Em pauta!

segunda-feira, março 30, 2009

O anime "Binbou Shimai Monogatari" possui uma interessante estória...

Binbou Shimai Monogatari.

Procure imaginar que você não vive com os seus pais. Ao mesmo passo, com nenhum outro familiar além de sua irmã mais nova. Vocês são pobres e devem viver juntos, procurando sustentar-se, ter educação escolar, e um mínimo de convívio social.

A situação não é das mais fáceis. Porém, você e sua irmã estão unidos por algo muito forte, que os auxiliam à vencer as barreiras que a vida ( ou a sociedade ) lhes impõem diariamente.

Com este breve prefácio, tem início a review de número #42 do "NETOIN!", que vem à tratar-se do anime "Binbou Shimai Monogatari".

Pobres economicamente, mas ricas de espírito...

Qualquer iguaria mais "refinada" é encarada de forma diferenciada por elas...

O anime "Binbou Shimai Monogatari" corresponde ao gênero "estilo de vida", tal como os animes "Minaki-me" e "Lucky Star" também pertencem ao citado gênero ( cada um à sua maneira ).

No título em questão, você é convidado à acompanhar um pouco do dia-a-dia de duas irmãs que vivem sozinhas. Seus nomes são Yamada Kyo e Yamada Asu. Elas moram em um pequeno apartamento dentro de um antigo prédio residencial, com pouco dinheiro, pouco conforto, porém felizes.

A mãe delas morreu pouco tempo depois da Asu ter nascido, e o pai delas fugiu por dever muito dinheiro na praça, deixando as filhas à completa mercê da sorte. Para sobreviverem na medida do possível, a Kyo trabalha pela manhã ( e às vezes fazendo extra à noite ) como entregadora de jornais. Por sua vez, a Asu cuida da casa, procurando deixá-la sempre limpa, e também prepara as refeições.

A Kyo trabalha como entregadora de jornais: a única fonte de renda.

As irmãs Yamada estão sempre atrás do menor preço possível para as suas compras, até porque devem pagar aluguel pelo apartamento em que moram. Também costumam passar por certos apertos financeiros, que vez ou outra são contornados graças ao auxílio de comerciantes da região.

As garotas procuram ( e conseguem ) ter vidas normais, na medida do possível. Mesmo tendo que arcar com duras responsabilidades desde cedo, elas estudam, conversam, passeiam, brincam...
E tudo regado ao forte sentimento que as une. Uma sempre procurando cuidar da outra. Uma sempre procurando entender o que se passa com a outra. E assim vão seguindo...

Há problemas, mas há soluções...

Existem desentendimentos, mas acabam sendo contornados...

Contudo, assim como se entendem tão bem, às vezes as irmãs Yamada estão envoltas por algum desentendimento. Tais eventos ocorrem pelo excesso ( porém apreciável ) de zelo que uma tem pela outra. Em parte, por questões financeiras. Em outra parte, por questões pessoais.

O aluguel que elas pagam mensalmente ao proprietário do prédio consome muito da pouca renda que possuem. Com isso, vez ou outra elas pedem ao Hayashi Genzo uma data mais cômoda para o pagamento do aluguel. Por ser sempre calado e muito sério, Genzo acaba sendo mal visto pelos seus inquilinos. Mas ele esconde surpresas, que acabam exercendo impacto na vida das garotas...

O senhor Genzo, proprietário do prédio.

Na busca por preços mais cômodos para seus alimentos, as irmãs Yamada acabam encontrando fervorosas rivais. São as irmãs Echigoya Kinko e Echogoya Gingo. Chama a atenção um fator interessante: as irmãs Echigoya possuem uma vida financeira extremamente confortável, o que faz qualquer um pensar sobre o porque de elas sempre estarem atrás de ofertas...

Além disso, a pequena Gingo acaba não entendendo o porque das irmãs Yamada se entenderem de forma tão harmoniosa. Em seu intelecto, acaba questionando o porque das duas serem tão felizes, mesmo levando uma vida tão miserável. Tal curiosidade pode render à Gingo interessantes descobertas...

As irmãs Echigoya: da esquerda para a direita, estão Gingo e Kinko.

Outros personagens como a enigmática vizinha Saegusa Ranko, e o jovem que sonha em ser cantor Ichinokura Masao também incrementam o anime. Ranko acaba auxiliando as irmãs Yamada após perceber a situação na qual elas vivem, e o Masao acaba ilustrando mais uma lição de vida.

Aliás, mais uma lição de vida entre as inúmeras que são mostradas ao longo de "Binbou Shimai Monogatari".

Objetivamente

As irmãs Yamada: uma lição de vida após a outra...

O anime "Binbou Shimai Monogatari" não possui em nenhum momento a intenção de ser um marco ou de querer dar lições de moral em quem o assiste, longe disso. O título em questão mostra a vida de duas irmãs largadas à própria sorte que, mesmo com as muitas desavenças que o mundo atual reserva, elas acabam enfrentando tudo juntas, sem receios...

Os traços são bem simples, porém estão dentro do que o anime se propõe. O mesmo vale para as suas músicas e efeitos sonoros. Comparados à vários outros animes de 2006 ( ano da exibição do título em questão ), o anime acaba ficando abaixo da média ( tecnicamente ). Porém, a sua estória e seus persoangens acabam prevalecendo, e a experiência ao se assistir "Binbou Shimai Monogatari" acaba sendo muito positiva.

Caso não goste de temas que retratam a realidade, ou de animes cuja a passagem de eventos seja mais "lenta", talvez este não lhe seja um título apropriado. Porém, se queres ver algo um pouco diferente, que contenha um pouco de drama e comédia ( além de fatos da vida ), este anime acaba se tornando uma boa pedida.

Anime recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de "Binbou Shimai Monogatari", clicando aqui.

Um comentário:

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!