Em pauta!

quarta-feira, março 23, 2016

[Semanal] Musaigen no Phantom World #12 - A mamãe voltou

A chamada.
A esperança e o perigo iminente...

Se você acompanha desde o início os trabalhos do NETOIN! sobre Musaigen no Phantom World, com os comentários semanais, certamente notou o quanto que este anime tem alternado a média de sua balança opinativa. Ao mesmo tempo em que capítulos esplendorosos surgiram, outros sem grandes atrativos (em especial no que tange ao enredo da obra) fizeram com que a média das aventuras de Ichijou e companhia ficasse, na maior parte do tempo, abaixo de dita expectativa.

É bem verdade que os dois episódios anteriores à este, que estará em pauta, foram muito bons. Mas os capítulos antes de tais acabaram sendo bem frágeis. Com isso, a premissa para os momentos derradeiros desta obra estava com alguma reviravolta repentina ou, minimamente, na manutenção daquilo que foi mostrado nas duas últimas semanas (relembre tais episódios clicando aqui ou acessando este link). Tendo isto em mente, o décimo segundo episódio de Musaigen no Phantom World e, com ele, pode-se aqui ressaltar que as predições positivas tiveram um maior respaldo.

Outrora sendo alvo das risadas dos demais estudantes da escola, o Clube de Caça aos Phantoms mostrou estar trabalhando na mais perfeita sintonia. Personagens como a sempre quieta Minase, inclusive, contavam até com certa "tietagem" por parte de jovens kouhais. A Mai, a pequena Kurumi e a Reina eram também alvos de aplausos. Contudo, o Ichijou era o único integrante que sem receber quaisquer elogio ou palavra de apoio dos demais estudantes. E o cenário se manteve assim, inabalável, até que surgiu um estranho e poderoso Phantom, nomeado apenas como Enigma. Esta criatura era inapelável em combate e, para piorar um pouco a situação, quem era por ela derrotado acabava perdendo os seus dons especiais.

O grupo sendo ovacionado: isto era apenas um sonho no início do anime.
Para um episódio que teve um prefácio visando definir os Phantoms e a existência dos mesmos, a chegada de Enigma foi mais do que bem-vinda. Como se isso não fosse um ingrediente bastante para manter a atenção no capítulo em pauta, uma pessoa muito especial acabou aparecendo para o Ichijou. Em outras palavras, a mãe dele surgiu sem prévio aviso. Relutante no início, o rapaz acabou deixando aflorar a sua feição perdida e isolada por tantos anos à fio, fazendo com que os seus dias nas férias de verão fossem convertidos em passeios, compras e momentos únicos ao lado de sua mãe. Desnecessário enfatizar aqui o quanto isto acabou preocupando o grupo, sobretudo a Mai e a Ruru.

Contudo e aparentemente, a mãe do Ichijou acabou se entendo bem com as amigas dele. Por mais que a desconfiança se fizesse presente, parecia que tudo estava correndo muito bem. Isto até o momento no qual uma grande revelação se fez e, com base nela, o singelo protagonista do anime acabaria tendo um triste destino à sua espera. Estranhamente, a Ruru acabou sentindo similar impacto de imediato ao Ichijou. Mais do que isso, as referências das sequências de abertura e encerramento do anime acabaram fazendo um enorme sentido, especialmente à partir dos eventos conotados neste episódio. Assim sendo, tudo estava bem planejado desde o início (referência direta aos responsáveis pelo anime em si).

Musaigen no Phantom World vai se aproximando de um momento extremamente importante. O título está cada vez mais perto de seu momento derradeiro. As possibilidades de um capítulo muito bom, para a próxima semana, existem e são bem reais (sendo isso algo extremamente positivo). Ichijou, Mai, Ruru, Reina, Minase e Kurumi estão acerca de um estranho e perigoso evento, com um grande inimigo à frente de todo o grupo citado. Para daqui sete dias, reinará a expectativa.

E assim se segue...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"Adivinhe quem comeu mais. E veja quem não se sente à vontade com a fama..."



"Sequência auto-explicativa sobre Enigma, a poderosa Phantom..."


"É assim que Enigma suga os poderes de quem é derrotado por ela..."


"Harmoniosa relação mãe e filho..."



"Preocupação, reunião e..."


"...o perigo iminente."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. Olá, Carlílio! Enfim, chegamos no episódio 12, que é o que eu mais queria comentar!
    Esse episódio foi muito cheio de eventos mas, ao mesmo tempo, achei que estão tentando dar um enredo precipitadamente para a história. Achei que estão tentando tarde demais, e daí minha comparação com Kyoukai no Kanata, que foi mais ou menos assim também: começou forte, terminou forte com os filmes, mas no geral foi medíocre e um tanto perdido.
    O retorno da mãe de Ichijou, por exemplo, devia ter sido extremamente emocionante. Pela forma que ela reage, pelo que sabemos da história dele e de seus pais... No entanto, como só soubemos da história dele no episódio anterior e ela nunca foi retomada, pessoalmente não me tocou muito. Idem o inimigo, que achei nada carismático diferentemente da maioria dos personagens da série. Enfim, meio precipitado, mas espero que o final que foi planejado me ganhe!
    Carlílio, obrigada pelos bons posts e pela paciência comigo. :) Poderei comentar o episódio final em tempo, pelo menos, rs. Então, até lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Medíocre? Nem Kyoukai no Kanata analisei desta maneira (mediocridade, para mim, vai para obras como Dai Shogun e várias outras, mas isto é um outro tópico).

      Na verdade, acredito que (talvez) tu tenha se esquecido de um ponto, nobre Chell...
      Não era a verdadeira mãe do Ichijou que apareceu no episódio. Ou melhor: até era, porém apenas na aparência física, uma vez que a mente estava totalmente dominada e à mercê da Enigma.
      Por tal razão, confesso que acabei me sentindo tocado neste episódio.

      Bom, a Enigma nem deseja ser carismática, para ser bem franco contigo. Ela está ali apenas para ser "a vilã do todo", enfaticamente. Se isso trará um bom resultado já é um tópico que eu, humildemente, não tenho como lhe responder adequadamente, nobre.

      Fique tranquila, Chell.
      Desde agora, no aguardo de suas palavras quanto ao episódio derradeiro desta obra.


      Até mais!

      Excluir
    2. Olá!
      Desculpa, quis dizer medíocre no sentido de mediano, que é o que eu usualmente dou para essa palavra. Falando assim parece pejorativo. Não achei ruim, mas realmente mediano.
      Sim, sim! Quis dizer que não me tocou pessoalmente, apesar de ser um momento forte, porque não tínhamos tido qualquer exposição à mãe dele antes do episódio 11. Então, mesmo sendo um momento muito emocionante, não me tocou pessoalmente!
      Sim, sei disso. Quis dizer que para um vilão final, ela tem grande importância, e muitos vilões são populares pelo seu carisma... não é o caso aqui. Ainda não assisti o episódio 13, mas assistindo, volto aqui para comentar.
      Até mais!

      Excluir
    3. Saudações


      Compreendi vossa posição, nobre.

      Assim, acredito que a aparição da mãe do Ichijou foi apenas para dar fluxo à história, uma vez que ele foi o último personagem a ter um episódio dedicado para si. É como se fosse um tipo de "ponte" entre os capítulos, por exemplo.

      Ah...
      Essa vilã tem todo o escopo de ter aparecido à pressas, embora a mesma carregue consigo a prerrogativa do vilanismo materializado.

      Grato, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!