Em pauta!

quinta-feira, agosto 27, 2009

Especial favoritos em animes - parte #2: os títulos!

Anime "Byousoku 5 Centimeter".

Caro visitante, estás recordado da postagem feita no último domingo ( 23/08 ), na qual a mesma era a primeira parte de duas sobre favoritos em animes? Recorde-se que a mesma centrava-se no top'5 de personagens favoritos em animes, na visão do responsável por este blog.

Pois bem. À partir deste momento, terá início a segunda e última parte deste especial. Neste texto, será dado enfoque sobre os títulos favoritos, também no modo de top'5 pessoal, similar à primeira parte anteriormente citada.

Uma breve introdução

Anime "Higurashi no Naku Koro ni Kai".

Da mesma forma que você pode se apegar ou sentir-se ligado de alguma maneira com um personagem de alguma série que tenhas assistido, muito provavelmente isso poderá acontecer no que diz respeito à série ( ou as séries ) propriamente dita.

Logicamente, as razões para que você se sinta ligado à uma série são várias, de certa forma até em maior número do que na escolha de um personagem favorito.

Entre as diferentes razões possíveis, podem se destacar: o grau de realismo contido na série, o conjunto de carisma entre os seus personagens, a estória apenas bem divertida ( podendo variar para bem séria, um drama profundo, um grande romance, sobre guerras, ficção, uma comédia inusitada, entre tantas outras variações ), o valor musical e/ou sonoro, cenários e/ou gráfico belos, passagens marcantes ou, até mesmo, um conjunto de tudo isso que foi aqui citado ( e até algo mais ).

Para resumir tudo o que foi acima escrito, a escolha de animes ( no caso em específico ) preferidos é algo muito variado, pois dependerá unicamente daquilo que vem à lhe satisfazer e agradar, entre tantas possibilidades e variedades existentes.

Top'5: animes preferidos

5º lugar: "Onegai Twins"

Esse trio simplesmente dá o que falar...

A pseudo-continuação de "Onegai Teacher" é um anime que, mesmo não agradando à todos, é muito divertido. Sua estória tem uma base sólida, com variantes entre os personagens secundários, sendo alguns deles remanescentes da série predecessora à esta.

Em "Onegai Twins", você é convidado à conhecer o dia-a-dia de um trio que vive junto sob o mesmo teto, onde uma fotografia é o alicerce de sustentação do maior de seus sonhos, que é o de encontrar algum parente ou, no caso mais específico, o irmão gêmeo.

Mesmo em se tratando de um título lançado em 2003, o anime não possui nada de inovador em seus traços. Contudo, tudo nele combina harmoniosamente. Trata-se de uma estória que mescla o efeito humor com um pouco de drama, alinhado à uma dose de ecchi presente em praticamente toda a série, que chama a atenção não apenas pela simplicidade de seus personagens, como também pelo desenrolar satisfatório de sua estória.

4º lugar: "Clannad After Story"

A Kotomi apareceu pouco na seqüência de "Clannad"...

Se há um anime que pode ser considerado referência no gênero drama, este é a seqüência direta de "Clannad", denominado como "Clannad After Story". Centrado mais claramente no casal de protagonistas da série, tal seqüência mostrou um início tímido que, pouco à pouco, foi mudando o curso para um drama cada vez mais profundo e altamente sentimental.

Em "Clannad After Story", a estória está intimamente ligada ao carisma de seus personagens, e este fator torna-se de grande importância para verificar toda a qualidade da série. Os momentos de humor ainda existentes, porém são muito mais escassos do que na série predecessora.

Praticamente não há questionamentos quanto à qualidade visual do anime. O mesmo pode ser aplicado aos efeitos sonoros e aos temas musicais deste título. Emocionar-se com as passagens de "Clannad After Story" é algo que pode ser melhor descrito como algo dentro da mais pura normalidade...

3º lugar: "Sister Princess"

Um harém um pouco diferente...

Deve ser difícil imaginar-se no lugar do jovem Wataru, que teve o curso de sua vida alterado após ter passado à viver na pequena e simpática Ilha Prometida. Não tanto pela ilha em si, mas sim pelo fato do jovem Wataru estar vivendo no mesmo teto com suas doze irmãs. Difícil imaginar tal fato no sentido de que o próprio Wataru não consegue acreditar em tal coisa, apesar de estar vivenciando-a...

O anime "Sister Princess" conta a estória deste jovem ( o Wataru ) que, quando criança, fez uma promessa para uma garotinha em um lugar muito distante, onde dizia que iria se tornar um rapaz muito legal, e que viveriam juntos no futuro. Trata-se de um anime que mescla os gêneros harém, vida escolar e comédia romântica de uma forma muito interessante e satisfatória. O rapaz e as suas doze irmãs, mais os personagens de apoio ( inclusive eles ), possuem um forte e elevado fator de carisma.

Os traços são bem simples, porém cumprem bem o seu papel, encaixando-se no ambiente do anime. Se os efeitos sonoros são simples, as músicas que servem de tema para "Sister Princess" conseguem ser bem marcantes, bastando citar o tema de abertura cantada pela Yui Horie ( a música "Love Destiny" ).

2º lugar: "Ef - A Tale of Memories"

O casal Renji e Chihiro...

O anime "Ef - A Tale of Memories" merece uma atenção toda especial. Tal título foi exibido no Japão na última temporada de 2007 e, mesmo que não tenha tido um grande alarde, o anime em si é um verdadeiro colírio para os olhos de quem o assistir.

A concepção de sua estória, que mostra o desenrolar de três arcos chamativos, com personagens carismáticos e situações vívidas, tem o poder de envolver quem o assistir amplamente, imergindo-o no contexto apresentado pelo anime. São situações extremamente possíveis de ocorrerem na vida real, e as relações sentimentais entre os seus personagens mostram toda a fragilidade do ser humano...

Como se não bastasse a estória e imersão de seus personagens na mesma, "Ef - A Tale of Memories" conta ainda com uma apresentação visual extremamente moderna e cheia de estilo. Soma-se à isso o fato da parte acústica do anime também realizar um grande trabalho.

1º lugar: "Kanon 2006"

Yuichi e Makoto: e no alto do monte...

Um título grandioso, que mistura ficção e realidade com maestria, proporcionando variadas reações por parte de quem o assistir. Esta frase pode resumir bem tudo que pode se referir ao anime "Kanon 2006", o remake definitivo do título original lançado em 2002.

O anime, que tem como alicerce principal as situações que ocorrem entre o jovem Yuichi e as cinco protagonistas da série ( Makoto, Mai, Shiori, Nayuki e Ayu ) simplesmente brinda quem o assistir com momentos que envolvem comédia, drama, romance e muito sentimentalismo. E não se faz referência aqui ao sentimentalismo do tipo barato, mas sim à algo que pode fazer com quem assistir ao anime derramar muitas lágrimas...

Desde a sua apresentação visual, passando pelos belos efeitos sonoros, e coroando com uma bela trilha musical, "Kanon 2006" pode ser seguramente classificado não apenas como uma referência entre os animes do gênero drama, como também entre todos os títulos presentes no vasto universo da animação japonesa.

Objetivamente

Anime "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A's".

Com isso, encerra-se aqui este especial em duas partes sobre preferência em animes. Em todo o caso, vale ressaltar que nestes dois textos o que se fez apresentar foi uma visual de preferência pessoal por parte deste humilde blogueiro. E vale lembrar que, além do top'5, um eventual top'10 seria formado pelo top aqui apresentado, seguido dos outros três animes apresenatdos nas imagens, mais a adesão dos títulos "Shakugan no Shana" e "True Tears".

Com isso, amigo visitante, fica aqui um singelo convite: faça um comentário sobre tais textos aqui no blog, exponha as suas preferências, e vamos mostrar o quão diversificado é o universo da animação japonesa. Não apenas na apresentação ( nos títulos em si ), como também no carisma e no fator de "quero mais" que, eventualmente, cada anime tem seu poder de exercer...

Ficam aqui os humildes agradecimentos da pessoa que escreve este texto, sempre no aguardo da participação dos visitantes deste blog, o "NETOIN!".

Até o próximo especial.

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. ótimo ranking Carlirio. Exatamente como eu previa XD.

    ResponderExcluir
  2. Kanon 2006 e Clannad brigam para ver quem ganha um lugar no meu top 5...
    Eu sou tão indeciso que só consigo fazer um top colocando um anime pertencente a cada gênero.
    Shounen, Comédia, Drama, "multi-estilo" e algum clássico.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!