Em pauta!

sexta-feira, junho 06, 2014

Volta ao Passado - Iniciando Natsume Yuujinchou...

O logo da obra...

Uma estória singular e simplesmente bela...

No distante ano de 2008, mais precisamente na temporada de julho em tal ano, estreou pela TV Tokyo uma obra animada pelo Estúdio Brains Base, vinda diretamente da concepção e criação feita por Midorikawa Yuki. Tratava-se de Natsume Yuujinchou (Natsume e o Livro dos Amigos, em uma tradução aproximada para o português). Este título chegou com uma premissa deveras interessante, que mesclou com muita e bem-vinda transparência as temáticas envoltas pela amizade e por algumas das características mais presentes do folclore nipônico.

Tudo nesta obra gira em torno de um garoto de aparência normal, inofensivo e de comportamento amigo. Ele se chama Natsume Takashi. Mesmo que seu exterior transpareça as características à ele atribuídas anteriormente, a verdade é que tal rapaz carrega consigo um tipo de maldição (ou poder transferido por hereditariedade). O jovem em questão possui a capacidade de ver espíritos ao seu redor, os conhecidos Youkais na tradição japonesa. Takashi costume ser infernizado por tais criaturas em seu cotidiano, levando-o a ter de reagir a muitas situações que ele não poderia esperar.

Se o descrito acima já coloca o personagem com uma vida difícil, é necessário colocar um item que agrega muito para tal perspectiva. Isto porque Natsume herdou de sua falecida avó um instigante livro. O mesmo continha os nomes dos Youkais que foram aprisionados pela dona anterior do mesmo em outras épocas. Tal item tem "O Livro dos Amigos" como nome e, por si, já é possível muito predizer. Com  base nisto tudo (e tendo a companhia de um espírito similar a um gato da sorte chamado Nyanko-sensei), pode ser aqui enfatizado que o Natsume terá muito o que resolver pela frente, pois o anseio do rapaz está justamente em liberar estes Youkais pouco à pouco (uma vez que o processo não é fácil e consome da vitalidade do jovem protagonista para ser executado).

O primeiro episódio de Natsume Yuujinchou acaba sendo um convite mais do que preciso para se acompanhar a obra, que ainda contou com mais três temporadas (Zoku Natsume Yuujinchou, Natsume Yuujinchou San e Natsume Yuujinchou Shi). Em tal capítulo é possível acompanhar toda a estrutura motriz do anime, revelando a pessoa do Natsume em ação e pensamentos além de mostrar, pela esfera mais sentimental, como que o rapaz tentará lidar com os Youkais presentes no livro à ele confiado. Nobre visitante, você tem de estar ciente que nem tudo é simples nesta obra, pois muitos problemas estão no aguardo da dupla Natsume e Nyanko-sensei. Mas uma característica pode ser aqui enfatizada pra você, estando a mesma centrada nas mais belas lições de amizade e confiança que tu terás ao ver este anime.

E que venham os Youkais...

Momentos...


Correria - Natsume está a fugir de um Youkai. O problema está no fato de apenas ele poder ver o ser espiritual...


Encrenca - o jovem acabou sendo pego pelo Youkai que o perseguia. Entretanto, o ser espiritual chamava o rapaz pelo nome de sua falecida avó...


Investida - por alguma razão, o Natsume acertou o Youkai e fugiu do lugar. Um sério caso para estar começando a se desenvolver ali...


Gato - aparentemente, o Natsume acabou fazendo algo que não deveria...


Espírito - o jovem realmente tinha liberado um espírito aprisionado por muito tempo, e esta era o Nyanko-sensei...


Descontração - é bom pensar que o Nyanko-sensei não gosta de ser chamado de gato, mas assim acaba sendo tratado pelo Natsume...


Forma - eis a real forma do Youkai Nyanko-sensei, algo pelo qual o Natsume não esperava ver...

Natsume Yuujinchou - Episódio #1
"O gato e o livro de amigos"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Eu assisti as três temporadas, ainda falta ver a última, mas eu adoro Natsume Yuujinchou! Na primeira temporada eu achei que faltou personagens femininas na obra, mas depois, à medida de Natsume foi se envolvendo com os humanos eles encontrou não só duas amigas, como fez outros amigos!

    É um lindo anime, com toda certeza!

    Bjs, Pers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Exatamente, nobre Pers.
      O anime Natsume Yuujinchou merece ser apreciado sempre e sempre, pois faz por merecer todo este respaldo.

      Partilho de sua opinião, totalmente.

      Muito obrigado, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!