Em pauta!

domingo, fevereiro 01, 2015

Falando de preferências em personagens (prólogo)

A Ichinose Kotomi aparecendo.
Sem regras, apenas observações...

Quando se assiste a uma série, anime, filme ou similares, é mais do que natural que você acabe se sentindo mais próximo de um evento, um personagem ou quaisquer outra coisa interligada à tais. Você pode criar parâmetros, regras, definir pontos para determinar se aquele integrante de um elenco pode ser que tu mais goste, da mesma maneira que tal "paixão" pode surgir de maneira sorrateira, indiferente e até ser passageira, algo do simples momento.

Tudo isto é variável. Não tem um ponto que seja obrigatório. Entretanto, ainda assim podem surgir questionamentos. Especialmente quando a sua linha opinativa difere de outra pessoa, no que tange a um certo personagem ser (ou não) apreciável e o porquê para tanto. Neste ponto, você pode deferir quaisquer parâmetro, absorver as informações passadas e opinar de acordo.

A grande questão está em saber, neste post, quais são os parâmetros que tu usa para escolher aqueles personagens que mais lhe cativam, nobre visitante. De igual maneira (e tal como já se fez citar) tu pode não ter nenhuma regra e apenas gostar de alguém nas obras de seu apreço com base no momento. Isto não é errado. Não há limitadores. Mas é interessante saber o que te leva a fazer uma grade de personagens que gostes.

Shidou Chihiro.
Este humilde blogueiro apresenta, como maior atributo para tanto, o carisma que um personagem tenha na obra em que atua, seguido de sua importância em tal ambiente e daquilo que o mesmo se propõe a transmitir para o enredo em seu prolongamento. Com base nisto já apareceram muitos personagens distintos na lista de maior apreciação pessoal, variando com o passar dos anos e sempre pronto para novas mudanças.

Obviamente já ocorreu de alguém adentrar no ranqueamento (de minha pessoa) logo ao primeiro impacto (caso da Ichinose Kotomi de Clannad), por sua estória chamativa (caso da Shindou Chihiro de ef~a tale of memories) ou por apresentar o enredo de seu ambiente na plenitude para quem o assiste (caso do Takemoto Yuuta de Honey and Clover). Diversos heróis, vilões, antagonistas, secundários, protagonistas, num todo, já estiveram presentes em uma lista maior. Desde 2006, o ranqueamento de minha pessoa já passou por muitas mudanças e estas se tornarão cada vez mais constantes.

Independente de quaisquer fator, seja ele de maior ou de menor importância, personagens entrarem e saírem de uma lista com maior glamour pessoal é perfeitamente compreensível e normal. Não ter uma grade também é viável. Por isto, minha pessoa lhe convida neste momento a explanar seus critérios na escolha de personagens favoritos (caso tenha-os), bem como a listar os nomes dos mesmos. Isto será visto como totalmente enriquecedor e digno de apreciação.

No aguardo de sua participação...



"O Takemoto Yuuta deverá aprovar isto..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Primeiramente, muito bom o post Carlirio.

    E, bom, se é pra falar, vamos falar. Dependendo do gênero, possuo parâmetros diferentes. Por exemplo, se estamos falando de um shounen battle, tenho tendência a gostar de personagens que são taxados de mais fracos ou inúteis (Chopper, Lucy, Hinata, Orihime), porque eu acredito que eles podem ser grandes, só falta espaço para eles crescerem, já que, muitas vezes, eles são deixados de lado para dar espaço para personagens mais fortes. Não que eu não goste dos outros, mas esses sempre arranjam um espaço especial no meu coração. Mas se estivermos falando de um shoujo, por exemplo, terei um apreço maior por personagens mais sérios, mais sábios, que consigam perceber o que está acontecendo ao seu redor e está lá pra ajudar os protagonistas (Shuuko de Aoharaido, Aiko de Suki-tte, Ami de Toradora).

    Basicamente é isso, critérios diferentes para gêneros diferentes. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Achei deveras interessante seu estilo, nobre Ian...

      De maneira resumida, tu prefere separar os plots presentes em demografias e/ou gêneros para, então, selecionar dentro destes os personagens que serão de seu apreço, pelas características que tu citou.

      Realmente, é um modo diferente e me sinto gratificado por você tê-lo compartilhado aqui, nobre amigo.

      E muito obrigado pelas palavras acerca do post.


      Até mais!

      Excluir
  2. Outro grande texto e com um tema interessante.

    Vamos lá, eu não tenho um critério específico, apenas com o "convívio" com a personagem em si vai se criando o laço emotivo, que pode ser por obra de seu carisma e personalidade ou simplesmente para a ausência do mesmo.

    Curiosamente gostamos da Kotori e da Chihiro pelo mesmo motivo, mas também gosto das personagens "fodonas" como a Teresa(Claymore) ou Chihaya(Chihayafuru) que tecnicamente são as melhores naquilo que fazem, respeitando-se ai suas devidas proporções.

    Mas é relativo uma posição definida de critérios, um exemplo é da temporada passada, a Momoka de Sabegabu. Quer uma personagem mais FDP que ela, mesmo que seja a principal ela era muito interessante por si só, e acho eu foi a melhor personagem da temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Fico feliz em saber que gostou da temática proposta, rapaz.

      Hum...
      Realmente, tu é mais instintivo na hora de colocar um personagem como favorito ou não. Achei digno.
      Na verdade, você também (assim como todos que aqui comentaram) conseguiu captar a essência do post, nobre. Alegro-me.


      Até mais!

      Excluir
  3. Por algum motivo possuo tendencia a me apegar a personagens com passado triste, solitários e muitas vezes de atitude fria ou rude (rude no sentindo de usar ironia e sarcasmo, não de demostrar se sentir superior e tal) e inteligente, gosto de pensar que até personagens assim podem ter sua parcela solitaria e sentimental, mesmo sem saber se expressar e se o personagem tem uma evolução no decorrer do anime/mangá, mil vezes melhor.Seja ele vilão, mocinho ou apenas secundario.
    Sou apaixonada por Lucy (Elfen Lied), Kageyama Tobio (Haikyuu), Kyouko Sakura e Homura Akemi (Madoka Magika), Ritsuka (Loveless), Hotaru/Sailor Saturn (Sailor Moon), etc... acho que não é um gosto muito comum, mas está aí!
    Ps. Sou a @dicloniusrainha do twitter, não costumo comentar, mas amo o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Sua tendência é, de alguma maneira, por mim compartilhada.
      Embora eu não consiga esconder isto, tenho uma maior admiração justamente por personagens que sofreram (ou ainda sofrem) muito, em especial no caráter emocional. Flagelos, sonhos, esperanças e anseios contabilizam "o todo" disto para mim.

      Tu gosta da Sailor Saturn, a Tomoe Hotaru! Só isso já vale tanto (e tanto) que tu nem imagina, nobre Júlia! Excelente mesmo.

      Agradeço humildemente pelas suas palavras sobre o blog e, sempre que desejares, poderá comentar neste espaço na internet. O quanto quiser.

      Novamente, obrigado.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!