Em pauta!

terça-feira, junho 16, 2009

Todo o drama se faz presente em "Kanon2006"...

O logo de um anime simplesmente magnífico...

Na época de início do blog, foi aqui publicado um pequeno texto sobre o anime "Kanon2006". Como já se faz saber, tal título é a versão remake do anime original "Kanon", então lançado em 2002, o qual já teve uma review feita aqui no "NETOIN!".

Agora, será apresentada para você uma review mais digna para este título que, como define-se no título deste texto, apresenta uma estória magnífica envolta em um drama que já é considerado um verdadeiro clássico...

Um elenco promissor...

A Nayuki com sono é uma das cenas mais comuns do anime...

A premissa envolta neste título é a mesma da versão original de 2002. O jovem Aizawa Yuichi, por questão do trabalho de seus pais, acaba mudando-se para uma cidade que esteve apagada por muito tempo em sua memória.

Nesta cidade ao norte do Japão, ele passa à viver com a sua prima Minase Nayuki e sua tia Minase Akiko. Como se faz notar, a jovem Nayuki aguardava com muita ansiedade pela vinda do seu primo pois, para ela, as lembranças de épocas passadas estão mais vivas do que nunca.

Aos poucos, Nayuki tenta fazer com que o Yuichi recorde-se de alguns eventos do passado. A última vez na qual o rapaz esteve na cidade foi à longos sete anos atrás mas, até então, ele costumava passar as suas férias escolares nesta mesma cidade, junto de sua prima e de sua tia.

Seria esse um perfeito modelo para um "encontro casual"!?

O jovem Yuichi é uma pessoa bem sociável, o que acaba facilitando na tarefa do mesmo em se acostumar com a nova cidade. De forma totalmente despreocupada ( e um pouco embaraçosa ), ele acaba conhecendo a pequena Tsukimiya Ayu, que aparenta ser um pouco estranha, porém totalmente delicada e dócil. A Ayu acaba se tornando um dos alvos preferidos para o sarcasmo do Yuichi...

Em uma das andanças do rapaz, ele acaba cruzando com uma estranha garota, que de todas as formas possíveis quer se vingar do rapaz. Apesar de não se lembrar do próprio nome no início, mais tarde esta garota acaba se apresentando como Sawatari Makoto. Juntos, Yuichi e Makoto são responsáveis por vários dos momentos mais cômicos e dramáticos de todo o anime.

Na escola, o Yuichi acaba conhecendo a Kawasumi Mai, uma estranha garota envolta por muitos rumores na escola em razão de seu comportamento visto como atípico para muitos, e que persegue criaturas do mal.

A Misaka Shiori.

O Yuichi acaba conhecendo, em uma de suas "aventuras" com a Ayu, a pequena e ainda mais delicada Misaka Shiori, que acaba despertando uma atenção especial do rapaz mais para frente...

Além do relatado elenco principal, o anime apresenta um grupo de personagens mais secundários que pode ser facilmente confundido com um elenco principal, dada a sua participação e envolvimento na estória como um todo.

Temos a forte presença da Misaka Kaori, que possui seus problemas pessoais não tão claros. O Kitagawa é fonte de inspiração cômica do anime. Uma garota de nome Mishio Amano também reserva surpresas. E não se pode esquecer da Kurata Sayuri, sendo ela a melhor amiga da Mai, e a única que realmente acredita e compreende a jovem que caça as criaturas do mal...

Uma trama magnífica...

Makoto e o mascote da série, o gato Pyro.

Graças ao acréscimo no número de episódios, o título pôde dar uma melhor atenção aos arcos das personagens principais, contando com fatos que foram muito pouco trabalhados ( e outros que nem existiram ) na série original de 2002.

O anime tem em si uma premissa inocente. Porém, com o decorrer do mesmo, a inocência antes aparente cede lugar ao drama profundo. Aliás, começa à seguir-se uma oscilação muito sadia entre momentos muito cômicos ( graças especialmente ao sarcasmo do Yuichi ), e o drama que aparece de uma forma muito forte e direta. É como ir de uma fuga repentina da geléia misteriosa da Akiko-san, até ao desfecho mais doloroso de vários arcos do anime...

Os arcos vão sendo apresentados pouco à pouco logo no início do anime. Porém, os seus desmembramentos são feitos de forma solo, com um certo número de episódios dedicados exclusivamente para os mesmos. Isso gera uma grata expectativa inicial, e igualmente uma grata recompensa para quem segue cada arco até o seu desfecho.

Yuichi e Makoto: uma dupla cômica se transforma...

O arco inicial ( da Makoto ) é um perfeito exemplo do que foi descrito mais acima. Ele começa de uma forma absurdamente hilária, mas guarda para o seu final uma das estórias mais dramáticas que se fazem presentes em "Kanon2006".

À cada arco que se segue, a memória do Yuichi sobre as épocas passadas começa à reaparecer. Sem hesitar no ato de ajudar as garotas, o rapaz acaba promovendo para si vários momentos felizes, mas de igual maneira verdades antes escondidas e sofrimentos pessoais, apaziguados por falsas lembranças, também fazem-se aparecer.

A busca em entender o porque da Makoto querer vingar-se dele é algo que o Yuichi enfrenta com cautela. Da mesma forma, auxiliar a Mai e tentar compreendê-la dá outro importante passo para que as suas memórias passadas voltem à tona. Entender o que ocorre entre as irmãs Misaka, separadas por uma doença e por muitos sentimentos, deixam o rapaz inquieto e confuso.

Lembranças do passado...

Entretanto, ajudar a sua prima Nayuki à superar seu maiores temores, e ao mesmo tempo procurar recordar de um triste evento entre eles, é algo que faz o Yuichi pensar demais com pouco tempo para agir.

Da mesma forma, a pequena Ayu guarda grandes surpresas. Já se conheciam no passado, possuíam uma forte ligação, mas alguma coisa fez com que o Yuichi não imaginasse que algo no passado tivesse ocorrido de forma tão grave, o que levou o rapaz à um forte abalo emocional.

As jovens Amano e Sayuri possuem as suas próprias estórias, intimamente ligadas aos arcos da Makoto e da Mai, respectivamente. O Yuichi se faz presente em todas as estórias, e seu senso de auxílio vai se transformando em algo mais sério...

Objetivamente

A Kawasumi Mai.

O título "Kanon2006", que leva a incontestável assinatura de qualidade da Key, foi animado pela Kyoto Animation, que também dispensa maiores apresentações. Na comparação direta com a versão original de 2002, "Kanon2006" não obteve apenas um ganho no número de episódios, mas também na consistência de sua estória e na aplicação dos personagens ( mesmo os mais secundários ) na mesma.

A qualidade técnica, unindo apresentação visual e sonora, é indiscutível. A animação flui de forma maravilhosa, a atuação dos seiyuus é impecável, e a trilha sonora ( tal como os efeitos sonoros ) é magnífica. Escutar as músicas "Last Regrets" e "Kaze no Tadori Tsuku Basho" é algo que pode fazer com que você transborde na mais pura emoção...

Em resumo, "Kanon2006" mostra como que um remake pode ser feito com qualidade, sem perder a essência e a premissa da estória original, focando apenas na abrangência de seus arcos e na atuação mais chamativa de seus personagens.

Se tiver a oportunidade, não hesite. O anime "Kanon2006" é mais do que recomendado!

[ made in NETOIN! ]

5 comentários:

  1. eu adorei
    mas não se escreve estória e sim história :)

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Alice, escrever "estória" é apenas pouco usual hoje em dia, e de forma nenhuma está errado o uso da palavra ( como foi apresentada no texto, por exemplo ).

    E fico agradecido que tenhas gostado da review.

    Ate mais!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha hehehe. Eu prefiro escrever história, mesmo ela sendo ficticia, já que não há diferença e estória é romantização.

    Kanoooooooooooooooooooon *-*

    ResponderExcluir
  4. Assisti a versão de 2002 e quase dormir, sério. Não curti. Achei a trama muito lenta... e olha que eu gosto de slice of life. Mas, como fiquei com a má impressão sobre Kanon, nem me importei de deixar a versão de 2006 passar batida. Acho que vou dar uma nova chance ao anime.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Saudações

    Espero que goste da versão remake de "Kanon", Jacqueline.

    Por favor, comente aqui o que achaste da obra.

    Grato por sua visita.

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!