[Fim de Temporada] Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai ~ Netoin!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

[Fim de Temporada] Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai

A chamada da vez.
Um grupo fora de série...

Se o post aqui publicado em agosto (veja-o ao clicar aqui) tivesse o valor de uma premonição, certamente este humilde blogueiro poderia ter saído vitorioso de alguma loteria por aí. Até porque, desde tal relato até o texto de momento, a obra em pauta só fez aumentar o seu nível de humor e de "satisfação", mesmo com o seu conteúdo que muitos reprovariam e uma censura considerada como "às avessas".

Nobre visitante, Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai (ou simplesmente Shimoneta) ultrapassou diversos tipos de linhas. O bom senso, nesta obra, só fez mandar abraços. O mesmo deu lugar à irreverência, ao dito inusitado, outorgando grande poder a um nível humorístico que pode não ser do apreço geral, mas que este presente de maneira indiscutível e (arriscando isto ressaltar) quase única em todo o ano de 2015 até aqui.

A minha pessoa nunca imaginou que poderia se divertir tanto com um anime censurado. E de fato, tal característica esteve presente no visual da obra e nas falas obscenas de grande parte do seu elenco. Gestos visuais não foram poupados. Em absoluto, a dita censura fez tão bem ao anime de Shimoneta que imaginar uma visão desta obra, sem os sons variados em certas palavras ou os adesivos que ficavam por cima de certas cenas, chega a ficar no nível de um ultraje.

É necessário aqui ressaltar que o anime é bem ordinário em grande parte de suas interações. Não deveria ser diferente disto, dado o que já foi citado nos parágrafos acima. Mas, novamente, isto acabou "casando" tão bem com o escopo do título que, de maneira irrefutável, Shimoneta fez por merecer o selo de grande surpresa da temporada de julho'2015. Amigo visitante, não pense que este blogueiro deixou de ficar atento à todos os detalhes da obra em pauta, contudo os pontos positivos acabaram fazendo valer cada minuto para assistir à mesma, sempre reservando-se aqueles preciosos minutos para as risadas sem fim.

A dupla maior do SOX.
O elenco teve um papel de apreciação tão fundamental quanto o enredo da obra em si (que resumidamente contava uma história contra o moralismo exagerado em um Japão paralelo). Personagens como a Kaijou Ayame (criadora do grupo SOX, que "lutava" contra o puritanismo fortalecido) e Okuma Tanukichi (o azarado rapaz que acabou adentrando a tal grupo) mereceram muito o rótulo de protagonistas (em especial a moça). Outros integrantes do elenco, como a presidente do Conselho Estudantil (Anna Nishikinomiya) e a talentosa desenhista (Saotome Otome), mostraram como que se faz um grupo coeso de personagens em uma obra (por mais que a minha pessoa não tenha gostado muito da Anna).

Ao mesmo tempo que tudo acima acabe adentrando como fatores positivos, os mesmo podem ser conjurados como negativos. Em si, Shimoneta é um exemplo de anime no qual os pontos de apreciação podem ser, ao mesmo tempo, de um desagrado capaz de fazer o anime ser mal comentado por anos à fio. Isto depende, unicamente, daquilo que a pessoa desejou encontrar no anime e o que acabou recebendo em troca. Não é difícil imaginar que este título tenha recebido pesadas críticas (ou que ainda as mesmas o atinge). Não é uma obra que realmente tenha o poder que cair no agrado geral. Contudo, para este humilde blogueiro, o anime ganhou preciosos pontos por sua "ousadia em ser ousado".

Tecnicamente, o anime se saiu muito bem. Os temas de abertura e de encerramento realmente combinaram com todo o universo da obra. A sequência de fechamento, em especial, merece uma menção à parte (aguarde o post com os destaques da temporada). Visualmente, Shimoneta foi bem trabalhado. Os cenários tiveram um cuidado visível e a animação fluiu bem. Muito embora não tenha aparecido nada que se rotule como notável nestes aspectos, é inegável aqui salientar como esta obra fez uma entrega dentro do esperado em sua parte técnica.

Por fim, este anime merece uma recomendação positiva. A linguagem mais vulgar pediu passagem, desfilou apoteoticamente e vislumbrou o corpo de jurados positivamente. Claro que tais dizeres foram censurados, mas esta característica foi tão marcante no anime que só ao ouvir os sons as risadas são quase garantidas. Shimoneta cravou, com merecimento, o seu espaço de destaque nos animes exibidos em 2015.

SOX! SOX! SOX!


"Não ocorreu o que você pensa ter ocorrido..."


"Aqui ocorreu o que você pensa ter ocorrido..."


"A frase 'visão do inferno' e sua nova definição está aqui..."


"O perigo rondando o ambiente..."


Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai
Estúdio: J.C.Staff  /  Total de episódios: 12
Temporada: julho'2015

* avaliação final do anime: 7,5 pontos de 10,0 possíveis *


"A equipe do SOX agradeceu pela atenção, com certeza..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

  • 22Blogger
  • Disqus

22 Comentários

  1. Shimoneta foi um nome de grande notoriedade nesta temporada de animes e valeu cada episódio ao que foi assistido, com certeza possui seus altos e baixos, mas se ativar o modo Nonsense em nosso cérebro dá pra se divertir bastante com a obra em questão .
    Em minha opinião foi o melhor anime desta temporada.
    O destaque fica na critica social que envolve o universo da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Wesllei, o título de melhor da temporada eu não atribuo para Shimoneta, mas sim o da maior surpresa positiva, disparadamente.
      Esta "suspensão de descrença" é algo que muitos não toleram e, para mim, se divertir com esta obra é possível mesmo com o cérebro ligado, hehe...

      Esta crítica social se fez bem presente. É um ponto que muito concordo contigo. O anime caprichou muito bem neste aspecto. Aliás, em vários.


      Até mais!

      Excluir
  2. Será que vai ter continuação?
    Ri muito vendo esse anime kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Embora o anime tenha sido muito divertido, ele vendeu bem poucos BDs e DVDs. O estúdio que fez o trabalho não tem nem um sinal de que uma nova temporada esteja em produção.

      Infelizmente, é improvável uma nova temporada de Shimoneta (a mesma só vingará se alguém, diretamente, resolver investir nisto).


      Até mais!

      Excluir
    2. Saudações


      Deveras, rapaz...
      Mas sempre existe o chamado "fio de esperança". Vamos aguardar por novidades.


      Até mais!

      Excluir
    3. nao é muito dificil,pois a dubladora da anna morreu e os japoneses se apegam a dubladores ;-;

      Excluir
    4. Saudações


      Este é um ponto válido, nobre.
      Contudo, não devemos nos apegar apenas a tal.


      Até mais!

      Excluir
  3. Uma pena que não tenha segunda temporada, o jeito é partir pro manga?
    O anime é indiscutivelmente engraçado, inusitado e surpreendente, idéia que parece boba, mas que abre grandes precendentes e ele não é forçado(como ecchi), enfim, vale a pena mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre, devo concordar contigo e bastante.
      O anime possui um linguajar e temática "pesadas", porém não é apelativo em seu propósito. Como conseguiu isso, eu não sei... Mas conseguiu, e isto é o que importa.

      Grato por sua visita e comentário.


      Até mais!

      Excluir
  4. O manga fez bastante sucesso em si entao e 75% de chances de ter nova temporada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu gostaria de poder crer unicamente nisto, nobre, mas acho muito difícil. Embora o mangá faça sucesso, as vendas do anime foram bem fracas.

      Entretanto, surgindo patrocinadores interessados, poderá ocorrer do anime ter sua sequência.

      Grato pela sua visita e comentário.


      Até mais!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Saudações


      As chances de uma nova temporada para este anime são bem escassas, nobre. Infelizmente.

      Porém, aguardar por novidades é necessário.


      Até mais!

      Excluir
  6. Gostei muito desse anime, consegui dar várias risadas com ele, já que as chances de ter uma nova temporada são poucas, gostaria de saber se sabe de algum outro anime que seja do mesmo estilo ou parecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      De fato, nobre. A ideia do anime, além da mensagem bem implícita, é fazer muito humor.

      Agora, animes no mesmo estilo...
      Infelizmente, não me recordo de nenhum nome no momento.


      Até mais!

      Excluir
    2. Saudações


      Citação válida a sua, nobre.


      Até mais!

      Excluir
  7. O anime é verdadeiramente bom, mas ele deixa a desejar no quesito de desenvolvimento da anna, que para mim ela devia ficar com o okuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu acho que a personagem Anna não apenas foi a mais desenvolvida, como também (e principalmente) foi quem acabou a maior fatia do fandom deste anime para si, seguramente.


      Até mais!

      Excluir
    2. Mas ao meu ver depois que a anna fica tarada, o okuma não se importa mais com ela, eu acho

      Excluir
    3. Saudações


      Digamos que ele agiu por instinto...
      Não é deixar de se importar, mas sim que ele passou a ter um grande medo da jovem.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do NETOIN!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!

comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - Netoin! 2006-2017
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons