Em pauta!

domingo, setembro 07, 2014

[N! Drops] Set'2014 #48: compreendendo Aldnoah Zero...

Um momento de grande risco...
Sem o clamor para uma nova era...

A história da humanidade ainda apresenta momentos de grande perplexidade mental, no que tange à compreensão sobre o fator que deu início à vários dos conflitos bélicos conhecidos. Variando entre expansão territorial, assassinato de um membro da realeza, invasão de território alheio e o não cumprimento de acordos, as guerras sempre apresentaram motivos que conseguem mesclar o dito básico e difícil em diversas situações. Aldnoah Zero, em seu décimo episódio, apresentou o final da explicação para a razão deste combate entre Marte e a Terra.

Aderindo totalmente à concepção estabelecida sobre fatores mesclados, o Conde Saazbaum (o Cavaleiro Orbital que orquestrou a morte da Princesa de Verns em solo terráqueo) disse tudo que era necessário ao Slaine. Um combo com pensamentos que compreendem o futuro da civilização marciana e razões pessoais de caráter emotivo levaram este homem à arquitetar um modo de fazer com que Vossa Majestade, o Imperador de Marte, levasse adiante a ideia de uma guerra declarada contra a União Terráquea.

Você pode, com total direito, definir tal razão para o conflito como sendo "rasa" ou carente de um melhor preparo. De igual maneira, a explicação apresentada por Saazbaum poderá lhe fazer muito sentido e até ser considerada bem "planificada. Aldnoah Zero não é um anime que anseia em criar o sentimento de angústia ou aguardo extremo ao próximo episódio por parte de quem o assiste, o que não é uma boa ideia no ponto de vista deste humilde blogueiro. E isto se deve ao fato de que, por mais que um clima de enredo seja criado ao final de um capítulo, já no próximo o mesmo é desvendado de maneira puramente linear e sem grandes rodeios, fazendo com que o fator curiosidade não seja tão presente quanto poderia.

Ainda assim, a obra chama a atenção nos detalhes mais distintos. O início do décimo episódio se encarregou disto muito bem. A jovem Rayet acabou revelando seu verdadeiro ideal e procedência sem grande hesitação, ainda com o estigma interno por não conseguir entender a forma de agir da Princesa de Verns que, mesmo com a sua vida em xeque, não deixa de esboçar o sorriso pleno na face e nem de proferir palavras dóceis para intensificar suas ideias e opiniões. Além disto, o Inaho protagonizou um momento que muitos deverão eternizar e fazer fragmentações (como fanfics), sem deixar de lado a incapacidade do personagem em esboçar um simples semblante mais feliz.

Para encerrar o texto presente, a sede da União Terráquea se faz localizar em solo russo no anime. Isto não é algo que cause surpresa. Entretanto, os símbolos da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) estão presentes em tal instalação subterrânea, o que pode criar ideias sobre desde quando tal construção se faz existir (no tempo presente da obra em análise), além de trazer a tona o sentimento da corrida tecnológica e armamentista levada adiante pela antiga URSS e os Estados Unidos, no período historicamente conhecido como Guerra Fria.

E o anime segue em sua pretensão...

O momento da reaparição...
Momentos...
Aldnoah Zero - Episódio #10 - "Até o cair da tempestade"


"Buscando a salvação..."


"Não compreendendo o pedido de perdão..."


"Quando inicia-se uma revelação..."


"Ao se mostrar o planeta em processo de 'extinção'..."


"Quando se consolida a manifestação..."


"O momento de memorização..."


"Quando se deve fazer uma grande decisão..."


"A proximidade da grande confrontação..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Eu estou achando bem meh Aldnoah e não vejo como ele irá se estender por mais 12 eps ...
    Sobre URSS acho que a guerra fria ainda contina na historia no anime , por que não sabemos o que aconteceu com o mundo politico bipolar depois da descoberta do hipergate(acho que errei o nome) então é possivel que a URSS nunca tenha se separado ...

    Aldnoah esta me decepcionando esperava algo mais ...

    Bom review ate a proxima .. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu já penso o contrário, nobre...
      Aldnoah Zero está sendo um ótimo anime aos meus olhos. Estou apreciando bem o enredo e, seguramente, está no top'10 do ano até o presente momento (para mim).

      Quanto à Guerra Fria, a alusão faz sentido. A Rússia ser a sede da União terráquea também (dado o vasto território e as possibilidades de esconderijo necessário). No mais, estou no aguardo de como finalizará este primeiro cour, para ter uma melhor espera quanto à continuidade em 2015.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!