Em pauta!

quinta-feira, março 19, 2015

[Fim de Temporada] Shigatsu wa Kimi no Uso


[Post atualizado em 24 de março de 2024]

Foi um final dos mais sensíveis...

A música mostrou o seu real poder no episódio que decretou o final de Shigatsu wa Kimi no Uso. O anime buscou enaltecer, ao longo de seu prosseguimento, que uma melodia tocada com emoção e profundidade poderia alcançar o seu alvo, independentemente de onde estivesse localizado. Porém, os momentos derradeiros desta obra focaram, na primeira metade de tal capítulo, justamente no Kousei e sua apresentação no concerto em destaque.

O jovem pianista não estava se contendo. Cada vez que uma nota era ressoada, todo o ambiente se transformava em puro sentimento. Ele, Kousei, estava naquele palco por cada pessoa que o tinha apoiado até então. Família, amigos e alguém muito especial que, naquele exato momento, estava em uma mesa de cirurgia, buscando apostar suas últimas fichas em uma operação arriscada. Para o rapaz, era a chance da música chegar na jovem Kaori e fortalecê-la. Ao mesmo tempo, a grande oportunidade de antigas feridas do seu coração sumirem para sempre estava ali.

A melodia era entoada. As cenas que se faziam seguir era do sincronismo perfeito entre a música e o sonho. O olhar do rapaz enxergava muito distante da vã realidade que o cercava. A garota, no hospital, estava em tal universo idealizado pelo jovem. Em tal visão ele estava no piano e ela no violino, fazendo um dueto dos mais belos e memoráveis. Com o final da apresentação real, o Kousei já estava entregue ao cansaço. E na sequência, a palavra "adeus" acabou sendo dita com muita tristeza, acompanha de sinceras e potentes lágrimas.

Observando a ostentação do sonho distante...

A segunda metade deste episódio final ficou reservada para os momentos pertinentes à despedida e também para uma nova vida. No inverno, alguém havia deixado sua existência no mundo humano. Para quem ficara restou a saudade e, não muito distante disto, o afinco em ter conquistado uma vitória pessoal. Tudo isso graças aquela pessoa que nele confiou, apoiou até o último momento e que, para todo o sempre, marcou a vida do jovem Kousei. Realmente, este rapaz deve muito para a sua amiga, que não para menos foi (e ainda é) alvo dos seus mais tenros sentimentos.

Contudo, uma certa passagem deste episódio marcou o mesmo, fortemente, na mente e no coração deste humilde blogueiro. Quando o Kousei leu a carta deixada pela Kaori, que lhe foi entregue pelos pais dele, o que se fez passar na tela foram cenas e momentos dos mais sensíveis, cativantes, tenros e repletos de uma ternura incomensurável. Foi o ápice do capítulo final deste anime, que já tinha emocionado o bastante em sua primeira metade e que soube levar minha pessoa às lágrimas verdadeiras quando a descrita passagem ocorrera. Talvez a palavra lindo resuma bem tudo isso.

Shigatsu wa Kimi no Uso apresentou um desfecho digno, como se podia esperar do anime. Houve sentimento, veracidade de emoções, lágrimas, amor e contemplação. Deve pesar, claro, o fato da Kaori ser agora uma lembrança na mente e no coração do jovem Kousei. Porém, o capítulo que decretou o final desta obra não podia ter sido entregue de melhor maneira e execução.

As lágrimas não param de correr pelo rosto...

Momentos do episódio final...



"O desejo emanado pelo toque musical..."


"A beleza que confronta a realidade..."


"A pequena Kaori, maravilhando-se com o pequeno Kousei..."


"Quando alguém decidiu, inicialmente, não intervir em nada..."


"As saudades deixadas pelo sincero e único sorriso..."


"O retrato da saudade..."

Análise final de Shigatsu wa Kimi no Uso...


Kousei.

Shigatsu wa Kimi no Uso teve uma premissa bem interessante, ainda na época de suas chamadas à partir de julho do ano passado. Fazia-se conotar a música como elemento de força motriz e que, por meio desta, haveria uma interação entre os personagens. Esperava-se, para muitos, que a parte sonora do anime sobressaísse de igual maneira (ou minimamente próximo) à outras obras que tiveram na música uma boa parte de seus alicerces, como Nodame Cantabile e Sakamichi no Apolon.

A verdade está no fato de que, quem esperava por algo como o enunciado acima (no que tange ao foco musical), pode ter decepcionado-se com o anime. Isto porque esta obra, recém terminada, teve sim as belas melodias em seu repertório mas com foco sendo centrado na vivência de seu elenco e no drama produzido pelo mesmo, fazendo com que inúmeros sentimentos pudessem ser experimentados no decorrer do título. E dada a segunda razão em destaque é que este humilde blogueiro pôde aproveitar ainda mais aquilo que o anime estava se propondo a trabalhar no seu enredo.

A estória mesclou muito bem momentos de humor leve com as tomadas mais sérias. Este é um ponto que merece ser destacado como muito positivo. Contudo, houveram episódios nos quais o anime aparentava se arrastar. Foram poucos na verdade, cerca de quatro no máximo, mas ainda assim esta é uma questão que não pode passar de maneira desapercebida. No balanço geral, o enredo conseguiu cativar e chamar a atenção no foco do sentimento e na busca pela superação pessoal.

Kaori.

Tecnicamente, a arte de Shigatsu wa Kimi no Uso é simplesmente magnífica. Talvez sublime soe como uma definição melhor, mas isso se deve ao fato dos cenários, uso das cores e traçado dos personagens terem sido extremamente bem feitos. Contudo, quando a curva de racionalização move-se para o quesito animação em si, torna-se possível enfatizar que este anime passou por bons e maus momentos. Alguns episódios tiveram uma movimentação  de maneira inconstante, mas por sorte este quesito acabou não atrapalhando em demasia a experiência em se assistir este anime.

Em sua parte sonora, não precisa muitas palavras serem aqui citadas. O anime conseguiu elevar-se, em especial com as melodias entoadas durante as diversas apresentações e ensaios que ocorreram na obra. Por sinal, o mesmo vale para o primeiro tema de abertura (sendo este a música "Hikaru Nara") e o segundo encerramento (com "Orange"). Melodias dignas e que souberam deixar as suas marcas entre as pessoas que assistiram esta obra.

Ao final do todo, Shigatsu wa Kimi no Uso é um anime muito bem recomendável. Vale pelas músicas presentes, a melodia por meio do piano e do violino, pelas lições de amizade e amor e, sobretudo, pelo drama orquestrado com simplicidade e muito carisma. O anime soube deixar a sua marca com estilo e, com certeza, já está no grupo das gratas obras da animação japonesa em 2015.

A mágica está no ar...

Shigatsu wa Kimi no Uso
Temporadas: outubro'2014 e janeiro'2015 - Episódios: 22

***   Avaliação final: 8,5 pontos de 10,0 possíveis   ***

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no X (antigo Twitter)

[ made in Netoin! ]

2 comentários:

  1. Eu queria saber taaanto quando lançara a OVA ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Shigatsu OVA será lançado em maio próximo, nobre S-Chan.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!