Em pauta!

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Jogando fichas em Nagi no Asukara...

Um belo cenário...

A vida como ela foi projetada aparece em Nagi no Asukara...

Mais dois episódio se fizeram passar. E com eles uma nítida impressão foi deixada no ar, sendo esta a de que o anime Nagi no Asukara está na busca frenética por algo à mais em seu enredo. O interessante de notar nisto é que, após os eventos que se sucederam na mudança de cour, a obra continua mostrando que tais acontecimentos fizeram a mesma não apenas ter um salto no gosto popular, como o anime em si aprofundou-se no gênero drama e deixou o slice-of-life, pragmático e onipotente até o décimo primeiro episódio,. um pouco de lado no momento.

Interessante aqui frisar as descobertas inerentes aos episódios dezessete e dezoito do anime. Em nenhum momento se fez deixar de lado as circunstâncias que fizeram a obra chegar até o ponto onde se encontra atualmente. Não há necessidade de nenhum desafio aqui ser lançado, pois o comprometimento que exala do enredo deste anime tem sido forte o bastante para suplantar muitos obstáculos.

Na semana passada foi o aparecimento do jovem Kaname que ganhou importância. Ele estava andando pela superfície, perguntando inocentemente sobre o dia e horário locais para alguns dos residentes. Seu encontro com a Miuna e com o Hikari foram bem modestos, perto do que se podia pressupor que viesse à ocorrer. Mas o maior impacto se deu com seu reencontro ante a Chisaki, o alvo de seu amor desde cinco anos atrás (quando houve a confissão). Chamou a atenção por ter sido brando, ao menos visualmente, as trocas de olhares entre ambos os personagens.

Isto seria medo, Miuna?

A parte de maior cobiça de relacionamento humano se deu por intermédio da grande amiga da Miuna. Aqui faz-se uma chamada colossal para a Saya e seu temperamento pré-adulto. É possível que ela não aguentasse ver o retorno do Hikari sem desejar que o Kaname tivesse aparecido antes dela. Aliás, isto é algo muito notório. Mas a forma como tudo acabou ocorrendo deixou no ar uma vaga impressão de que, se existia algum foco entre a Saya e o garoto de Soshishio ser tratado agora, o mesmo deverá se perder para outros dois focos de grande importância.

Hikari e Kaname acabaram se acostumando rapidamente à nova vida após o estado em que eles estavam por cinco anos. A hibernação não lhes deu mudanças corporais ou algo assim, mas acabou fazendo com que certas responsabilidades fossem assumidas. E neste âmbito entrou a figura da Miuna, que aparentemente é diferente de outras crianças mestiças (provenientes da união entre os humanos de terra firma e os residentes das profundezas do mar). Parece que ela herdou uma característica formidável, uma habilidade que também lhe deu responsabilidades, mas que deverá deixar para ela algumas tristezas no decorrer do anime.

E graças a tal habilidade antes não esperada, a Miuna poderá ajudar o professor e o Tsumugu em seus estudos sobre Soshishio. Por mais que a intenção da garota esteja em ficar o máximo de tempo possível ao lado do Hikari, poder visitar a vila que se esconde no mar é um sonho dos mais antigos para ela. E o mais atual episódio, sendo este o de número dezoito do anime, trouxe para ela algumas verdades impactantes sobre a vida abaixo do nível do mar. E minha pessoa começa, desde este momento, a sentir muita pena dela, Miuna, pois aparentemente o anime parece reservar para ela um final nada alegre.

Olhares endeusados...

O trio Hikari, Miuna e Kaname pôde, enfim, ver Soshishio. O branco que domina o lugar contrasta amigavelmente com a crosta que cerca toda a vila. Para a garota é tudo uma novidade dilacerante. Um sonho se realizou mas, de pouco em pouco, ela mesma nota que seu outro grande desejo está desmoronando de pouco em pouco. A aparição de Uroko-sama, a escama do deus aquático, causou um espanto repentino na pequena Miuna. Dificilmente alguém não iria se espantar com isto. E as palavras dele mudaram um tanto desde a sua última aparição, no distante final do primeiro cour. A arrogância em suas falas deu lugar para o tom de preocupação. E desta forma Uroko-sama se manteve, até o momento derradeiro do episódio.

O Hikari provou ser um personagem maduro. O Kaname continua com a sua metódica calma, sendo aquele tipo de personagem que gosta de "agir em silêncio e nas sombras". E a Miuna está em uma situação crítica, principalmente depois do que ela viu e presenciou naquele lugar. Uroko-sama surpreendeu neste episódio. Sua preocupação com Soshishio contrasta com as suas obrigações como representante direto do deus do mar para aquele povo, que ainda dorme profundamente por toda a vila.

O sal toma conta. Soshishio ainda está distante de ver sua população acordar. Aparentemente, o Uroko-sama parece ter controle total sobre isto. Deixando tal projeção mental de lado, uma nova realidade está a espera de Chisaki e Tsumugu, tão logo o Hikari, a Miuna e o Kaname voltem para a superfície. E eles não estarão sós, pois a companhia que vai junto deles embora da vila aquática deverá mostrar, no próximo episódio, quais são as reais fichas que Nagi no Asukara tem para oferecer ao seu público. Da parte de minha pessoa, o anime continua agradando imensamente.

Aguardar é preciso.

Recordações...


"Uroko-sama, a escama que tudo sabe e que tudo vê..."


"Preocupações que vão além da amizade..."


"Alguém está clamando pela salvação..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Porque ela estava lá? O que acontecerá agora? Teremos algumas explicações ou não no próximo episódio. Mas uma coisa é certa, as emoções e o drama deve continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      O porque de ela estar lá era fácil ao meu ver, pois a jovem serviu de oferenda ao deus do mar e, por isso, estava no lugar indicado para a mesma.

      Me chamou a atenção outras circunstâncias acerca dela, mas ainda são apenas teorias de minha parte...


      Até mais!

      Excluir
  2. Desde o final do Ofunehiki eu pensei que a Manaka e o Kaname estavam mortos. A nova op mostrou que o Kaname estava vivo mas dava a entender que a Manaka tinha ido dessa pra melhor, então eu fui surpreendido com a aparição dela. Particularmente preferia ela morta, acho que os personagens poderiam se desenvolver melhor sem a presença dela.

    O comportamento e as atitudes do Uroko-sama foram bem misteriosos pra mim, está bem imprevisível o desfecho dessa história. Mas concordo sobre ter medo quanto ao futuro da Miuna, ela ta se metendo onde não foi chamada, e agora com o retorno da sua rival ela está bem ameaçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Penso o contrário. A Manaka tem uma chave importante para o desenvolvimento de toda a trama. E tal elemento é ela mesma, sem tirar nem por. Inclusive com um adendo importante, sendo este pertinente ao fato de sua pele estar descascando (provavelmente ela não mais poderá voltar à Soshishio).

      O Uroko-sama deve explicações. E a Miuna está agindo um tanto por sentimentos e parte por sempre querer ter visitado Soshishio. Entretanto, acredito que ela (infelizmente) pagará um alto preço por sua intrusão no mundo aquático.


      Até mais!

      Excluir
    2. Não queria que a Manaka tivesse voltado (teria sido no mínimo comovente a reação do Hikari ao descobrir a morte da amada), mas já que ela voltou reconheço a sua importância e a história também o fará. Não tenho nada contra ela na verdade, mas como falaram de sacrifício e coisa tal pensei que era realmente um sacrifício. Considerando o que voce falou, dela provavelmente não poder mais voltar ao mar, fico muito curioso sobre o desenrolar da trama. Parece que teremos um inversão de papeis entre a Miuna e a Manaka (terra e mar).

      Excluir
    3. Saudações


      Na verdade estou ansioso para ver o que acontecerá mo escopo dos sentimentos da Miuna e da Manaka. O episódio foi contundente em mostrar que ela, a Manaka, está perdendo a pele. Se isto realmente tiver o processo acelerado ela não mais poderá voltar para Soshishio.

      É por razões como esta, além de várias outras, que o segundo cour de Nagi no Asukara está tão bom.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!