Em pauta!

sexta-feira, novembro 14, 2014

Curtas em geral - parte #228: discrepâncias no fandom...

Imagem de Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works.
O anime é o único presente no top'5 dos rankings japonês o ocidental.
Vertentes do universo animístico...

Não é de hoje que o ranqueamento existente de animes, seja no âmbito oriental ou ocidental, possui sinceras diferenças em sua concepção. Não se trata unicamente do agrado que se estabelece junto ao público, mas também da maneira com a qual o mesmo se faz conceber. Em meio à isto tudo prevalece, de maneira visível, o foco que se faz atribuir para os mais diferentes públicos.

Uma rápida leitura no Crunchyroll em português (clique aqui para ver o post de referência) fez com que a curiosidade crescesse um tanto à mais em minha pessoa, no âmbito de lhe transmitir um pouco daquilo que os fãs japoneses e ocidentais interpretam pelo aclamado top'10 da atual temporada de animes. Com base nisto, o conhecido blog Yaraon foi prontamente visitado (constando nele a lista de preferência do público nipônico) e, mesmo com o seu ranqueamento traduzido constando no primeiro site visitado, é interessante notar o leque de comentários presentes em tal, no qual a linha opinativa também se torna deveras interessante de ser notada (alguns destes se fizeram presentes no Crunchyroll).

De acordo com o apresentado nos links acima citados, teve-se o seguinte prognóstico abaixo, separado de acordo com a classificação do MyAnimeList no início de novembro'2014 e a da pesquisa feita nos últimos dias de outubro'2014 e mostrada no Yaraon. Vale aqui ressaltar que o processo da primeira fonte foi feita com base na média proveniente das notas dadas pelos usuários do site em questão, enquanto que a segunda fonte teve um percentual de preferência oriundo de pesquisa com mais de duas mil pessoas no Japão.

Top'10 - MyAnimeList (média atribuída pelos fãs ocidentais)

1 - Fate Stay/Night Unlimited Blade Works
2 - Mushi-Shi Zoku Shou 2nd Season
3 - Kiseijuu: Sei no Kakuritsu
4 - Akame ga Kill!
5 - Psycho Pass 2nd Season

Complementam o top'10, do sexto ao décimo posto (na ordem): Yowamushi Pedal Grande RoadShigatsu wa Kimi no UsoNanatsu no TaizaiSword Art Online 2nd Season; Shingeki no Bahamut Genesis.

Observação: as obras Akame ga Kill!, Sword Art Online 2nd Season (ambas em exibição desde julho'2014, com médias 8.27 e 7.92 no MyAnimeList) e Nanatsu no Taizai (com média 8.07 em tal site) não estavam originalmente citadas nos sites de referência, mas foram aqui incluídas. Isto acabou excluindo os animes Gundam Build Fighters TryAmagi Brilliant Park e Hitsugi no Chaika Avenning Battle da referida lista (cotados como oitavo, nono e décimo colocados sequencialmente, sem as três obras citadas anteriormente).

Top'10 - Público japonês (pesquisa feita pelo portal Seichi e publicada no Yaraon)

1 - Nanatsu no Taizai
2 - Gundam Reconguista in G
3 - Fate/Stay Night Unlimited Blade Works
4 - Magic Kaito 1412
5 - Yowamushi Pedal Grande Road

Complementam o top'10, do sexto ao décimo posto (na ordem)Terra FormarsSword Art Online 2nd SeasonKisijuu Sei no KakuritsuSailor Moon CrystalGirl Friend BETA.

Imagem do anime Nanatsu no Taizai.
O anime lidera o ranking de preferência nipônico até o momento.
Dentre os contrastes presentes, tem-se apenas a presença de um anime perfilado entre os cinco primeiros nos dois ranqueamentos listados, sendo este Fate/Stay Night Unlimited Blade Works. Diferentemente à isto, Mushi-Shi Zoku Shou 2nd Season e Psycho Pass 2nd Season estão relegados aos postos do décimo primeiro ao vigésimo colocados na lista nipônica, que não conta com Shigatsu wa Kimi no Uso nem em tal perfilamento. Por sua vez, Terra Formars e Gundan Reconguista in G não estão sequer entre os vinte primeiros do público ocidental, segundo o site de referência.

Tudo isto tende à mostrar, em tese, o quanto que a visão de público difere de maneira impactante entre os japoneses e os ocidentais, no que tange aos animes da temporada. Obviamente, as menções aqui feitas não resgatam o chamado cem porcento de credibilidade, uma vez que nem todos os fãs (ou assim se faz presumir) possuíram acesso à tais votações. No mais, fica assim aberta a chamada para o vínculo da curiosidade sobre tal temática.

Nobre visitante, contribua também com o seu ponto de vista,
na área de comentários deste post. Faça sua lista e/ou opine
sobre as diferenças entre os rankings aqui listados.

Top'10 - NETOIN! (até a data de publicação deste post)

1 - Shigatsu wa Kimi no Uso
2 - Mushi-Shi Zoku Shou 2nd Season
3 - Fate/Stay Night Unlimited Blade Works
4 - Akatsuki no Yona
5 - Sora no Method

Complementam o top'10, do sexto ao décimo posto (na ordem): Ookami Shoujo to Kuro Ouji; Yowamushi Pedal Grande RoadSailor Moon CrystalAkame ga Kill!Amagi Brilliant Park.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Interessante!! Isso mostra o quão diferente é o gosto oriental do ocidental, uma vez que animes que agradam aos japoneses podem vir a não agradarem outros povos, como nós brasileiros. E vice-versa...

    Não estou acompanhando nenhum anime esta temporada... mais talvez eu venha assistir um outro mais para a frente.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. 1 - Psycho Pass 2nd Season
    2 - Fate/Stay Night Unlimited Blade Works
    3 - Shigatsu wa Kimi no Uso
    4 - Kiseijuu: Sei no Kakuritsu
    5 - Akame ga Kill!
    6 - Log Horizon Season 2
    7 - Sword Art Online 2nd Season
    8 - Terra Formars
    9 - Ookami Shoujo to Kuro Ouji
    10 - Grisaia no Kajitsu

    iai a quanto tempo, bem sobre a pergunta:

    eu acho que o publico ocidental tem um gosto voltado mais ao combate, pseudociência, e estorias com baixa necessidade de suspensão de descrença. (menor gosto pelo nonsense), também vale lembrar que o fanservice não influencia muito por aqui, as vezes ate causando efeito contrario.

    ja o publico japonês gosta de algo mais comedia, engraçado, nonsense, se comparado ao publico ocidental, e isso junto com uma pitada boa de fanservice sempre elevou os índices de alguns animes.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!