Em pauta!

sexta-feira, dezembro 06, 2013

[N! 7 Anos] Os destaques musicais de 2013!

Uma imagem de Silver Spoon.

O ano de 2013 está perto do seu encerramento. Muita coisa aconteceu ao longo deste ciclo e, em breve, vários blogs e sites de temática similar a do NETOIN! estarão listando suas preferências e afins. É uma ação das mais naturais neste meio e, logicamente, esta humilde casa na internet não ficará de fora disto. Tanto a afirmativa procede que, neste momento, você tem o passe especial para acompanhar um top com as músicas que mais marcaram o site, ao longo deste ano.

No total, seis temas de animes estarão disponíveis para você, nobre visitante. Atente-se para algumas informações que se seguirão após o nome da música e de qual obra a mesma faz referência, pois uma opinião bem pessoal estará presente no corpo do texto. Trata-se de um tipo de justificativa para tal música estar presente em tal lista.

Desde agora, minha pessoa espera que você goste desta seleção. Não deixe de opinar com assertividade ao final do texto. Tenha um bom divertimento.


5º lugar - Abertura de Uchouten Kazoku
Música: "Uchouten Jinsei" - Link: YouTube

Uchouten Kazoku foi um anime que entrou de forma "sorrateira" no gosto de minha pessoa. Com uma temática que poderá parecer confusa para algumas pessoas, a obra trás à tona temas bem pertinentes a nossa sociedade atual, representados na animação por classes/raças de seres vivos. Neste meio, discordâncias e confusões são os carros abre-alas do anime em si.

A música de abertura ajuda à retratar isso. Seu ritmo, que mistura o cadenciado com um repertório que muda para algo mais movimentado. É uma canção muito interessante de se ouvir e o apego à tal acaba sendo notório. De antemão, fique à par de que a chance deste anime aparecer no já tradicional post de melhores do NETOIN! é muito alta.


5º lugar - Trilha da OST de Robotics;Notes
Música: "Catastrophe" - Link: YouTube

Dividindo a quinta colocação com a música anterior aparece esta, de Robotics;Notes. Muito embora o anime tenha sido disperso na opinião geral e um tanto quanto aquém da expectativa de grande parte das pessoas, a sua OST acaba despontando com irrefutável qualidade. Músicas instrumentais e temas mais sucintos à ambientação do anime se fazem presentes no repertório.

Como um verdadeiro adendo para tal fato, acaba aparecendo a música "Catastrophe", que é considerada uma insert song da obra. Trata-se de uma acústica na qual predomina o dito instrumental com um coral tendo uma pronta  ação em trechos da acústica, no qual as falas aparentam ser de uma linguagem mais arcaica. É uma música realmente merecedora de aqui estar presente.


4º lugar -  Abertura de Silver Spoon
Música: "Kiss You" - Link: YouTube

Um anime que se passa em uma fazenda (ou melhor, em uma universidade especialista em formar pessoas para tal meio comercial e afins) poderia não chamar a atenção inicialmente. Mas foi só bater o olho no primeiro episódio para se ter uma ideia de que, ali, estava uma obra que poderia ser muito satisfatória em seu conjunto. E a primeira temporada de Silver Spoon teve tal valor e representatividade.

A música "Kiss You" é muito reconfortante, alegre e que transmite uma imensurável paz. Sua cantora, Miwa, soube agir com extrema perfeição na acústica e melodia da mesma. É quase impossível para a minha pessoa não esboçar um sorriso inocente na face ao escutar tal música. Sua presença nesta listagem de final de ano já estava como obrigatória desde então.


3º lugar - Trilha da OST de Shingeki no Kyojin
Música: "Vogel im Käfig" - Link: YouTube

Shingeki no Kyojin apresentou uma história na qual, infelizmente, um final feliz está longe de seus ideais. O ideal deste anime está em mostrar uma verdadeira luta pela sobrevivência, na qual a raça humana tem de encarar face a face o seu maior temor, representado pelos gigantes. Questões paralelas como o poder impregnado por uma minoria, corrupção social e política, guerra e desavenças humanas fazem parte do plantel desta obra como um todo.

E a música citada tem todos os méritos possíveis para aqui se fazer presente. Além de possuir trechos de ópera e uma sinfonia das mais dignas, tal melodia é cantada por uma voz muito chamativa. A entonação da música vai da calmaria à destruição ao longo de seus quase seis minutos e meio de duração. Para a minha pessoa, "Vogel im Käfig" carrega uma simbólica chamada para a reflexão.


2º lugar - Segunda abertura de To Aru Kagaku no Railgun S
Música: "Eternal Reality" - Link: YouTube

Misaka Mikoto e companhia limitada arrasaram em 2013, e não há nenhum exagero nesta afirmativa. A segunda temporada que colocou a Railgun como principal personagem foi de extrema qualidade do início ao fim, contando inclusive com um arco filler deveras valoroso e intenso em seu enredo. Como característica central da séries To Aru (Index e Railgun), o anime em questão também apresentou uma OST das mais dignas.

E a segunda abertura, cantada por fripSide, é contagiante. Trata-se de uma melodia frenética e intensa. É basicamente muito difícil não se entusiasmar ao escutar tal música, com todas as honras e méritos que a mesma carrega para si. E quando se fala em fripSide se fala em qualidade inquestionável.


1º lugar - Encerramento de Nagi no Asukara
Música: "Aquaterrium" - Link: YouTube

Um anime que iniciou cercado de olhares tortos por boa parte do fandom e que, até o presente momento, tem demonstrado possuir muita qualidade em sua história e um visual simplesmente encantador. Nagi no Asukara mostra-se merecedor destas palavras na totalidade, com todos os requintes de merecimento possíveis.

E o tema de encerramento, "Aquaterrium", é uma música das mais belas que minha pessoa tem escutado desde 2006. A paz e a calma transmitidas por sua melodia e vocal realmente trazem uma paz memorável. Trata-se de uma música que merece ser apreciada em qualquer instante, pois a a sua qualidade é bem elevada.

Em breve, mais destaques de 2013 aparecerão aqui no NETOIN!.

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

17 comentários:

  1. Sei que isso é sua opinião pessoal, mas não sei se por não ter gostado tanto assim dos animes as 3 primeiras citações(os dois 5º e o 4ºlugar) não achei tão boas assim. E Acho que Nagi no Asukara é boa sim, mas a de Shingeki seria minha Top 1 por toda essa diferenciação em relação as outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Tens razão, nobre. É uma impressão bem pessoal a deste post, no qual juntei as músicas que mais me agradaram no ano de 2013.

      O ideal seria eu ter feito um top'10, pois muita música boa acabou ficando de fora também...


      Até mais!

      Excluir
  2. Bem, como música é um assunto que muito me interessa, vou tentar montar um top 5 com o que mais me empolgou neste ano também. Lembrando que era uma lista puramente pessoal e levando-se em conta que não cheguei a ver/ouvir várias das openings/endings deste ano:

    1 - Opening de Watamote (self-titled, se não me engano)
    Nunca para mim uma opening combinou tão bem com a história. É claro que a música foi feita exclusivamente pro anime, mas não me refiro exclusivamente a letra, e sim à música como um todo.

    2 - Ending de Aku no Hana: Hana -a last flower-
    Sei que muitos sequer devem considerar isso uma música, mas achei bem apropriado para a atmosfera do anime. Depois do "estranhamento" inicial, ouvi essa música muitas e muitas vezes.

    3 - Ending de KamiNai: Owaranai Melody wo Utaidashimashita
    Embora o anime tenha sido decepcionante, essa música era linda. Eu ficava ancioso pelo final dos episódios só para poder escutá-la

    4 - Ending de Gin No Saji: Hello Specially
    Essa e a Kiss you foram excelentes escolhas para o anime. Não consigo escolher entre uma das duas, então como Kiss you já estava na sua lista, peguei a ending

    5 - Opening de Samurai Flamenco: Just One Life
    Uma das grandes surpresas em questão de música desta temporada. Gostei bastante da música e da banda.

    Bem, é isso. Eu poderia citar várias outras músicas que também repetiram incansavelmente na minha playlist, mas vou me conter apenas às 5 acima!

    Até mais, Carlírio ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, a sua lista ficou muito interessante, nobre.
      Tem algumas músicas chamativas nela.


      Até mais!


      Excluir
  3. Hello!

    Post sobre músicas são extremamente interessantes e me atraem muito. Assim como os tops, listando as melhores openings e endings do ano. O seu ficou bom, apesar de que não pude compreender seus sentimentos por "Eternal Reality", pois, não acompanho a série Railgun. Quanto as demais:

    Uchouten Kazoku com sua família excêntrica foi um grande marco desse ano, IMO. Um anime tranquilo que proporcionou divertidos momentos e a apresentou de uma forma muito bonita o forte vínculo familiar. Não esquecendo de algumas amizades bem consistentes.
    Eu gosto muito da abertura. Como abordou bem, ela nos apresenta um pouco da temática da série e sua pequena lição de ser viver uma vida em sua totalidade, independente dos medos e de sua personalidade.

    Contudo, tenho uma preferência pelo encerramento. Esse me cativou muito pela sua arte e melodia. Outro que também sofre desse mesmo efeito é o encerramento de Silver Spoon. Ele em conjunto com a abertura, representam bem o tema do anime e um pouco do bucolismo presente intrinsecamente na série.

    "Catastrophe" segue de acordo com o que seu título se propõem a apresentar. Uma sonoridade um épica com sons ao fundo que causam a sensação da quebra de alguma estrutura.

    A OST de SnK é bem agradável de se ouvir, com uma canção escolhida que faz muito jus a ela com sua sonoridade mais melancólica e sua abordagem de sentimentos conflituosos e de interesses de muitas personagens da série. Sendo que "Vogel im Käfig" marcou presença em momentos marcantes do decorrer da história.

    Sobre "Aquaterrium", considero-me suspeita de comentar. Simplesmente adoro essa música como um todo, ainda considero a voz da Yanagi Nagi belíssima. Você a caraterizou muito bem. Uma das melhores músicas desse ano na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Railgun é uma série muito divertida e de boa acolhida, nobre Melima. As suas OSTs são bem conhecidas pela qualidade e, pessoalmente, esta música em especial me emotiva bastante.^^

      Quanto à "Aquaterrium", só posso aqui mensurar o quanto concordo contigo. A música "Vogel im Käfig" é belíssima, muito agradável mesmo (embora triste em sua concepção). E "Catastrophe" dá a ideia de algumas partes de Robotics;Notes, bem interessantes por sinal.


      Até mais!

      Excluir
    2. Hello!
      Sinto um tom de recomendação a respeito de Railgun. Isso é bom ^^

      Sim, concordo contigo. "Vogel im Käfig" combina muito bem com os momentos tristes presentes no decorrer da história.

      Até mais o/

      Excluir
    3. Saudações


      Pode ter certeza de que é uma recomendação bem plausível e justa, nobre Melima.^^

      E a OST de Shingeki no Kyojin é recheada de músicas assim...
      Identificá-las com a ambientação da obra é algo digno.


      Até mais!

      Excluir
    4. Está anotado ;)

      Muito, sendo esse um fator de influencia e preferência por alguma música, ao relaciona-la com momento mais marcante que ressoou.

      Até mais o/

      Excluir
    5. Saudações


      As batidas musicais de Railgun dão um complemento todo especial para o anime.

      com isso, toda a narrativa e empolgação sobre a mesma se tornam ainda mais impactantes, Melima. ^^

      Espero que você goste da obra, bastante. ^^


      Até mais!

      Excluir
    6. Isso é muito interessante e de extrema importância para obra. Uma boa OST pode muito bem melhorar qualquer situação, por melhor que ela já esteja.

      Assistirei a obra e depois conto o que achei. Obrigada ^^

      Até mais o/

      Excluir
    7. Saudações


      Railgun tem uma OST vibrante.
      Realmente gostará, nobre.^^


      Até mais!

      Excluir
  4. Achei que a segunda ED de Railgun (Stand Still) me agradou mais que a segunda OP, mas ainda assim essa música é muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Tranquilo, nobre. O certo está em ver o quanto as músicas de Railgun são representativas.


      Até mais!

      Excluir
  5. Dos animes citados assisti e tento terminar Shingeki no Kyojin e devo concordar que sua trilha sonora é belíssima e muito bem construída, ainda mais para a temática do anime, que não é muito positiva... n_n'''

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Acredito que a OST de Shingeki no Kyojin seja das melhores que apareceram nos últimos anos, nobre. Como você disse, ela combina totalmente com a obra.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!