Em pauta!

domingo, junho 12, 2011

Curtas em geral - parte #96: dia dos namorados...

Tomoya e Nagisa, de "Clannad".

Amigo visitante, você não está vendo errado. O título é o mesmo do "Curtas em geral - parte #63", que fez referência ao dia dos namorados em 2010. Acontece que, para este humilde blogueiro, é muito difícil completar um título sobre tal data para uma postagem...

De qualquer forma, o dia dos namorados é uma data que alguns comemoram com satisfação, outros com certa rejeição. Se na postagem de 2010 a ênfase foi dada para exemplos de casais marcantes presentes em alguns animes, desta vez a "conversa" será um pouco sobre a data em si.

Sakura e Syaoran, de "Card Captors Sakura".

O dia dos namorados é, atualmente, uma data bem comercial. É óbvio que há o sentimento, que há a vontade de estar ao lado da pessoa na qual se gosta, e por aí segue-se. Mas não se pode negar que os locais de maior visitação são aqueles nos quais a compra compulsiva é o maior atrativo ( embora minha pessoa possa estar errada ): é a hora do presente.

Quando se fala em presente, pode-se fazer uma ligação com o modo no qual o dia dos namorados é comemorado no Japão. Tudo fica centralizado no chocolate que as garotas oferecem aos rapazes ( chocolate é muito bom ). Não pense que os chocolates são dados à qualquer um ou algo assim, pois há todo um simbolismo ( e outras coisas mais ) por detrás disso...

Há dois tipos de chocolates: o giri choco e o honmei choco. O giri é dado para um amigo, ou então para um colega mais chegado, mais próximo. Geralmente, não é um chocolate sofisticado, sendo até bem simples. Por sua vez, o honmei é algo bem mais especial, sendo dado para o rapaz no qual a garota nutre um forte sentimento. Pode ser sim uma consideração por uma bela amizade mas, geralmente, significa um sentimento maior.

Keitarô e Naru, de "Love Hina".

Levando em consideração que o dia dos namorados no Japão é comemorado em fevereiro, é exatamente neste citado mês que as garotas dão os seus chocolates à quem desejam. Em outra época do ano é a vez dos rapazes retribuírem os chocolates com presentes diversos, que obedecem ( teoricamente ) o doce recebido ( se era um giri ou um honmei choco ).

A escolha dos presentes desta data no mundo ocidental ( concentrando-se, neste caso, no Brasil ) não difere na totalidade. Alguém conhece uma garota que diga abertamente que não gosta de ganhar um presente? Alguém conhece um rapaz que diga abertamente que não faz a mínima questão de presentear quem gosta? As respostas não são difíceis. Podem não ser generalizadas, mas não há dificuldade em encontrá-las...

Por mais que este texto esteja parecendo rude ( por mais que esta não seja a intenção deste humilde blogueiro ), a questão num todo é chamar você, visitante, para que comemore o dia dos namorados em grande estilo.

Arima e Miyazawa, de "Karekano".

Não pode dar um presente? Dê aquele abraço na pessoa que gosta, dê aquela atenção para a pessoa que desejas. Passeie. No possível, vá à frente.

As imagens presentes nesta postagem fazem uma alusão muito interessante a diferentes tipos de casais, apresentados em alguns animes. Cada um destes casais foram originários de histórias distintas, em circunstâncias das mais interessantes. Talvez você possa assemelhar, de alguma forma, a sua história a de um destes casais ( ou até a tantos outros que não foram aqui mostrados ).

Uma recomendação? Veja no blog parceiro "Anime Shinto" ( da Costa Rica ) uma interessante postagem sobre frases de amor em japonês ( clique aqui para acessar o texto ). O texto em si é um pouco antigo ( fevereiro'2009 ), mas cai muito bem para a ocasião.

Tenha um feliz dia dos namorados.

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!