Em pauta!

domingo, abril 06, 2014

[N! Drops] Abr'2014 #20: iniciou-se a nova temporada!

Temporada iniciando com carinho...

E abril iniciou de uma maneira muito interessante...

Sem objetivações não se tem análises, porém muitas vezes o dito gosto pessoal tende à ganhar forte e derradeiro espaço nesta empreitada, ficando com uma parte considerável dos textos sobre as temporadas de animes em si. O que você verá, nas linhas abaixo, será um conceito apenas diminuto de sete obras que estrearam nos últimos dias e que deixaram a sua marca para este humilde blogueiro.

Vale lembrar que alguns dos animes presentes neste post sequer estavam na lista de "prioridades" da temporada por parte de minha pessoa, o que acabou originando surpresas demasiadamente interessantes. Nem todas as obras serão vistas até o final, por razões que divergem bastante entre si. Entretanto, é possível que algumas destas voltem à aparecer aqui no NETOIN!, muito em breve.

De toda a forma, terá início a vigésima edição da seção N! Drops e, com ela, que venham os primeiros sete animes analisados da nova temporada. Não esqueça de que, se desejar, poderá deixar a sua opinião na área de comentários deste post, nobre visitante. E tenha uma boa leitura.

Mahouka Koukou no Rettousei

O mapa-múndi, após a Terceira Guerra Mundial (segundo o anime Mahouka).

Não é uma nova temporada da série To Aru (Index/Railgun), mas não se pode negar aqui algumas semelhanças bem conceituais entre uma obra e outra. Em si, Mahouka Koukou no Rettousei brinda a quem o assistir com um enredo que se passa na Terra, no distante ano de 2093, após o mundo ter enfrentado uma catastrófica Terceira Guerra Mundial, que levou o mesmo a uma grande mudança em seu mapa geo-político, além de constatar que o uso de armamento nuclear foi impedido graças a uma nova tecnologia que ascendeu durante o século XXI: a magia.

Entretanto, o foco presente no anime está em uma grande instituição de ensino japonesa. E nela estão apartadas as principais temáticas deste anime, que deverá tratar de classes sociais, preconceito, combates e alguns romances ramificados em alguns pontos da obra. Nesta escola, embora o uso da magia seja restrito para certas finalidades, sempre há alguém que quer fazê-lo de maneira proibitiva. ainda existe quem queira impedir isso.

O jovem Shiba Tatsuya e sua irmã, Shiba Miyuki, já passaram por provações sobre diferenciação de classe estudantil logo no primeiro episódio. Além disto, o anime em si mostrou que a Miyuki possui um carinho demasiadamente elevado (até exagerado) pelo seu irmão. Contudo, parece existir uma razão (além da provável paixão) para ela agir assim. Além do enredo apresentado, Mahouka conta com um capricho visual deveras elogiável e uma trilha sonora realmente boa. Porém, o anime apresentou aquela que pode ser considerada, até o momento, como a pior abertura da temporada de abril'2014.

Baby Steps

Eiichirou assustado...

Definitivamente, 2014 está despontando como o ano dos animes esportivos. Mas engana-se quem pensa unicamente neste gênero como obras onde a competição tudo pede e ordena. A prova disto, de certo, pode estar sob as asas do anime Baby Steps, que aparece com um visual mais simplista e uma estória aparentemente mais focada na amizade e relação entre os seus protagonistas, utilizando do esporte (tênis) como um tipo de ligação entre os mesmos.

Neste contexto, Maruo Eiichirou desponta como protagonista, sendo ele muito dedicado aos estudos e sem a mínima habilidade esportiva. Embora o episódio inicie com ele em uma importante partida, na verdade a mesma se passa em um tempo futuro, credenciando o anime à mostrar os eventos que prefizeram tal fato. Após a moça mais chamativa da escola ter lhe pedido um auxílio, o rapaz acaba indo praticar tênis. Ela se chama Takasaki Natsu, sendo a mesma muito bonita, amável, exímia praticamente do tênis e um pouco afobada.

O episódio inicial mostrou basicamente tudo aquilo que poderá ser esperado deste anime, onde o jovem Eiichirou buscará aprender o máximo que puder do tênis para poder melhorar sua performance e, também, interagir mais com a Natsu que, aparentemente, parece não possuir nenhuma intenção de relacionamento mais íntimo com ele. Lições de amizade, confiança e boas partidas de tênis podem ser facilmente esperadas nesta obra.

Soredemo Sekai wa Utsukushii

O susto!

O anime shoujo da temporada apareceu em seu ápice. Na verdade, Soredemo Sekai wa Utsukushii teve um início muito mais voltado para a aventura do que propriamente para o romance em si. Mas dada a maneira com a qual se desenrolou o episódio inicial, em especial no que tange ao final do mesmo, então é necessário aqui enfatizar que esperar por uma paixão bem divertida de se acompanhar é mais do que certo.

A quarta Princesa do Reino das Chuvas resolveu ir até o Reino do Sol, o mais importante do mundo. Ela se chama Remercier Nike e, afortunadamente, aventura deveria ser o seu sobrenome. Ela aparta em uma cidade litorânea de seu destino com o objetivo de se tornar a Princesa do Sol. Entretanto, ela acabou envolvendo-se em uma encrenca preliminar que, seguramente, colocou a jovem em maus lençóis. Como se isso não bastasse, os rumores sobre a pessoa mais importante do Reino do Sol são os piores possíveis. Todos temem pelo nome e demais circunstâncias e características acerca de Ifriqiyah Livius Orvinus.

Bom, na verdade a Nike não teme e nem com o que ela ouviu a fez desistir de seu ensejo, ao ponto de ela ir até a capital de tal Reino para pedir uma audiência com ele. A chamada para muitas confusões (e um possível romance) está feita pois, seguramente, ela deverá ficar bem surpresa ao encontrar o temido Livius Orvinus. Ponto alto para o visual do anime, que mistura a simplicidade com a arte característica de um bom anime de aventura (e que, no sentido visual, lembrou Slayers e Jinrui vagamente para a minha pessoa).

Gokukoku no Brynhildr

Ryouta e seu estilo em sala de aula...

Além de ter o dedo do criador de Elfen Lied na bagagem, Gokukoku no Brynhildr já chamou a atenção em seu episódio inicial pela temática mais escura, densa e propícia ao mistério. Pode-se aqui conceituar que a abertura do anime já estendeu o tapete vermelho à quem desejar seguir com o anime, dentro de suas próprias perspectivas. Uma música instrumental, que misturou tristeza e medo em uma mesma sintonia, apresentou o "visual da devastação".

Conceitualmente, foi um episódio de apresentação que entregou muito do enredo central do anime. Murakami Ryouta era amigo de uma jovem que ele não sabia o nome quando criança, e por isso a chamava de Kuroneko. Um acidente ante uma pequena expedição de ambos para encontrar alienígenas (a garota sempre acreditou na existência de tais seres) acabou os separando e, para o rapaz, sua amiga havia morrido. Já se passaram muitos anos e, na escola, uma aluna acabou de ser transferida (sendo que ela possui muitos dos traços de sua antiga amiga), o que levou o rapaz ao descontrole momentâneo (ao pedir para ver uma marca que sua amiga de infância tinha abaixo das axilas).

À partir daí, a vida do estudioso e de pouca fala Ryouta tende a passar por grandes mudanças, uma vez que esta nova aluna (Kuroha Neko) possui estranhos poderes e, segundo ela, sua presença é necessária para evitar a morte das pessoas. Alinhando os cenários com o contexto do enredo, tudo parece combinar muito bem. Embora seja muito cedo/prematuro para quaisquer afirmação, é possível que Gokukoku surpreenda mais para frente.

Captain Earth

É hora do combate!

Parecia que seria um anime sobre sonhos, devaneios e algo muito distante de ser alcançado na plenitude. Entretanto tudo isto mudou de direção com apenas vinte e dois minutos de episódio, pois Captain Earth ousou minimamente neste aspecto, ao mostrar que um garoto pôde sim sair de seu "mundinho" e vislumbrar o espaço para defender a Terra de uma ameaça, bastando para tanto apenas "querer".

O parágrafo acima pode ter lhe soado confuso ou sem muita veracidade. Talvez porque o episódio tenha se passado de igual maneira e teor (pelo menos para a minha pessoa). Sinta-se convidado à acompanhar as desventuras do jovem Manatsu Daichi, que tinha uma boa amizade com o Arashi Teppei durante a sua infância. Mas isto durou pouco tempo, pois ambos nunca mais se viram após terem visto (e feito) algo que não deveriam com um tipo de "experimento" muito bem escondido em um grande galpão subterrâneo.

Restritamente falando, o episódio mostrou que Daichi não combina com a palavra "medo", abolindo-a vertiginosamente de seu dicionário particular. Além disto, a eminência de um ataque externo à Terra fez com que ele fosse adiante, após ter adentrado novamente naquele galpão após tantos anos. Se tens um sonho de pilotar um grande mecha de combate, certamente acompanhar Captain Earth lhe soará como uma ótima pedida, pois o anime auxilia visualmente em demasiado para a causa.

Mushi-Shi Zoku Shou

O olhar da dúvida...

Poderia aqui apenas recitar algumas palavras restritamente designadas à abertura e ao encerramento de Mushi-Shi Zoku Shou (também chamado de Mushi-Shi Sequel Series). Mas a verdade é que isso não precisa ser feito, pois vê-las e escutá-las é reconfortante o bastante, transmitindo uma paz de espírito sem igual nesta temporada de animes. E para falar de algo mais objetivo, basta citar que se trata da continuação esperada arduamente pelos fãs da obra, desde o distante ano de 2005.

As formas mais básicas de vida aparecem novamente. Similares à insetos em seus tamanhos, porém nem todos podem enxergar esta essência em sua plenitude. Ginko é uma das raras exceções à esta regra, sempre com a sua fala franca, aberta e direcionada à verdade, não importando a temática em discussão. E neste episódio inicial você é convidado a acompanhar uma estória que mistura saquê, sonhos e confiabilidade na própria vida. Em resumo, um verdadeiro arsenal de sentimentos lhe é estampado na face com ousadia e requinte.

O anime continua aparentemente calmo em sua ambientação. Frio no uso das cores. Mas soberbo em seu desenrolar. E acompanhar uma estória como a desbravada por Mushi-Shi Zoku Shou poderá lhe fazer muito refletir, sobre o mundo ao seu redor e também sobre a sua própria vida, nobre visitante.

Haikyuu!!

Saltando rumo a um grande ponto!

Os animes de temática esportiva têm realmente aparecido com força neste ano. Independente de Yowamushi Pedal (outubro'2013) ou Free! (julho'2013) terem iniciado ou não uma nova investida na área, a verdade é que tem surgido uma gama considerável de obras cujos desportos são o ponto de atenção maior. E Haikyuu!! desponta como uma destas obras que, seguramente, poderá chamar a atenção com propriedade.

No episódio inicial houve a apresentação de um garoto determinado, sonhador e que ama a prática do vôlei. Seu nome é Hinata Shouyou (mais conhecido como Sho) e ele está encantado com a possibilidade de participar de um torneio oficial escolar, pela primeira vez. Entretanto, o seu time é deveras novato e muito fraco e, logo na primeira partida, há o confrontamento com uma escola na qual os seus jogadores são muito altos, com destaque para Kageyama Tobio (sério, exigente e candidato seguro à criar uma rivalidade com Sho).

A determinação e a educação em quadra de Sho formalizaram o carisma absoluto do personagem que, aparentemente, deverá passar por muitas provações durante o anime. Por sua vez, o temperamento de Tobio poderá credenciá-lo a ter uma fanbase bem expressiva. Em si, Haikyuu!! agradou pelo visual (simples mas bem eficaz) e pela amostra de que o enredo terá o vôlei como alicerce, mas que não ficará unicamente "preso" a tal conceito.

Momentos...


Mahouka - ao que parece, deverão ocorrer batalhas se desenrolando pelas mais diversas razões...


Baby Steps - este sorriso não é inocente apenas na aparência, mas sim faz parte do comportamento da moça...


Soredemo - é o momento de se saber se o Rei do Sol é tão temível quanto dizem...


Gokukoku - algo aparenta estar errado com a moça, e a resposta para tanto está prestes à aparecer...


Captain Earth - em tempos antigos os jovens se encontravam e curtiam uma amizade normal, mas o tempo foi cruel...


Mushi-Shi - o susto tem algo à ver com o saquê, mas o rapaz sabe bem aonde errou no processo...


Haikyuu!! - eis que o dedo aponta para o futuro rival, pois o esporte sabe canalizar bem este potencial...

Animes disponíveis no Crunchyroll Brasil, dentre os listados acima

Posts de apoio com guias da temporada abril'2014 em blogs parceiros

Dica de leitura

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Olá!!

    Essa temporada chegou trazendo, ao que parece, bons animes. Contudo, dessa vez não irei acompanhar nenhum. Ainda estou em débito com Nobunagun e assistindo ao ruim que eu gostei Nobunaga The Fool.

    Dos citados, eu poderia assistir Mushi-shi. Poderia, se eu não tivesse desistido de assisti-lo quando foi exibido na extinta Animax.

    Post bastante explicativo. Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Lhe compreendo perfeitamente, nobre Natália.
      Mas acredito que Mushi-Shi é um anime que tu gostaria muito de ver, uma vez que se trata de uma nova temporada e que, além disto, não existe a obrigatoriedade total de ter visto a série antecessora (de 2005).

      Lhe agradeço.^^


      Até mais!

      Excluir
  2. Gostei em alguma medida de tudo que eu vi na temporada (quatro animes até agora). Haikyuu teve um ritmo muito bom de primeiro episódio e já gostei de cara. Mahouka Mahouka achei ok e me animei com o jeito que vão tratar o uso de magia nesse "futuro". Captain Earth confundiu muito minha cabeça com tanta informação, vamos esperar pra tudo se esclarecer...

    Post muito bom, vou acompanhar a série por aqui o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Tens razão, nobre Beatriz. Eu acredito que Haikyuu!! e Mahouka estejam realmente dentro do que tu opinou. E Captain Earth é uma incógnita para mim também, mas anseio em sanar algumas dúvidas nos próximos episódios do anime.

      No mais, agradecido. E pode acompanhar à vontade.^^


      Até mais!

      Excluir
  3. N! Drops cada vez melhor, Carlirio! Tá de parabéns :)

    Esta temporada está com títulos tão bons que é difícil escolher o que assistir, e como em minha lista já tinham 11 animações, acabei deixando Baby Steps, Gokukoku no Brynhildr, Captain Earth e Mushi-shi de lado, por enquanto, mas ao menos Baby Steps eu devo ver nos próximos anos. ^^ Agora dos que eu assisti...

    Soredemo – Nossa, como eu ri neste episódio, acontecia cada coisa nonsense com a Nike que não tinha como não rir lol Foi bom, mas nada muito épico ou impactante, me pareceu que será um shoujo bem enraizado ao seu gênero, o que pode provocar a sensação que você "já viu este anime antes", e talvez seja exatamente isso que a obra procura trazer, então para quem quer ver novidades eu não recomendaria, apesar que promete ser uma obra divertida. E caraca, eu fiquei pensando dias sobre quem a Nike parecia e é isso aí, Carlirio! É a cara da Lina de Slayers! Bingo! HAHAHAHA Thanks, senpai o/

    Mahouka – Não precisa nem falar porque eu comecei a ver o anime, você já comentou nas primeiras linhas de sua análise LOL Eu gostei bastante do episódio, mas esse negócio de onii-sama pra lá e onii-sama pra cá acabou me irritando um pouco nos primeiros minutos, mas acho que eu me acostumo apesar de que ainda acho que vou sentir desconforto assistindo, mas as cenas de ação devem compensar, exatamente como foram neste primeiro episódio.

    Haikyuu!! – O meu amorzinho da Spring e aquele que mais ansiava ver! Do que assisti até agora, considero como melhor estreia da temporada, pois trouxe um episódio bem fechadinho e com muitas coisas reais sobre vôlei. FOI PERFEITO! SOCORRO! Uma coisa que queria destacar é que na cena que chamou mais atenção no episódio, que foi o Sho sair correndo do outro lado da quadra pra consertar o levantamento de seu amigo e atacar, foi sem dúvidas uma menção a jogada mais usada pelos asiáticos: jogada de China. Eu achei sensacional essa referência e acredito que foi bem proposital, pois apesar da jogada ser chamada "China", quem inventou foram os japoneses e nada como em uma obra japonesa que fala de vôlei ter essa citação logo de primeira! A cena também mostrou que o Sho tem potencial, porque não é uma jogada fácil não, tem que ter o timing certo pra pular, acompanhar a bola e bater e se o levantamento for ruim então, pior ainda, o que mostrou mesmo que ele tem habilidade. XD

    Enfim, por enquanto fico por aqui, mas essa cobertura feita pelo NETOIN desta temporada está sensacional, Carlírio. Praticamente o ANN brasileiro. bye bye~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Se estou conseguindo agradar, é sinal de que eu esteja no caminho certo (quem sabe). Obrigado pela confiança...

      Como já comentei em outros lugares, eu acredito que fui a única pessoa a não ver uma relação incestuosa em Mahouka e, ao mesmo tempo, um dos poucos que não se incomodaram com as repetidas falas da garota (onii-sama). Faz parte, eu acho...

      Soredemo tem ainda o que mostrar, mas sinceramente eu adorei o visual da obra, isto para não falar dos momentos finais do episódio, com a verdadeira trollagem que foi a aparição do senhor Rei do Sol...XD

      E Haikyuu!, dentre os que tu citou, me espantou positivamente. Gostei muito da obra e anseio assisti-la mais e mais. Teu comentário do episódio deste anime foi perfeito, Nayara! :)

      ANN brasileiro? O NETOIN! ? Err... XD

      Grato pelas boas palavras, e seguindo o barco (embarque você também)! ^~


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!