Em pauta!

sexta-feira, dezembro 23, 2016

[Semanal] 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki 2nd Season #12 (Final): Te quero...


Encerrando uma jornada...

12-sai 2nd Season chegou aos eu episódio derradeiro. Nos onze capítulos anteriores foi mostrado, basicamente, de tudo um pouco. A variação ia dos momentos mais felizes até as famosas fagulhas de tensão iminente, especialmente nas "disputas" por atenção (sendo estas protagonistas por alguns personagens em particular). De toda a forma, o que se podia imaginar era que o encerramento deste anime fosse cálido, alegre e, porque não dizer, mágico em sua mais tênue essência.

As palavras ao final do parágrafo acima foram mais do que verdadeiras. O último episódio de 12-sai 2nd Season colocou a obra com um dos melhores finais desta temporada (sendo isto muito merecido, ainda mais pelo fato de que boa parte dos animes exibidos neste período foram ótimos). E isto se deveu justamente ao ponto da simplicidade, sempre citado a cada post semanal desta obra, que neste capítulo de despedida conseguiu ir além do mero significado da palavra "convencer".

Chegou a época das festas natalinas. Após o final de mais um período letivo (o último do Ensino Fundamental), os dois casais (com um empurrão por parte da Ogura) resolveram aproveitar o Natal da melhor maneira possível, dentro daquilo que lhes cabia. Sendo assim, o Hiyama levou a Aoi para o parque de diversões, sendo este resultado do seu trabalho para conseguir dinheiro o bastante (visando os ingressos e a diversão dentro de tal lugar). Por sua vez, o Takao acompanhou a Ayase em um típico encontro natalino, no qual houveram trocas de presentes e algo à mais.


 As faces que deixaram suas marcas. 

Por mais que tudo tenha soado apaixonante em demasia neste episódio, alguns projetos de encrencas se fizeram presentes. O maior deles foi logo no início, com o trio de encrenqueiros aprontando com a Ayase (graças aos eventos que finalizaram o episódio anterior). Em outra esfera, o Tsutsumi e o Inaba acabaram auxiliando outras pessoas a festejarem o Natal, sobretudo o segundo rapaz citado, que acabou salvando as festas para a Cocoa. Nobre visitante, aqui deve ser ressaltado que mesmo estes momentos tiveram a sua magia particular, fazendo com que sorrisos fossem estampados na face de minha pessoa.

O nome dado ao episódio teve um significado amplo e conciso. Isto porque as palavras sinceras de amor foram entoadas por ambos os casais deste anime, cada qual em um local propício. Foi extremamente magnífico ver a Aoi finalmente escutando aquilo que tanto queria, ao mesmo tempo no qual a Ayase teve sua promessa de longa data (feita ainda na primeira temporada do anime) finalmente cumprida. A frase que simboliza o amor verdadeiro foi entoada por dois casais que, sem a menor sombra de dúvidas, sabem bem o que este singelo sentimento vem a significar.

Com isto, o anime chegou ao seu final. Com requintes de certa badalação, pelo envoltório e escopo central da obra em si. Tudo muito digno e respeitoso. Esta obra deixou a sua marca, ao menos para a minha pessoa e possivelmente para você que acompanhou esta saga a cada novo episódio, aqui no NETOIN!. Uma salva de palmas para Ogura, Ayase, Aoi, Takao e Hiyama.

É assim que se termina um bom anime...

Momentos...



Início - após os rapazes terem aprontado novamente, coube à Ayase tentar convidar o Takao para um encontro natalino. A Aoi também buscou fazer sua parte. Ambas acabaram surpreendidas positivamente...


Zelo - o cuidado de irmão se fez presente. Mas não estranhe a altura parelha, pois há um segredo por detrás disto...


Passeios - cada jovem casal seguiu com seus planos. E ambos foram bem valorosos...



Sorrisos - a Aoi se descobriu mais após ter começado a namorar o Hiyama. E ele, por sua vez, aos poucos foi aprendendo a ser mais sincero com o que sente...


Solidão - as amigas do Inaba reconheceram a Cocoa de longe. A convidaram para festejar o Natal em grupo. Tal jovem só aceitou após o rapaz ter lhe pedido a mesma coisa. Mas ele já tinha uma franca ideia do momento em mente...



Atenção - jo casal Ayase e Takao estava se divertindo muito, aproveitando o passeio como devia. Mas algo começou a preocupar muito a garota. Era uma certa promessa...



Declaração #1 - no quarto do Hiyama, a Aoi entregou-se ao cansaço. Pouco tempo após, acabou ouvindo do rapaz o que tanto queria. A resposta foi imediata, como em um passe de mágica...


Ceia - a mãe do Hiyama fez uma ceia especial para seu filho e a Aoi. Com a alegria do ambiente, bem propício, o rapaz tratou de impressionar sua namorada...



Declaração #2 - no melhor momento possível, a Ayase e o Takao fizeram suas juras de amor...



Natal - o momento foi para todos aproveitarem muito bem...

Comentários gerais...

Ayase e Takao.
12-sai Chicchana Mune no Tokimeki teve duas temporadas, ambas exibidas neste mesmo ano que está próximo de findar-se. Se a série antecessora mostrou um enredo calmo e atraente, com sérias falhas no que tangia à sua parte técnica, esta sequência direta manteve a boa escrita da história e, para aumentar ainda mais a avaliação da obra, trouxe uma melhora bem considerável em sua animação e na parte sonora. São dados que devem e merecem ser levados em consideração, não importando muito o ângulo de análise para tanto.

O universo por detrás desta cativante história remeteu a um cálido convite ao passado. Na feição do quarteto de protagonistas Ayase, Aoi, Takao e Hiyama, foi mais do que possível identificar-se com qualquer um destes personagens. Cabe aqui um adendo simbólico, pois não foi obrigatório você se sentir no lugar deles em cem porcento, uma vez que diversas passagens do enredo mostraram algo que realmente pode ter acontecido em sua vida, particularmente, fazendo com que em tais momentos a sua pessoa possa se sentir como se a própria história estivesse sendo contada ali na animação.

Nesta segunda temporada, os doze episódios foram bem chamativos. Aquele resplendor de felicidade pairou na face deste humilde blogueiro a cada novo capítulo do anime, graças a sinceridade na qual toda a simplicidade em volta da história desta obra foi transmitida/retratada. Mesmo naqueles momentos nos quais existiu alguma tensão ou certa raiva, especialmente quando a Cocoa ou o Inaba vinham com as suas investidas, a verdade é que tudo acabou se saindo muito bem. Diga-se de passagem, acima do que se esperava.

Aoi e Hiyama.
Um pouco foi comentado sobre a parte técnica do anime. Agora, isto será expandido em um tanto. Comparando diretamente a primeira e a segunda temporadas, notou-se (da parte de minha pessoa) uma melhora visível e bem-vinda nesta que se encerrou, tanto no visual quanto (principalmente) na parte acústica. Algumas pequenas falhas ainda foram perceptíveis, mas só o fato do trabalho no todo ter apresentado uma evolução já faz com que os dados negativos percam um pouco de seu impacto. Cabe aqui um grande elogio às músicas e efeitos sonoros, sobretudo o tema de encerramento do anime, simplesmente soberbo e de grande combinação com a obra em si.

Nobre visitante, 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki 2nd Season foi realmente um anime digno de muitos elogios. Porém, é necessário ser aqui dito que tal obra não aparentou ter o alcance que merecia. Obviamente, isto deverá fazer com que este anime seja raramente citado nos próximos meses, no que tange ao fandom animístico no todo. Contudo, para este humilde blogueiro, este anime pode ser facilmente colocado no seleto grupo de obras boas que poucas pessoas viram. E tal ideal, caso venha à ser adotado por você como verdadeiro, já poderá dizer muita coisa por si só.

Sinta-se convidado a um bem-vindo retorno ao passado. Deixe-se levar pela singela história do primeiro amor. Recorde-se de como era sua vida com doze anos de idade, ou como imaginavas certos acontecimentos e eventos em tal época. Permita-se vislumbrar como que um conteúdo mais simples e modesto pode ser bem trabalhado, ao nível de ser digno desta análise positiva. Com isto, 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki 2nd Season recebe uma indicação positiva do NETOIN! para você, nobre visitante.


12-sai Chicchana Mune no Tokimeki 2nd Season
Temporada: outubro'2016
Estúdio: OLM   /  Total de episódios: 12

*** avaliação final: 7,0 pontos de 10,0 possíveis ***


"O amor verdadeiro prevaleceu..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Padrinho, vou resumir aqui o que já afirmei em certo grupo do Facebook: Juunisai é uma aula de como se retratar um romance. Mesmo sendo pueril e inocente, a obra trata garotas e garotos de 12 anos de forma muito realista. Todos os questionamentos, dúvidas, descobertas da idade são tratados de forma crível e respeitosa. Os dois casais, cada um ao seu jeito, passam por um processo de auto-descoberta e crescimento magníficos, sem vair nos vícios de romances bobos demais ou muito açucarados, mas sim como uma relação entre crianças desta idade no Japão pode ocorrer. Adorei todos os personagens, mas Hiyama é meu favorito de longe, justamente por ele ser um garoto muito real, que tem um grande sentimento mas não sabe como retratá-lo em palavras e sim em ações. No geral, Juunisai foi uma das grandes surpresas do ano e está no meu top 5 do ano e tip 3 de romances na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre, faço minhas cada um de suas palavras neste honesto comentário de sua parte.
      Os adendos estão no post, estes de minha parte, integralmente.

      Eu, sinceramente, gostaria que mais pessoas pudessem ter assistido à este anime, e sentido o quão honesto e maravilhoso é tal título.


      Até mais!

      Excluir
    2. Juunisai é uma joia rara. Ao mesmo tempo que ele me lembra os doces e inocentes romances de animes dos anos 90, ele é muito franco e aberto para tratar de questões reais de relacionamentos.

      Excluir
    3. Saudações


      De fato.
      Por isso que toda a propaganda feita para este anime é, humildemente, bem mais do que válida.


      Até mais!

      Excluir
  2. Q q o takao falou pra hanabi no final? Nao mostrou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      No imaginário, ele se declarou. Apenas isso.
      Na realidade, o anime deixou isto propositadamente em aberto.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!