Em pauta!

domingo, fevereiro 05, 2017

[N! Drops] Fev'2017 #7: e estreou Kirakira Precure...


Caminhos conhecidos...

Recentemente, a conhecida franquia Precure viu o encerramento de sua décima terceira série anual, sendo ela a MahouTsukai Precure!, que contou com cinquenta episódios e muita divisão opinativa, intrinsecamente dentro de seu próprio fandom. Para a minha pessoa, tal anime conseguiu entregar episódios finais muito bons, que deram o encerramento adequado e dentro daquilo que se pode esperar das Pretty Cures. Contudo, o caminho segue adiante e, com base nesta afirmativa, a série sucessora se fez estrear.

Trata-se de Kirakira Precure a la Mode. Desde que os primeiros PVs deste título foram liberados, a minha pessoa já tinha em mente a ideia de que o público-alvo deste anime seria um pouco diferente dos últimos anos, e que as diferenças mais cruciais não parariam nisto. Após assistir ao episódio que estendeu o tapete vermelho para Kirakira Precure, este humilde blogueiro começou a ter ainda mais certeza sobre as ideias iniciais que tinha para a obra em pauta. Não pense que tais pensamentos fossem negativistas, nobre visitante, mas sim bem críveis (o que difere de terem sido ruins).

Como manda a tradição, o capítulo de entrada fez questão de apresentar a primeira guerreira deste anime. A jovem Usami Ichika carrega todas as características fofas, possíveis e imagináveis, que farão dela uma das mais carismáticas integrantes do elenco de Kirakira Precure. São elogios válidos, uma vez que tal garota é sorridente, esperta e ama doces, especialmente bolos. E sua aventura teve início com uma estranha explosão na cidade, fazendo com que algumas garotas tivessem a visão de deliciosos doces. Após isso se tornou impossível não sorrir, graças à cena em que ela está na cozinha preparando uma surpresa para a sua mãe, onde quase tudo dá errado e, sequencialmente, acaba aparecendo a primeira fada do anime, sendo Pekorin o seu nome.

A criatura acima citada aparentou estar faminta. Após ser alimentada pela Ichika, a Pekorin lhe falou sobre o Kirakiral, sendo este um tipo de item presente nos doces, e acabou ajudando a garotinha a assar um belo bolo. A felicidade logo deu lugar à tristeza, pois o anseio da garotinha em preparar uma deliciosa surpresa para sua mãe sofreu um duro baque, já que uma ligação da própria (atendida pela Ichika) fez a pequena protagonista entristecer-se. Para piorar, um tipo de fada inimiga de nome Gummy apareceu no lugar. Então, a Pekorin pegou o bolo que estava sendo preparado e fugiu com ele, para evitar que caísse nas mãos inimigas.

 A pequena Ichika ensinando a preparar um bolo, durante a sua música tema.

A sequência dos eventos não carrega nenhuma surpresa, mas foi tudo muito bem feito. Atente-se para que, em dado momento, o Gummy começou a falar sobre os "esforços inúteis" da Ichika, que enervou-se. Ao notar o esforço da garota em levar seus sonhos adiante, aquele mesmo bolo terminou de ser preparado e (até para a súbita surpresa da Pekorin) converteu-se no item mágico (como um "pacto de doces"), que atribuiu à garotinha os poderes necessários para se transformar na Cure Whip, a primeira guerreira de Kirakira Precure a la Mode. É preciso aqui enfatizar as habilidades que a Ichika conquistou, assemelhando-se a um coelho, sendo que estas acabaram sendo suficientes para neutralizar o Gummy e reaver o Kirakiral que ela havia pego.

Para ser extremamente sincero consigo, visitante, é bom saberes que este anime estará voltado para um público ainda mais infantil, o que certamente impactará nas ações de seus personagens e no desenrolar de toda a sua trama. O visual da obra, o uso das cores em todos seus elementos, muitas das falas entoadas no episódio e a luta com impacto "adocicadamente minimizado" auxiliaram, bastante, a dar uma maior força para a afirmativa que consta no início deste parágrafo. É bem provável que fans de longa data da franquia Pretty Cure possam se decepcionar em algum ponto, justamente pelo que foi citado sobre as características do capítulo de estreia, mas este humilde blogueiro vê isso como algo que ser´minimizado (e bastante) com o passar do tempo.

Os temas de abertura e de encerramento soaram mais agradáveis, para a minha pessoa, do que as músicas entoadas em tais sequências na série MahouTsukai Precure!. É uma questão de opinião própria, logicamente. Mas em se tratando de uma obra que visa alcançar jovens espectadores, tais canções e suas animações acabaram trabalhando harmoniosamente para a causa. Os efeitos sonoros entoados no decorrer do capítulo foram bem simples, pouco chamativos, mas ainda assim bem trabalhados. No geral, pode-se aqui enfatizar que foi um exemplo de excesso da simplicidade em prol do divertimento.

Um visual carismático, deveras fofo e muito colorido. Desenhos de personagens que expõem bem aquilo que a série deseja transmitir e exibir. Personagem apresentada (Ichika) que deverá ser reverenciada pelo seu carisma dentro de pouco tempo. Enredo e maiores detalhes que não apresentam nenhuma novidade, mas que foram bem trabalhados. Todos estes elementos resumem bem a estreia de Kirakira Precure a la Mode, um anime que possivelmente dividirá opiniões dentro do fandom da franquia mas que, independente disto, já ganhou o coração deste humilde blogueiro.

E assim se segue...

Momentos da estreia...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"Quando o Gummy 'nocauteou' a Pekorin nos céus..."


"Os primeiros contatos entre Ichika e Pekorin..."


"Surgindo a ameaça, fugir é a solução..."


"Tristeza e abatimento da Ichika. Mas..."



"É hora de terminar um bolo todo especial!"


"Detalhes da transformação em Cure Whip..."



"Inegavelmente, a palavra 'fofura' designa muito bem a Cure Whip..."


"A primeira vitória!"


"Tu sabe que entrou nos comerciais televisivos ao ver isto..."


Kirakira Precure a la Mode
Episódio #1 - "Coberta pelo amor! Cure Whip está preparada!"

*** anime recomendado pelo NETOIN! ***


"Uma nova personagem aparecerá no próximo episódio..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Olá!
    Excelente post Carlírio; explicativo e informativo como de costume.
    Estou tendo a honra de acompanhar mais uma série pretty cure com muito orgulho, pois sou uma fã que segue a franquia faz alguns anos. Pude conferir o primeiro capítulo no momento da transmissão no Japão e agora legendado pelo fansub brasileiro e digo que a Toei Animation acertou em cheio na escolha de suas personagens e principalmente na protagonista , a Ichika-chan que é fofa, carismática, divertida e esforçada (elementos necessários para uma líder precure).
    Confesso que não me surpreendi tanto (como pensava) com o enredo voltado ao público infantil. Houve um balanceamento na escolha das cenas a serem selecionadas fazendo com que a série tomasse um rumo já esperado. A paleta de cores agradável e chamativa demonstra a felicidade que a franquia no geral sempre expressou; vejo apenas como uma sequência daquilo que sempre foi a proposta.
    A trilha sonora é completamente inédita, sem haver reciclagem de nenhuma série antecessora - isso é uma ótima notícia! A abertura e o encerramento estão agradáveis - perfeitos para que as crianças possam dançar em frente à televisão(como de fato ocorre).

    A única coisa que desgostei foi o vilão. Pobre em design e originalidade. Espero que seja substituído com no decorrer da trama.

    Tô ansiosa para ver as personagens e o desenrolar da história!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Melissa, concordo bastante contigo. E tu deve se recordar bem, pois os maiores palpites que se fazia sobre Kirakira eram pautados em muitas dúvidas sobre o enredo em si.

      Faço minhas as suas palavras, na totalidade.

      Muito lhe agradeço pela visita e pronto comentário, nobre.


      Até mais!

      Excluir
  2. Por algum motivos meu comentário sumiu mas enfim faço um novo agora.

    Comecei a ver esse anime, é a primeira obra da saga precure que estou acompanhando, vi que você disse que essse provavelmente será um dos mais infantis, então me veio em mente um questionamento, qual é o precure com um conteudo mais forte ou mais digamos assim por se dizer a''adulto''.

    No mais é isto achei o anime divertido, pretendo ver ele ate i final, da ate uma nostalgia de quando tinha aqueles mahou shoujo na tv a cabo que eu via sem saber que era anime.

    no mais é isto, gostei da sua opinão perante o anime bate ate bastante com a minha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, o anime é deveras infantil. E a cada novo episódio tem mostrado isso com exímia eficácia.

      Isto, pessoalmente, não vejo como problema algum mesmo, nobre.

      Quanto às temáticas de outros Precures, existem muitos com temáticas mais sérias e adultas, por mais que seus visuais (por vezes) tentem dizer o contrário).
      Pesquise aqui mesmo no N! por Go! Princess Precure, HapinessCharge Precure e HeartCatch Precure, e terás uma boa noção da ideia no todo.

      Espero que curta a obra.


      Até mais!

      Excluir
  3. Também não tive problema quanto a parte infantil, ate que da pra ter uma relaxada, verei depois os posts das outras obras e tentarei assisti-las se assim me chamar atenção ^^

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!