Em pauta!

segunda-feira, outubro 14, 2013

Outubro'2013: quinze animes, a popularidade no MAL e considerações...

Imagem de Monogatari Series Second Season.

Nobre visitante, você deve se recordar do post especial sobre os animes que foram destacados no NETOIN! (clique aqui para visualizar o texto). Com um total de catorze obras listadas é mais do que possível fazer um ranqueamento das mesmas e, com isso, estabilizar um tipo de parâmetro sobre o quanto tais animes podem ser representativos ou não.

É mais do que justo notar, antes de mais nada, que a atual temporada está apresentando uma gama considerável de animes em sua diversidade de gênero e as mais incontáveis possibilidades de imersão às suas histórias. Indo desde os títulos mais badalados até chegar aos menos prestigiados, é possível traçar um elo saudável do quanto os mesmos estão tendo uma boa receptividade por parte do fandom.

A ferramenta usada para tentar medir tal ideia neste post foi o site MyAnimeList, o qual possibilita aos usuários dar notas aos animes ali listados (por mais que o método adotado pelo citado site não seja, enfaticamente, o mais apropriado). O que você verá na sequência é o resultado de uma pequena pesquisa, a qual o usou de tal site para a sua elaboração. Note que a mesma contará com quinze animes, uma vez que Monogatari Series Second Season (que iniciou em julho'2013) está também sendo acompanhado por minha pessoa e, dada esta razão, se fará inserido na classificação final.

As posições no ranking

Imagem de Kuroko no Basket 2.

Os catorze animes citados no NETOIN! (mais a obra onde desponta a Senjougahara Hitagi e companhia limitada) foram devidamente ranqueados, com base nas notas que os usuários do MyAnimeList deram para os mesmos. Na sequência você verá a classificação de tais obras (cujas médias foram atualizadas na data deste post), em ordem decrescente (da primeira à décima quinta colocada). Note que, ao lado, se fará presente entre parênteses o valor de perda ou ganho que os animes tiveram, com base na última data na qual as notas lançadas foram vistas (dia 9 de outubro último).

Segue-se abaixo a classificação de momento.

Kuroko no Basket 2, com 8,82 ( = )
Monogatari Series Second Season, com 8,57 ( +0,02 )
Magi: The Kingdom of Magic, com 8,34 ( +0,02 )
Little Busters! Refrain, com 8,29 ( -0,01 )
Kill la Kill, com 8,07 ( -0,07 )
White Album 2, com 7,80 ( +0,07 )
Kyoukai no Kanata, com 7,75 ( +0,01 )
Golden Time, com 7,69 ( = )
Yowamushi Pedal, com 7,62 ( -0,01 )
10º Nagi no Asukara, com 7,61 ( -0,02 )
11º Galilei Donna, com 7,46 ( -0,84 )
12º Coppelion, com 7,24 ( -0,09 )
13º Gingitsune, com 7,10 ( +0,01 )
14º Aoki Hagane no Arpeggio, com 7,00 ( = )
15º Meganebu!, com 5,99 ( -0,05 )

Entendendo os dados

Imagem de White Album 2.

O primeiro dado que você poderá notar é sobre Galilei Donna. O anime tinha como média de nota o valor 8,20 no MyAnimeList (isto antes de sua estreia). Após o primeiro episódio ter ido ao ar, o valor de sua média sofreu uma grande queda. Em nenhum momento isto vem à significar que o anime tenha se saído mal com seu primeiro episódio, mas deixa em clara evidência que para boa parte dos frequentadores do site em questão, esperava-se algo à mais de tal obra.

Por sua vez, White Album 2 foi o anime que registrou a maior ascensão do dia 9 de outubro para cá, ganhando sete décimos em sua média e consolidando-se em uma boa classificação final. A história de romance e drama parece ter despertado o interesse dos usuários do MyAnimeList que, após o segundo episódio do anime, resolveram aplicar uma maior nota para o mesmo.

Impressionante notar que Kuroko no Basket 2 não apenas manteve intacta a sua média, como também a sua liderança em tal listagem dificilmente será tomada. E nisto está a se falar de Monogatari Series Second Season, obra esta quem tem chamado a atenção desde a sua estreia e que, não por menos, se faz presente no ranking com uma média deveras satisfatória. A segunda temporada de Magi fecha o pódio com chave de ouro, relativamente distante do segundo colocado mas com o quarto posto muito próximo de si. No caso se trata de Little Busters! Refrain, que após dois episódios parece ter caído realmente no gosto do público. Considerado o anime mais hypado desta temporada, Kill la Kill experimentou uma queda em sua média após o segundo episódio, mas ainda assim forma o seleto grupo de animes cuja média está acima dos oito pontos.

A Kyoto Animation e seu Kyoukai no Kanata teve um ligeiro acréscimo na média final, mas aparentemente a tendência de nota para este anime é outra, ao menos no que depender dos usuários do MyAnimeList. Entretanto, Coppelion (um dos animes mais instigantes da temporada para a minha pessoa) perdeu um considerável valor em sua média de momento, possivelmente uma repercussão clara de seu segundo episódio (que foi densamente criticado por boa parte do fandom).

Talvez não devesse surpreender a baixa média de Gingitsune, dentre os quinze animes acima listados. Muito embora a obra esteja sendo de imenso agrado para a minha pessoa, é notório salientar que tal título não faz o escopo de boa parte dos usuários do MyAnimeList. Contudo, Meganebu! segura a lanterna dentre os animes citados com certa irreverência. Não se faz aqui criar uma tendência par o que deverá ocorrer com a média do anime daqui para frente, mas o prognóstico continua sendo não muito favorável para o mesmo.

Animes não listados anteriormente

Imagem de Kyousogiga.

Muito embora quinze animes tenham sido citados nesta pesquisa, a mesma não faz todo o esboço da temporada em si, de acordo com o site que serviu de inspiração para a mesma. Desta forma, outros vinte e dois animes também se farão aparecer nas próximas linhas, o que poderá trazer algumas surpresas positivas e negativas (dependendo unicamente do ponto de vista).

À exceção de Pupa (que ainda não estreou e que também não possui nenhuma nota atribuída até o momento), os outros vinte e um animes apresentaram um curioso fato, pois apenas Hajime no Ippo Rising (a terceira temporada da série) conta com uma média acima de oito (sendo a mesma 8,55). Tal média já seria o bastante para tirar a segunda temporada de Magi do terceiro posto e, consequentemente, começar a incomodar seriamente a Monogatari Series Second Season. A obra que mais se aproxima da saga dos boxeadores (dentre os animes não listados anteriormente) é Kakumei Valvrave Second Season, com uma média no valor atual de 7,84 (valor este que colocaria a obra acima de todos os animes listados à partir de White Album 2, no ranking primário).

Kyousogiga (7,75), Strike the Blood (7,71), Log Horizon (7,66), Tokyo Ravens (7,62), Ore no Nounai (7,60), Infinite Stratos 2 (7,52), Daiya no A (7,50), Non Non Biyori e Gundam Build Fighters (7,39 para cada), Yozakura Quartet Hana no Uta (7,37), Samurai Flamenco (7,30) e BlazzBlue Alter Memory (7,12) formam o chamado grupo intermediário (com média sete e suas variantes decimais). Convém destacar aqui a presença de animes que muitos no fandom mundial apostavam maciçamente como possíveis destaques da temporada, da mesma forma que despontam neste grupo nomes não tão esperados.

Teekyu 3 (6,91), Super Seiyun Brothers (6,78), Walkure Romanze (6,64), Miss Monochrome (6,41), Diabolik Lovers (6,34), Sekai de Ichiban Tsuyoku Naritai (6,00) e Tesagure! Bukatsu-nono (5,72) formam a outra vertente do enquadramento geral, sendo esta a dos animes com notas mais baixas. A expressividade destas obras pode (ou não) contrastar com as suas médias obtidas, dependendo unicamente do apreço que cada usuário do MyAnimeList venha à ter pelas mesmas.

Levando-se em consideração as duas classificações, o top'10 geral seria formado pelos seguintes animes, na ordem do primeiro para o décimo colocado: Kuroko no Basket 2, Monogatari Series Second Season, Hajime no Ippo Rising, Magi: The Kingdom of Magic, Little Busters! Refrain, Kill la Kill, Kakumei Valvrave Second Season, White Album 2, Kyousogiga e Kyoukai no Kanata. As obras Strike the Blood e Golden Time seriam, na sequência, as mais próximas de almejarem uma posição entre as dez melhores ranqueadas. Os animes Meganebu! e Tesagure! Bukatsu-nono estariam com as últimas posições.

Objetivamente

Imagem de Little Busters! Refrain.

O intuito deste post esteve apenas inerente ao fator pesquisa. Logo, é incorreto fazer algum tipo de ligação sobre quais animes são bons ou não para serem assistidos, levando-se em consideração apenas as médias que os mesmos obtiveram no site MyAnimeList. Não se pode esquecer que cada pessoa possui um gosto pessoal (muitas vezes apurado) e que certas obras serão vistas levando-se em consideração apenas tal característica.

Entretanto torna-se inegável afirmar que tais valores aqui presentes demonstram para quem, à princípio, as pessoas estão mais de olho. Se você for uma pessoa de levar muito em conta as notas e/ou médias, é provável que as listagens aqui presentes possam fazer uma diferença ainda maior para si.

Fica aberto o convite para a sua opinião. Demonstre, na área de comentários, o que pensa à respeito. Se achas injusto seu anime favorito estar com média baixo, se está satisfeito com o valor que sua obra mais prestigiada tem, entre outras coisas. Dependendo de como este post venha à ser recebido, futuras edições do mesmo poderão ser encaminhadas de pronto.

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

14 comentários:

  1. Muito bom esse seu trabalho de pesquisa com informações da temporada, costumo fazer um pouco mais para frente quando os animes já tem um terço da temporada rolando. Mas ai já da para notar o que animes que tinham uma grande esperança do publico e não os satisfez como aqueles que de uma forma positiva se destacaram.

    Mas como você mesmo cita, e também acho que não pode ser considerado como uma verdade a classificação do MyAnimeList, mas invariavelmente da para se ter uma idéia de o que esta sendo assistido pelo publico de uma forma geral e o que estão achando.

    Como vemos as quedas de Coppelion e de Kill la Kill como as maiores, e eu sinceramente concordo com a do primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu sou uma das poucas pessoas que não concorda com a redução na média de Coppelion, até porque o anime ainda está muito do meu agrado...

      Mas sim, é interessante que aguardemos as próximas semanas para ver como se sairá não apenas esta, mas sim todas as demais obras.



      Até mais!

      Excluir
  2. Nota para a maior ascensão dentre todos, por White Album 2. Meio que mostra como o anime pegou muitos de surpresa. E a maior queda entre os citados como grupo de destaque, por parte de Coppelion. Creio que não apenas a história em si, mas a escolha do conceito artístico também deve ter um peso ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, concordo plenamente com você. Inclusive conversando por post com o Carlírio tivemos essa mesma impressão. Como apreciador dessa obra e da anterior, espero que ainda fique melhor conforme passar dos episódios. Participa lá np post também.. http://animecodex.com.br/noticias/estreias/white-album-2-impressoes/

      Excluir
    2. Saudações


      Amiga Roberta, eu particularmente nada vi de errado no visual de Coppelion, entretanto o segundo episódio acabou desagradando a muitas pessoas então, neste sentido, é até natural ponderar sobre a queda da média do anime.

      E sim, White Album 2 está realmente ótimo.


      Até mais!

      Excluir
  3. Coppelion foi uma verdadeira decepção, primeiro episódio acima da média em todos os quesitos, animação, personagens, dramatização, tudo, e o segundo veio com um balde de água fria pra quem esperava uma história sólida, mas tudo não passou de um enredo bem abstrato e forçado com um ritmo pífio, o diretor deve ter gasto todo seu esforço no primeiro episódio.

    E não entendo a queda de Little Busters!, sendo que essa segunda temporada começou da melhor maneira possível, Refrain é o clímax do game, e digo mais, bem melhor que CLANNAD ~After Story~ em quesito drama e romance, quem acompanha vai se surpreender.

    Magi é uma obra que não consigo entender sua fama, mas é shounen, então não tenho porque contestar tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das suas, minhas palavras. Coppelion realmente veio com qualidade surpreendente no primeiro episódio. Porém na análise que fiz aqui >> http://animecodex.com.br/noticias/estreias/coppelion-impressoes/ meio que esperava essa 'baixa'. Se tivesse que escrever me baseando no segundo episódio, a opinião seria um pouco ruim. Espero que melhore.

      Excluir
    2. Saudações


      Devo discordar de ti dos dois pontos, nobre Willian.

      Quanto à Coppelion: eu realmente gostei do segundo episódio, tendo apenas me desagradado o início do mesmo (com aquele anti-clímax absurdo e muito superficial). Certamente o anime terá ainda muito o que mostrar em sua sequência.

      No que tange a Little Busters! Refrain é aquela máxima, onde cada um tem o seu gosto. Para boa parte dos usuários do MyAnimeList, o anime perdeu pontos após o segundo episódio. Para mim, não.
      Entretanto, não vejo este anime superando Clannad. Aliás, em meu conceito pessoal, ele teria que superar Kanon 2006 e ef~a tale of memories (que são "os" animes de drama para mim). Adoro Little Busters!, mas não me arrisco a classificá-lo desta forma...


      Até mais!

      Excluir
  4. Shinobu e Senjougahara levando monogatari a uma ótimo posição, breve assume a liderança! E ainda acredito que White Album subirá mais. Como já disse, foi uma obra que surpreendeu muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Creio que estejas equivocado um pouco, nobre Mashiro...

      Monogatari dificilmente ultrapassará Kuroko no Basket 2, sito porque o primeiro já está em exibição desde julho e, o segundo, começou agora e já apresenta uma nota bem maior.

      É bem verdade que, em algum momento, Kuroko no Basket 2 poderá experimentar um declínio na afirmação de seus episódios. Mas ainda assim, ser ultrapassado por Monogatari (que possui um público base bem mais restrito que o de Kuroko no Basket 2) é pouco provável...


      Até mais!

      Excluir
  5. É bom ver kuroku em primeiro, mais acho que ele ainda deve melhorar, principalmente no final dessa temporada que deve fechar os últimos episódios com o jogo seirin vs touou um dos mais empolgantes até agora no mangá e que é muito esperado no anime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Kuroko no Basket 2 é um anime que está fazendo total jus à fama que ostenta, nobre.
      Isto é uma grande certeza.


      Até mais!

      Excluir
  6. Muito bom o post, gostei do seu estilo pois, você dar os dados técnicos e analisa na visão do público e logo depois opina. Acredito que Yowamushi Pedal irá subir mais já que parece que terá muitos capítulos e não precisa agilizar tanto a história. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Grato pelas palavras, Paulo.
      Esteja sempre à vontade por aqui.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!