Em pauta!

terça-feira, setembro 09, 2014

Volta ao Passado - Lutas pela verdade! Ao encontro dos mais fortes!

Ryu, estando sob o domínio do Cyberchip da Shadaloo de Bison.
Quando sentimentos e anseios se chocam o combate começa!

Street Fighter II Victory é um daqueles animes que podem ser chamados de verdadeiras pérolas, no que tange às transmissões orientais na televisão brasileira. Desde a primeira aparição deste anime no país tupiniquim (em meados de 1995/1996) os fãs de Ryu, Ken, Chun Li, Guile, Bison e grande elenco puderam desfrutar de momentos dos mais interessantes sendo que, alguns destes, tiveram o poder o bastante de ficarem presos na memória até os dias atuais.

É bem verdade que a obra teve seus pontos de proximidade à um tipo de realidade mais aceitável, estando esta ideia centralizada no tempo que se fazia levar para o Ryu disparar o Hadouken ou Bison para desferir o seu poderoso Psycho Crusher, por exemplo. Com isto é mais do que possível imaginar que o anime, em si, não tenha agradado à todos os gostos. Entretanto, certos eventos desta obra merecem ser relembrados por aquilo que representaram em larga e contundente escala.

O episódio tratado nesta edição da seção Volta ao Passado apresentou, sozinho, três destes eventos. O primeiro deles foi protagonizado pelo Bison que, sem grandes dificuldades, acabou com Nash em sua fortaleza no Mediterrâneo e deixou o Guile quase sem ação. O segundo teve nas figuras de Ken e Ryu seu ponto máximo, no qual os dois amigos estavam se confrontando e, no auge do embate, o poder do Hadouko (deles) seria investido um contra o outro. Por fim, o jovem Fei Long estava por encerrar seu emocionante embate ante a Cammy, no intuito de salvar a vida de seu mestre (e pai da Chun Li neste anime) o comandante Dubal de Hong Kong.

Estas três cenas em específico tiveram uma representatividade maior do que se pode presumir de maneira simplória. Lições sobre amizade, confiança e lealdade se fizeram presentes em todas elas. É possível deduzir que, no caso do segundo evento, o limiar entre a destruição total e a sobrevivência era deveras tênue. Por sua vez, a terceira cena pode também ser conduzida por motivos de vingança, além do apelo pela lealdade estampada no olhar do Fei Long. Contudo, o primeiro destes eventos mostrou uma faceta humanamente sentimental do Guile, que sentiu com todas as dores do mundo a perda de seu grande amigo e companheiro de tantas missões pelo exército norte-americano.

Trazer à tona tais momentos de um anime tão datado quanto este, mas que ainda sabe empolgar e muito bem, é algo que deixa este humilde blogueiro muito contente. É uma oportunidade das melhores de não apenas trazer certas recordações à vida como, principalmente, ajudar à lançar aqui as mensagens que as mesmas tentam transmitir. Street Fighter II Victory, dentro de seu gênero em trabalho, pode ser considerado uma das melhores adaptações de estórias em jogos de luta para anime. Longe de qualquer premiação, mas seguramente merecedor de muita atenção.

Ao encontro dos mais fortes!

Uma poderosa colisão se aproxima...
Momentos épicos!
Street Fighter II Victory - Episódio #27


"A morte de Nash pelas mãos de Bison..."


"Ryu começa a manifestar a energia Hadou..."


"O sorriso de Bison contrasta com o embate entre amigos na sua frente..."


"O Ken também manifesta a energia Hadou..."


"O semblante de Guile ao se deparar com o corpo de seu amigo..."


"A tristeza dominante..."


"Cammy, com medo de estar sendo enganada..."


"Fei Long, que não espera estar sendo enganado..."


"Onde está a verdade? Onde está a mentira?"


"Para quem enganou nesta história, restou um destino cruel..."

Street Fighter II Victory
Episódio #27 - "Colisão de energias"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Além desse detalhe de humanizar um pouco mais os "heróis" do game, a animação era muito boa para a epoca. Gostei bastente desta série. Mesmo saindo um pouco das caracteristicas dos personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      É bem verdade isto que citaste, nobre...
      O anime realmente criou um "novo eu" para os personagens da série, mas a manutenção de certos elementos fez com que a obra ganhasse em prestígio, ao ponto de tanto ter agradado aos fãs da franquia (e ainda fazê-lo atualmente).


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!