Em pauta!

sábado, outubro 18, 2014

Volta ao Passado - Saki, a dama do rinshan kaihô!

Concentração máxima.
Uma vitória com muita emoção...

O ano de 2009 foi muito conturbado na esfera da animação japonesa para este humilde blogueiro. Muitas obras que se fizeram lançar no citado só foram assistidas mais tarde. Ainda assim vários títulos de respaldo foram acompanhados dentro do citado ano, estando entre eles a estória que mesclava partidas de mahjong com toda a sutileza e sentimentalismo proporcionado pelas personagens de tal anime, cujo nome era Saki.

Em si, Saki tinha o mahjong na prática como instrumento de atenção, que atuava paralelamente com o dito shoujo-ai promovido pelo seu grupo de personagens. Não era difícil ler pela internet afora todo e qualquer tipo de casais que o público lançava em seus ideais. Desnecessário enfatizar que todos os enlaces estavam contemplados pelas garotas do anime, quase todas, o que promovia tópicos à esmo com discussões e trocas de opiniões. E a chamada para este texto em especial abusa de muitos dos elementos que fizeram a fama do anime em pauta.

No período em análise se faziam disputar as rodadas finais do Torneio Regional, que valia uma vaga para o Torneio Nacional. Em tal momento do décimo nono episódio, a Amae Koromo da Escola Ryuumonbuchi estava muito afiada e, com suas jogadas de efeito e pontuação elevada, deixava a grandes passos as outras contentoras para trás. Entretanto, duas delas já haviam mostrado que não tinham perdido a esperança na partida, em especial a Ikeda da Escola Feminina Kazekoshi. Mas alguém estava reaparecendo, de pouco em pouco, buscando o chamado "ponto certo" para desferir a jogada final.

Em busca da vitória.
Este alguém era a Miyanaga Saki, da Escola Kiyosumi. Embora ela tivesse iniciado muito bem a rodada final com dois rinshan kaihôs, uma vitória inesperada da Kaiji Yumi do Instituto Tsuruga colocou toda a disposição da Saki em xeque direto. Com a queda dela, a Koromo pôde colocar suas melhores jogadas em cena, abrindo larga vantagem e demonstrando superioridade inquestionável. Contudo, após um intervalo com direito a uma severa bronca dada pela Haramura Nodoka, a Saki abriu os olhos para a contenda em seu prosseguimento. O que se notou, dali por diante, foi uma verdadeira reviravolta, conceituada e administrada em vias de um início fraco (com mãos de baixa pontuação) até chegar ao limiar desejado.

O que pôde notar, no décimo nono episódio de Saki, foi uma estória que buscou mostrar a superação promovida pela personagem homônima. Por mais que suas jogadas possuíssem uma chance extremamente pequena de ocorrerem na vida real (em especial nas sequências entre uma e outra), a jovem Saki aparentava saber contar com as mesmas no momento mais oportuno. Os efeitos visuais, uma marca registrada do anime em questão, auxiliaram em demasiado na prerrogativa da atenção que o evento merecia ter. E acredite, nobre visitante, este episódio em específico soube canalizar bem tudo que foi citado sobre tal. Obviamente, o toque shoujo-ai se fez presente em sua excelência.

A jovem Saki soube executar bem as suas jogadas e reter a atenção para si. O fato da Kuromo ter se libertado de um estigma pessoal merece forte menção. No mais, entre o mahjong impossível e as chamadas para a amizade no todo, Saki conseguiu mostrar um episódio deveras cativante e digno. Foi um encerramento à altura do evento (Torneio Regional) e, com o mesmo, novos enlaces e rivalidades puderam ser contempladas. Sem dúvidas, uma recordação bem-vinda.

Após três kans veio um rinshan kaihô...

Memórias...


"O local da grande contenda..."


"A esperançosa Kana Ikeda..."


"Amae Koromo dominando as ações..."


"Kaiji pensando em uma estratégia para vencer..."


"A Ikeda abandona uma grande jogada por ter poucas opções..."


"Miyanaga Saki e o momento da grande jogada..."


"Amae Koromo contente com um convite para o futuro..."


"O retrato da consagração..."

Saki
Temporada única (abril à setembro de 2009)
Episódio #19: "Amigas"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Nossa, me lembro como se fosse ontem a minha empolgação com Saki, foi incrível esse final, superou minhas expectativas, muito lindo mesmo hihihihihihi :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Ingrid por aqui. Digno.

      Bom saber que tu gostou deste anime também, nobre. Também gostei muito do anime e desta parte em específico, também.

      Volte mais vezes.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!