Em pauta!

terça-feira, janeiro 21, 2020

[Especial] Vem aí o top de 2019!


O momento se aproxima...

O Netoin! prepara os acordes da casa para o já tradicional post de destaques do ano no âmbito animístico japonês, nobre visitante. A versão de 2019 está pronta para lhe ser devidamente apresentada, mas esteja ciente de que as citações de destaque do ano que passou estarão aos eu alcance no domingo, 26 de janeiro de 2019.

Este post vem aqui esclarecer para você quais serão as regras deste ano para o pleito acerca dos animes de 2019. Ao todo, cinquenta e seis animes estarão legíveis para esta simbólica premiação. Desde montante de obras vistas pela minha pessoa é que sairão os destaques gerais do ano que passou.

Além disto, uma pequena análise sobre 2019 lhe será apresentada, tendo o cunho pessoal devidamente inflamado, amparado por tudo aquilo que o ano em pauta representou no que tange aos animes nele exibidos.

Tenha uma boa leitura...

As regras necessárias

Cop Craft.

O primeiro ponto de atenção estão nas regras que o Netoin! adota para fazer tal tipo de post anual. É necessário saber delas, o que lhe proporcionará uma abrangência maior de compreensão, visitante. A primeira a se destacar é que somente animes que foram vistos pela minha pessoa poderão se fazer presentes no pleito oficial do blog. Com isso, evita-se que obras não visualizadas acabem ganhando menções que poderiam soar injustas, independente das mesmas de serem positivas ou negativas.

Em um segundo escalão, os animes de início em outubro'2018 (ou em algum momento do citado ano) e que terminaram em 2019 poderão aparecer em qualquer ponto deste especial anual. Seguem-se, para tanto, os seguintes animes: Kiratto Pri-chan 1st SeasonManaria FriendsSaint Seiya: Saintia Shou e To Aru Majutsu no Index III.

A terceira pauta é uma causa oposta à anterior, pois os animes que começaram em 2019 e que prosseguirão na temporada de janeiro'2020 (ou adiante) serão elegíveis apenas para o pleito do próximo ano. Neste caso, os animes que concorrerão apenas em 2020 são: Ahiru no SoraBoku no Hero Academia 4th SeasonChihayafuru 3rd SeasonFate/Grand Order: Zettai Majuu Sensen BabyloniaKiratto Pri-chan 2nd Season.
* Observação: a única exceção a esta regra está nos animes da série Pretty Cure.

Como quarta menção entra um ponto a ser destacado, sendo este o fato dos títulos que tiveram duas temporadas sendo exibidas em 2019, desde que tenham apresentado início e fim no ano corrente, serão ranqueados como um anime apenas. Para o presente pleito, a obra a ser inserida em tal regra é Sword Art Online: Alicization (que contou com temporadas em janeiro-2019 e outubro-2019, tendo sido a primeira citada com início em outubro-2018).

Por fim, se seguirão agora os nomes dos animes que, de acordo com as quatro normativas impostas mais acima, poderão acabar aparecendo neste post especial. Os mesmos estarão perfilados, mais abaixo, de acordo com as temporadas em que foram exibidos.

* janeiro'2019: Bermuda Triangle: Colorful Pastrale, Domestic na Kanojo, Endro~!, Gotoubun No Hanayome, Grimms Notes The Animation, Kaguya-sama Wa Kokurasetai, Kiratto Pri-chan 1st Season, Kouya no Kotobuki Hikoutai, Mahou Shoujo Tokushusen Asuka, Manaria Friends, Mob Psycho 100 II, Pastel MemoriesSaint Seiya: Saintia ShouStar Twinkle PrecureSword Art Online: AlicizationTate no Yuusha no Nariagari, To Aru Majutsu no Index III e Yakusoku No Neverland.
* em azul: animes pertinentes à segunda regra.
* em marrom: anime pertencente a quarta regra.
* total de animes elegíveis: dezoito (18), contemplando toda a listagem presente.

* abril'2019: Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai, Carole & Tuesday, Fairy Gone, Fruits Basket (2019) 1st Season, Hachigatsu no Cinderella Nine, Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu, Isekai Quartet, Joshikausei, Kimetsu no Yaiba, Kiratto Pri-chan 2nd Season, Kono Oto Tomare!, Kono Yo no Hate de Koi wo Utau Shoujo YU-NO, Mayonaka no Occult KoumuinNande Koko ni Sensei ga!?One Punch Man 2nd SeasonSarazanmaiSenryuu ShoujoShingeki no Kyojin 3rd Season Part 2Shoumetsu ToshiStar Twinkle Precure e Tate no Yuusha no Nariagari.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* total de animes elegíveis: dezenove (19), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior.

* julho'2019: Araburu Kisetsu no Otome-domo yo., Carole & Tuesday, Cop CraftFruits Basket (2019) 1st SeasonGiven, Granbelm, Joshikousei no Mudazukai, Kanata no Astra, Karakai Jouzu no Takagi-san 2nd Season, Kimetsu no Yaiba, Kiratto Pri-chan 2nd Season, Kono Yo no Hate de Koi wo Utau Shoujo YU-NO, Senki Zesshou Symphogear XV, Star Twinkle Precure, To Aru Kagaku no Accelerator e Tsuujou Kougeki ga Zentai Kougeki de Ni-kai Kougeki no Okaasan wa Suki Desu ka?.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* total de animes elegíveis: dez (10), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior.

* outubro'2019: Africa no Salaryman, Ahiru no Sora, Assassins Pride, Beastars, Boku no Hero Academia 4th Season, Chihayafuru 3rd Season, Fate/Grand Order: Zettai Majuu Sensen Babylonia, Hataage! Kemono MichiHoshiai no SoraHonzuki no Gekokujou: Shisho ni Naru Tame ni wa Shudan wo ErandeiraremasenHoukago Saikoro ClubKiratto Pri-chan 2nd SeasonShinchou Yuusha: Kono Yuusha ga Ore Tueee Kuse ni Shinchou Sugiru, Shokugeki no Souma: Shin no SaraStar Twinkle PrecureSword Art Online: Alicization - War of Underworld.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em marrom: anime pertencente a quarta regra.
* em vermelho: animes pertinentes à terceira regra (não concorrerão ao pleito de 2019, mas sim para o de 2020).
* total de animes elegíveis: nove (9), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior, além das obras pertinentes à terceira e /ou quarta regras.

Total de animes elegíveis no pleito de 2019: cinquenta e seis (56)

Kimetsu no Yaiba.

As regras já estão explanadas, nobre visitante, na medida que os nomes de todos os animes elegíveis também são conhecidos neste momento. Entretanto, note que a diminuição no total de animes vistos tem se tornado persistente, bastando para tanto citar os anos de 2016 (noventa e quatro obras), 2017 (sessenta e sete), 2018 (sessenta e quatro) e 2019 (cinquenta e seis). Inúmeros fatores levaram à isto sendo que, de momento, não são exatamente convenientes de serem aqui citados.

Os animes estarão alocados em agrupamentos de acordo com as suas posições finais, seguindo as instruções deste blog. Mas diferentemente dos últimos anos, você terá duas listas ao invés de três (cada uma continuando com dez obras citadas), sendo elas nomeadas como "lista B" (do 11º ao 20º colocados) e "lista A" (do 1º ao 10º colocados).

Repetindo o ocorrido no ano anterior, os posts de piores e melhores do ano serão reduzidos em um só, ao contrário do que foi feito entre 2014 e 2016. Além disto, tal texto estará ainda mais convidativo para a sua apreciação, nobre visitante.

Reveja os pleitos anteriores do Netoin! aqui
2010  /  2011  /  2012  /  2013

Considerações gerais sobre 2019

Tate no Yuusha no Nariagari.

Pode-se resumir o ano de 2019 como tendo sido bem comum, no âmbito da animação japonesa. Houveram obras que, em seus primeiros episódios, davam claros sinais de que seriam as melhores do ano, como foi o caso de Yakusoku no Neverland por exemplo. Animes do naipe de Beastars conseguiram chamar a atenção de uma maneira imponente. Da mesma forma, títulos angariaram massivo apelo público, tal como ocorreu com Kimetsu no Yaiba. Surpresas bem-vindas como Kaguya-sama Wa Kokurasetai acabaram aparecendo. Enredos controversos estiveram em pauta, sendo Tate no Yuusha no Nariagari um modelo direto disto. Franquias como Shingeki no Kyojin, Fate e Pretty Cure também acabaram mostrando os seus "armamentos" no decorrer do ano que se passou.

Na visão deste humilde blogueiro, 2019 esteve par e passo no quesito qualidade com 2018. Este é um ponto de linha unicamente opinativa aqui no Netoin!, sem levar em consideração dados técnicos e/ou perspectivas de algum fandom específico. Contudo, quando se fala em um ano no qual a última temporada foi que mais agradou na média geral, então torna-se possível tecer algumas ideias sobre o restante das temporadas anteriores à citada.

De modo geral, foi um ano com mais recordações boas do que ruins em animes. Entretanto, com exceção de alguns poucos títulos, não houve a predominância de nomes que serão lembrados por muito tempo. O número total de obras assistidas pela minha pessoa não deve ser levado em consideração para ponderações mais incisivas, mas serve de definição para este blog ter avaliado o ano que passou da maneira aqui explanada.

Esteja, desde agora, com o convite em mãos para deixar registrada vossa opinião sobre 2019 nos animes, tanto no campo de comentários do blog como também através do e-mail oficial da casa [blognetoin@gmail.com].

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!