Em pauta!

terça-feira, maio 12, 2009

Bonito e simples: conheça "Aoi Umi no Tristia"!

O simpático grupo de "Aoi Umi no Tristia".

A indústria da animação japonesa é composta por diferentes gêneros de animes, onde de tudo se pode esperar um pouco...

Desde os títulos mais bem trabalhados em praticamente todas as suas características, até aqueles feitos apenas para agradar um determinado grupo de pessoas, a animação japonesa se faz presente atuando sob diversas circunstâncias.

O título do qual será agora comentado foi feito com base no seu jogo para PlayStation2. Ele é bonito visualmente, mas peca em seu conteúdo. À partir de agora, esteja convidado à conhecer um pouco do anime "Aoi Umi no Tristia".

O simpático grupo...

Nanoka Flanka, a menina que é um gênio e ao mesmo tempo muito inocente...

O grupo de personagens deste anime é bem simplório. Entretanto, este mesmo grupo emana um bom carisma. E isso vai desde a personagem principal até os demais integrantes do elenco.

A personagem principal chama-se Flanka Nanoka, uma jovem inventora das mais inteligentes, um verdadeiro gênio. Isso para muitos é herança de seu pai, o lendário Flanka Prospero ( daí o nome de sua fábrica de invenções: Prospero ). Entretanto, Nanoka é também muito desligada e inocente. Mas a sua inteligência, coragem e confiança superam as expectativas...

Nanoka possui uma rival auto-proclamada, sendo o seu nome Tornado Panavia. Desde épocas mais remotas, Panavia vê em Nanoka uma rival à ser batida, por sempre ter perdido para a mesma várias competições sobre invenções. Muito embora Nanoka não veja isso da mesma forma que Panavia...

Tornado Panavia.

Uma garotinha chamada Nene é alguém que vê em Nanoka um verdadeiro ídolo, estando sempre preocupada com a sua amiga. Faury é uma viajante, também amiga de Nanoka e responsável por um grande acontecimento na cidade de Tristia, o Torneio Golem. Temos ainda uma robô chamada Rafarew, e o cão ( !? ) da Nanoka de nome Stuka, que na verdade faz as vezes de conselheiro para a pequena inventora.

Contando ainda com a pequena aparição de outros personagens, como o presidente de uma corporação que planeja monopolizar a fabricação de todos os golens do mundo, "Aoi Umi no Tristia" possui um simplório grupo de personagens que, como mencionado anteriormente e dadas as suas características, até possuem um bom carisma.

Uma estória sem continuidade!?

Panavia e seu golem, o Fukebain.

A estória do anime segue a mesma premissa do jogo de PlayStation2. Entretanto, quem nunca o jogou irá basicamente assistir ao anime e não entenderá muita coisa, uma vez que no título animado não se faz apresentar o porque sobre a invenção dos golens, nem o porque para que a cidade de Tristia esteja atualmente ( no tempo do anime ) em processo de revitalização.

Da estória, se faz saber que Tristia era uma próspera cidade que, devido à um ataque de monstros no passado, acabou sendo quase que totalmente destruída, estando hoje em ritmo de reconstrução. Há um indício de as invenções do Prospero terem salvo a cidade de uma inevitável destruição.

Os golens da Nanoka e da Panavia em combate: Tenzan versus Fukebain.

O anime já embarca diretamente na idéia do Torneio de Golens, organizado no intuito de se trazer visitantes para Tristia, e também para mostrar que a cidade está voltando à prosperar. Com isso, a chegada de investidores para a cidade também seria muito bem-vinda.

Entretanto, o dito torneio não só faz com que apareça a Panavia e sua sede de vingança, como também faz aparecer o anteriormente citado presidente de uma corporação. O dito presidente busca construir uma fábrica de golens, e faz alterações no torneio em si para analisar as habilidades de Tenzan, o golem construído pela Nanoka.

O quê!?

Aparentemente, Panavia e seu golem Fukebain são apenas usados pelo presidente para os seus próprios caprichos. O torneio, que inicialmente tinha o propósito de mostrar o quão util podiam ser os golens ( domesticamente falando ), acabou se tornando um evento de choque de interesses...

Infelizmente, uma estória que até certo ponto possuia uma continuidade acabou sendo mal utilizada no anime. Além do fato do mesmo não fazer as devidas introduções para a estória como um todo, o desenvolvimento do mesmo durante a animação apresenta muitos buracos, fato este que pode ser interpretado como proposital ou não, levando-se em consideração que o anime em si não tem o intuito de dar seqüência ou de mostrar algo novo com relação à estória do jogo.

Objetivamente


Da esquerda para a direita: Faury e Nene.

O anime "Aoi Umi no Tristia" parece ter sido feito unicamente para instigar o público japonês à adquirir o seu jogo. Mesmo com tal pensamento e definição, o resultado final poderia ter sido outro bem melhor.

Portador de apenas dois episódios de cerca de vinte e sete minutos cada, o título em questão é classificado como uma série em OVA. O maior ponto positivo está no seu visual onde, mesmo com toda a simplicidade, impera o capricho ( traços ao melhor estilo kawai de ser ), abusando das cores vivas e quentes, sendo neste aspecto um colírio para os olhos.

Observando-se com cuidado, o título em questão poderia até render uma pequena série animada ( de uns seis à doze episódios ), onde os personagens poderiam ser melhor trabalhados, e a estória poderia ganhar alguma identidade.

Se o que você quer é apenas assistir à um anime de forma descompromissada, com um visual bonito e sem maiores delongas, com certeza "Aoi Umi no Tristia" segue o seu gosto na totalidade.

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. Porque o anime se parece tanto com a nanoha, a cor da roupa e o nome uma nanoka e a outra nanoha, possuem ligação????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Não existe nenhuma ligação entre as obras por ti citadas, Dhonatan. Apenas ocorre que este ponto visual é deveras comum, em especial a se tratar da época na qual foram ambas lançadas.

      Grato pelo seu comentário e peço desculpas em demorar a rerspondê-lo.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!