Em pauta!

domingo, março 23, 2014

[Fim de Temporada] Jan'2014 - Destaques em aberturas e encerramentos!

Hora de uma visão mais diferenciada por aqui.

Uma nova praça de atuação para o NETOIN!.

A ideia do post pode soar como novidade para esta casa na internet, porém já é praticada há muito tempo em outros blogs e sites da área. E a mesma trás para você um ponto opinativo bastante interessante, estando o mesmo ligado intimamente aos destaques em aberturas e encerramentos dos animes que foram exibidos ao longo da temporada que está por se encerrar, ou seja, a de janeiro'2014.

Você notará que as obras em exibição na sua segunda metade (então oriundas de outubro'2013) também entram neste contexto. Ao todo, a minha pessoa assistiu a um total de vinte e seis animes, sendo que dois destes foram deixados para trás após o seu primeiro episódio. Sendo mais preciso, apenas tais obras possuem chance real de estarem neste post, uma vez que animes não vistos da parte deste blogueiro poderiam ter uma citação não muito verdadeira neste momento.

Dentre os animes assistidos estão: Chuunibyou demo Koi ga Shitai! RenGin no Saji 2nd Season (Silver Spoon 2)Golden TimeHamatora The AnimationKill la KillKuroko no Basket 2nd SeasonMagi The Kingdom of Magic (Magi II)Nagi no AsukaraNisekoi; Nobunaga The FoolNobunagunPupa; PuPiPo!; Saikin; Saki Zenkoku-hen (Saki 2); Sakura TrickSamurai FlamencoSekai Seifuku Bouryaku no Zvezda; Space Dandy; Super Sonico The AnimationToaru Hikuushi e no KoiutaTonari no Seki-kun; Wake Up, Girls!Wizard Barristers Benmashi CecilWooser no Sono Higurashi Kakusei-hen (Wooser II)Yowamushi Pedal.

Ao final de texto (o qual repete-se, uma vez mais, estar atrelado a um caráter opinativo) você terá a oportunidade de deixar nos comentários o seu top em aberturas e encerramentos e, de igual maneira, quais são tais passagens que menos foram de seu agrado na temporada que está se encerrando. Irá se tratar de uma ótima oportunidade para uma troca de opiniões bem interessante que, mediante à sua participação, poderá ainda contar com um post especialmente sobre isto.

Nobre visitante, tenha uma boa leitura!

Aviso: para ver os vídeos com as músicas destacadas, 
bastará à você clicar nos nomes das mesmas

Top'5 - Aberturas

Um sorriso para todos (abertura de Nisekoi).

* Nobunagun 
Música: "Respect for the Dead Man" (Pay Money to My Pain)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

* Nisekoi
Música: "Click" (ClariS)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Space Dandy
Música: "Viva Namida" (Yasuyuki Okamura)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Magi: The Kingdom of Magic (Magi II)
Música: "Hikari" (Vivid)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Nagi no Asukara
Música: "Ebb and Flow" (Ray)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Momentos inquietantes (segunda abertura de Nagi no Asukara).

Foi muito difícil definir qual abertura entraria na quinta colocação, pois as outras quatro postulantes já eram certas. Com base nisto, Nobunagun ganhou seu espaço com sua música que realmente faz uma menção clara à "loucura" promovida pela ambientação da obra e seus personagens. Por mais que a sequência de animação de tal abertura aparenta possuir grande simplicidade, a mesma é bem feita. E no que tange ao termo "capricho", Nisekoi teve um bom mérito para tanto em sua abertura. A mesma, limitando-se a mostrar os principais integrantes do elenco (e os mais importantes objetos materiais de todo o plot) teve uma música muito alegre como toque final. Uma menção digna.

Para falar de loucura, nonsense, comédia e afins, Space Dandy estendeu o seu tapete vermelho logo com a sua sequência de abertura, chamativa ao propósito do anime e direta no estilo musical adotado para tal. (diga-se de passagem, é uma melodia bem viciante). Aladdin, Alibaba e companhia mostraram que a abertura de Magi II não só é um barco de spoliers gratuitos sobre o contexto do cour, como possui o seu toque mais do que especial. A música auxilia muito nesta definição, sendo a mesma vibrante e digna da mais inteira atenção.

Neste top'5 de aberturas da temporada, o primeiro posto acabou ficando com a segunda sequência do anime Nagi no Asukara. É bem verdade que, inicialmente, era possível estranhar esta música (muito pelo fato da abertura do primeiro cour ter resultado em um impacto muito maior), mas a suave melodia presente na sequência em questão consegue ser muito bonita. Além disto, no que tange à parte mais técnica/objetiva, a segunda abertura do anime fez questão de mostrar elementos interessantes para o segundo cour da obra, mesmo tendo promovido alguns spoilers (especialmente no que tange ao grupo de personagens que estava hibernando). Mas trata-se de um resultado primoroso entre música e sequência de animação para "Ebb and Flow", em Nagi no Asukara.

Top'5 - Encerramentos

Hora de um merecido cochilo (encerramento de Wooser II).

* Magi: The Kingdom of Magic (Magi II)
Música: "With You With Me" (9Nine)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Wooser no Sono Higurashi Kakusei-hen (Wooser II)
Música: "New Order" (Mamoru Miyano)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Kill la Kill
Música: "Shinsekai Koykyougaku" (Sayonara Ponytail)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Tonari no Seki-kun
Música: "Set Them Free" (Akira Jimbo)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Gin no Saji 2nd Season (Silver Spoon 2)
Música: "Oto no Naru Hou e" (Goose House)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Uma turma que dispensa apresentações (encerramento de Silver Spoon 2).

Para iniciar as razões sobre este novo top'5, novamente a disputa pelo quinto posto se mostrou muito acirrada. Magi II acabou levando a melhor entre seus concorrentes diretos pelo detalhe da seriedade em seu encerramento, que contou com uma música chamativa para o desbravamento, rumo à aventura. Os animes curtos mostraram a sua força nesta temporada de janeiro'2014 e, neste quesito, Wooser II mereceu destaque ao apresentar um encerramento que conseguiu misturar simplicidade e capricho na mesma sequência (mesmo com seu personagem principal sendo alguém digno de pouca confiança).

Muito embora as três citações à seguir tivessem presença garantida no pódio deste top'5, suas colocações finais eram muito incertas. De toda a forma, a palavra "simpatia" teve um poder e força descomunais neste processo e, ao se levar isso em consideração (e mais a presença inapelável da Mako), Kill la Kill  acabou ficando tal honraria (sendo impossível não esboçar um sorriso sincero a cada momento no qual se visualiza tal encerramento). À frente desta ficou a sequência final de Tonari no Seki-kun, anime este que não apenas tem mostrado o poder das obras com curta duração, como também apresentou um encerramento simplesmente viciante, no qual a sua dupla de protagonistas age como se pode sempre esperar deles (bastando olhar bem para as faces da Yokoi e do Seki para se chegar à isso).

Contudo, Silver Spoon (em sua segunda temporada) acabou ficando à frente do segundo colocado no detalhe (por assim exclamar). A música "Oto no Naru Hou e" é muito alegre, divertida e convidativa à mais plena festividade. Ela parece clamar para que, quem esteja assistindo ao anime, não se sinta apenas triste com o desenvolvimento mais sério de seus episódios (além de trazer lembranças aos mais sinceros momentos de descontração do anime em si). Não há uma animação propriamente dita neste encerramento, mas sim uma apresentação de imagens que colocam sob a mesa tudo aquilo que o anime tem à oferecer. Pode-se aqui afirmar que tal sequência é digna de elogios.

Destaques negativos...

Kouko e Banri em pauta total (abertura de Golden Time).

Abertura em citação
* Golden Time
Música: "The World's End" (Horie Yui)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Encerramento em citação
* Saikin, Imouto no Yousu ga Chotto Okashiinda ga
Música: "Charming Do!" (Yui Ogura)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Seria deveras fácil finalizar este post apenas com os postos positivos sobre a temática aqui proposta. Entretanto, é necessário enfatizar que existiram os chamados pontos fracos. Para tanto, se fará aqui presente uma abertura e um encerramento que, de alguma forma, chamaram a atenção deste humilde blogueiro de uma maneira negativa. Obviamente vários outros animes poderiam ter sido aqui citado, mas pode-se enfatizar que a presença dos dois à seguir poderá ser considerada como o suficiente para a causa.

A abertura que menos cativou a minha pessoa nesta temporada foi a de Golden Time (muito embora o páreo tenha sido acirrado com Pupa). Não se faz aqui uma crítica a música em si, mas sim à forma com a qual ela foi tratada tecnicamente neste trabalho. Em um primeiro momento dava-se a impressão da melodia possui uma sonorização deveras baixa, o que já prejudica bastante. A sequência de animação, em si, mostrou a Kouko em seu caminho rumo a uma possível verdade (sobre seu amor ou a sua vida). No geral, foi uma abertura que não empolgou, tendo um saldo devedor ao seu final.

Por sua vez, o encerramento dificilmente seria outro. O anime Saikin já havia apresentado uma abertura que muito lançava na tela sobre o seu enredo (não que isto seja ruim), mas fez questão de mostrar um encerramento que simplesmente pode lhe deixar atônito em frente ao monitor. A música não chega à ser de mal gosto (não sendo este o caso), mas a forma como se deu a sequência de animação (com aquela garota visivelmente estranha) acabou colocando quase tudo à perder. Definitivamente, não é algo de boa lembrança.

Faça a sua parte, nobre visitante, deixando na 
área de comentários qual vem à ser o seu top de abertura e de 
encerramento da temporada de janeiro'2014

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

10 comentários:

  1. Curioso, eu quase sempre concordo com os seus comentários sobre os animes, mas eu tenho uma opinião diferente da sua em relação às aberturas e encerramentos, Carlírio. Embora concorde que todas as suas indicações merecem estar na lista.

    Pra mim, as 5 melhores aberturas são:

    1 - Tonari no Seki-kun
    2 - Noragami
    3 - Nisekoi
    4 - Space Dandy
    5 - Nobunagun

    Pode ser estranho Tonari no Seki-kun estar em primeiro, só que sempre que eu penso nas aberturas dessa temporada, eu lembro dela. Animação e música bem aceleradas, mas leves e divertidas, no primeiro episódio eu já estava rindo apenas por causa dela. Na minha opinião, a abertura de um anime serve pra você "entrar no clima" (um drama, ação, comédia, etc.) e no caso de Tonari no Seki-kun é exatamente isso o que ela faz.

    Infelizmente eu quase nunca assisto aos encerramentos, mas uma merece ser destacada. Não exatamente pela sua execução mas pela sua letra. Trata-se de Mikakunin de Shinkoukei. Preste atenção na letra da música, a qual "apresenta" as personagens principais, descrevendo as suas personalidades.

    Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Agradeço por suas palavras, Magno.
      Realmente, este tipo de post teve um retorno que eu não esperava, de forma que procurarei fazer uma nova versão deste em junho (quando a temporada de abril estiver para se encerrar).

      Eu confesso que não coloquei a de Noragami apenas por não estar vendo o anime. No mais, foi muito difícil para mim fazer o top de aberturas (mais que o de encerramentos, por sinal).

      Suas escolhas são bem interessantes também, rapaz. São de grande apreço, tenha certeza disto.


      Até mais!

      Excluir
  2. Sobre as aberturas(openings) concordo com suas duas primeiras da lista, subiria Nisekoi para o pódio e colocaria em 4ºlugar a de Tonari no Seki-Kun mais pelo motivo que o Magno citou acima. E fecharia meu top com a abertura de Inari Kon Kon mais pelas belas imagens do templo e o ritmo leve da musica.

    Agora encerramentos não me marcaram muito, apenas dois que são completamente diferentes entre si e por isso não os classificarei. Seria a musiquinha de voz até irritante mas legal de Mikakunin e o encerramento de Nagi no Asukara. Talvez o de Kill la Kill completando um pódio suado, porque as outras não me empolgou.

    E não achei a abertura de Golden Time tão irritante assim, só não encabeça o Top, mas a de Kill la Kill acho menos agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Em si, o que me incomodou na nova abertura de Golden Time foi o modo com o qual a música foi tratada durante a sequência...
      A Horie Yui não merece isto, não mesmo...


      Até mais!

      Excluir
  3. Yo, Carlirio.

    Gostei muito do seu post e ambos rankings foram justos, música é algo que varia muito de pessoa pra pessoa, então é muito difícil apontar um certo ou errado, um melhor ou pior, apesar de que há possibilidades de analisar tecnicamente sem problemas. XD Pra mim, a opening de Golden Time é horrível, além da sequência de animação fraca, a música é um terror! Você mal consegue escutar a voz da Hocchan, e eu como fã da japa fiquei extremamente brava, pois a equipe dela não conseguiu aproveitar o melhor de seu talento sobrepondo a parte instrumental sob sua voz. MÚSICA DA HOCCHAN É PURO AMOR E FOFURA! KD ISSO EM THE WORLD'S END? A primeira opening foi tão perfeita, não entendi o que aconteceu, é o fim do mundo mesmo LOL *ba dum tss*

    Sobre as openings ainda, gostei de seu TOP da temporada, mas como não estou acompanhando alguns animês citados, acabei só vendo a opening aqui no post mesmo lol Entretanto, acho válido considerar também a OP2 de Kill la Kill e até mesmo de Chuu2koi Ren XD

    As endings eu concordo perfeitamente com a primeira posição para Silver Spoon 2, é a melhor disparada, na minha opinião. No mais, talvez substituiria a de KLK por Chuu2koi Ren, mas de resto concordo com tudo. A ED de Seki-kun, por exemplo, é sensacional! Como não curtir? ^^

    Faça mais posts assim, curti bastante mesmo! Mas já adianto que caso faça algo assim para a Spring e não tiver a OP de Black Bullet que fripSide vai cantar, eu vou pra Curitiba te bater! Hahhahahaha Brincadeira!

    Parabéns e GO! GO, NETOIN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Muito bom saber que tu se divertiu com o post também, amiga Nayara.^^

      Olha, a opening de Kill la Kill achei boa, mas não o bastante para estar no top'5 da temporada (ainda mais com outras melhores à sua frente, como Magi II e Nagi no Asukara). Mas concordo que ela possui imenso valor (estaria fácil em um top'10, por exemplo). Chuu2koi entra no mesmo contexto de Kill la Kill em sua abertura para mim...

      Nas endings, era óbvio que o trio do pódio teria Kill la Kill, Tonari no Seki-kun, e Silver Spoon 2, bastando apenas ver o enquadramento perfeito para tanto. Foram sequências dignas na totalidade onde, por pouca diferença, a turma de Hachiken e companhia acabou ficando com o ouro no final...

      Olha o nível das ameaças, nobre! XD

      Mas sim, planejo repetir a dose em junho, quando se encerrará a temporada de abril.^^


      Até mais!

      Excluir
  4. Gostei muito do post, Carlírio e apoio a continuidade do mesmo!

    Fiquei muito empolgado em responder, então seguirei sua sequência pra não me perder.

    Aberturas

    1-Golden Time: acredite ou não, eu considero uma abertura muito íntima da série, no que diz respeito à intenção emocional que ela carrega e apesar da animação não ser primorosa, me cativou.

    2-Nagi no Asukara: na minha opinião, a abertura que conseguiu harmonizar música e cenas da melhor forma possível, eu a considero empatada com o primeiro lugar.

    3-Sekai Seifuku: divertida e viciante. Acho interessante as sequências das cenas e acho que ela traz o suficiente pra telespectador.

    4-Hozuki no Reitetsu: está no meu top 5, principalmente pela dualidade da alegria em pleno inferno!

    5-Wizard Barristers: são as melhores cenas de todas as aberturas, muito frenética!

    Menção honrosa: Nobunagun e Hamatora, nos dois casos, a música é ótima, mas as cenas são bem fracas.
    Menção negativa: em Pupa nada me interessa e em Nisekoi, considero a música fraca.

    Encerramentos

    1-Toaru Hikuushi e no Koiuta: a melhor, pois traz um clima trágico decorrente na trama. As cenas não são um primor, mas a música por si só é o suficiente pra te mergulhar na estória.

    2-Hozuki no Reitetsu: eu diria que ela me traz uma sensação de "bagunça organizada", o que me deixa no clima para os próximos episódios. Cenas nonsenses e música muito agitada.

    3-Tonari no Seki-kun: idem ao seu comentário e essa versão da música com barulhos de "panela" é muito empolgante.

    4-Nagi no Asukara: tão boa quanto à primeira ending e sempre entra com antecedência nos e que dá um tom triste gradual.

    5-Kill la Kill: também é tão boa quanto a primeira ending e tem o plus da Mako como protagonista, não tinha como dar errado!

    Menção honrosa: a ending de Witch Craft Works é divertidíssima, a 2ª ending é bem mais coesa com a série, a de Golden Time é alegre, a de Sekai Seifuku que considero leve e convidativa e Pupa que, apesar de não acompanhar mais a série, sinto carregava o ambiente do Gore à tona.
    Menção negativa: Wizard Barristers que acho a música bem fraca.

    Obs.: desculpem-me pelo texto imenso, mas eu não aguentei XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Pedro, seu comentário foi digno de uma postagem à parte, e falo isto com muita seguridade, nobre...^^

      Ambas as listas me chamaram a atenção. Parece que não apenas tu se empolgou com o post, como principalmente encarnou a ideia e resolveu levá-la adiante aqui. Muito bom mesmo, rapaz.

      Tenha certeza de que repetirei a dose desta ideia no mês de junho próximo.


      Até mais!

      Excluir
  5. Se alguém não colocou "Ebb and Flow" no seu top, acho que é pq nunca ouviu a música, é simplesmente encantadora *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eita...XD
      Calma, nobre...

      Já li textos de pessoas que não gostaram muito da música, uma grande amiga que tenho a colocou (em prol da abertura do anime) como a menos apreciável da temporada e outras coisas...
      Gosto musical é difícil de ser discutido e, se a questão não for a música, pode ser o que ela representa em sua ligação em conjunto com algo (como uma sequência animada), podendo (ou não) atingir em cheio quaisquer pessoa.^^

      E eu concordo que "Ebb and Flow" é uma música linda demais, muito digna, e que caiu de forma certeira em meu gosto.^^

      É realmente uma música encantadora...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!