Em pauta!

quarta-feira, março 25, 2015

[Fim de Temporada] Pelo #MêsdoShoujo, Akatsuki no Yona...


Crescimento de personagens e algo mais...

Em outubro de 2014 se fez estrear uma obra que, dadas as suas primeiras impressões (vide leituras internet afora), possuía a moldura da simplicidade em sua essência e que, talvez, não viesse à oferecer nada de novo na temporada em si. Contudo, o episódio inicial fez uma questão absurda de deixar tal ideal de lado e, com ele, o que se fez presente foi um enredo que tinha o termo "superação" estampado em seu hall de entrada.

Tratava-se de Akatsuki no Yona, anime este originário do mangá homônimo que conta a história de uma jovem e bela princesa de cabelos vermelhos chamada Yona. Pode-se aqui enfatizar com clareza que ela não era exatamente um exemplo de pessoa mimada, mas seguramente as regalias de se viver em um laço real fizeram "maravilhas" em seu ego. Some à isto o fato de seu pai, o Rei, ser um homem que odeia armas (o que acaba fazendo com que ele fosse conhecido por nomes indignos à isto).

Para a jovem princesa, o maior problema de sua vida estava em seus cabelos, coloridos de maneira impetuosa. Além disto havia também o seu amor "escondido" pelo gentil Soo-Won, que é seu primo de linhagem direta. A Yona ainda tinha todo o cuidado e respaldo provenientes de um grande guerreiro, sendo este o Son Hak. Juntos, os três sempre vivenciaram grandes momentos no reino onde viviam e, aparentemente, a paz seria absoluta para todo o sempre.

Seriedade e humor lado a lado...

Contudo, as aparências enganaram forte em Akatsuki no Yona. Muito disto se deveu pelas ações do jovem Soo-Won, que impulsionado por um sentimento vingativo, decretou a morte do Rei e se colocou, pouco tempo após, no lugar de tal como comandante maior do Reino de Kouka. Diante de seus olhos, a princesa Yona nada pôde fazer para impedir a ação de seu amado e, mediante os fatos, o Son Hak acabou saindo do reino junto de sua protegida. Pode-se dizer que, à partir de tal momento, este anime ousou buscar seguir por caminhos diferenciados. E deu certo.

Os mimos por parte da Yona (ou para ela) não duraram muito. O mais impressionante nisto foi que a própria princesa fez questão de, pouco à pouco, desvincular-se de tais vícios comportamentais. No auge de seus recém chegados dezesseis anos de idade, ela passou a experimentar novas ramificações de sobrevivência. Ao menos esta era a ideia inicial de sua jornada com o guerreiro Hak, no qual buscavam resguardar forças e tentar voltar para Kouka algum dia, na esperança de desfazer o ato cruel por parte do Soo-Won.

Esta obra mostrou uma evolução de elenco bem elogiável. E o cartaz maior disto ficou justamente com a princesa Yona. Muito disto se deveu, em especial, quando ela e o Hak ficaram mais à par de uma antiga lenda, que fazia jus ao reaparecimento dos quatro antigo Dragões e que eles seguiriam o seu líder rumo a libertação, em prol de uma causa justificada e nobre. Com base nisto, o anime começou a mostrar as desventuras do elenco na busca por cada um destes mitológicos seres de grande poder.

Traçando ideais.

Se atentando ao fato demográfico da obra, Akatsuki no Yona foi desenvolvendo um caridoso romance ao longo de seus episódios, em meio às ocorrências e batalhas que iam ocorrendo em paralelo. Minha pessoa não tem o mínimo receio em aqui conotar o quanto este anime se saiu bem neste aspecto, dosando momentos de humor leve com um drama pesado, no qual novos personagens foram sendo encontrados e que estes, por razões diferenciadas, aceitavam acompanhar a princesa Yona em sua jornada. Sentimentos eram tratados com seriedade, mesmo que em alguns pontos os eventos passassem de maneira muito rápida (e até ríspida).

Na medida em que cada Dragão foi aparecendo, a Yona notava com maior facilidade a responsabilidade que detinha. Ela passou de uma princesa que vivia no luxo para um membro da realeza que optara por lutar e auxiliar, dentro de suas possibilidades, aqueles que mais necessitavam de ajuda. Graças a tal jornada explanada nos parágrafos acima, a jovem protagonista pôde perceber o real estado no qual se encontrava a região de Kouka e seus limites com outros reinos.

Outro bom ponto positivo para este anime recai em ter demonstrado, paralelamente à jornada de Yona e amigos, o quanto Soo-Won ia se desenvolvendo como Rei de Kouka. Nitidamente, o rapaz fazia apenas se fazia de bobo. Ele sempre visou estudar as lideranças dos reinos vizinhos, bem como também se fez dar atenção (subjetivamente) ao que ocorria com o seu povo (de maneira mínima). Enquanto isso, a pessoa que ainda o ama (mesmo com tudo que ocorrera) buscava forças para seguir adiante em sua nova missão de vida.

A busca pela proteção...

Infelizmente, o último episódio de Akatsuki no Yona foi muito "aberto" (não houve um encerramento propriamente dito). Os três episódios anteriores à este já tinham demonstrado uma certa velocidade apressada em alguns eventos, como quem queria deixar à vista clara algum acontecimento de maior peso antes do final deste anime. Isto não significa que o capítulo final tenha sido ruim, longe disto na verdade, pois o mesmo teve sua dosagem de emoção e mostrou para todos (enfim) o quarto e último Dragão, além de um momento extremamente dócil vivido pelos seus dois principais personagens.

Tecnicamente, este anime não decepcionou. A arte (entenda-se aqui por personagens e cenários) foram muito bem trabalhados. Pode não ser lembrado como uma obra demasiadamente bonita, mas Akatsuki no Yona conseguiu realizar um trabalho primoroso nesta área. O mesmo vale para a movimentação do elenco. No que tange ao áudio, as insert songs foram o ponto alto do anime, que infelizmente não se saiu muito bem nas duas aberturas que teve. E quando se cita tema aqui, é imprescindível elogiar o segundo encerramento (a música "Akatsuki" cantada pela Shikata Akiko), extremamente belo e caridoso.

Desde agora fica válida aqui a ideia de Akatsuki no Yona ter, da maneira mais breve possível, sua segunda temporada anunciada. A obra ainda tem muito enredo para mostrar, novos momentos de emoção, drama e humor extremamente bem dosado, isso sem mencionar o harmonioso romance que paira no ambiente deste anime. Este título lhe é altamente recomendável, nobre visitante. Veja-o sem receio algum e surpreenda-se com o resultado final, também.

Isto é Akatsuki no Yona...

Momentos do último episódio...



"Eis o Dragão Amarelo, Zeno... Simples, humilde e engraçado..."


"Para um ser lendário, o Dragão Amarelo parece ser 'humano demais'..."


"Adivinhando o tom da conversa em poucos segundos..."


"Momento da dúvida entre três dos quatro Dragões lendários..."


"A Yona lembra do seu pai, perde perdão e traça o seu rumo para dali em diante..."


"As lágrimas sinceras de quem não consegue esquecer um verdadeiro amor..."


"Quando as tramas continuam a se desenrolar sem prévio aviso..."


Akatsuki no Yona
Temporadas: outubro'2014 e janeiro'2015 - Total de 24 episódios

***   avaliação final: 8.0 pontos de 10.0 possíveis   ***


"Um momento da mais sublime dignidade e respeito mútuo..."

Este post faz parte da série de especiais em comemoração ao
#MêsdoShoujo, chamada esta levada adiante pela equipe da fanpage
chamada Campanha Mais Shoujos no Brasil.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

28 comentários:

  1. tem um bom traço esse anime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, o traço desta obra é deveras belo.


      Até mais!

      Excluir
  2. Eu gostei muito do anime quero que saia logo a segunda temporada, não achei nenhum site para acompanhar o manga :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Sim, Bianca.
      Também estou na espera aqui.

      Ao menos, já foi anunciado um OVA desta obra (pena que sem a data de lançamento).


      Até mais!

      Excluir
    2. http://toshiwayume.com.br/akatsuki-no-yona/
      http://leitoronline.toshiwayume.com.br/series/akatsuki_no_yona/

      Ahaha, desculpe se não podia colocar link aqui =)
      O grupo que faz Yona para o português ^^

      Excluir
    3. Saudações


      Uma olhada nos links será dada em breve.


      Até mais!

      Excluir
  3. adorei esse anime quero muito que continue! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      O anime foi realmente muito bom. E concordo contigo, Neuza, pois espero que venha uma segunda temporada para tal, o mais breve possível.

      Grato por sua visita e pronto comentário.


      Até mais!

      Excluir
  4. Terminei ontem de ver o anime e o ova e posso dizer que to mega ansiosa pra proxima temporada que promete muito.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Miya, Akatsuki no Yona precisa ter uma segunda temporada, para o mais breve que for possível.

      Grato pelo seu comentário e visita. Apareça aqui sempre que desejares.


      Até mais!

      Excluir
  5. Eu gostei muito do anime principalmente na parte em que ela mostrava para seus inimigos ser o dregao vermelho anime muito bom porém o final foi sem graça tentando dar o gostinho de quero mais e conseguil minha nota é 9,0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      O final do anime ficou em aberto propositadamente, uma vez que (dizem) estão aguardando ter material suficiente para fazer uma nova temporada do anime.

      No mais, a nota que tu deu me soa justa, nobre.


      Até mais!

      Excluir
  6. Vai ter segunda temporada? Ja sabem a data? Um anime muito bom... Dou nota 9,5 faltou mais umas coisinhas no anime, mas coisas poucas, tirando isso perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Infelizmente, não há nada que diz respeito a uma segunda temporada de Akatsuki no Yona.

      Ainda no aguardo de novidades.


      Até mais!

      Excluir
  7. Bem, esse anime quando lançou eu já estava assistindo simplesmente amei o cenário e tudo mais foi um ótimo anime de romance sim com suas comédias hack e yona sempre me fizeram ri bem quê poderiam tê lançando a segunda temporada más como não pude aguenta fui lê o mangá simplesmente divino tanto quando anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, nobre, uma nova temporada de Akatsuki no Yona está realmente distante. Mas é bom saber que o mangá lhe supriu, positivamente, muitas das perspectivas.

      Estou no aguardo de uma futura nova temporada...

      Grato pela sua visita e comentário, nobre.


      Até mais!

      Excluir
  8. Melhor anime ❤ vale mt a pena assistir, quero que a segunda temporada saia logoo. Para quem gosta desse tipo de anime (princesa e pa) recomendo uns 2 bem legais:
    * The world is still beautiful (soredemo sekai wa utsukushii)
    *Akagami No Shirayuki-hime
    E um que ainda não foi lançado mas parece ser muito bom
    *Code: Realize-sousei no himegimi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      uma segunda temporada de Akatsuki no Yona é tudo que os fãs desejam, nobre Aline...
      Mas, infelizmente, não há nenhum plano para isto nas proximidades.

      Quanto às suas citações: Akagami no Shirayuki-hime tudo diz.

      Grato por sua visita e comentário.


      Até mais!

      Excluir
  9. Ah, e eu tô precisando de dicas para animes bons 😂, se alguém quiser passar uns aí eu agradeço. (De preferência não muito longos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      O que tu procuras em um anime, nobre? Tem algum gênero em específico, ou és mais eclética?


      Até mais!

      Excluir
  10. esse anime foi foda..merece continuação..+ umas 5 ou 6 temporadas..porém..o sofrimento Son Hak..foi além do imaginavel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre, ainda não se tem notícias quanto a uma continuação da obra...
      O problema maior é que o anime não vendeu bem...

      Mas vamos aguardar por maiores informes.


      Até mais!

      Excluir
  11. tem possibilidade de uma segunda de 2 temporada de soredemo ??

    ResponderExcluir
  12. Alguém sabe a data que vai sair a segunda temporada (se sair)?
    Eu quero muito ver ela, mais não sei como fazer pra algo me notificar que já saiu;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre, desde 2015 estamos no aguardo de algum informe sobre isso. Mas, e infelizmente, parece que uma segunda temporada não virá para breve.


      Até mais!

      Excluir
  13. Caso tenha segunda temporada vocês podem me avisar? Eu amei o anime e gostaria muito de ver o resto !!
    Até porque ele n pode terminar com ela cheia se sabão no banho,não é msm? dksjdksjdsd SPOILER#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Gostarai eu de poder fazer um post divulgando tal chamada, nobre.
      Quem sabe um dia isto se torne realidade.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!