Em pauta!

sexta-feira, outubro 02, 2015

[Fim de Temporada] Ore Monogatari!!

A chamada da vez.
Preparando a massa do bolo...

Ore Monogatari!! não foi um marco ou um tipo de anime que será lembrado por anos à fio. Também não ousou tecnicamente e seu roteiro, após a passagem de vinte e quatro episódios, pode ser conceituado como bem básico e sem nenhum atrativo inovador. Além disto tudo, durante toda a sua exibição não ocorreu nada que fizesse estremecer o ambiente pacífico vivido pelo seu trio de protagonistas. São pontos de interesse que, realmente, podem te fazer olhar torto para a obra.

Contudo, este mesmo Ore Monogatari!! conseguiu se destacar dentro da proposta de um shoujo honesto em sua investida básica. Não teve trabalho de última geração no seu visual, mas conseguiu se mostrar como bem caprichado na maior parte dos seus seis meses de duração. Os temas de abertura e de encerramento primaram pela simplicidade e carisma. Por mais que tudo fosse quase perfeito para os protagonistas, houveram várias situações que fizeram o público se emocionar ou refletir sobre o que via. Estes são, igualmente, pontos de interesse que podem fazer você dar uma chance e ver o anime.

Os dois parágrafos acima são extremamente verdadeiros. Este anime, que trouxe à tona o carisma emanado em larga escala pelo trio Takeo, Yamato e Suna, acabou demonstrando algumas peculiaridades da atual industria de animação japonesa, sintonizadas com a ambientação simplória e colorida da obra, que criou uma harmonia das mais estranhas tanto para os pontos positivos como também para os negativos. Não se trata de um título à ser largado ao léu, mas também não merece ser ovacionado como o grande destaque de 2015, por exemplo.

O enredo mostrava como era a vida de um estudante grandalhão e muito forte (Takeo), que tinha uma amizade de longa data com um popular rapaz (Suna). A sina do primeiro era viver quase como uma sombra do segundo, em especial no que tangia às garotas. Mas, após um incidente no qual apareceu uma simpática jovem (Yamato), a vida do protagonista maior começou à mudar. De certa maneira não apenas a dele, pois seu melhor amigo e a garota propriamente dita passaram a se descobrir cada vez mais e, nisto, uma verdadeira corrente de amizade acabou se formando.

A partilha dos sentimentos.
Indo ao verdadeiro ponto central da obra, Takeo e Yamato começam a se relacionar (após uma ajuda bem-vinda do Suna). À partir disto, todas as ocorrências tem o citado casal como foco de atenção, direta ou indiretamente. Não é algo que soe como surpresa, mas esta sempre foi a proposta do anime desde o seu primeiro episódio, em abril'2015. Gradativamente as palavras "confiança", "amizade" e "sentimento" foram sendo trabalhadas e exaltadas, tanto pelo trio de protagonistas como também por outros personagens que foram aparecendo no decorrer dos capítulos.

O anime passou à enaltecer as dificuldades do relacionamento entre o Takeo e a Yamato, principalmente no ponto de vista do observador. Aos poucos o apoio se tornara cada vez mais crescente para eles. Obviamente, houveram eventos nos quais surgiram certas barreiras para este namoro seguir adiante, além de uma certa pessoa ter perdido algumas oportunidades de se resolver romanticamente, também. Contudo, mesmo tais acontecimentos que poderiam "apimentar" a obra (e isto seria algo muito bem-vindo) falharam neste tipo de proposta, pois as dificuldades eram apaziguadas (mesmo com esforço) em prol de resoluções que podem ser aqui definidas como "diplomaticamente corretas" (até um pouco demais, mesmo para este humilde blogueiro). Não era nada surreal e dentro de uma possível realidade, fato. Mas ainda ficava no ar o sentimento de que faltava algo.

Como foi citado no início do post, a área técnica esteve longe de ser o forte de Ore Monogatari!!. Não foi ruim, mas ficou em uma escala bem mediana de aceitação. Basta citar aqui que o desenho do próprio Takeo, por exemplo, era muito distorcido de si entre vários episódios (na altura e envergadura do seu corpo). Tomadas de perto (face) eram bem melhor trabalhadas, mas em algumas ocasiões falharam grotescamente. Porém, os cenários eram realmente caprichados e bem feitos. Ainda na área técnica, a parte acústica se saiu bem melhor ao final do todo, pois as músicas que iniciaram e terminaram cada episódio são simplesmente viciantes, onde a primeira é mais alegre e a segunda é uma chamada clara para os corações enamorados pelo mundo afora.

Pesando todos os prós e contras, é bem válido aqui ressaltar que Ore Monogatari!! merece uma recomendação muito positiva. É bem verdade que o anime poderia ter se saído bem melhor após toda a sua exibição, mas houve muita honestidade nas mensagens e nos valores sociais e humanos que foram passados por tal. Takeo, Yamato e Suna deixaram uma marca valiosa que, mesmo não atingindo o ponto que poderia ter conquistado, ainda assim faz valer aquele "tchau" saudoso.

É hora do bolo...


"A preocupação por não se achar digno do amor que possui..."


"A confiança de quem acredita nos sentimentos do simpático casal..."


"Aquele que tentou ser um rival..."


"O reconforto em um abraço sincero e único..."


Ore Monogatari!!
Estúdio: Madhouse / Total de episódios: 24
Temporadas: abril e julho'2015

* avaliação final do anime: 7,5 pontos de 10,0 possíveis *


"Uma cena típica da obra, que certamente deixará saudades..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Comtém Spoiler?????

    Simplesmente eu Gostei bastante da Obra, ao meu ver ao inicio a obra pareceu algo do qual se desenvolveria um Plot mas pode-se dizer que foi mais um Slice Of Life, acho que o casal á tão bacana que até eu não me atrevia a colocar alguém no meio por mais que não seja a escolha mais sabia da autora (Ou Autor), eu consegui criar um vinculo muito grande com os protagonistas, o que deixou um pouco massante no final .
    E como de praxe os pessoal fala tão bem da Animação da Mad House , mas a Mad House peca em Muitos aspectos se fosse a Mad House de 15/20 anos atrás seria outro nível.

    Minha Nota é 8,5 pela pouca experiência que tenho com Shoujos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Na verdade é autora da obra, nobre rapaz.
      Mas sim, acredito que Ore Monogatari!! soube agradar mais do que desagradar, mesmo ao se levar em consideração certos momentos do anime em si.

      A Madhouse, num todo, até que saiu bem com o anime. Mas é inegável que o capricho real dela esteve nos sete primeiros episódios e em vários outros salteados, unicamente.

      Bem que eu gostaria de ter dado tal nota para esta obra, mas não consegui.

      Agradecido, rapaz.


      Até mais!

      Excluir
  2. eu goste muito de ore monogatari e queria que o final tivesse sido melhor ,ser podesse ter uma segunda temporada pra fecha com chave de ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre, eu realmente acredito que o anime em uma temporada contou tudo que podia. Ao meu ver, pelo menos.

      O final foi justo, mas concordo que poderia ter sido melhor, também.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!