Em pauta!

segunda-feira, abril 04, 2016

[Semanal] 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki #1: e chegou o primeiro amor...

A chamada da vez.
Simplicidade à serviço da honestidade...

Hanabi Ayase é uma jovem garotinha com os seus doze anos de idade. Como a própria menciona nos primeiros momentos do anime, ela não é uma criança e nem adulta ainda, pois está começando a viver a fase das descobertas. E tais estão totalmente interligadas ao desenvolvimento de seu corpo, bem como à sua interação social e aprendizado diário, como pessoa. É o momento no qual se inicia a adolescência, um período de muitas interrogações que clamam por exclamações concisas e diretas.

O anime se chama 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki ou, como seria de maneira reduzida no português aproximado, "Os meus doze anos". Tal obra é conhecida em uma série de oito OVAs, exibida entre abril de 2014 e janeiro de 2015. A história por detrás de tal é muito simples, singela, educativa e honesta, uma vez que conta um pouco do cotidiano da jovem Hanabi e suas descobertas, ao lado de seus colegas de classe. Em resumo, trata-se de um slice-of-life em ambientação escolar, no qual o romance deverá ter parte atuante da obra em seu prosseguimento.

Por sinal, o primeiro episódio da obra foi muito sucinto, tendo por base tudo que foi descrito mais acima. Se você assistiu ao OVA notará apenas poucas mudanças nos cenários e em algumas cenas, pois o prosseguimento foi o mesmo (uma releitura de tal). Tudo começa com Hanabi e algumas de suas colegas falando sobre como gostariam que fosse o primeiro beijo de suas vidas. Poderia ser com alguém muito especial, um artista famoso entre outras possibilidades. É uma cena/fato tão comum que cativa muito pela maneira como foi retratada, sob quaisquer tipo de ótica.

 Percepções da tenra infância, iniciando a adolescência.

Por sinal, 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki não se conteve no propósito e mostrou todos os arquétipos corriqueiros para quem está em tal idade (incluindo quem já a vivenciou), pois se a proposta é esta o melhor caminho é retratá-la o mais próximo possível da realidade. Nesta questão, entra em cena o conhecido modo com o qual vários rapazes, em tal época, praticamente não ligam para o que acomete às suas colegas (sobre o desenvolvimento corporal e/ou sentimentos das mesmas), proporcionando momentos que vão da infantilidade às famosas brincadeiras sem graça (como a votação para menina mais popular e menos popular da turma, por exemplo). Nisto surge a figura do jovem Yuuto Takao, que aparenta ter uma maturidade maior do que de seus amigos de classe.

Juntos, Hanabi e Takao acabam se ajudando em trabalhos de escola e se conhecendo mais, gerando desaforos e fúrias inesperadas por parte de alguns jovens da mesma classe (incluindo uma garota que não mede esforços para se aproximar de quem gosta). Isso sem mencionar que ambos acabam presenciando uma cena envolvendo a professora, que acabou gerando o nascimento de um belo e bonito sentimento. Eventos posteriores mostraram, não apenas para eles, que isto era apenas o começo de uma grande e maravilhosa aventura em suas vidas, com tudo que a idade de doze anos pode proporcionar (inclusive, com a Hanabi ajudando sua amiga Yui a vencer o medo e ir a farmácia comprar o primeiro absorvente de sua vida, sendo esta uma cena que cativa pela inocência e a alegria de ambas na ação, extremamente positiva).

Tecnicamente o anime é bem comum, normal, sem nenhum ponto que realmente cative visualmente em demasia. Porém, as músicas de abertura e encerramento são bem fofas e respaldam bem a ideia central da obra. Em resumo, o primeiro episódio de 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki foi tão agradável e belo que, honestamente, este humilde blogueiro se sente muito contente em ter escolhido esta obra para resenhar semanalmente. E que assim prossiga.

Hora do aprendizado...

Momentos...
Clique nas imagens e apaixone-se pelo anime você também...


Desentendimentos - meninos e meninas, em momentos onde as desavenças são cotidianas...


Desconfiança - quando alguém é vista como rival e, após certa resposta, a dita rivalidade acaba sumindo...


Auxílio - quando uma amiga tem receio e, para atender as chamadas de seu corpo em desenvolvimento, o encorajamento é providencial e bem-vindo...



Exemplo - as visões que antecederam um momento quase único...


Infantilidade - quando os meninos não respeitam as meninas, em momentos cujo organismo demonstra requerer máxima atenção...


Compreensão - aquilo que realmente importa, cativa e aproxima duas pessoas...


Descontentamento - quando um plano nada bom deixa de ser seguido por uma pessoa, e a mesma é culpada injustamente por isto...


Fato - o primeiro amor, definitivamente, apareceu...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. o anime começou muito bem,arrisco dizer que foi melhor que o ova.eles conseguiram mostrar exatamente o que uma pessoa nessa fase passa.bateu até uma saudade dos meus 12 anos,o primeiro amor,os meninos bobos da sala,sair contando para a melhor amiga que virou ''mocinha''.espero muito dos próximos episódios também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Seja bem-vinda à este humilde espaço na internet, nobre.

      Também achei melhor que o OVA, esta estreia do anime para a TV.
      Acredito sinceramente que o grande carisma da obra está justamente neste apelo saudosista, da chamada "época que não voltará mais". É um momento da vida que tem de ser aproveito ao máximo da potencialidade, com justiça.

      Fico desde agora no aguardo dos novos episódios deste anime.

      Agradecido pelo seu comentário.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!