Em pauta!

sexta-feira, outubro 31, 2014

Volta ao Passado - O arco do exame Chuunin de Naruto

E o selo de aprovação é atribuído por...
Um arco que deixou a sua marca...

Animes do tipo battle shounen não são a especialidade deste humilde blogueiro para comentários. Logicamente, tal temática não está necessariamente entre as preferidas de minha pessoa para ser conferida em animes ou mangás. Contudo, muitas obras de tal segmento foram vistas e, mediante à isto, algumas souberam marcar forte presença na memória. YuYu Hakushô é uma das provas disto, ao seu próprio modo. Mas não é exatamente este anime que servirá de tema para a ocasião.

Nobre visitante, Naruto foi a obra escolhida. Sendo ainda mais direto, o arco do exame Chuunin é que será trabalhado. Dentro da chamada fase clássica de Naruto, tal período citado é que soube deixar a sua marca. O mesmo teve uma duração de quarenta e sete episódios em seu total, porém não é esta extensão que será aqui comentada. Mais precisamente serão aqui discutidos os eventos pertinentes à terceira fase de tal exame, também conhecida como preliminares. Durante os episódios que compreenderam tal período, inimigos foram revelados, tensões históricas se fortaleceram e amizades se revelaram.

O exame Chuunin, em si, carregava uma grande importância no plot de Naruto. A participação de ninjas oriundos de vilas à parte de Konoha (a famosa vila da Folha) acabou propiciando grandes eventos na obra. Em especial, podem ser aqui citados os representantes das vilas do Som e da Areia, onde a personificação do jovem Gaara acabou ganhando um imensurável destaque. A vila anfitriã do exame também apresentou uma gama considerável de bons adeptos à arte ninja, destacando-se aqui personagens como o Sasuke, Neiji, Rock Lee, Shikamaru e Naruto.

Gaara.
Os capítulos pertencentes às preliminares colocaram em frente à frente muitos anseios diferentes. O Gaara e seus dois aliados (a Temari e o Kankurou) demonstraram possuir táticas e habilidades extremamente elogiáveis. O motivo maior dos três se fazerem presentes em Konoha estava muito além da participação do exame Chuunin, onde basicamente ninguém aparentava sequer desconfiar deles diretamente. A Ten Ten, uma das representantes da vila da Folha, sofreu absurdamente nas mãos (melhor dizendo, no leque) da Temari e foi derrotada sem grandes complicações. Este arco de Naruto soube explorar muito bem as capacidades e os limitadores de cada participante, em especial durante as preliminares.

Internamente, velhos resquícios históricos também ficaram um à frente do outro. O clã Hyuuga acabou protagonizando um dos momentos mais chamativos de tal exame, pois se enfrentariam Neiji e Hinata. Ele era considerado um gênio e extremamente poderoso, enquanto ela era sempre pacifista e um tanto quanto temerosa em combate. O choque entre a família principal (da Hinata) e a secundária (do Neiji) acabou expondo um perigoso lado pertinente às chamadas tradições de uma linhagem. Com isto, a batalha acabou expondo muitas cicatrizes e acabou abrindo outras ainda mais fortes.

De todos os combates apresentados nas preliminares do exame Chuunin, a luta entre o Rock Lee e o Gaara acabou gerando um momento bem interessante no anime. Enquanto o representante de Konoha tinha consigo "apenas" a arte de combate do taijutsu (sem o uso do chakra para ataques à distância ou de energia, contando unicamente com golpes físicos para os eu pleno proveito), o desafiante vindo da vila da Areia era extremamente poderoso, contando inclusive com um tipo de demônio que hibernava dentro de si. Esta luta mostrou, sem a menor sombra de dúvidas, até aonde pode chegar uma pessoa cujo espírito combativo supera as suas limitações visíveis e pertinentes.

Temari e sua impetuosidade em evidência...
O Naruto possuía um estigma extremamente poderoso à ser por ele combatido. Visto como um preguiçoso e sem talento para a arte ninja por muitos outros, o protagonista da série teve de levar adiante o "seu jeito de ser ninja" para não apenas chegar às preliminares, como também para enfrentar em pé de igualdade o ímpeto do jovem Kiba e seu fiel companheiro Akamaru. Este embate mostrou, entre outras coisas, que ingenuidade e sorte servem muito pela boa causa do espírito combativo, servindo de poderosos aliados quando a situação assim exigir.

Por mais que todas as lutas não tenham sido realmente empolgantes ou tecnicamente bem nutridas de combatividade. Sakura e Ino se digladiaram em níveis idênticos de poder, com uma representatividade maior quanto aos objetivos idênticos de ambas, nos quais existia uma convergência para o jovem Sasuke que, na sua luta, teve que passar por uma provação inesperada. Como se podia esperar de uma importante parte deste arco, muitos pontos positivos e negativos dos personagens ficaram à mostra com exatidão e, com isto, tal sequência de episódios nas preliminares do exame Chuunin acabou sendo muito representativa.

Uma das melhores aberturas de Naruto, inclusive, foi pertinente ao arco aqui trabalhado. Trata-se da sequência com a música "Haruka Kanata" (veja-a ao clicar aqui), extremamente vibrante com cenas que abrem as portas para a ambientação referente ao exame Chuunin. Entre paixão e ódio, ego e alter-ego, coragem e submissão, força e fraqueza, tudo acabou se fazendo presente nesta sequência de episódios. Não houve nada de espantoso na realidade, mas seguramente este arco é uma das melhores recordações que fase clássica de Naruto deixou na mente deste humilde blogueiro, nobre visitante.

E assim se segue...

Um sério conflito no clã dos Hyuuga...
Naruto - Temporada clássica
Arco do exame Chuunin - Fase das preliminares
Episódios #41 ao #51

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. Por mais criticado que seja Naruto, ninguém pode negar que essa é uma das melhores fases do anime.

    E como foi colocado a apresentação dos personagens na boa idéia de um torneio(que não é novidade alguma) entre as vilas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Esta saga, mesmo que pertinente ainda à fase clássica, é a mais representativa de Naruto para mim.
      A apresentação dos times, a luta e a ação. Foi tudo bem memorável, nobre.


      Até mais!

      Excluir
  2. Praticamente, só assisti Naruto até aí, risos... Na verdade, até o episódio 100, que nem lembro muito bem, mas recordo que sempre quando ia assistir, voltava pra ver a luta entre Lee e Gaara. Acho que ainda é uma das minhas cenas favoritas (embora ainda tenha que vê-la recentemente pra ver se ainda gosto tanto assim).
    Confesso que não lembrava dessa última imagem, da galera segurando o Neji... Acho que vou reassistir esse arco. c:

    Abraços~
    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Não lhe culpo, nobre Saddy...
      Naruto mesmo só assisti a fase clássica e cerca do Shippuuden até o capítulo #17, não mais do que isto...

      A luta entre o Lee o Gaara (e também o combate entre a Hinata e o Neiji) está entre os de minha maior preferência.

      E às vezes é bom rever as obras que tu aprecia.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!