Em pauta!

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

A estória e animação fora do comum de "Byousoku 5 Centimeter"...

Prepare-se para conhecer "Byousoku 5 Centimeter"...

Um breve prefácio...

Imagine uma amizade na época da mais simples infância se transformar em amor. Imagine esse mesmo sentimento separado por desvios do destino, como a mudança para uma cidade bem distante. E agora imagine que este sentimento ficou sólido em mente, mas perdido no coração, na fase adulta. A vida deve seguir o seu rumo...

Não. Isto não é um trecho de uma poesia ou algo assim. Trata-se de uma frase que pode resumir bem o que se passa neste filme de animação japonesa, intitulado "Byousoku 5 Centimeter".

Sim, trata-se de uma estória que poderia se confundir com a realidade, uma vez que está bem próxima da mesma.

Uma estória de prender a atenção...

A pequena Akari Shinohara.

A animação divide-se em três partes distintas, sendo elas: a infância, a adolescência e o mundo adulto.

Tudo tem início com a apresentação de dois personagens, ainda crianças, correndo pelas estreitas ruas de uma grande cidade. Trata-se de do jovem Takaki Tohno e da pequena Akari Shinohara. São grandes amigos e se entendem de uma maneira muito harmoniosa e inocente.

Se conheceram na escola, ambos entrando nela no decorrer do ano letivo. Por terem corpos fracos, passavam o tempo juntos na biblioteca, o que acabou criando um laço natural entre eles. Nem as brincadeiras de seus colegas de classe impediram que a amizade entre esses dois continuasse florescendo. Até que a Akari teve que se mudar de cidade.

Conversavam muito sobre seus anseios, confiando um ao outro seus segredos e desejos.

Uma importante passagem do filme tem aqui o seu início...

Mesmo estando distantes, o sentimento continuou o mesmo. Se comunicavam por carta, e foi uma delas que os jovens marcaram para se encontrar em uma estação de trem. Marcaram um horário, mas devido a inúmeros problemas o rapaz chegou muito tarde ao seu destino. Mas ela estava lá, esperando por ele.

O reencontro esperado então ocorreu. Mas teriam de se separar, pois Takaki iria se mudar para muito longe, e uma triste despedida ali se fez...

Takaki Tohno e Kanae Sumita: um forte sentimento escondido pela garota...

Passa-se o tempo, e Takaki está no interior do Japão. Aparentemente, seus sentimentos passados estão oscilantes e confusos. Sem perceber, despertou a atenção de uma jovem em sala de aula: trata-se de Kanae Sumita, que adora praticar surf.

Kanae Sumita: a expressão fiel de uma garota tímida...

Kanae é tímida ao extremo, referindo-se ao que sente por Takaki, desde que ele entrou em sua escola. Claramente, ela tenta reunir forças para declarar-se ao rapaz.

Nessa parte o filme fala sobre anseios e dúvidas, onde o rapaz penas sobre o seu sentimento passado, e a garota tenta de algum modo dizer o pensa.

O futuro: que animação espetacular...

Takaki está novamente em Tóquio, como universitário. Tem sua vida com uma moça, mas aparentemente esse enlace conjugal não anda bem. Da outra parte, Akari também está seguindo com sua vida, prestes a se casar.

A vida foi dura com Takaki e com Akari durante estes anos...

O cruzamento: perderam-se os sentimentos com o tempo?

Esperanças, anseios, sonhos, sentimentos: tudo se perdeu ao longo desta estória? Takaki e Akaki não sentem mais nada um pelo outro? No que pensam neste momento?

Objetivamente...

Takaki e Akari: um casal feito da mais pura inocência...

Não se deve pensar na estória deste anime como melodramática ou superficialista. Ela se aproxima muito à uma realidade bastante plausível de se ocorrer.

Para quem gosta dos animes da atualidade, falando à respeito de aspectos gráficos e sonoros, "Byousoku 5 Centimeter" dá uma bela aula de perfeição. Suas músicas entoam no momento adequado e combinam perfeitamente com a história mostrada. A animação é simplesmente fantástica, lembrando e muito o anime "Ef - A Tale of Memories".

O filme em si é fruto de um trabalho árduo e notório. Não se aplica à ele fatos de imitação ou cópia de alguma coisa. É uma história própria e de muito caráter sentimental, alinhada a um repertório musical caprichado e de apresentação visual excelente.

Opinião pessoal...

Resumindo: "Byousoku 5 Centimeter" é um título que merece ser apreciado, por tudo aqui foi relatado, e por outras características que somente quem o assistir poderá atribuir.

Recomendado em sua totalidade!

[ made in NETOIN! ]

8 comentários:

  1. Bom, em primeiro lugar ótima postagem. O texto explica muito bem a história do anime. Falar de Byousoku sem citar o enredo é quase uma ofensa, por isso bom trabalho. Não tenho muito a acrescentar, já que tudo q eu também podia falar eu coloquei na postagem do meu blog. A única coisa mesmo, é um especial sobre o diretor do filme, que ainda penso em fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Byousoku 5 Centimeter é uma pérola em forma de anime, como poucas obras são...
      Maravilhoso ver que, mesmo após 6 anos, o anime continua a me cativar tanto...


      Até mais!

      Excluir
  2. Lá fui eu me meter a ver esse filme </3 mt bonito mas é de partir o coração.
    O final, como gostaria que tivesse sido diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Bom, Byousoku não tinha ganas de mostrar um final feliz, nobre... Apenas verdadeiro, onde a dita ação do tempo acabou sendo preponderante.

      Mas eu gostaria de saber de sua visão sobre isso, seguramente...^^


      Até mais!

      Excluir
  3. Esse filme é muito bom! Adorei o final triste e realista que quebrou todas as expectativas de muitas pessoas se ele iria reencontrar a Akari. Se poderia ser diferente o fim, até que poderia. Não deixaria de ser real, mas de preferência pessoal, este me agradou muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, acredito que o termo "realidade" é o que mais se encaixa neste anime, que soube envelhecer e até hoje (mesmo após 8 anos da exibição original) continua extremamente digno de nota.


      Até mais!

      Excluir
    2. Animes únicos são assim. Envelhecem o tempo que for e continuam no topo da admiração do público. Exemplo é Clannad e LOGH!

      Excluir
    3. Saudações


      Clannad...
      Só de lembrar do After Story, a segunda temporada, fraquejo emocionalmente...
      Que anime digno!


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!