Em pauta!

terça-feira, abril 19, 2016

[N! Drops] Abr'2016 #21: problemas em Kuma Miko!

A capa da vez.
Ponderação necessária...

Com toda a justiça do mundo, Kuma Miko possui um dos visuais mais belos da atual temporada de animes em exibição. Além disto, as músicas e sequências de abertura e encerramento são extremamente cativantes, chamando uma atenção extremamente positiva e bem-vinda. A jovem protagonista Machi e o seu companheiro urso Natsu, que vivem em uma vila distante nas montanhas, mostram a quem interessar um pouco do cotidiano por eles vivido, sem muito pestanejar.

Tal como foi publicado no início do mês (clique aqui para acessar o texto de referência), este anime tem um grande potencial para ser um dos principais pontos de momento no entretenimento animístico. Porém, a minha humilde pessoa já tinha feito uma ressalva no citado post, que fazia jus claramente a conotação de certos tipos de piadas em demasia. Passou o episódio inicial e, na sequência, o capítulo posterior (exibido na semana passada) transcorreu sem grandes problemas, prevalecendo em tal a chamada para o desafio e o cuidado com bicicletas velhas (por assim exclamar). Contudo, o terceiro episódio de Kuma Miko poderá ter selado "a morte" do anime em pauta para uma parte do fandom. Não se trata de um ponto de vista exagerado e/ou grotesco, mas sim aplicável com base em uma certa cena que ocorreu na segunda metade do citado capítulo.

Tudo transcorria dentro da normalidade desta obra, onde a Machi iria experimentar novos modelos de vestimentas para suas ações como sacerdotisa local (cujos desenhos foram feitos por moradores da vila). Em certo instante, a pequena protagonista acabou dando um grito (em razão da primeira peça de roupa não ter sido do agrado dela) e o Natsu foi verificar. O problema não esteve aí, mas sim a partir do momento em que o Yoshio se postou como curioso para olhar o que estava acontecendo. O rapaz ficou enciumado com o fato da garota permitir que o urso a visse, mas ter dado um soco e proibido à ele de vê-la naquele estado (apenas com roupas de baixo). A explicação da jovem veio após a própria estar deitada no chão, com ele a segurando. Claro que a resolução para tanto foi branda até demais, mas a cena em si acabou ressoando como um convite claro ao pensamento sobre tal ocorrência.

Existe uma série de fatores que, na cena acima descrita, contemplam o anime como inapropriado e repleto de piadas com extremo mal gosto. De outra forma, a análise do contexto pode fazer com que se tente entender o todo, o que não significa exatamente perdoar. Teve quem achou graça, sendo isto um fato concreto, da mesma forma que muitos também se mostraram indignados com o que acabaram vendo. Para este humilde blogueiro, o episódio seguia bem normal até tal ponto, uma vez que nele notar algo que fosse minimamente engraçado acabou sendo impossível. Pela internet afora (em especial fóruns), é possível notar o quanto que tal cena acabou se transformando no divisor de águas para Kuma Miko.

Difícil mensurar como será o anime daqui por diante, mas é possível conotar o quanto que certos tipos de eventos podem causar (com razão) tantos questionamentos. Embora a minha pessoa irá continuar assistindo a obra, é válido aqui mensurar o quanto que tal acabou perdendo pontos graças ao momento discutido neste texto. Nobre visitante, com isto lhe é feito o convite para opinar sobre tal cena, mesmo que não estejas vendo o título em pauta.

Sinceridade à toda prova...



"O Yoshio realmente jogou o episódio em um baixo nível com tal cena..."


"A Machi com preguiça no início do episódio. Este capítulo
do anime acabou chamando altas críticas para a obra no todo..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

8 comentários:

  1. Realmente ali, naquela cena, o negócio complicou. Posso dizer que Kuma Miko estava sendo um dos meus animes preferidos da Temporada. Mas a referida cena me deixou constrangido. Parecia cena de hentai ou algum echi pesado. Tá certo que desde o início o anime tinha umas piadas mais picantes, mas o ocorrido não só foi sem graça como me deixou incomodado. E olha que eu não tenho tantos pudores com animes. Se continuar com cenas iguais a essa vou repensar se continuou acompanhando ou não. Grato pelo espaço padrinho. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Seja bem-vindo, nobre.
      E pelo visto, meu apelido de "padrinho" realmente ecoou, hehe...

      No mais, eu espero que Kuma Miko não faça uso exagerado deste tipo de contexto. Eu imagino, infelizmente, que alguma piada de tal teor voltará a aparecer, cedo ou tarde. Mas o agravante está feito, o que realmente não consigo ver a mínima graça (e me espantaria saber que alguém tenha dado risada com isto).

      Grato aos montes por sua visita e comentário, nobre.


      Até mais!

      Excluir
  2. Essa cena de Kuma Miko foi muito agoniante de ver, eu sinceramente fiquei com pena da Machi porque o comportamento do Yoshio foi totalmente agressivo e o fato dele se jogar em cima dela daquela maneira para tentar entender o motivo de não poder ver ela em roupa intima é chato e degradante a ponto de ser um tanto difícil digerir o resto do episodio. Vou continuar vendo Kuma Miko e torcer para que não aconteça uma pisada na jaca tão forte como essa, se bem que piorar essa situação é bem difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Seja bem-vinda aqui, nobre Kuroi.

      Olhe, certamente esta cena fez muitas pessoas largarem o anime de vez. Para mim, este é um fato irreversível.
      Sinceramente, eu gostaria que Kuma Miko deixasse tais tipos de piadas de lado, mas isso talvez seja pedir demais.

      Penso igual à ti, em todos os sentidos.

      Muito agradecido pela sua visita e pronto comentário.


      Até mais!

      Excluir
  3. Desde o primeiro episódio já considerei de mal gosto.
    Espero que nesses fóruns não estejam xingando o estúdio, já que segundo informações eles estão apenas seguindo a obra original.
    Acho que o principal fator de críticas e de desistências para o anime é o público que o assiste, o público que escolheu esse anime estava esperando um slice of life ou infantil fofinho, não que seguisse essa abordagem típica de ecchi genérico e gêneros piores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu gostaria de tentar discordar de ti em algum ponto, nobre...
      Mas me faltam duas coisas para tanto. A primeira delas é a coragem. Por sua vez, a segunda é motivo para fazê-lo, pois o anime parece não querer ser ajudado neste momento...

      Bom, vejamos o que virá pela frente.


      Até mais!

      Excluir
  4. Infelismente está cena com Yoshio deu um ar de ecchi dos piores o quer era para ser um anime infantil e bonito para a família infelismente manchou a obra completa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Não digo que Kuma Miko tenha a intenção de ser um "anime para toda a família", mas certamente concordo contigo na referência sobre o personagem Yoshio.

      Agradecido pela sua visita e comentário, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!