Em pauta!

sexta-feira, setembro 09, 2016

[Informação] Crunchyroll e Funimation aliando-se...

A capa da vez.
E o tempo passou...

A minha pessoa se recorda como tal dia tivesse sido ontem. Na ocasião, em meados de 2011, o assunto do momento era a criação de sites com streaming oficial de animes. Falava-se do Crunchyroll que, no início de 2012, exibia séries como Hayate no Gotoku (review aqui) e buscava aumentar seu leque de opções a cada nova temporada. A maior parte das opiniões concentrava-se no custo de tal tipo de serviço, além de enfatizar que o mesmo (e similares) não teriam grande sucesso, além de isto ser visto como algo que não tinha poder para barrar a conhecida "pirataria". Uma visão bem plausível e compreensível naquele momento, mas que o tempo tratou de mostrar o quanto estava equivocada esta linha de pensamento.

No segundo semestre de 2012 o serviço do Crunchyroll chegou oficialmente ao Brasil (relembre o fato aqui), muito embora um ano antes já tenha sido notícia de destaque, após ter apartado primeiramente em outros países da América Latina. O catálogo era pequeno, mas a curiosidade ditava toda e qualquer regra da ocasião. Desde então, o número de obras em seu catálogo tem aumentado consideravelmente e, muito embora o site em destaque ainda apresente pontos de melhora, pode-se aqui ressaltar que a escalada de abrangência do mesmo (a nível mundial) é bem nítida.

E quando se fala em portais oficiais para streaming de animes, as opções tem se tornado bem vastas. Sites como Daisuki e Funimation também buscam atender os seus públicos (o segundo, em especial, é mais voltado para os países de língua inglesa), com diferentes formas de se assistir às obras animadas japonesas (sendo estas pagas ou livres de valores). Dito isto, com o tempo a questão passou a ser sobre até onde poderiam chegar os mais diversos portais com streaming de tais obras e se, de alguma forma, as investidas se tornariam mais incisivas sob as mais diversas razões.

Chamada: "Crunchyroll e Funimation formam parceria de licenciamento"

Nobre visitante, o link acima citado praticamente responde à indagação feita propositadamente no parágrafo anterior. Dois sites extremamente conhecidos pelo fandom mundial de animes (Crunchyroll e Funimation) resolveram criar uma parceria, visando o licenciamento de animes para os seus públicos. É como uma aliança que, no caso, busca aumentar não apenas o leque de opções para as obras que possam ser vistas, como também (em teoria) direcionar uma maior expansão de áreas cobertas por tais portais oficiais de animes. Possui uma lógica bem nítida, ao mesmo tempo no qual questionamentos e dúvidas se façam presentes.

Em um primeiro momento, certas obras de um site estarão disponíveis no outro (e vice-versa), sendo este um efeito facilmente cogitável. Porém, o segundo tópico acaba sendo digno de grande racionalização, uma vez que as obras da Funimation que estarão na grade do Crunchyroll poderão ser assistidas em uma área mais restrita (o que inclui Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Holanda, Suécia, África do Sul, Grã-Bretanha, dentre outras nações). O fórum do Crunchyroll em inglês expressa bem os primeiros exemplos disto (clique aqui para acessá-lo). Automaticamente a América Latina (o que inclui o Brasil) e países como Espanha, Portugal, França e Alemanha estão, neste instante inicial, fora da abrangência desta parceria. Além do que já foi citado, existe ainda uma terceira linha opinativa, sendo que esta busca ressaltar se tal aliança não vem à significar o início derradeiro de uma "caça com maior alcance contra a pirataria".

A grande verdade é que tudo isto não passa de uma grande e vasta novidade. Trata-se de um mundo que anseia em ser explorado. Não cabe aqui indagar se isto é positivo ou negativo mas, com certeza, a minha pessoa se encontra na espreita de novas informações acerca disto tudo, especialmente se obras como Cowboy Bebop e Hai to Gensou no Grimgar poderão, ou não, serem assistidas no Brasil via streaming oficial. A curiosidade, por agora, está em saber como você se sente e/ou opina sobre este fato, nobre visitante.

E assim se segue...


Acima, exemplos de animes da Funimation que estarão na grade do Crunchyroll...


Acima, exemplos de animes do Crunchyroll que estarão na grade da Funimation...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!