Em pauta!

domingo, julho 22, 2007

Jogos Pan-Americanos: em 2011, nos veremos no México!

Tudo bem, os XV Jogos Pan-Americanos ainda não se encerraram, mas a próxima sede já é conhecida desde maio de 2006.

À rigor, eram quatro candidatas: San Antonio ( EUA ), Mar del Plata ( ARG ), Bogotá ( COL ) e Guadalajara ( MEX ). No entanto, apenas a representante mexicana oficializou a candidatura, e mostrou todo seu planejamento que se tornou digno e forte. Graças à isto, Guadalajara foi eleita por unaminidade como sede dos XVI Jogos Pan-Americanos, em 2011.

Know-how!

O México, país situado na América do Norte, possui um belo histórico no que diz respeito à realização de eventos esportivos.

Sua capital, a Cidade do México, foi a sede da única Olimpíada realizada até hoje na América Latina, em 1968. Na oportunidade havia vencido a capital argentina, Buenos Aires, na escolha da sede Olímpica ( além das cidades de Lyon/FRA e Detroit/EUA ).

A capital mexicana ainda sediou duas edições dos Jogos Pan-Americanos, em 1955 e 1975.

O México, além disso, foi sede de duas edições da Copa do Mundo de futebol, em 1970 ( com o tri do Brasil ) e em 1986 ( com o bi da Argentina ).

Ou seja: o México já foi palco de importantes eventos de caráter esportivo, e isso faz com que o país já saiba muito bem como organizar e adiministrar um evento de grande magnitude.

Guadalajara pegará todo o aprendizado dos eventos já realizados em solo mexicano, somado ao que integrantes do comitê organizador do Pan'2011 levarão como prós e contras do Pan'2007, para realizar aquele que já foi batizado como "o maior Pan da história".

Já temos candidatas para a sede do Pan'2015!

Segundo a ODEPA ( Organização Desportiva Pan-Americana ), existe a intenção natural de manter-se o rodízio entre as três Américas nas sedes do Pan. No entanto, para 2015, ainda não apareceu nenhuma candidatura oficial vinda da América Central. Faz algum tempo, porém, que a Guatemala havia apresentado um leve interesse na realização do Pan'2015 em sua capital.

No entanto, seis países apresentam-se com candidaturas para sediar a XVII edição dos Jogos Pan-Americanos, sinal de que o evento está seguindo o caminho certo. Até o momento postulam a candidatura: Argentina ( Mar del Plata ou Buenos Aires ), Colômbia ( Bogotá ), Peru ( Lima ), Chile ( Santiago ), Venezuela ( Caracas ou Barquisimeto ) e EUA ( Chicago, Miami ou Detroit ).

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira também:
XV Jogos Pan-Americanos Rio'2007
XVI Jogos Pan-Americanos Guadalajara'2011
COI - Comitê Olímpico Internacional
Wikipédia - Candidaturas para os XVII Jogos Pan-Americanos em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!