Em pauta!

quinta-feira, março 26, 2015

[Fim de Temporada] Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love!...

A grande chamada.
Não era exatamente para salvar o mundo, mas...

Um nome longo que pode ser facilmente resumido em uma expressão. A obra Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love!, mais conhecido como Binan Koukou ou simplesmente o anime do mahou shonen, teve o último episódio mais inusitado possível das temporadas mais recentes, sendo isto algo que minha pessoa leva adiante com muita clareza e sem o menor receio de estar errado.

Quando se fala em heróis e vilões, inúmeros tipos de enredo vem à mente. Neste anime em especial, havia o grupo do Conselho Estudantil da Academia Binan, que buscava o poder para dominar o mundo. Seus maiores adversários eram os Battle Lovers, grupo este formado pelo quinteto de jovens guerreiros, no qual cada um tinha um slogan próprio e incomum, sendo que os nomes dados para os seus golpes eram tão excêntricos quanto as suas personalidades. E no momento em que estes grupos iriam se enfrentar, eis que a verdade veio à tona.

Basicamente, os combates entre eles (que duraram onze episódios) não significaram nada de sério. O teor real aqui era o entretenimento, mas não para eles. Até porque não é sempre que aparece na sua frente um peixe falante, cuja função é a de dirigir um programa do tipo reality show, e que joga na face de todos os presentes do Conselho Estudantil e Battle Lovers suas funções como fatores de diversão para os seres vivos da galáxia. Em outras palavras, os oito rapazes estavam lutando por todo este tempo apenas para participar de um programa, o qual eles nem sabiam que existia.

Irmão contra irmão!
A ideia lançada é hilária. E realmente, o impacto inicial é tão forrado de nonsense que a risada surge sem nem pedir licença. Mas o vínculo de sorrisos se dá pelo enredo totalmente sem sentido e incomum, típico de uma obra que foi concebida para não se levar à sério. E para piorar tudo, no sentido mais coloquial possível, toda esta premissa lançada acabou funcionando muito bem. O propósito foi trabalhado à risca, bem desenvolvido na medida e com o resultado positivo ao seu final. Contudo, não houve seriedade de nenhuma espécie (e nem tinha razão de isto ocorrer).

O episódio final de Binan Koukou mostrou, dentre outras coisas, que o amor pode sim mover montanhas (como diz o ditado conhecido de longa data). Isto porque foi enaltecida a força do verdadeiro sentimento, sendo este o poder do amor provido pela amizade, enfatizada nas ações do quinteto de "heróis". Por fim, a grande batalha apresentou de tudo um pouco, desde falácias intransigentes, luta entre irmãos e até a presença inusitada de um poderoso mecha, pilotado por dois pequenos seres do espaço sideral. Toda a prova contundente de que o anime quis fazer nós em seus telespectadores foi dada em tal capítulo.

Na verdade, os dois últimos episódios de Binan Koukou foram contundentes. Conseguiram trazer a tona toda uma irreverência, humor descompromissado e momentos largados à esmo, lotados do puro nonsense e por uma lógica que desafia quaisquer outro tipo de premissa. O capítulo de encerramento, em si, foi digno ao seu modo. No que dependesse unicamente do seu final, esta obra seria bem melhor conceituada do que em sua média geral. Fica na mente a lembrança da insanidade inusitada promovida pelo anime.

E eles lutaram em nome do amor...

Momentos finais...


"O Conselho Estudantil imaginava poder dominar o mundo..."


"E o peixe dirá toda a verdade..."


"Nasce o inimigo!"


"Acredita-se que isto tenha doído..."


"É hora da batalha!"


"Esta transformação lembra algo de Sailor Moon..."


"Todos em prol de uma causa nobre?"


"O momento do banho revigorante chegou..."

Avaliação final de Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love!

Hoooo!!!
Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love! foi um anime que teve seu início e consequente desenvolvimento totalmente descompromissado. Nada, em absoluto, poderia ser levado à sério nesta obra. De maneira direta, o título em si nem pedia por isto. Ao longo dos seus doze episódios, as desventuras promovidas pelos Battle Lovers foram totalmente inusitadas e sem nenhum apelo mais emocionante.

Para a maior parte dos animes o descrito acima seria mais do que suficiente para definir os mesmos como sendo ruins ou sofríveis. Porém, e de maneira harmoniosa, toda a falta de nexo e de linearidade no enredo de Binan Koukou acabou sendo altamente positivo para o anime, que soube resgatar a falácia do chamado "ver por ver" (ou "ver para unicamente rir/se divertir"). Existe até a oportunidade de você se dar ao luxo de, no total de capítulos animados, assistir na "obrigatoriedade" apenas a metade dos mesmos (os dois primeiros, os episódios #4 e #6 e os dois últimos).

O anime realmente te fará rir pelo nonsense, desde que você goste desta temática ou que não se importe com os exageros ofertados por tal. De outra maneira, personagens únicos como o professor moribundo ambulante poderá lhe trazer sérias indagações, não maiores do que as provenientes pelo ser de cor rosa pertencente ao grupo da família mais próxima das capivaras. Os vilões que os "guerreiros do amor" tiveram de enfrentar, ao longo dos episódios, merecem uma menção bem positiva aqui. Da parte deste humilde blogueiro, ter assistido a esta obra (em grande parte) junto de nobres amigos através de call no Skype auxiliou com o pretexto final, porém estas impressões são igualmente válidas ao se visualizar a obra de maneira solo.

Os "vilões"!
Entrando na parte mais técnica da obra, Binan Koukou mostrou ter um orçamento deveras baixo em sua produção. Embora seja dotado por um uso de cores bem razoável, o anime possui um visual deveras simplório e pouco atraente. O desenho dos personagens segue a mesma linha de raciocínio, sendo que o mesmo vale para os seus cenários e afins. A parte acústica não se situou distante da visual neste sentido, pois o anime não ofereceu nada digno de muita lembrança no que se trata de músicas ou efeitos sonoros.

Seguramente, o anime em pauta apenas se fez presente para mostrar um tipo de paráfrase com os conhecidos mahou shoujos, incorporando o papel principal aos rapazes e fazendo com que eles se manifestassem de acordo à premissa de guerreiros mágicos. O nome de mahou shonen ajuda muito bem na definição dos cinco protagonistas da obra, sendo cada um mais excêntrico do que o outro.

De maneira geral, Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love! é o típico anime que tanto poderá ser esquecido rapidamente, como também tem chances de despontar com uma segunda temporada sem prévio aviso. Tudo dependerá, obviamente, de fatores como a venda de discos. No mais, o NETOIN! faz uma recomendação bem moderada desta obra para você, nobre visitante. Se o excesso de nonsense e a falta de gana no enredo não lhe soarem como um tipo de empecilho, então este anime poderá ser o que buscas para ter uma diversão das mais descompromissadas possíveis.

O grupo pronto para a luta derradeira!
 Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love!
Temporada: janeiro'2015 - Total de 12 episódios

***   avaliação final: 5,5 pontos de 10,0 possíveis   ***


"Somos os guerreiros do amor!"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!