Em pauta!

domingo, novembro 09, 2008

Anime de fortes emoções: "Air TV"!

O logo de um anime simplesmente fantástico...

Muitas reviews de animes já se fizeram presentes aqui no "NETOIN!". Algumas mostrando animes simplesmente divertidos, outras mostrando estórias surreais e que chegavam à beirar o ridículo, e passando até por dramas profundos e de muito sentimento.

O anime do qual será tratado agora leva a marca registrada de qualidade da Key. Os títulos desta empresa sempre estão repletos de sentimentos, de drama, de magia e de muito carisma. Aliás, no título o qual será aqui tratado, uma lenda é o alicerce...

Você visitante está convidado à conhecer um pouco de "Air TV".

A lenda das pessoas aladas...

Kamio Misuzu em seu momento de marca registrada...

Conta-se que, em tempos mais antigos, existiam pessoas que podiam voar. Eram as pessoas aladas. Estas pessoas, quando estavam por perto, tinham o dom de trazer a desgraça. Por esta razão, as pessoas aladas eram reprimidas, vivendo sob o mais absoluto anonimato e escondidas de tudo e de todos.

O parágrafo acima refere-se à lenda das pessoas aladas. Esta lenda acabou sendo passada geração após geração, chegando até os dias atuais, onde uma garota aparentemente normal sofre de sua influência, sem a mesma fazer muita idéia sobre o fato.

O título "Air TV" prende quem o assiste usando esta lenda como seu ponto de partida. No entanto, e felizmente, o título em questão não faz prender-se totalmente à lenda citada, pois mostra de uma forma eficiente tudo o que acontece em torno de seus personagens.

Os personagens...

Bons amigos. À esquerda, Yukito. E à direita, Michiru.

O título "Air TV" possui um elenco de primeira grandeza.

A principal personagem é a jovem Kamio Misuzu. Ela vive com sua mãe adotiva ( que é a sua tia ), de nome Kamio Haruko. A Misuzu é uma garota que gosta de sorrir, mas que na verdade é muito solitária. Na escola, os demais estudantes a evitam. Às vezes, Misuzu é acometida por um estranho ataque de choro e de profunda tristeza, fato este que nem os médicos conseguem identificar do que venha à se tratar...

Com o aparecimento do viajante Kunisaki Yukito, a Misuzu passou a apostar mais uma vez em sua felicidade. Yukito é um andarilho que sobrevive ( ou tenta fazê-lo ) com uma apresentação mágica envolvendo um bonequinho de pano. No entanto, Yukito carrega consigo uma importante missão que deve ser realizada.

Kirishima Kano e o mascote da série, o cachorro Potato.

A jovem Kirishima Kano vive com a sua irmã mais velha na clínica da cidade. Kano é uma garota de muitos sonhos, que se intitula como sendo uma pessoa desocupada ( título este que ela concede também ao Potato e ao Yukito ). No entanto, a Kano sofre de estranhos ataques psicológicos, que aparentam remeter ao seu passado...

Um drama familiar acompanha a jovem Tohno Minagi. A Minagi é muito inteligente, citada por Misuzu como referência deste aspecto na escola. Trata-se de uma garota de fala simples e suave, que tem a compania da pequena e energética Michiru. No entanto, Minagi tem sérios problemas em casa com a sua mãe...

Os dramas que se fazem presentes...

A bela Tohno Minagi.

O anime pode ser dividido em três arcos distintos: "Dream", "Summer" e "Air".

O primeiro iniciando-se com a chegada do Yukito, passando pelas estórias da Kano e da Minagi, concluindo-se com o início da estória da Misuzu. O segundo remetendo ao passado, contando um trecho da estória das pessoas aladas, onde aparece a Kanna ( remanescente desta raça ), acompanhada pela Uraha e pelo soldado Ryuuya. E o terceiro é o desfecho de toda a estória deste título.

Da esquerda para a direita: Uraha, Ryuuya ( mais ao fundo ) e a Kanna.

Como mencionado anteriormente, "Air TV" não fica totalmente preso à lenda, pois também enfatiza os dramas pessoais de cada um dos personagens.

A Misuzu vê no Yukito alguém em quem pode confiar. Aproxima-se dele no intuito de ter um amigo. E ele passa a cuidar dela à pedido da Haruko. No entanto, o fato de aproximar-se afetivamente de alguém é que origina todo o problema em torno da jovem Misuzu. Problema este que afasta ( emocionalmente falando ) a Haruko de sua sobrinha, tendo elas uma convivência totalmente branda e singular. A lenda das pessoas aladas tem aqui seu ponto de impacto...

O próprio Yukito possui uma missão. Com o boneco feito pela sua mãe, ele está atrás da "pessoa alada". Obviamente, não se trata de alguém que necessariamente tenha asas, mas sim que compartilhe do sofrimento destes seres, como conta a lenda. Seria a Misuzu quem ele tanto procura!?

Misuzu e sua tia, Haruko.

Como comentado, a Kano sofre de estranhos ataques, aparentemente ligados ao seu passado. Isso em muito preocupa a sua irmã.

A Minagi sofre muito com o distúrbio mental de sua mãe. Para ela, Minagi é na verdade Michiru, sua irmã mais nova, que não mais existe. Por intermédio do Yukito, Minagi tentará uma reconciliação com a sua mãe, e ao mesmo tempo com o seu passado. Mas, e quanto à Michiru que tanto a acompanha!?

A Kanna é a sobrevivente da raça das pessoas aladas, que vive confinada em um castelo. A Uraha é responsável por tomar conta dela, enquanto que o Ryuuya é o seu guarda-costas. No anseio da Kanna em ver a sua mãe ( que parece estar viva ), os três partem em uma interessante e perigosa jornada...

Minagi e Michiru. Que segredos escondem a pequena Michiru!?

Em volta de "Air TV", se nota de tudo um pouco. Apesar de todo o drama e o frescor de tristeza já mostrado, o anime tem seus momentos de humor, principalmente no que se refere às duplas Michiru/Yukito e Kanna/Ryuuya.

Um storyline arrebatador. Traços bonitos e altamente caprichados. E uma trilha sonora das mais inesquecíveis. Todas essas são qualidades facilmente atribuídas à "Air TV".

Objetivamente

A jovem Misuzu.

O título "Air TV" possui todas as qualidades necessárias para transformá-lo em um clássico, não apenas entre os animes de drama, mas sim no universo anime em geral.

Para se ter uma melhor idéia de sua estória, o título possui um OVA de dois capítulos chamado "Air in Summer", altamente recomendado para se ter um melhor entendimento sobre a Kanna e sobre a lenda aqui tão comentada.

Com músicas como "Tori no Uta" e "Farewell Song", quem pode não se emocionar com este anime e sua estória!? Aliás, o final deste título até hoje abre brechas para discussões entre os seus fãs. Afinal, trata-se de uma estória interessante e de entendimento complexo em certo ponto...

Por tudo isso ( e muito mais ), "Air TV" é altamente recomendado. Se tiver a oportunidade, assista-o sem hesitar!

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de "Air TV", clicando aqui.
Visite o local onde se passa o anime, por intermédio do portal "Panorâmio", clicando aqui.

5 comentários:

  1. fazia tempo que não via um review de Air TV. Excelente. Embora ele não esteja na minha lista de favoritos tenho um carinho especial por essa série, pois foi o primeiro bom anime de drama que assisti, e aquele que me fez mudar de idéia sobre o gênero.

    ResponderExcluir
  2. Assiti não faz muito tempo, é sem duvidas um dos melhores animes do genero, se não for o melhor... Otimo review!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima review! Eu vi Air recentemente e fiquei mesmo muito emocionada com tantos elementos simbólicos presentes nesse anime.
    Agora só me resta saber qual das obras da Key é a melhor!

    Kisus

    ResponderExcluir
  4. Realmente essa foi uma excelente review, está a altura do que foi o anime e se não tivesse assistindo, certamente estaria interessada em ver.

    A unica coisa que reclamo, é o fato do anime ter poucos episódios, uma temporada completa seria o ideal, pois assuntos é que não faltam em Air. tanto que, muitos personagens não tiveram seu desenvolvimento merecido. Só fui descobri qual era o emprego da mãe da Misuzu, no filme que foi feito pela Toei.

    Misuzuzinha <3

    ResponderExcluir
  5. Nem comento aquele filme da Toei, que me embrulhou o estômago.

    Mas, falando do anime, é uma história espetacular mesmo. Infelizmente, muitas pessoas mal conhecem esse anime, portanto ele não é muito conhecido, mas isso pouco importa. Air TV, junto com Clannad e Kanon 2006, e um dos melhores animes de drama que eu já vi, que consegue emocionar os telespectadores com seus personagens cheios de carisma e suas cenas tocantes.

    PS: pra mim Kanna, Uraha e Ryuya formam a melhor parte do anime pra mim, no OVA, a Kanna brigando com aquele galo é excelente! ahuehauheuaha

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!