Em pauta!

sábado, dezembro 14, 2013

[N! 7 Anos] Amizades e momentos únicos graças ao...

A chamada para a data que se aproxima.

Ao longo de quase sete anos blogando sobre diversos temas (entre os quais destaca-se a cultura japonesa) minha pessoa vivenciou momentos únicos. Acontecimentos que foram marcantes, tanto no escopo da internet em si quanto na vida real que, por sua vez, teve tais ações intimamente ligadas com tudo que ocorria na rede mundial de computadores.

Se em dezembro de 2006 não se cogitava conhecer pessoalmente ninguém que se tivesse contato pela internet, atualmente tal visão é bem mais diferenciada. É possível aqui estabelecer, de forma gentil e caridosa, um elo extremamente básico mas real. Interessante aqui frisar que, por intermédio de um hobbie ou por um gosto em comum, minha pessoa pôde conhecer tantas pessoas realmente valorosas.

Um adendo importante tem de ser aqui feito. Quando se fala em conhecer pessoas, estabelece-se o conceito de vida real. E tudo isto atrelado a um elo bem estabelecido, sendo o mesmo envolto pela blogosfera brasileira de cultura japonesa. Talvez isto lhe pareça estranho, surreal ou até um pouco desnecessário de ser aqui argumentado, mas o foco deste post estará nesta temática.

Imagem do Festival do Japão'2012, em São Paulo/SP.
- Foto: Carlírio Neto - 

Não haviam pretensões no distante ano de 2006, em seu mês de dezembro. Na verdade existia apenas uma, e a mesma estava na fuga da rotina estabelecida pelo trabalho. Adotar um local na internet onde fosse possível deixar registrada opiniões pessoais e pontos de vista sobre os mais diferentes temas. Não se trata aqui de algo tão desmembrado da realidade, tanto isto é verdade que uma rápida busca aos primeiros posts do NETOIN! poderão revelar, para você, do que se tratava esta casa em seu início de jornada.

Quando foi estabelecida a primeira parceria com o saudoso Subete Animes, em 2007, começaram a surgir novas ideias em mente. Sequencialmente à isto, o também já findado The Key of the Broken Hearts acabou aparecendo como um novo co-ligado e, graças à estes dois blogs em especial, minha pessoa começou à se aventurar nesta área e também à buscar mais e mais pessoas que apreciassem a temática da animação e cultura japonesa, que passou a ser o tem exclusivo deste site em março de 2008.

Na medida que se foi conhecendo novos sites e blogs da área, foi aumentando a interação nas redes sociais (citação especial para o Orkut na época) e também o dito conhecimento foi ficando cada vez mais diversificado. Independente da circunstância, do momento ou da ação, pode ser afirmado com alegria que destes sete anos de blogagem, os últimos cinco foram imensamente mais representativos. Isto se deve ao fato de, no citado período, não apenas os contatos terem aumentado consideravelmente como também a parte mais humana de tal temática acabou sendo bem representativa (e atual).

Fragmento do evento Japan: Kingdom of Characters, em Curitiba/PR (julho'2013).
- Foto: Carlírio Neto - 

Incrível notar o poder de um post, um texto bem escrito ou uma ideia passada com aquele prazer e responsabilidade. Em algumas situações, minha pessoa se tornou um grande amigo de outras pelo fato deste humilde site, o NETOIN!, ter apresentado algo que tais pessoas estavam justamente atrás. Dois ótimos exemplos disto se fazem valer na busca pelos posts aqui presentes sobre o anime Clannad (que fez a expressiva dona deste site parceiro entrar em contato) e também nos antigos textos sobre os torneios ISML'2011 e ISML'2012 (que acabou levando o rapaz a fazer o seu próprio blog sobre tais eventos). São exemplos disto,  que deixam minha pessoa imensamente não apenas contente como também ciente das responsabilidades existentes em manter um blog ou site atualmente.

Isto para não mencionar os ilustres visitantes que adotaram esta casa para visitar, comentar e trocar ideias sobre as temáticas aqui lançadas. Sim, você certamente está na lista, a qual este humilde blogueiro só pode agradecer com muita alegria e satisfação. Alguns destes visitantes, inclusive, acabaram se tornando grandes amigos de minha pessoa, cujo contato estabelecido é tão presente e humano que, com a maior seguridade do mundo, muitos duvidariam que tudo isso foi conquistado em virtude de um mesmo gosto em comum. É bem verdade que alguns já são conhecidos pessoalmente, mas há também quem esteja na lista de minha pessoa para, um dia, poder conhecer de forma pessoal e trocar ideias e muita conversa.

Nestes sete anos que estão para se completar em uma semana, minha pessoa viu muitos bons blogs e sites nascerem e fecharem. As razões são tantas que ficaria muito difícil aqui citá-las. O correto à mensurar, mediante tal fato, é que chegará um momento no qual o NETOIN! também dará o seu adeus. Isto é uma clara certeza. Obviamente tal fato não ocorrerá agora, e nem está previsto para tão breve. Entretanto, esta é uma possibilidade condicionada à chave do momento em específico. Muitos fatores poderão determinar por quanto tempo à mais este humilde site ainda se fará presente na grande rede mundial de computadores.

A palavra "caminhada" foi trabalhada massivamente nas comemorações do sexto aniversário do site, em 2012.

Mas se o site não durará para sempre, o mais correto para aqui afirmar está na ideia de aproveitar o momento pelo tempo que o mesmo durar. As amizades construídas se seguirão para todo o sempre, independente do NETOIN! fechar ou não. Entretanto, é bem importante aqui conceituar todo o processo no que tange à blogosfera em si, pois a experiência adquirida e o lado humano exaltado são verdadeiras conquistas para a minha pessoa. Algo similar à uma vitória que merece ser comemorada, ou simplesmente o pensamento de alguém que aprecia muito a política de prestigiar os mínimos prazeres que a vida pode oferecer.

Se em 2008 minha pessoa pôde conhecer um blogueiro da área ao vivo, mais para frente a situação ganharia novos ares e expansão. O ponto alto acabou sendo em setembro de 2011, quando foi realizado o primeiro grande encontro de blogueiros, que acabou juntando em São Paulo/SP pessoas das mais diversas partes do País, incluindo os Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Amazonas. Contudo, meses antes de tal evento minha pessoa já havia ido à capital paulista e conhecido, na época, dois nobres blogueiros da área.

Ir aos mais diferentes eventos, à partir de então, tornou-se uma ação tão válida no escopo da cobertura dos mesmos quanto também na oportunidade de conhecer mais pessoas. Cidades como Joinville/SC, Ponta Grossa/PR, São Paulo/SP e Curitiba/PR proporcionaram muitos momentos neste sentido. Em setembro de 2012 foi a vez da capital gaúcha proporcionar à minha pessoa mais momentos únicos neste sentido, com um toque sulista todo especial em sua concepção. A verdade é que, neste caso, não havia a programação de um encontro de blogueiros propriamente dito (pois se tratava de uma viagem de férias), mas as ocorrências acabaram levando o evento à poder ser assim também tratado (muito embora o real foco fosse maior do que este).

Imagem oficial da campanha do sexto aniversário do site, em dezembro de 2012.

Não há um cronograma pronto estabelecido. A existência de uma agenda metódica e simplista, para estabelecer quando e aonde estar, é também nula. Tudo isto é resultado unicamente do fluxo natural dos acontecimentos. O chamado processo de conhecimento e interação. E tudo proporcionado por este hobbie, passatempo e, porque não mensurar, prazer que é falar de e compartilhar conhecimentos sobre a cultura japonesa.

Minha pessoa está realmente vivenciando um momento de grande paz interior, sendo isto fruto direto de semanas à fio, nas quais pensar um pouco em si próprio tem feito uma grande diferença. E com a aproximação da data oficial do sétimo aniversário deste site, nada soa mais justo do que aqui deixar a justa homenagem para todos que inspiram este humilde blogueiro à continuar na ativa. Neste escopo entra todos os blogs e sites parceiros, cada visitante que aqui acessa e todo um anseio e vontade de continuar com esta ação, pelo tempo que for assim permitido.

Por tudo isto, minha pessoa diz muito obrigado à você. E lhe convida, humildemente, à continuar acompanhando o NETOIN! e relatando tudo que gostaria de ver por aqui, além de opinar sobre as temáticas aqui lançadas, sempre que assim achar necessário. Sete anos é muito tempo para deixar relatado em apenas uma ou duas linhas. Por isso, em 22 de dezembro próximo, o tradicional post de aniversário aparecerá com toda a vontade e, deveras, um pouco diferenciado do costume tradicional da casa. E que continuem as festividades!

NETOIN! - "Um jeito diferente de apreciar a cultura japonesa"

Até a próxima, visitante!

Veja os eventos nos quais este humilde blogueiro esteve presente, ao clicar aqui

Reveja as reviews de animes presentes no site, clicando aqui

Relembre o post especial de sexto aniversário do NETOIN!, ao clicar aqui

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

8 comentários:

  1. Tenho outro hobby além de acompanhar animes e por meio deste tive a oportunidade de conhecer várias das pessoas que interagia on-line e temos amizade até hoje(mais de 5 anos) e é prazeroso como você diz.

    Não conheço ainda blogueiros da cena otaku, mas esta nos planos começar a participar de eventos como os citados por ti, assim que minha agenda permitir.

    Mais uma vez quero agradecer pela citação a meu blog e realmente tudo teve inicio pela influencia de seus ótimos textos sobre o torneio saimoe ISML. E você cita também que um dia o blog chegará a seu fim, mas eu espero sinceramente que tenha pelo menos mais 7 anos para desfrutar de sua capacidade de escrita.

    Não opino em todas as postagens, mas pode ter certeza que as leio e não perco uma se quer pela qualidade dos textos, mesmo que em algumas minha opinião seja contraria. Mas isso que é interessante em blogs que é ver a opinião de seu autor.

    Espero ver no Netoin citações sobre o torneio que estou criando no meu blog, mas isso fica para outra ocasião e entrarei em contato num futuro próximo contigo.

    Para finalizar parabenizo mais uma vez esta casa(Netoin!) e espero que você tenha forças Carlírio para manter o blog com suas perfeitas publicações por muito tempo ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu realmente agradeço muito por suas palavras, nobre rapaz.

      Sim, talvez seja prematuro de minha parte escrever algo assim (sobre o fim futuro do site), mas é sempre bom que as coisas andem em um bom ritmo. Eventualmente tal fato ocorrerá, mas de momento quero aproveitar a oportunidade e "extrair" tudo aquilo que o NETOIN! ainda tem para me oferecer...

      Sim, conversaremos mais adiante sobre o seu projeto de Torneio Saimoe.

      Novamente, muito obrigado.^^


      Até mais!

      Excluir
  2. Bom dia!

    Momentos como os relatados provocam esse sentimento de reflexão, principalmente quando se está relembrando um certo período.

    Tenho certeza que esses anos lhe renderam grandes amizades mesmo. A distância pode nos afastar um pouco, mas, não impede o contato (graças ao avanço tecnologia).

    Foram muitos anos de boas e tristes experiências. Contudo, todo momento é válido na construção do nosso caráter. Acredito que cada momento dos que se lembrou enquanto escrevia e os que relatou, foram de extrema importância. Contribuindo nessa grandiosa e admirável pessoa que é.

    O aniversário se aproxima. Tanto você quantos nós leitores nos divertiremos, não esquecendo do sorteio.
    Estou ansiosa em saber o aniversário será comemorado.

    Até mais e tenha uma ótima semana o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Não tenho coragem de lhe tirar a razão em suas palavras, Melima...
      Realmente, a cada palavra que eu aqui lançava me sentia mais à vontade. As recordações de tudo que aqui relatei estão muito vivas em minha mente...
      E, com a maior humildade do mundo, me sinto muito feliz por tudo isso...^^

      Sim, o sétimo aniversário se aproxima.
      E que venha o sorteio na terça-feira!^^

      Imensamente agradecido por suas palavras, nobre Melima.^^


      Até mais!

      Excluir
    2. Hello!

      Fico feliz em saber disso. São lembranças assim que guardamos conosco para sempre com muito carinho.

      Uma ótima data e de muita comemoração \o/
      Parabéns pelo aniversário! Observe quantas recompensas essa humilde moradia trouxe para você. Eu sou muito grata por isso.
      Meus parabéns adiantados, pois, os merece.

      Até mais o/

      Excluir
    3. Saudações


      Guardar para sempre tais momentos é algo que quero fazer...

      E a data realmente se aproxima cada vez mais...^^


      Até mais!

      Excluir
  3. Não leio o blog há tanto tempo (e comento há menos ainda) mais aprecio seu trabalho e espero que continue por um longo tempo, Carlírio!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu agradeço imensamente por suas palavras, nobre.
      Sinta-se sempre à vontade por aqui.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!