Em pauta!

sábado, abril 26, 2014

Uma novidade à vista de todos...

Um caminho à percorrer...

Uma nova empreitada à vista?

O mercado brasileiro de mangás tem crescido bastante desde o ano 2001. À partir de tal ano, muitas editoras surgiram, publicando os quadrinhos japoneses em sua forma mais tradicional e implícita, obedecendo toda e qualquer regra estabelecida. Atualmente, muitos são os títulos disponíveis e cerca de quatro editoras detém as obras nipônicas que são publicadas no Brasil.

Muito embora os mangás predominem, já ocorreu de novels serem também publicadas em solo tupiniquim (embora poucas). Com mais de dez anos do início de seu "boom" no Brasil, atualmente as aventuras em quadrinhos protagonizadas por grandes heróis e personagens oriundos do Japão tem passado por uma reformulação gráfica e visual, estando assim acompanhadas de um aumento realmente significativo nos seus valores para aquisição. Dividindo opiniões à favor e contrárias à tais cifras, pode-se exclamar que os mangás vieram para ficar (ou, ao menos, esta é a prerrogativa mais cética para o momento). Além disto, a real falta de outras ramificações de leitura oriental no mercado nacional, como as novels, tem sido alvo de críticas entre os seus fãs brasileiros.

Contudo, a era da informação transitando pela internet e o crescimento do mercado para aparelhos de leitura portáteis (ou compatíveis entre os existentes para tal funcionalidade) tem feito as atenções voltarem-se para um novo modelo de leitura. Trata-se da leitura de publicações via formato digital, indicado para pronto uso smartphones, tablets, e-readers e para PCs/notebooks. Muito disto pode ter sido alimentado pelos leitores de mangás (e outras publicações) online, o que acabou fazendo grandes portais como o Crunchyroll aderirem oficialmente à causa.

Momento de ação e descontração...

Com base em tais informes, e buscando uma forma de otimizar o acesso preterido entre os fãs a uma boa gama de publicações japonesas para o pronto entretenimento, o jovem Raphael Gama (proprietário do blog parceiro Mangatom), resolveu levar adiante uma ideia própria e convicta acerca das temáticas aqui apresentadas. Em outras palavras, o citado jovem criou uma editora.

Nobre visitante, a chamada aqui presente lhe faz um convite para conhecer uma nova empreitada, batizada como Editora Hanabi. A mesma está em fase de concepção e pretende trabalhar, no futuro próximo, com publicações em formato digital. Contudo, tal empreendimento não iniciará suas atividades à esmo. Visando buscar entender o que deseja o público brasileiro, foi criado um formulário pela editora em citação (propício na totalidade para a causa estabelecida), uma vez que o mesmo possui questões e citações pertinentes a tal.

Em razão disto, segue-se mais abaixo o link com acesso para o mesmo. Visitante, se desejas ajudar o jovem Raphael em sua derradeira empreitada editorial, basta acessar o questionário em citação. Quaisquer opinião sobre esta nova empreitada editorial será bem-vinda ao seu jovem criador.

Formulário  - Editora Hanabi

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

8 comentários:

  1. Olá!!

    Que empreitada ele se meteu hein? Pena que não sou adepta do livro digital, ou nesse caso, mangá. =/

    Eu prefiro a coisa física sabe? Tocar, sentir e cheirar!!

    Bom, de qualquer modo, vou dar minha opinião no questionário.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Confere, nobre Natália. É uma empreitada de risco a que o rapaz resolveu administrar.
      De toda a forma, a ideia da pesquisa é válida...^^

      Espero que os resultados sejam satisfatórios o bastante para ele e sua ação.


      Até mais!

      Excluir
  2. Oi.
    Sinceramente, editora nacional e focada em títulos digitais? Não sei não, hein?
    Tem alguns casos aqui e ali de coisas dando certo, mas são poucos.
    No mais, vamos ver como o lance se desenvolve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Como quaisquer empreitada, é arriscado.
      Mas só pelo fato do jovem ter conseguido abrir o próprio empreendimento, já é algo muito louvável e digno de atenção, nobre...


      Até mais!

      Excluir
  3. Realmente não boto muita fé em editoras com essa proposta de HQs em formato digital, que não é um tipo muito conhecido pelos brasileiros. Apesar de muitos lerem scans, o fato de você ter que PAGAR por um título online já vai assustar muita gente. XD

    Mas enfim, desejo boa sorte para a editora e também respondi o questionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu já penso que, justamente pelo fato de lerem scans é que o público conhece bem a proposta do formato digital, nobre Adriana...^^

      A questão do pagamento pode ser um entrave para muitos, realmente. Mas daí partirá quaisquer ensejo que a editora em questão venha à ter sobre os lançamentos que pretende trazer...

      De toda a maneira, aguardar é mais do que preciso...


      Até mais!

      Excluir
  4. Fiquei feliz com a iniciativa. Faz algum tempo que espero algum jovem empreendedor ter esta ideia, e conseguir aplicá-la. Estou ansioso pelo que está por vir. Esta nova editora é uma das pioneiras do formato digital no Brasil, e espero, do fundo do meu coração, que dê tudo certo. Ao menos farei a minha parte. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Este é o espírito, nobre.
      Vamos torcer para que esta empreitada tenha o êxito almejado pelo criador da mesma.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!