Em pauta!

quinta-feira, abril 09, 2015

[N! Drops] Abr'2015 #29: Ore Monogatari!! e o seu encantador início...

O logo da obra.
A beleza está além do que se pode notar...

Diversos animes já fizeram as suas apresentações e mostraram os devidos armamentos para, de formas próprias, cativar o público e até atrair ainda mais seguidores para as mesmas. Este humilde blog já deixou claro a opinião sobre dois títulos (Plastic Memories e Hibike! Euphonium). Neste momento, mais uma das estreias da temporada de abril'2015 deixará sua marca por aqui e, diga-se de passagem, a mesma foi ainda mais digna do que se poderia prever.

Ore Monogatari!! é um shoujo anime que visa quebrar alguns preceitos. O maior deles, sem a menor sombra de dúvidas, está em seu grande (literalmente falando) protagonista. O nome do mesmo é Gouda Takeo, um rapaz de alta estatura, grande força física e de um visual modicamente comum. à primeira vista, não se trata de alguém chamativo para assuntos como relacionamentos amorosos. Contudo, o seu visual externo em muito contrasta com o interior deste jovem, pois ele possui um grande senso de justiça, é deveras amigável e, logicamente, possui os seus momentos de preguiça e afins.

Takeo possui um amigo de infância, resultado da co-ligação entre suas mães desde longa data. Trata-se do Sunakawa Makoto, um rapaz que é extremamente bem visto entre as garotas e que, por diversas vezes, recebera declarações delas. Ele dificilmente sorri, tem um semblante sério e também possui uma forma direta de ação, sobretudo ao dizer aquilo que pensa. A única pessoa que já o viu rir foi, seguramente, o seu amigo de alta estatura. Entre os dois reina a mais absoluta paz, sem grandes problemas ou momentos de maior apreensão.

 As facetas de Takeo (esquerda) e Makoto (direita).

Porém, algo sempre intrigou o Takeo e, com o tempo, ele acabou se acostumando à tal fato. O mesmo se trata das declarações que o Makoto já recebera, pois todas elas vieram de garotas que já foram alvos do maior sentimento por parte do bondoso (e alto) rapaz. Por mais que os motivos para tanto sejam visíveis, a verdade é que isto em muito se aplica na realidade que cerca o mundo. De toda a forma, o Makoto jamais respondera positivamente a nenhuma declaração recebida, e isto sempre deixou o Takeo pensativo.

O episódio inicial de Ore Monogatari!! se valeu de tudo que foi explicado nos parágrafos acima para lhe apresentar, amigo visitante, o ponto que a obra mais deverá trabalhar. Até porque, uma boa ação do Takeo acabou fazendo com que o seu coração acelerasse novamente. O olhar triste e agradecido da pequena Yamato Rinko acabou fazendo com que ele, o rapaz de alta estatura, ficasse totalmente sem palavras e ação. E deste ponto em diante, a moça sempre procurou ser gentil e extremamente agradecida para/com ele. Sua graciosa e delicada forma de agir é um dos pontos mais chamativos e amáveis desta estreia.

O interessante em toda esta ambientação está no fato do protagonista maior, mesmo começando a nutrir sentimentos pela jovem, possuir uma grande tendência a esquivar-se de tal e sempre enxergar que a Rinko, em seu intelecto, estivesse procurando-o para ficar o maior tempo possível perto do Makoto. Classifique como quiser este tipo de maneira de pensar, amigo visitante, mas a verdade é que o Takeo acostumou-se a assim agir com o tempo (graças ao que foi mensurado nos parágrafos iniciais deste post).

Quando a paixão nasce instintivamente.
Ore Monogatari!! foi simplesmente mágico ao mostrar tudo isto, de forma precisa, neste início de jornada. O anime deu a clara menção de que trabalhará muito o comportamental do Takeo, que parece não mais acreditar em seu próprio potencial amoroso, partindo para um tipo de auxílio aos demais (ênfase na ideia de que será feliz vendo os outros felizes). O Makoto, que se permite rir e alegrar-se unicamente na frente de seu amigo, também deverá ter os seus momentos nos quais o seu modo de ser passará por eventuais baques. Além disto tudo, todo o carisma e gentileza emanados pela pequena Rinko já fez com que sussurros surdos fossem ouvidos ao se assistir este episódio e, seguramente, aquilo que ela começa a resguardar dentro de si entrará em franca evidência no decorrer da obra.

Se na parte do enredo e elenco esta estreia soube sobressair-se, o mesmo pode ser aplicado à divisão técnica do anime. A Madhouse sabe realmente o que faz com esta obra, cujo visual está belo e que consegue emanar a mais plena satisfação ao olhar para a tela. O desenho dos personagens segue o mesmo processo, uma vez que mesmo simplórios eles são bem feitos. Quando se fala na parte sonora, o título em pauta desenvolveu um trabalho inicial dos mais dignos, com uma abertura que chama a atenção pelo carisma na sua melodia ("Miraikei Answer" da Trustrick) e um encerramento que dá a nota sobre o elenco e seu fator amizade ("Shiawase no Akira" do Local Connect).

Não foi perfeito, mas esteve no caminho para tanto. Ore Monogatari!! mostrou como intensificar um enredo, trabalhá-lo com um elenco carismático e, sobretudo, fazer um episódio inicial extremamente chamativo e digno. O anime possui o selo do romance a ser amplamente desenvolvido, mas não deixará de lado os possíveis desencontros alinhados a um humor básico dos mais bem-vindos. Desde agora este anime clama pela sua atenção, nobre visitante.

Seguindo adiante com Ore Monogatari!!...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"A despedida dos amigos do clube e, depois, presenciando uma negativa em resposta..."


"Duas eventualidades que perseguem o Takeo desde bem criança..."


"Observando uma má ação e o resultado final da mesma um pouco após..."


"A... Arigatou..."


"Uma visita inesperada..."


"Da conformidade para uma nova oportunidade..."


"Um sorriso sincero e digno!"


"Uma cena das mais graciosas, graças ao esforço da Rinko em ajudar o Takeo."


"A corrida até o rapaz para lhe pedir um contato telefônico. Inocência e beleza ímpares..."


Ore Monogatari!!
Episódio #1: "A minha história"

*** avaliação final: 9,0 pontos de 10,0 possíveis ***


"O que virá pela frente?"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Carlírio, olá!
    Adorei a postagem, acho que ela passou bem a ideia desse primeiro episódio, que, na minha humilde opinião, foi lindo. Achei MUITO interessante essa quebra de preceitos, adorei que o episódio tenha iniciado com aquele conto do ogro vermelho, uma vez que fala sobre aparências e como elas podem enganar. Isso por si só já é deveras interessante e abre um leque muito bom a ser trabalhado.
    O Suna é o típico personagem que costumo gostar. É na dele, mas se abre quando consegue e aí, mostra-se uma pessoa incrível e muito doce. O Takeo eu achei hilário e OKAY ainda não consegui me acostumar com a boca dele. A personalidade dele é muito divertida e ele é realmente uma pessoa muito boa, que toma atitudes um tanto quanto impensadas, com a melhor das intenções. E NOSSA, A MENININHA NHOM poxa, sempre que aparecia uma cena que focava nela eu meio que ficava pensando: é possível existir uma criatura tão fofa? Chessus. ALIÁS, os olhos dela me lembraram o bolo que ela fez, hahaha.
    Enfim, ótimo comentário para um ótimo anime (obs: o character design está maravilhoso, mesmo. AMO esses olhos e todo o ambiente que eles criam em volta dos personagens e do momento).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Obrigado por suas palavras, nobre Mayara.

      O que posso aqui acrescentar para ti? O anime teve uma estreia muito digna, com muita honestidade na relação entre elenco e plot e, principalmente, por ter um trio de protagonistas que com certeza ainda dará muito o que falar.

      Quanto ao Takeo... Tu viste que a mãe dele possui uma boca bem similar, então o rapaz teve a quem puxar mesmo, hehehe...
      Concordo contigo sobre o Suna e a Rinko é a "personagem mordível e digna de muitos abraços" deste anime, sem mais.

      Cara amiga Mayara, muito lhe agradeço pela visita e tão importante comentário.


      Até mais!

      Excluir
  2. Esqueci de comentar: ótima escolha de imagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Fico feliz que tenhas apreciado as imagens também, nobre.
      Tentei ser justo com aquilo que vi do episódio. E, à partir de seu comentário, parece que consegui atingir este objetivo.

      Obrigado por isto, Mayara.


      Até mais!

      Excluir
  3. Acabei de postar a "mesma coisa" e vi seu post no meu feed uishiufhasui
    Gostei bastante do primeiro episódio e do clima dele. Já estava esperando o anime por ter começado a ler o mangá e acho ótimo terem decidido adaptar esse romance "diferente" (que, na vdd, é mais pra realista que diferente).
    Achei muito divertido ver a relação dele com o Suna, principalmente quando crianças e é bem triste que alguém tenha sido tão rejeitado a vida toda a ponto de sequer cogitar ter seus sentimentos correspondidos.
    A cena de Suna e Rinko tentando enxugá-lo foi uma realmente uma grainha, mas eu ri bastante quando ela gritou "SUA CABEÇA TÁ TODA MOLHADA". hahaha
    Ansiosa pelos novos episódios :D e amei seu post! Fazia um tempinho que eu não passava por aqui por não estar assistindo muitos animes da temporada passada :c
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Saddy, bem-vinda uma vez mais á esta humilde casa...

      Bom, de início já te digo: gostei muito de mabas as músicas (abertura e encerramento). Achei que elas combinaram muito bem junto á proposta do anime. Dignas. Mas entendo o porque das mesmas, ao menos por agora, não terem sido do seu amplo apreço.

      Este episódio de Ore Monogatari!! foi exatamente o que tu descreveu. E com base no que escrevi neste post, seguramente ficou clara a ideia do que realmente espero deste anime. E não se trata de pouca coisa aqui, nobre.

      Ah, por favor, esta cena da limpeza foi tudo de bom. Uma meiguice sem igual e extremamente bem-vinda. Dificilmente eu não gostaria de ver tal ato. Aliás, a pequena dama correndo atrás do protagonista para pegar o contato telefônico dele foi excelente também.

      Nobre Saddy, fico agradecido por suas gentis palavras e também pelo seu comentário/visita.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!