Em pauta!

domingo, maio 13, 2018

[N! Drops] Mai'2018 #17: conceituando instintos...


Um episódio deveras chamativo...

Se há um anime que cisma em trazer à tona discussões das mais variadas, este é Darling in the Franxx. A obra, cujos primeiros episódios fizeram transcorrer opiniões severas (e honestas) quanto ao fanservice explícito, tem aparecido nas últimas semanas com um refinamento diferente. Ao mesmo passo no qual apareceu a explicação da razão pela qual os Franxx só podiam ser pilotados por um casal, agora a obra tem mostrado que o tabu quanto aos sentimentos humanos e atração sexual, em si, é ainda mais forte do que se podia aparentar.

O foco aqui está nos anseios pela própria descoberta, mais especificadamente sobre de onde vem os seres humanos, com o apelo para deixar um sinal ao futuro de que, um dia, alguém ali esteve. Em outras palavras, uma das personagens quer muito ter um bebê. Trata-se da Kokoro, que tem demonstrado um crescente interesse no Mitsuru desde alguns episódios atrás. Somando-se isto ao fato da citada garota ter adquirido o interesse no assunto em pauta através de um livro encontrado nas ruínas da antiga civilização, é mais do que natural presumir que a própria descoberta como pessoa iria aflorar cada vez mais. E intensificou-se.

Porém, os Nines fizeram uma visita inesperada ao grupo do Esquadrão 13. Diziam terem sido enviados ao local pelo "Papai", que estava muito preocupado com a situação das crianças em tão isolado lugar. As descobertas que os Nines fizeram foram além de qualquer expectativa, não apenas para eles mesmos como também para o Esquadrão 13 em si que, até tal momento, desconhecia a leitura escondida da Kokoro e os anseios que ela tinha desde então. Muito embora o impacto criado em tal momento tenha sido crível (com direito a um tapa na cara desferido pela Ikuno), as grandes cenas do episódio #17 de Darling in the Franxx acabaram sendo outras.


 A Kokoro e um desejo bem próximo de estar ameaçado...

Na doma de plantas, a Kokoro mostrou não mais conseguir controlar os próprios anseios na presença do Mitsuru e, instintivamente, começou a querer descobrir mais do rapaz à sua frente (a interrupção do Zorome acabou pausando a ação). A minha pessoa se nega a condenar a garota pois, enfaticamente, ela estava querendo buscar por uma verdade que é selada de todos naquele mundo pós-apocalíptico além de, obviamente, buscar saciar uma vontade e curiosidade próprias (perceptíveis ao extremo em tal ambientação). Esta foi uma das grandes cenas do episódio #17 do anime em pauta que, antes do segundo momento de atenção máxima, teve o intercalo dos fatos descritos no parágrafo acima deste, além de uma conversa pontual entre o Mitsuru e o Hiro.

Por sua vez, o tão citado (pela minha pessoa) segundo momento de impacto neste capítulo ocorreu em seus minutos finais, com a confirmação do sentimento mútuo seguido pela entrega à descoberta do casal Kokoro e Mitsuru. Foi uma das cenas mais belas e tristes do anime, ao mesmo tempo, e por razões bem óbvias. Vale ressaltar, também, que a Nana está começando a não aguentar mais ver o Esquadrão 13 chegar perto de informações e fatos que não deveria, visto que ela tem a mente bloqueada das emoções humanas (e que sob os holofotes dos Nines, tanto ela quanto o Hachi poderão estar próximos de uma encrenca). A aparição da Princesa dos Urrossauros também teve seu impacto, o que fez a minha pessoa pressupor que o final do anime tem tudo para ser bem chamativo.

Darling in the Franxx ressaltou neste episódio que, naquele mundo, as emoções humanas foram removidas de alguma forma da humanidade existente em prol de uma perfeição ilusória (na qual a distinção de gênero - masculino e feminino - limita-se às ações dentro dos Franxx). Certamente, o tão falado "Papai" tem algo diretamente ligado à isto (além da existência dos Urrossauros em si). No outro extremo, ver um grupo de jovens descobrindo a verdade daquele mundo, aos poucos, possui uma singularidade muito chamativa e ímpar. A Kokoro e suas ações já seriam o bastante para isto explanar, as quais a minha pessoa tende à defender sem pestanejar. Definitivamente, este anime está caminhando à passos largos para mostrar grandes e interessantes episódios finais.

Aguardar é preciso...

Momentos...




"O Hiro e a Zero Two parecem estar indo bem..."



"Visitantes inesperados..."




"A Kokoro quer se conhecer melhor e realizar um sonho, junto do Mitsuru..."


"Uma conversa e uma reunião..."




"Os anseios da Kokoro foram pisoteados pelos Nines, porém..."


"Parece que certa verdade foi escondida de todos naquele mundo..."




"A redenção ao sentimento..."


"A Princesa dos Urrossauros apareceu..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!