do hype.

    7º Kakumei Valvrave Second Season, com 7,81 ( -0,03 )
    Não entendo como alguém pode dar tanto crédito pra Valvrave. Ah, esqueci, os 'nomes' por trás do anime.

    8º White Album 2, com 7,80 ( = )
    Grata surpresa da temporada.

    8º Outbreak Company, com 7,80 ( -0,02 )
    Tem ecchis melhores na temporada, hein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Vejo que gostas muito destes rankings, nobre Willian.


      Até mais!

      Excluir
  4. Acho que ta faltando na lista, Machine-Doll wa Kizutsukanai com 7,80 de nota ao que diz o MAL, Outbreak Company ta indo bem, um bom anime para acompanhar, merecido a nota bom post^^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Me foquei mais nos animes que havia listado anteriormente, mas no próximo colocarei Machine Doll.

      Grato pelas palavras.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!