Em pauta!

sábado, abril 02, 2016

[Fim de Temporada] Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

A chamada da vez.
Os cenários de uma época...

O Japão, nos idos que sucederam a derrota do país na Segunda Guerra Mundial, ainda passava por grandes transformações em diferentes escalões, incluindo nisto a sua sociedade. Conhecida anteriormente como uma nação totalmente fechada para o restante da Terra, muitos fatos acabaram ocorrendo até o seu ponto culminante que foi a realização dos Jogos Olímpicos de 1964 em sua capital, a já então pujante cidade de Tóquio. Mas é justamente entre os dois pontos temporais citados que se passa a história por detrás de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu.

Este anime ousou em uma temática que soube chamar a atenção, fosse esta positiva ou negativa. A fina arte cultural do Rakugo, onde uma pessoa ficava de frente para a plateia fazendo verdadeiros teatros do tipo solo para o público presente, teve seu tempo de grande auge e representatividade. Contudo, a obra em pauta conotou bem o chamado "Rakugo e o início de seu declínio", tanto pela derrota no grande conflito mundial como principalmente pelas transformações sociopolíticas que estavam em pleno desenvolvimento no território nipônico (tudo isto durante o conhecido período Shouwa).

A prerrogativa por detrás de Shouwa Rakugo (nome simplificado do anime) teve o parágrafo acima como cenário de sua ambientação, em mais da metade de sua duração. Em meio a tal cenário alguns conflitos de ordem pessoal também se faziam presentes, em especial no que se trata de uma certa dupla de protagonistas. Graças a um bem-vindo capricho do destino, eles se conheceram quando ainda eram dois garotos e foram evoluindo com o passar dos anos, tanto na prática do Rakugo como principalmente na esfera humana da questão.

O fator comportamental foi uma das vertentes do anime em seu prosseguimento.
A imagem acima te apresenta os dois personagens da obra, explicitando a forma mais comum de ambos aparecerem no anime em prosseguimento. À esquerda está o Sukeroku, sendo ele um homem amante de uma boa bebida e de se portar como uma criança, mesmo em certos momentos de sua vida adulta (sendo que isto não é algo negativo). Por sua vez, na direita está sempre sério e por vezes pragmático Kikuhiko, sendo sua maior característica a fala cautelar e o semblante frio e congelado na maior parte do tempo. Ambos foram aceitos por Yakumo, então renomado mestre na arte do Rakugo e oitavo na linha de sucessão dos Yurakutei.

A dupla Sukeroku e Kikuhiko passaram por sérias provações, não apenas durante o aprendizado da arte cultural em destaque no anime, como também no momento em que começaram a avançar em tal. Esta obra não poupou esforços em demonstrar, a cada episódio, como que os dois rapazes foram se desenvolvendo com muitos eventos pessoais em paralelo. Se pelo lado do Sukeroku existia o seu sonho e gana em se tornar um mestre do Rakugo, o Kikuhiko buscava ter um sentido para a sua vida, no que se fazia contemplar a prática de tal entretenimento nipônico. Durante toda a sua exibição, Shouwa Rakugo fez um trabalho sumariamente impecável nesta área, mostrando todas as aflições de tal dupla, com as suas ramificações sentimentais e sociais. A história da vida de ambos os personagens acabou se cruzando, entre eles, de uma maneira rica e bem-vinda.

Tudo que foi citado no parágrafo acima se aplica na prática do Rakugo em si. Em um dos momentos mais prestigiados do anime, o Kikuhiko encontrou a sua verdadeira maneira de se apresentar perante o público, e ainda contando com uma ajuda de longa data por parte do Sukeroku (onde o fato demorou para ser notado). Além da arte cultural propriamente dita, a obra mostrou que eventos da área amorosa também souberam ser conflitantes e diretamente importante na vida de ambos os personagens, com diversos momentos onde houveram diálogos e ocorrências que demonstraram o quanto a seriedade e/ou a brincadeira em excesso pode ser fatal, na vida de qualquer pessoa. A chegada da pequena e carismática Konatsu mostra tudo isso com grande eficácia, partindo do princípio de quem ela é filha e, mais adiante, a quem se faz atribuir os devidos cuidados à jovem. E nos momentos finais do anime, a presença do jovem Youtarou acabou fazendo com que os eventos vistos no passado pudessem ser, uma vez mais, vivenciados (mesmo que sob o olhar de outra pessoa).

A apresentação no teatro, para um estilo de arte em queda perante o público japonês.
Com base no resumo do anime feito nos parágrafos acima, fica claro evidenciar que a sua história e prosseguimento não devem atingir o grande público. O enredo de Shouwa Rakugo é extremamente sério e próximo demais da realidade, o que pode acabar inibindo a visualização da obra por parte de telespectadores casuais. De outra forma, caso a ideia anterior acaba sendo inversamente proporcional, tem-se a concepção dos momentos no quais o Rakugo em si foi apresentado, sendo ele demasiadamente lento e talvez até "chato" para várias pessoas no fandom. Contudo, a minha pessoa se sentiu muito feliz com o anime em si, desde a abordagem que o mesmo fez de seu elenco até a maneira com a qual retratou a sociedade japonesa da época. Isto, claro, sem mencionar novamente tudo que já se fez citar neste texto (nos parágrafos mais acima deste).

A parte técnica de Shouwa Rakugo foi um verdadeiro primor para os olhos. O visual é belo, bem feito, sendo que isto valia tanto para a ambientação e cenários como também para o desenho dos personagens em si. Tudo acabou sendo trabalhado de maneira muito harmoniosa, onde tais características ainda contaram com a ótima ajuda provinda da parte acústica do anime, onde as melodias combinaram perfeitamente com aquilo que o título fazia transmitir. O Estúdio Deen merece muitos elogios com o trabalho feito à frente desta ótima obra.

A minha humilde pessoa tentou, ao máximo, não fazer nenhum spoiler sobre o anime em si, durante todo este texto. Esta tarefa foi difícil, mas espera-se aqui que o resultado lhe tenha sido satisfatório, nobre visitante. Shouwa Rakugo foi uma das grandes pérolas desta temporada e, seguramente, cada menção à este anime merece ser feita com aplausos. O NETOIN! não apenas faz uma indicação mais do que positiva para que tu veja esta obra, como também lhe indica os comentários semanais que se fizeram presentes no blog parceiro Not Loli!. E que a segunda temporada já anunciada para o anime sirva para desbravar, ainda mais, a arte do Rakugo e a evolução das pessoas em suas vidas.

Isto é Shouwa Rakugo...

Recordações...


Ascensão - o amor esteve presente em boa parte da obra, colocando em xeque todas as reviravoltas que o sentimento, em si, pode proporcionar...


Confiabilidade - aquele que foi o responsável por certa dupla ir adiante na arte do Rakugo...


Similaridades - dois momentos diferentes que, de maneira harmoniosa, definem muito bem a palavra "alegria" em seu maior potencial...


Tristeza - o anime brindou quem o assistiu com muitos momentos da mais profunda tristeza...


Conflitos - passado e presente, alinhados lado a lado...


Fato - quando um acontecimento no futuro faz com que as lembranças do passado voltem à tona...


Shouwa Genroku Rakugo Shuinjuu
Temporada: janeiro'2016
Estúdio: Deen  /  Total de episódios: 13

*** avaliação final do anime: 9,0 pontos de 10,0 possíveis ***


Lembranças - ficam na memória os momentos tristes e alegres, aqueles que instigaram o raciocínio, as lições sobre a amizade e confiança, sobre nobreza e humildade, além de muita cultura tradicional japonesa...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Olá, Carlilio! Tudo bem?

    Fico tão feliz de ter mais um post de Rakugo Shinjuu aqui, heh. ^_^ Deve saber o quanto eu gostei desse anime, e o quanto estou ansiosa para a segunda temporada, que já foi confirmada, né? Sim, verdade, talvez Rakugo Shinjuu não seja para todo mundo. Aliás, a demografia josei em geral tem o público bem restrito mesmo às mulheres mais velhas, com alguma popularidade entre os homens mais velhos e mulheres mais novas.

    Realmente, também achei a parte técnica incrível. Acho que surpreendeu a todos, e esse é um dos pontos que eu pretendo falar na minha resenha também! ^_^ Fora todo o aprendizado quanto a cultura, sentimentos e coisas belas. Esse anime me inspirou bastante e fico bem feliz com a sua resenha! Espero que apareça por lá depois quando eu postar a minha!

    Agradeço o post, mais uma vez, e agradeço demais por ter me linkado também! Bom anime, e que venham mais nessa temporada, né?

    - Chell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Shouwa Rakugo merece até mais, nobre. Seria bom que uma obra deste naipe fosse ainda mais valorizada do que foi, ao menos no que penso sobre isto.

      Quanto aos joseis, eu não culpo a demografia. Obras como Honey and Clover, um josei nato, chamou a atenção do grande público. Eu acredito, honestamente, que o foco da história é que dita a regra, além do fato das apresentações de Rakugo, no anime do post, não ter sido exatamente do agrado para parte do fandom.

      A citação ao vosso blog foi digna e justa, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!