Em pauta!

sexta-feira, abril 24, 2009

Emocione-se ao assistir "Clannad After Story"...

O logo do anime.

Quando se trata de animes de drama, à cabeça deste humilde blogueiro aparecem inúmeros títulos. Alguns destes títulos são muito prestigiados, outros nem tanto. À rigor contam estórias de guerra, de problemas familiares, desilusões afetivas, conflitos sociais, batalhas que no fundo não possuem sentido algum...

Recentemente, um anime teve a sua segunda temporada encerrada no Japão. Anime este que leva consigo o selo de qualidade da Key Visual Art's, alinhada à toda competência de animação da Kyoto Animation ( conhecida geralmente pelo diminutivo KyoAni ).

Amigo visitante, esteja convidado à partir deste momento à saber um pouco mais sobre a continuação de "Clannad", sendo este o título "Clannad After Story".

O mesmo grupo conhecido...

O pessoal fazendo-se presente no "After Story".

O título "Clannad After Story" é uma continuação direta de seu predecessor, onde os eventos ao redor do "delinqüente" Okazaki Tomoya e da meiga Furukawa Nagisa são o alicerce da série. Entretanto, isso não significa que os demais personagens da série não apareçam, muito pelo contrário...

Personagens que possuíam um papel mais secundário na primeira série do anime tiveram no "After Story" as suas estórias mostradas, sendo este o caso da Misae-san, da Yukine, e do Yoshino. Tendo aparecido bastante na série predecessora, o grande fator de humor da série, Sunohara Youhei, também tem sua estória mostrada ao lado de sua simpática irmã, a Sunohara Mei.

A Ichinose Kotomi.

Em si, "Clannad After Story" tem uma experiência inicial bem diferenciada de seu antecessor, mostrando um pouco de humor e quase nada de drama. Porém, na seqüência dos episódios ( e com o início do arco dos irmãos Sunohara ), a série começa a mostrar mais eventos dramáticos e sentimentais, deixando o humor mais de lado ( o que não significa a sua inexistência ).

Praticamente todos os personagens se fazem presentes no "After Story", que na proximidade de sua metade começa à dar ênfase diferenciada aos jovens Tomoya e Nagisa.

Eventos: sentimentos à flor da pele...

Nagisa e toda a sua inocência no momento da revelação de um grande segredo...

Descrever os eventos que se seguem no "After Story" é algo que certamente chama a atenção. Tal como já foi enfatizado, o anime começa de uma forma totalmente diferente de seu predecessor, e com o passar dos episódios vai mudando para a sua real causa, assemelhando-se e ultrapassando a primeira série no quesito drama em várias ocasiões.

Os arcos dos irmãos Sunohara, da Misae-san e da Yukine mostram a clara intenção inicial da série. No primeiro, o humor está alinhado à uma crise de confiabilidade e de opiniões, o que acaba levando o Okazaki à bater de frente com o seu melhor amigo. O segundo mostra um sentimentalismo total, com revelações impressionantes sobre a encarregada de cuidar do alojamento masculino. E o terceiro mostra uma face desconhecida da jovem Yukine, que preza muito a amizade e o valor à ser dado para a mesma.

Também se faz mostrar brevemente a estória do Yoshino-san, o rapaz que um dia teve uma carreira promissora com a sua música mas que, por sentir-se culpado em questão de um certo acontecimento, acabou largando a carreira e reiniciando a sua vida da estaca zero...

Prova dos momentos de humor: Mc Akio!

Contudo, o ápice do anime está envolto no Tomoya e na Nagisa. A estória de vida que gira ao redor destes jovens não é das mais fáceis. Questões como a saúde da Nagisa, o pai do Tomoya e a convivência entre eles são bem exploradas e mostradas de uma forma direta.

Após encerrar seus estudos, o Tomoya apóia a Nagisa em fazer o mesmo. Neste meio tempo, o jovem passa à ter o ideal de morar sozinho. Logo após, com a formatura da Nagisa, vem um dos momentos culminantes do "After Story"...

Tomoya e Ushio: a redenção com o pedido de perdão...

Fica difícil imaginar algo que não fosse o Tomoya e a Nagisa acabarem se casando. Um breve momento de felicidade perdurou para estes dois jovens, que de uma estranha mas maravilhosa forma se completavam harmoniosamente. Fato este perceptível desde a primeira série do anime...

Tal como se faz prever, os eventos que se seguem sobre o Tomoya e a Nagisa possuem o dom de prender a atenção de forma arrebatadora, podendo levar até a pessoa mais forte à cair em prantos ( por mais que os mesmos sejam apenas algumas lágrimas, ou de uma vontade forte de liberar as mesmas ).

E o "After Story" consegue realmente colocar em xeque o emocional de quem o assiste pois, mesmo após um evento de grande impacto, em um certo tempo ocorre outro fato de grandes proporções emocionais...

O mundo paralelo: um fator de importância

A menina e o robô: importantes revelações...

Desde a exibição da primeira série, se faz mostrar os eventos de um mundo paralelo, onde uma menina vive de forma solitária. Até que ela resolveu criar um amigo com as coisas que ia encontrando no lugar.

A ligação entre o mundo paralelo e os eventos de "Clannad" ( e especialmente de "Clannad After Story" ) é total. Realmente, a Key não poupa esforços na elaboração de um drama aprofundado, e a prova disto está na ligação entre as ditas duas dimensões.

Aliás, se faz de grande importância ressaltar que as revelações contidas no "After Story" sobre o mundo paralelo causam grande impacto no desenvolvimento da série em questão. Portanto, se faz necessário analisar cuidadosamente cada evento no mundo paralelo, para notar as suas mais íntimas ligações com a estória original, à fim de poder apreciar mais os eventos que se fazem seguir em "Clannad After Story".

Objetivamente

Dango daikazoku...

Tal como o seu predecessor, "Clannad After Story" é um anime consagrado. Sua estória, envolta de incertezas, frustrações, realizações e esperança causam um impacto forte e direto em quem o assiste. Eventos com os quais você provavelmente queira ter o poder de reescrevê-los irão existir, por conta do alto valor sentimental dos mesmos.

Como se fazia presumir, a qualidade da KyoAni mantem-se intacta em "After Story", com um capricho total na parte técnica do anime, indo desde os seus traços repletos de vida e cores, até o fundo musical apropriado e tão interessante quanto ao da primeira série de "Clannad".

Trata-se de um título que possui um fator de drama com alto impacto, que divide opiniões em o seu desfecho, abusando da qualidade visual e do grande carisma trazido pelos seus personagens.

Se tiver a oportunidade, assista e reflita você também com "Clannad After Story". Anime mais do que recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Visite o site oficial de "Clannad After Story" clicando aqui.
Para acessar o site da Key Visual Art's, clique aqui.

7 comentários:

  1. ótimo review Carlírio. Faço das minhas palavras as suas. After Story já está no meu top 5 de animes (só conferir na minha Anime List).

    Porém, se ainda não o tivesse assistido ficaria com muita raiva de você, pois essa review tem bastante spoiler (aliás, já fiquei quando você me disse que a ****o havia __________ no episódio XX da série).

    Mas de todo jeito, bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Leandro.

    Mas quando veio à mente de fazer o review do "After Story", achei quase impossível não fazer um texto sem spoiler.

    Tentei não colocar spoiler na review. Porém, o meu "tentar" não foi suficiente...

    Mas convenhamos: deixei as coisas um pouco "ao léu", na tentativa de instigar que lesse esta review à assistir o "After Story"...

    Mas eu lhe entendo perfeitamente...

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Cara eu chorei muito .. put's, até hj só em relembrar a história me emociono de novo,, muito forte esse anime!!

    ResponderExcluir
  4. Clannad (primeira temporada) é um anime bem feito, dramático porem ate certo ponto, comum, ja que ele não tinha uma resolução (para mim o maior mal de um anime romântico é não ter uma resolução e mesmo que tenha uma nos minutos finais, é não ter um minimo de acompanhamento do casal) ai para minha alegria veio a resolução e que resolução!!!

    Clannad After Story para mim é um dos clássicos do gênero romântico,(karekano, NANA, Torada, Bokura ga Ita, Lovely Complex)

    mostra a vida apos a escola, como é ser um adulto, o fato do Tomoya ter ido trabalhar e mostrando o valor do trabalho, finalmente ele entendeu o drama o seu "odiado" pai que o fez um adulto, a construção de uma familia com o sogro e sogra "eles foram o exemplo de pais dedicados" que amaram muito a sua filha...

    fico me perguntando (hoje como sou casado) o QUE eu faria da vida se eu estou na mesma situação do Tomoya, quais atitudes eu tomaria e quais não (verdadeiramente falando e lembrando das minhas fraquezas como pessoa). enfim é um anime que agrega valores morais, passa experiencia de vida! e emociona pelos acontecimentos!

    o final é necessário que tenha um leve conhecimento do jogo/bastidores para entender o milagre (mundo alternativo) ^^.

    ResponderExcluir
  5. Acho que fica difícil definir Clannad(não apenas o ater story) com uma única palavra.Não considero ele uma obra-prima apenas quando o assunto é anime, mas,no contexto geral, englobando qualqur tipo de entretenimento. Clannad te faz rir,te surpreende, te emociona, sem contar a gama de personagens muito bem feitos, tendo cada um uma personalidade e peculiaridade próprias.Isso tudo num contexto fácil de entender, sem apelar para a vbiolência,pornografia e afins para conseguir público. O final também é um espetáculo à parte.Gostei bastante da dinâmica usada nele,aquele esquema de: "Te dei os ingredientes,agora se vire e faça o bolo!",sem tudo explicadinho, como que chamando o telespectador de idiota. Um excelente anime, um dos melhores que já vi,em todos os quesitos, e altamente recomendado,com certeza!

    ResponderExcluir
  6. O ÚNICO defeito do anime é ausência de uma cena romântica com beijo, quarenta episódio e nem um selinho sequer?!

    E pq todo anime do gênero o protagonista sempre tem amigo forever alone? rss

    ResponderExcluir
  7. Cara, Clannad não é um anime com enfoque em romance... é com foque em DRAMA!

    Se você quiser ver beijos e coisas do gênero, procure outro título.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!