Em pauta!

segunda-feira, junho 24, 2024

[Informação] Um pouco sobre o anúncio do Zeenix da Tec Toy


O retorno...

A minha pessoa possui uma história que, diga-se de passagem, é deveras humilde com o universo dos jogos. No geral, a primeira experiência que pode ser aqui citada foi com o sistema Atari e seu clone nacional da marca Dismac modelo VJ9000, na segunda metade da década de 1980. Por volta de 1995 veio o Nintendo 8-bits licenciado no Brasil pela Playtronic e, um ano após, o Super Nintendo. Ao final de 1998 veio o primeiro PlayStation, cuja substituição pelo seu sucessor ocorreu apenas na segunda metade de 2005. Nintendo DS em 2008 e, por fim, o PlayStation 3 de 2011 até os dias atuais, é que provém uma boa diversão em dados momentos, junto de alguns familiares. Incluso, atualmente o foco de minha pessoa, nesta temática, tem estado nos videogames portáteis destinados ao chamado universo retrô.

Muito embora nunca tenhamos tido nenhum console da Tec Toy em casa, não significa diretamente que jamais nos divertimos com os produtos da marca. Em especial o 8-bit da Sega, sendo ele o Master System, proporcionando uma boa diversão ao visitar um familiar. Mega Drive e Dreamcast também fizeram parte deste plantel mas, em ambos os casos, parando em jogatinas descompromissadas nas saudosas casas de jogos no qual se divertia pagando por hora. Atualmente, este humilde blogueiro possui um Master System portátil de segunda mão, comprado em bom estado de conservação, e que ao que se propõe realiza um bom trabalho. Além deste, há também um Atari Flashback portátil adquirido em similar condição. Falta um exemplar do Mega Drive portátil para completar o grupo.

Os dois parágrafos acima parecem destoar em um tanto do tema deste post, nobre visitante. Mas a verdade é que ambos possuem uma grande importância, uma vez que as palavras neles inseridas demonstram um pouco da história deste blogueiro com o universo dos jogos eletrônicos. Uma experiência que poderá soar irrelevante para muitas pessoas, mas que no geral em muito auxiliam nas considerações que virão nos parágrafos abaixo acerca da mais nova grande empreitada da empresa brasileira Tec Toy no universo dos jogos.

O Zeenix da Tec Toy, em detalhes frontal e traseiro (divulgação).

Quando a Tec Toy anunciou a criação de uma divisão totalmente dedicada ao universo dos games [que pode ser aqui evidenciado], a minha pessoa ficou no aguardo de maiores novidades. É sabido, de longa data, que esta empresa nacional foi a responsável por licenciar oficialmente os produtos da japonesa Sega no Brasil, e que isto fez com que a mesma fosse muito conhecida e, obviamente, reconhecida. Modelos extras dos consoles Master System e Mega Drive tem sido lançados pela Tec Toy ao longo dos anos. Em 2009, a chegada do Zeebo propiciou uma nova experiência para a empresa em pauta, muito embora o console tenha sido descontinuado cerca de dois anos depois. Mais recentemente, a empresa em pauta lançou o Tec Toy Legends Core, com os seus jogos de gerações passadas (consoles e arcades) para o deleite do seu público alvo. No fim, todo este histórico fez a minha pessoa pensar, de imediato, sobre a chance da empresa trazer para o mercado nacional um produto originário do exterior, uma vez que com os portáteis citados parágrafos acima deste assim procederam.

Ao menos, neste primeiro momento, parece que a afirmativa que encerra o parágrafo acima está correta. No dia 22 de junho passado, em seu canal no YouTube, a Tec Toy fez um caprichado e elogiável showcase. E neste trabalho áudio visual com bom impacto se fez apresentar o console Zeenix que, seguindo uma tendência mais atual, se tratará de um computador gamer portátil. Em si, este produto contará com duas versões diferentes entre si, denominados como Zeenix Lite e Zeenix Pro, cujas diferenças estarão centradas na potência de seus respectivos hardwares. A título de comparação, basta aqui mensurar que a versão Lite contará com um processador AMD Athlon 3050e junto de 8GB RAM, enquanto a sua contraparte Pro terá ao seu dispor um total de 16GB RAM LPDDR5 que trabalharão juntamente ao processador AMD Zen3+ Ryzen 7 6800u. O sistema operacional de ambos os modelos será o Windows 11 previamente licenciado.

Em si, cada modelo apresentado do Zeenix terá um público alvo distinto, o que adentra até aqui como algo comum e esperado. Durante o showcase - que poderá ser por você acessado ao final deste post - foram apresentados alguns jogos para o novo console da Tec Toy que, embora não possuam nomes conhecidos em demasiado, trouxeram um ar de boa confiança nos mesmos. E no que tange aos games, deve ser aqui considerado que a empresa em pauta, durante o evento, citou as boas vindas que o Zeenix almeja dar aos criadores nacionais de jogos. Sem dúvida alguma, esta chamada em específico possui o potencial de canalizar a atenção do público. Dito isto, este humilde blogueiro gostou dos momentos nos quais alguns títulos apareceram em demonstração no showcase, sendo que um em específico acabou atraindo um pouco mais a atenção de quem escreve este texto no momento, cujo nome é Gaucho and the grassland, com direito a vozes em bom português da maneira com a qual se faz conhecer o sotaque de quem vive em solo sul-rio-grandense.

Gaucho and the grassland: jogo brasileiro para o Zeenix da Tec Toy (divulgação).

De outra maneira, o Zeenix em ambas as versões pode - e certamente ocorrerá - servir como computador de mesa. Obviamente, os modelos Lite e Pro terão uma usabilidade diferenciada, dados os seus componentes de hardware [você poderá vê-los completamente ao acessar o site oficial do Zeenix, no final deste post]. Ainda assim, o foco principal estará centrado no público das jogatinas eletrônicas, que poderão adquirir um dos modelos apresentados do Zeenix de acordo com aquilo que desejarão efetivamente jogar, o que poderá vir a incluir a jogabilidade mais retrô. Contudo, este não será o único ponto de atenção para tanto, pois existe um outro bem maior a ser analisado, sendo ele estabelecido nos valores das versões deste console. A saber, durante o showcase não houve nenhuma menção aos preços de venda propostos para o Zeenix e, mesmo no site da Tec Toy ou da sua divisão de games, inexiste qualquer menção aos valores para aquisição deste console. Ao menos, não até o lançamento deste post.

O ponto que encerra o parágrafo acima caminha paralelamente com a menção feita muito mais atrás neste texto, visitante, sobre a Tec Toy trazer produtos de fora ao país. Isto se deve ao fato do Zeenix possuir semelhanças com um sistema de igual usabilidade chamado Loki, fabricado pela chinesa AYN. Este produto possuiu três versões, sendo que a última foi lançada no primeiro semestre de 2023 e, atualmente, a linha Loki aparenta não estar mais à venda. A sua época, o preço deste console iniciava-se na casa dos dois mil Reais, isto adquirindo-o na respectiva ocasião via site oficial da fabricante ou pelo AliExpress, sem contar as taxas de importação. Por isto, este blogueiro colocou ao final do texto dois vídeos sobre este sistema chinês, para que você possa ter uma ideia sobre o mesmo, visitante. Dadas as características dos dois modelos do Zeenix, cogita-se entre muitos pela internet que os valores deverão ser, a priori, na casa dos dois mil Reais para a versão Lite e entre quatro e seis mil Reais na versão Pro. Ressalta-se que tudo isto é apenas uma cogitação, cuja veracidade e realidade de preços haverão de serem dadas pela Tec Toy, muito provavelmente na 2024 Brasil Game Show em outubro próximo, embora os valores serem mostrados antes não soaria nada estranho.

Para finalizar, o ponto do preço é o mais crucial, a priori, para determinar o quanto será a receptividade e conseguinte longevidade do Zeenix. Não se trata de uma visão pessimista, mas sim algo amparado a realidade do público brasileiro que gosta de jogos eletrônicos, em especial quem muito anseia em auxiliar a indústria nacional. A minha pessoa pensa, incluso, no quão positivo seria se a Tec Toy conseguisse fabricar o seu novo console em solo nacional, independente do mesmo provir ou não de um similar estrangeiro. Como muitos já tem cogitado pela internet afora, se a empresa conseguiu pleitear algum acordo quanto a redução de impostos, isto poderá adentrar como preços mais competitivos para o consumidor, ao menos em teoria. Enquanto existe a espera pela revelação dos valores deste console, o Zeenix mostrou ao seu modo uma mudança de direcionamento da Tec Toy, no que tange a não dependência da fama de outrora com os produtos licenciados da Sega. Dito isto, este humilde blogueiro segue no aguardo de outros informes futuros acerca desta interessante e impactante chamada por parte da brasileira Tec Toy.

Aguardar é preciso...


vídeo showcase com o anúncio do Zeenix

site oficial da divisão Zeenix

site oficial da Tec Toy

dicas de vídeos sobre o Zeenix

dicas de vídeos para comparação

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no X (antigo Twitter)

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!