Em pauta!

domingo, janeiro 27, 2013

Análises em Geral - parte #60: Sasami-san@Ganbaranai e seu processo maluco de diversão...

Um chocolate em forma humana, pode-se presumir...

Minha pessoa carrega consigo uma opinião docilmente conhecida por boa parte da blogosfera, no que tange aos estúdios de animação. Isto porque não é do costume deste humilde blogueiro classificar os animes de acordo com os estúdios encarregados de trabalhar nos mesmos. Entretanto, isto não significa que em certas ocasiões algumas qualificações e observações mereçam ser feitas, com certa propriedade inclusive.

A questão, neste momento, fica por conta do conhecido estúdio de animação chamado Shaft. Chega a ser absurdamente incrível o número de obras convertidas em animes por tal empresa, nas quais os seus enredos conseguem distorcer o cérebro humano ou, minimamente, chamar a atenção por algum foco ou close de animação. Obras como Puella Magi Madoka Magica, Bakemonogatari e Denpa Onna to Seishun Otoko foram animadas pela Shaft e, mesmo possuindo histórias um pouco mais diversificadas entre si, elas apresentam muitas características em comum, sendo a maioria atrelada ao modo com os enredos são desenvolvidos e à animação imposta pelo estúdio, fazendo com que momentos psicodélicos surjam na tela sem que ao menos o telespectador desavisado possa perceber.

Com base neste contexto, um anime da atual temporada parece querer manter a fama de tal estúdio com todo o vigor possível. Com o nome de Sasami-san@Ganbaranai, a história de uma verdadeira hikikomori é repassada de uma forma frenética e exuberante, pois o título não se limita a ficar enquadrado na pessoa dela, deixando à vista clara outras segmentações de histórias paralelas extremamente interessantes.

Este anime, por sinal, se fez presente no post de apostas do NETOIN! para a atual temporada. É sabido de boa parte das pessoas que quando se fala em pré-análise de uma temporada a chance do tombo surgir mais para frente existe e, dependendo do caso, este poderá vir à ser muito forte. Felizmente para este blogueiro, Sasami-san@Ganbaranai tem se convertido em uma aposta muito bem feita, com três episódios iniciais bem satisfatórios e densamente interessantes.

Tama, uma das três irmãs Yagami, pronta para tudo devorar. Em tese...

A história do anime tem na figura de uma jovem chamada Tsukuyomi Sasami o centro de suas principais atenções, ao menos, neste início de exibição da obra. Ela evita sair de sua casa por qualquer que seja a razão. Ficar acomodada em seu quarto e desfrutar de seus computadores (um para cada ação) é tudo do que ela precisa e, aparentemente, é tudo o que ela quer. Obviamente alguém que viva assim não estuda, nem tão pouco trabalha para se manter. Alguém tem que fazer este "sacrifício" por ela.

Com isso entra em cena o irmão mais velho da Sasami, de nome Tsukuyomi Kamiomi. Seu comportamento é típico de alguém que se dedica a um propósito, que muitos julgariam como inconsistente e deveras sem sentido. Ele vive para atender a todas as necessidades (e caprichos) de sua irmã. Além disto, Kamiomi esconde seu rosto da forma que melhor lhe convém e, como se isto não bastasse, o rapaz possui muitas "segundas intenções" com a Sasami em sua mente voraz.

Se você acha que esta dupla jé é o bastante para aloprar a sua cabeça um pouco, fique sabendo que existe um tipo de tríade de guerreiras em Sasami-san@Ganbaranai, encarregadas unicamente de lutar contra uma espécie de força psíquica, proveniente da mente de uma pessoa que nem imagina que tem tamanho poder que pode, inclusive, alterar a realidade. Com um perigo desses à solta na cidade é óbvio que as Irmãs Yagami (Tsurugi, Kagami e Tama), irão ao resgate, isto é, dentro de alguma expectativa que pode ou não ultrapassar certas linhas do raciocínio lógico padrão.

Com um elenco destes você poderia esperar, no mínimo da naturalidade mental, por um anime repleto de situações "sem pé nem cabeça", forrado de eventos que variariam do ridículo ao interessante em poucos frames de animação e, principalmente, apresentando situações simplesmente hilárias ou minimamente envolventes entre os seus personagens. Pois bem, pode esperar tudo isto com tranquilidade em Sasami-san@Ganbaranai, pois você será bem recompensado com tal repertório.

Este rosto meigo da Sasami não pode lhe enganar. Pode!?

O título apresenta todos os ingredientes que a Shaft tem à disposição em suas adaptações para animes. Soma-se o fato dos personagens apresentados terem comportamentos tão únicos e envolventes, que certamente você poderá se ver em tipo de situação na qual ficará encurralado contra a parede, justamente por não saber o que pensar sobre certas ações feitas por tal elenco. O anime respira bizarre e a joga novamente na atmosfera de uma forma muito prazerosa e, dentro das limitações, até contagiante.

Aparentemente, o Kamiomi não sabe que possui uma habilidade muito peculiar, fato este que é do conhecimento da Sasami. Além disto, as Irmãs Yagami costumam agir de uma forma tão irresponsável (com toques de absurda libertinagem) que você poderá tanto querer abraçá-las como também pegar um taco de beisebol e usá-lo contra as mesmas (ao melhor estilo de Higurashi no Naku Koro ni). A própria Sasami poderá se tornar o alvo de toda a sua fúria, caso esteja assistindo ao anime em um momento no qual está bravo ou desiludido com alguém ou algo. Isto porque o comportamento dela é tão raso e simplista que, em dados momentos, o sentimento de pena não é cabível para ela.

Mas esta é graça central que Sasami-san@Ganbaranai apresentou em seus três episódios iniciais. O anime tem buscado fugir do ciclo normal das coisas para apresenta um enredo pouco metódico e altamente destrutivo. A chance de sua mente entrar em momentos de paranoia é quase certa neste anime que, entre outras coisas, tem se mostrado visualmente apreciativo (de muito bom gosto) eque acusticamente pode até não estar fazendo algo muito memorável, mas que também não tem atrapalhado na experiência em se assistir tal obra.

Por tudo aqui citado, Sasami-san@Ganbaranai é um anime que este blogueiro planeja seguir até o final, pois seu início tem sido digno o bastante para tanto. Se ao acaso você quer conferir momentos de insanidade mental em um nível de narrativa bem interessante, este anime poderá lhe saciar a vontade disto tudo.

Até a próxima.

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!