Em pauta!

sábado, novembro 15, 2014

[N! Drops] Nov'2014 #74: Mushi-Shi Zoku Shou 2nd Season

Alguém que busca um auxílio...
Falando de força, espiritualidade, coragem e confiança...

Mushi-Shi é uma série que, da maneira mais evidente e clara possível, se nega à envelhecer. Tendo sido exibida pela primeira vez no distante ano de 2005, o anime voltou ao ar na temporada de abril'2014, apresentando a mesma sistemática que sempre o conduziu, estando esta atrelada à presença dos mushis (insetos, no japonês literal) como entidades de enigmático poder no mundo humano, com a força e efeito que tais criaturas podem produzir.

Tendo apenas um personagem como foco constante de atenção (sendo este o andarilho Ginko), a obra mostra como o é possível traçar interessantes limiares do comportamento humano em vias das ações dos mushis. Ginko é a pessoa que pode enxergar tais criaturas, carregando consigo a responsabilidade de interver nas movimentações das mesmas, garantindo assim um tipo de equilíbrio no mundo. Se este homem ficar muito tempo em um local com mushis, tais seres se aglomerarão no mesmo graças à sua presença e isto traria sérias consequências. Por tal razão é que o protagonista vive como um andarilho.

E o episódio da semana soube canalizar muito disto com uma profunda propriedade. Um garoto chamado Gen possui uma descomunal força para alguém de tão pouca idade, chegando assim ao nível de poder ficar frente à frente em disputa com outros mais velhos do que ele. Este rapaz está sob efeito do aether, que é um tipo de fio criado pelos mushis quando de seu nascimento. Com sua força além do comum e predizeres negativistas, criou-se um círculo vicioso no qual a própria mãe renega a criança, graças ao medo nela estampado. E desta maneira se seguiu o crescimento do Gen.

Uma vez mais, o Ginko carregou a sua árdua tarefa de explanar a situação e de tentar arranjar uma forma de contornar a situação criada pelos mushis. Desta vez o desafio foi grande, pois tem-se aqui a distância que passou à existir em uma família por causa de tais criaturas. O medo de um contrastou com a força do outro e, nisto, um ambiente sentimentalmente hostil acabou se aprofundando. O final de tal capítulo acabou, de alguma maneira, conservando toda a essência que se podia esperar de Mushi-Shi Zoku Shou 2nd Season.

E ao som do triste e arrebatador instrumental ao final do capítulo da semana, tornou-se possível conotar o quanto que este anime manteve sua estigma. O conceito não se perdeu e, ao contrário disto, fortaleceu-se. Entre as mais profundas raridades do entretenimento da animação japonesa, a série Mushi-Shi encontra-se como aquelas que se negam à envelhecer com a ação do tempo, mostrando à quem se interessar o poderio imenso emanado pelo seu enredo digno de muita racionalização.

E assim segue-se...

O pequeno Gen e a necessidade do Ginko em provar a existência dos mushis...
Leitura recomendada aqui no NETOIN!

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!