Em pauta!

domingo, junho 15, 2014

[Fim de Temporada] Abr'2014 - Destaques em aberturas e encerramentos!

Haikyuu!!

Sobre opiniões, devaneios e algo à mais...

No último mês de março, este humilde blog resolveu apostar em algo que nunca tinha feito antes. A ideia girava em torno de se falar sobre os destaques, positivos e negativos, dentre as aberturas e encerramentos dos animes dentro da temporada corrente (estando a mesma perto de ser finalizada). Como este modelo de post acabou tendo uma boa média de visualizações e comentários à favor da manutenção do mesmo, então eis ele retornando uma vez mais. Entretanto, mais abaixo você poderá conferir o link que lhe direcionará para o post da primeira investida deste blog em tal temática opinativa.

Dica de leitura aqui no NETOIN!

Sempre que faz um ranqueamento muitas questões entram na somatória final, que resulta em tal listagem. Atributos mais técnicos obviamente entram em cena, mas o chamado gosto pessoal tende à ser o responsável por uma boa porcentagem do montante em citação. Desta forma, minha pessoa preferiu ranquear unicamente os animes que estão sendo vistos na presente temporada (sendo esta a de abril'2014), ou que cujas iniciaram anteriormente e finalizaram (ou finalizarão) nesta.

Para tanto, é necessário saber quais são estes animes que poderão aqui aparecer. Os nomes de tais obras são: Nisekoi, Tonari no Seki-kun, Isshuukan Friends, Haikyuu!!, Mushi-Shi Zoku Shou, Ping Pong the Animation, No Game; No Life, Jojo's Bizarre Adventure Stardust Crusaders, Mahouka Koukou no Rettousei, Baby Steps, Black Bullet, Ryuugajou Nanana no Maizokunin, Soredemo Sekai wa Utsukushii, Hitsugi no Chaika, Selector Infected WixossMekakucity Actors, Gochuumon wa Usagi Desu ka?, Abarenbou Kishi! Matsutarou, Captain Earth, Gokukoku no Brynhlidr, Akuma no Riddle, Fuun Ishin Dai-Shogun, Mangaka-san to Assistant-san to e Inugami-san to Nekoyama-san. Isto perfaz um total de 24 obras passíveis de fazerem presentes nos top'5 de abertura e de encerramento, bem como poderão também figurar dentre os destaques negativos das mesmas temáticas (neste caso será uma citação para cada).

Atente-se de que os top'5 começam à partir do quinto colocado, seguindo-se assim até o primeiro (os integrantes do pódio recebem cores diretamente ligadas às suas posições nos asteriscos antes dos nomes). Nas citações negativas os asteriscos estarão na cor vermelha. Dito isto, é chegado o momento de você conferir os destaques segundo o ponto de vista do NETOIN!, nobre visitante. Opine ao final do texto, se assim desejar, deixando a lista de seus próprios destaques ou lançando pontos positivos e/ou negativos sobre o que tu leste aqui.

Aviso: para ver os vídeos com as músicas destacadas, 
bastará à você clicar nos nomes das mesmas.

Top'5 - Aberturas

Isshuukan Friends.

Gokukoku no Brynhlidr
Música: Brynhhlidr in the Darkness (Tokisawa Nao)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

Haikyuu!!
Música: Imagination (Spyair)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

* Mushi-Shi Zoku Shou
Música: Shiver (Lucy Rose)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

* Isshuukan Friends
Música: Niji no Kakera (Natsumi Kon)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

* Abarenbou Kishi! Matsutarou
Música: Dosukoi Sensei (Matsuhara Ken)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

Abarenbou Kishi! Matsutarou.

É tradição de minha pessoa se sentir totalmente apegado às músicas orquestradas e que, doravante à isto, visam transmitir algum sentimento de pavor ou de tensão em sua passagens. Com base nisto, a primeira abertura de Gokukoku no Brynhlidr entra com estilo na lista principal, pois a mesma passa estes sentimentos com certa propriedade (não é total em razão de, infelizmente, o anime em questão não fazer jus total de tal ideia). Faz algum tempo, também, que os animes esportivos têm atingido níveis de satisfação bem interessantes e quase únicos nesta segmentação. No caso os aplausos vão para Haikyuu!!, obra esta que tem abordado bem a prática do vôlei, com direito a uma sequência de abertura que merece elogios na parte técnica (simples e direta no ponto) e sonora (a música é excelente e contagiante). E no que tange ao despertar de emoções, Mushi-Shi Zoku Shou tem feito um soberbo e magnífico trabalho, ao ponto de sua cálida e lenta abertura merecer ingressar ao pódio da temporada com todas as garantias possíveis. A música é um claro convite ao relaxamento e dá, em partes distintas, a imersão de que tu precisa momentos antes de começar a ver cada novo episódio deste ótimo anime.

Os dois primeiros postos pertencem, irrefutavelmente, a animes extremamente distintos entre si. É o caso mais do que claro do dócil Isshuukan Friends, que passa para uma mensagem de amizade extremamente profunda em seu fluxo e imersão ao enredo. A sequência de abertura, que para a minha pessoa lembra visualmente o também ótimo Usagi Drop, faz a junção perfeita entre música e ideia à ser passada. É um verdadeiro tapete vermelho que se faz estender a quem se interessar em ingressar neste mágico universo proporcionado pela obra. Com uma temática totalmente diferente e de público alvo bem mais alto em idade, Abarenbou Kishi! Matsutarou desponta com o primeiro posto deste ranqueamento não por sua originalidade, mas sim pela sua espontaneidade. Isto porque foi aberto um espeço para a clássica música enka japonesa, de tradições visíveis, com o toque do humor descolado que o anime proporciona (por apresentar o sumô sendo praticado por um elenco estranho e um protagonista que, literalmente, não vale quase nada como ser humano que é).

Top'5 - Encerramentos

Black Bullet.

* Isshuukan Friends
Música: Kanade (Sora Amamiya)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

No Game;No Life
Música: Oracion (Ai Kayano)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

* Black Bullet
Música: Tokohana (Yanagi Nagi)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

* Mahouka Koukou no Rettousei
Música: Millenario (Elisa)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

* Jojo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders
Música: Walk Like a Egyptian (The Bangles)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

Jojo's Bizarre Adventure Stardust Crusaders.

Os encerramentos da presente temporada não foram glamourosos por excelência, mas possuíram seus atrativos, dignos o bastante de poder conceituar um top'5 para a categoria nesta temporada. E nada mais justo do que começar com Isshuukan Friends, que aparece uma vez mais para mostrar sua sequência final, que consegue ser tão apaixonante quanto a abertura, mas com a prerrogativa de uma aproximação humana. Música e cenários (arte) combinam com leveza e muita satisfação. Na sequência tem-se o encerramento de uma das obras mais comentadas pela internet afora, sendo esta No Game; No Life. É sumariamente difícil não se sentir atraído por tal melodia, que mescla o tom triste de seu instrumental com a alegria que o anime proporciona. Aparenta transmitir algo relativo aos sonhos e pensamentos dos irmãos Sora e Shiro. No que tange à músicas bem representativas pela causa de suas obras aparece o encerramento de Black Bullet, que entra no pódio com grande merecimento. Na sequência aparece a dor e o sofrimento vivido pelas Crianças Amaldiçoadas, que tem de viver de alguma maneira e driblar todo um preconceito contra elas. A melodia soma opereta e uma percussão vocal de alto nível, digna de atenção. Foi o suficiente para cativar totalmente a minha pessoa.

A diferença entre os dois principais postos do pódio foi mínima desta vez. Mas não deixou de ser interessante. Primeiro com a presença do anime Mahouka, que possui as suas similaridades com a aclamada série To Aru e que tem ido adiante em seu enredo com uma velocidade vagarosa, porém sem ser exatamente entediante. O tema do encerramento trás a ideia de uma profunda tristeza, tendo a personagem Miyuki como foco central das atenções. Os cenários são extremamente bonitos e somam-se perfeitamente à melodia em execução. Mas o título máximo desta temporada (abril'2014) recai mesmo é para Jojo's Bizarre Adventure Stardust Crusaders. Uma viagem no tempo é atribuída por intermédio direto da música, um convite claro aos anos setenta e oitenta do século passado. Na animação existe toda a ligação da música em sua letra e harmonia com o enredo trabalhado no anime, no qual o grupo de personagens devem seguir até o Egito. Elementos dos Stands e das cartas do tarô aumentam os pontos positivos desta sequência, que realmente soube merecer estar no topo (no ponto de vista do NETOIN!).

Destaques negativos...

Gokukoku no Brynhildr.

Abertura em citação
* Gokukoku no Brynhlidr
Música: Virtue and Vice (Fear, and Loathing in Las Vegas)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

Encerramento em citação
* Inugami-san to Nekoyama-san
Música: Zettai Fukujuu Sengen (Sumire Uesaka e Nao Touyama)
Páginas referentes: AniList / MyAnimeList / site oficial

Inugami-san to Nekoyama-san.

Os pontos negativos em aberturas e encerramentos ganham também espaço neste humilde blog. Como já foi retratado no post da temporada passada, às vezes eles podem aqui aparecer por serem os menos bons dentre os presentes mas, em dadas oportunidades, eles podem ficar nas últimas colocações por serem realmente decepcionantes, em todo e qualquer nível de abrangência. Entretanto, na temporada abril'2014 não foi muito difícil escolher os piores inícios e finais de jornadas dentre os animes em exibição.

No que tange às aberturas, a segunda de Gokukoku no Brynhlidr superou outras fortes candidatas ao posto por uma razão em especial. A música não é ruim e ao escutá-la é possível ter a impressão mental de que o anime vai explorara partes densas em seu plot e afins. Mas isso não ocorre, infelizmente. Para piorar um pouco, a sequência de animação também não ajudou a passar uma mensagem mais positiva. Realmente, a promoção da banda citada mais acima (à direita do nome da música) poderia ter sido bem melhor trabalhada. Na parte dos encerramentos aparece um anime curto, chamado Inugami-san to Nekoyama-san. Para ser mais honesto com você, nobre visitante, este encerramento foi escolhido por pouco dentre outros quatro. O diferencial, no caso, é que tal sequência (embora de apenas vinte e cinco segundos de duração) consegue ser tão decepcionante quanto o próprio anime que a mesma representa, sendo este um ponto crucial de atenção.

E assim termina o especial de aberturas e encerramentos da temporada abril'2014.
Espera-se, humildemente, que você tenha apreciado o texto até o seu final.
Grato pela leitura do mesmo.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. Bacana! Não vi tantos animes nessa temporada, mas dos que eu vi meu top 5 de melhores OPs seria:

    1 - Kenzen Robo Daimidaler
    2 - Ping Pong The Animation
    3 - Mushi-Shi Zoku Shou
    4 - Baby Steps
    5 - Haikyuu!!

    E minha top 5 End's:

    1 - Jojo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders
    2 - Mushi-Shi Zoku Shou
    3 - Gochuumon wa Usagi Desuka?
    4 - Bokura wa Minna Kawaisou
    5 - Ping Pong The Animation

    Com mensão honrosa para "Kanade" de Isshuukan Friends :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Belas listas as suas, João Paulo...

      Entretanto, eu gostaria de saber o que tu poderia me falar sobre o anime Kenzen Robo Daimidaler...


      Até mais!

      Excluir
  2. Das aberturas, não estou vendo 3 dos citados por ti, mas concordo com Isshuukan Friends e Gokukoku no Brynhildr. Acrescentaria ai talvez Kenzen Robo Daimidaler pelo inusitado, e a de Bokura wa Minna Kawaisou. Entre as endings acho que seria similar a seu top, mudando apenas os posicionamentos e tirando a de Jo Jo que não estou acompanhando. Acho que ai poderia ser inclusa a de Gochuumon wa Usagi Desuka?.

    E concordo em gênero, número e grau que aberração foi a segunda abertura de Gokukoku no Brynhildr...pra que aquilo só para 3 episódios....para espantar de vez os resistentes(não no meu caso que estou até gostando da série, mas vejo bastante criticas a ela por ai).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Esta segunda abertura de Gokukoku é digna o bastante de ser esquecida...
      Acredito que uma mudança de sequência inicial, para ser usada em menos da metade dos episódios da obra, é uma decisão das mais falhas...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!