Em pauta!

domingo, janeiro 18, 2015

Análises em Geral - parte #80: algo está errado no Reino Lunar...

O espanto da Usagi é mais do que compreensível.
Uma atenção maior seria muito bem-vinda...

Sailor Moon Crystal chegou ao seu décimo quarto episódio para dar um desfecho à sua saga inicial, além de mostrar os primeiros movimentos para o próximo arco, que trará a família da Black Moon vindo à Tóquio do presente atrás da ChibiUsa. Em si, tal capítulo foi contundente na amostragem de roteiro. Muito embora ainda exista a opinião de que tudo poderia ter se encerrado no episódio anterior, a verdade é que a emoção ganhou seu espaço e a passagem para o novo rumo da saga das guerreiras lunares acabou sendo bem conduzida.

Agora, a Tsukino Usagi terá que disputar o carinho e a atenção do Mamoru Chiba com a recém-chegada ChibiUsa. Interessante frisar que, na exibição original (Sailor Moon R em 1993), um pequeno arco com os aliens All e Ain foi transmitido antes ao da Black Moon, uma vez que o final do anime na fase clássica ficou bem diferente do mangá, e a necessidade de uma nova ligação entre esta fase com a R precisou destes inéditos personagens (e seu plot da árvore espacial). No anime que está agora em exibição, aparentemente a mini saga deste casal de alienígenas não aparecerá.

Contudo, este post não vem aqui enaltecer a chegada de um novo arco e a continuidade de Sailor Moon Crystal. A verdade está no fato de que, o episódio citado no início deste texto, evidenciou um dos grandes problemas pelos quais a obra tem passado. Na conjuntura opinativa de minha pessoa, trata-se de um agravante dos mais nocivos. Até porque se faz ressaltar a importância que este anime tem para os eu fandom, incluindo também toda a nostalgia que cerca os arredores do universo das guerreiras lunares.

Usagi pega o Cetro Lunar do chão. O está erguendo. O Cristal de Prata não parece dali sair, 
mas ainda assim ele "some" no quadro seguinte...

...e após isso, o dito cristal aparece novamente no objeto. Um momento deveras estranho.

Em um certo momento do décimo quarto capítulo, a Usagi estava impossibilitada de lutar (pois seus poderes tinham se esgotado). Ela precisava atender ao chamado da Luna e se dirigir ao satélite terrestre, para poder envergar o seu verdadeiro poder e com ele purificar toda a Terra, além de tentar salvar as suas amigas que foram combatidas. Em uma pequena fração de segundos da ação em citação, foi possível evidenciar "a olho nú" o quanto que Sailor Moon Crystal não está sendo bem adaptado tecnicamente, pois ela tinha o Cristal de Prata no Cetro Lunar e, por um breve instante, o brilhante item sumiu e reapareceu na sequência, como em um verdadeiro passe de mágica.

Sim, este erro técnico ocorre muito não apenas neste anime em pauta, porém a evidência acabou sendo muito clara e direta. Uma vez que a obra em discussão tem apresentado muitos problemas na área técnica (com oscilações bem preocupantes) esta cena, em especial, ganhou os seus holofotes. Talvez "indigno" seja o melhor termo para classificar o que foi visto. Muitos dos erros que já ocorreram foram atenuados por diferentes, mas este em especial ficou explícito o bastante, ao nível de se olhar para tela e indagar seguidos "porquês" para aquilo que se fazia presenciar.

Entretanto, as percepções poderão ser diferenciadas. Indaga-se, por exemplo, que o Cristal de Prata possa ter saído do Cetro Lunar quando a Usagi pegou o item do chão. Também poderás enfatizar que o dito cristal foi pego pela guerreira e colocado no objeto, de modo que não haveria (talvez) a necessidade de tal sequência ser animada. Muitas outras teorias podem ser levantadas, nobre visitante, e quanto à isto não existe o mínimo problema. Entretanto, para este humilde blogueiro, nada disto conseguirá ser entoado nem como desculpa para o desleixo visível da cena em questão.

A exibição atual (à esquerda) em contraste com o trabalho para os BDs (à direita).

O ideal aqui é ser o mais cético possível, pois já se fizeram aparecer imagens de como este anime será tratado nos BDs. Aparentemente, todo um cuidado será desferido para que, nos discos, Sailor Moon Crystal tenha um tratamento mais digno e que consiga estar mais próximo daquilo que seu ardoroso fandom sempre desejou (além de tentar atrair novos seguidores/apreciadores para a obra em si). Por mais que tal fato se concretize na totalidade, fica o chamado de que para um anime cuja se dá apenas duas vezes por mês, a qualidade técnica infelizmente apresenta mais pontos negativos do que positivos. Alguns episódios apresentam boa qualidade visual ou momentos de tal, mas na média o anime está devendo muito neste quesito.

Este é um fator que entristece. É algo que, talvez, não encontre conformidade tão cedo. Como Sailor Moon Crystal deverá contar com cinquenta e dois episódios (leia a chamada aqui, via Crunchyroll) fica no ar a ideia sobre como o anime se apresentará até o seu novo postulado final, estipulado para o ano de 2016. Mediante à esta dúvida, algumas incertezas caminham em paralelo. Trata-se de uma obra cuja nova animação foi aguardada por muito tempo e, sinceramente, o resultado final (até o momento) não está sendo cem porcento recompensatório e/ou justificável.

De toda a forma, o anime ainda sabe emocionar. A obra atraiu atenção em momentos intensos. Se a parte técnica fosse mais condizente, Sailor Moon Crystal poderia estar bem melhor conceituado. Inúmeros sinais de alerta piscam constantemente desde que o título estreou em julho'2014, portanto dar atenção à tais sinais é mais do que requisitado.

Aguardar é preciso...

Usagi, você esqueceu de fazer a lição de casa?
Dicas de leitura nos blogs parceiros do NETOIN!

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

3 comentários:

  1. Concordo com tudo o que foi "exposto" pelos seus comentários. A obra é boa, possui um amplo numero de fandoms (como dito) , mas tem uma difícil trajetória ,da Toei, que é satisfazer o carinho dos fãs pela série.
    É difícil de explicar, existem momentos que é melhor ficarmos quietos e esperar que tudo se resolva(em questão de qualidade de imagem etc)... só espero que não precisemos de sofás ou cadeiras muito confortáveis para que este "dia chegue".

    abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, nobre Melissa, estou começando a me tornar adepto de sua frase sobre a Toei....
      Só não sou totalmente fiel à ideia porque estão fazendo um bom trabalho com PreCure, senão...

      Lhe agradeço imensamente por suas palavras.


      Até mais!

      Excluir
  2. Só sei que aquela cena final eu pensei: chibiUsa é o ca* meu nome agora é zé pekeno!!!!
    eu sou uma daquelas pessoas que tentou ver o anime antigo (algo que quem entra nas otakisses sempre faz) mas detestou! Dei uma chance ao Crystal e acho que por não ser tanto caso da semana (ai anos 90!) e por não ter tanta enrolação eu gostei e dei uma chance... li os mangás e todo o material e meu maior problema com este anime é que não estão fazendo o que prometeu: fazer fielmente igual o mangá...isso está me irritando muito pode parecer pouca coisa mas pular e acelerar as fontes de poderes e tals irrita uma parcela de fãs.... quanto a animação zoada acho que é intencional mesmo pois o conteudo é digital e não passa num bloco grande da tv.... é de propósito pro povo comprar os Blurays (que por sinal ta espetacular os brindes)... lí em um forum que a Toei vai produzir Codname Sailor V mas eu to com medo pois V é mais legal que SailorMoon e vo chorar se acontecer o que acontece com Crystal
    otakuvaidosa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!