Em pauta!

quinta-feira, junho 19, 2014

Volta ao Passado - Cantarolando com El Hazard!

Uma viagem pelo reino de El Aventura...

Uma ideia que merece atenção...

Quando aparece um bom ideal na internet, a prerrogativa intercede em cheio e diz que se deve, ao menos, tentar estudar tal ação e anexá-la aos padrões daquilo que você deseja fazer. Obviamente, nada pode ser feito sem o devido consentimento da pessoa que criou a ideia e a levou adiante. No caso, trata-se da jovem Raphaella (uma das redatoras do site parceiro Elfen Lied Brasil), que simplesmente esbanjou categoria ao analisar temas de animes no citado lar na internet.

Tendo a devida permissão por parte da nobre amiga, minha pessoa pode então levar adiante este mesmo ideal, para ser trabalhado em dadas oportunidades dentro da seção Volta ao Passado, aqui no NETOIN!. Entretanto, o mesmo será feito de uma maneira um pouco diferenciada nesta casa, pois a questão estará na premissa da análise simples e pessoal de uma letra musical (que incluirá versões nacionais de algumas obras nipônicas que foram exibidas em terras brasileiras).

Com base nisto, nada é melhor do que trazer à tona o tema de abertura de um anime que soube chamar a atenção no início dos anos 2000, no saudoso bloco Band Kids (exibido na Rede Bandeirantes de Televisão). Trata-se, no caso, do título El Hazard: The Wanderes, série esta que teve um total de vinte e seis episódios e que soube encantar, ao seu modo, com um enredo simples porém bem carismático. Uma jornada pelo mundo mágico de El Aventura, que divertiu muitas pessoas naquela época (incluindo este humilde blogueiro).

"Ilusão" (versão brasileira)
Abertura de: El Hazard
Vocal: Nil Bernardes

A chegada em um novo mundo...

* vídeo para acompanhamento: acesse aqui (via YouTube) 

"Tudo que eu quero é te abraçar,
e o luar da noite para nos guiar...
Vamos para a terra desconhecida..."

Uma chamada graciosa para a inspiração nesta estrofe musical. E quando se ressalta algo assim, é natural que venha à mente uma alusão sobre motivos, razões, algo que justifique a presença daquele grupo de terráqueos no mundo mágico de El Aventura. Não é uma jornada das mais fáceis. Entretanto, na medida em que mais personagens vão sendo apresentados nota-se que El Hazard não se encaminha como um anime linear (que se trata apenas de um ponto fixo em seu enredo).

Em si, a estrofe fala de sentimentos, de amor, tão presente quanto se pode imaginar ao longo deste anime. Entretanto, os clichês imperam forte na obra e todo este sentimento citado aparece de uma maneira extremamente tímida, porém eficaz, durante os episódios que se seguem.

Um encontro com a princesa...

"As aventuras que nós vamos ter,
lá tudo poderá acontecer...
Nós vamos hoje mudar de vida..."

Uma aventura agrega a muitas perspectivas. Entre elas está a coragem de seguir adiante, a prerrogativa do desafio e, obviamente, a mudança no cotidiano de quem a isto se propõe realizar. Sempre existem riscos em quaisquer ação que você tente realizar, seguir com a mesma. E não se fala unicamente de obstáculos nesta ideia, nobre visitante.

El Hazard mostrou, ao longo de seus vinte e seis episódios, que a chamada "entrega pela causa" foi mais do que justificada, principalmente ao se levar em consideração que as chances de voltar ao mundo de origem eram, demasiadamente, irrisórias para o grupo de aventureiros da Terra.

Na sombra da maldade...

"Em um mundo assim tão confuso,
(em um mundo assim tão confuso)
nós vamos viver juntos a ilusão...
Venha comigo então..."

Não se trata exatamente de um conflito entre as definições de certo e errado. À bem da verdade, El Hazard mostra que a ida de jovens estudantes e seu professor ao estranho e mágico mundo valeram certas recompensas em formas de poderes nunca antes imaginados. No caso, poderia ser o domínio de um idioma totalmente estranho, uma força incalculável (mediante o consumo de bebida alcoólica) ou algo ainda desconhecido, mas que teve o momento certo de aparecer.

Se você se sente diferente ao visitar uma cidade diferente da que você vive, imagine então a sensação que deve ser a de adentrar em um universo onde tudo é regido de uma maneira diferente da qual tu é acostumado. E boas companhias podem auxiliar no processo de aprendizagem e de adaptação. Ninguém neste anime é mais credenciado para isto dizer do que o jovem Makoto.

Sob o olhar cauteloso...

"E esquecerá,
a cidade e essa vida facilmente, e assim...
Nunca se afaste de mim..."

Na estrofe anterior a ideia dos riscos foi bem trabalhada. Desta vez, tal ideal é levado ainda mais adiante, em um novo e perigoso nível. Tudo isto tem uma razão bem sucinta, pois ao se acostumar com um novo ambiente nasce e cresce a possibilidade de a pessoa acabar se esquecendo, completamente, de seu lar e vida anteriores.

Ainda assim, um ponto positivo se faz presente. Por mais que você se sinta preso à tal tipo de entrega, novamente a questão de uma boa companhai poderá tudo aliviar (e até fazer com que a visão "do todo" seja severamente mais prazerosa). El Hazard, em seu andamento, deixou isto na mais plena concisão. As aventuras prosseguem no anime em boa e carismática velocidade, mas tudo se torna ainda melhor na medida em que as companhias fazem a diferença. E o intercalo da interação entre os personagens deixa tudo isto ainda em maior evidência.

Todos em nome de uma grande aventura...

"E descobrirá,
é você que eu sempre imaginei ter em meu coração...
Venha viver essa emoção!"

A última estrofe da letra musical trás, consigo, um significado muito mais sentimental e romântico do que se poderia pressupor anteriormente. Na verdade, El Hazard nunca deixa de fazer menção ao chamado amor ou do apenas "querer bem" à outra pessoa. Entretanto, para toda a entrega existe uma razão maior ao seu final, pois presume-se que toda a grande jornada possui a sua recompensa ao final. No caso em específico, a chamada para o amor consegue suprimir a dor pela aventura desgarrada, com a possibilidade de nunca mais retornar ao seu mundo original.

O anime em questão consegue ser bem satisfatório neste quesito. A chamada para o sentimento agradece ao perigo inusitado em se aventurar em um mundo diferente e nunca antes imaginado. Desta maneira, esta obra consegue somar muitos pontos positivos ao seu final, pois assim se mostrou digna de merecimento no seu decorrer.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. Interessante a forma como você trabalhou a ideia nesse post. Eu li o post no Elfen Lied e realmente você soube fazê-lo com maestria.

    El Hazard é um daqueles animes que valeram a pena assistir. Ainda mais no citado ano. Época boa aquela.... rsrsrsrsrs

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Sim. Gostei muito da temática proposta e resolvi trabalhá-la aqui também, porém sem um calendário mais preciso.

      No mais, aquele época deixou muitas saudades mesmo, nobre...


      Até mais!

      Excluir
  2. Este anime teve um fim? foram apenas 26 episodios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Sim. Finalizou com vinte e seis episódios.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!